Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Blogueiro e a Nossa Língua Portuguesa


Um internauta, identificando-se como Claudio, entrou no espaço do artigo Como ensinar seu filho a ser uma bênção, publicado neste blog, criticando a falta do acento circunflexo na vogal E.


A observação dele sobre nosso idioma é pertinente. E vale destacar seu comentário, para ajudar quem faz uso do Português virtualmente. Sobre o probleminha do acento: Já está resolvido.

Foi esquecimento. Meu esquecimento. Agradeci ao internauta por avisar e fiz a retificação. E deixo esclarecido que aceito críticas construtivas de todos.

Por que ocorreu o erro? Porque sei que quando nós, blogueiros, criamos temas para os artigos, a primeira publicação é a que fica registrada nos buscadores da internet. Porém, alguns buscadores estrangeiros “não aceitam” os acentos ortográficos que temos aqui no Brasil. Os caracteres dos acentos, se usados na primeira postagem publicada, ficam desconfigurados nos tópicos das listagens deles, tornam ilegíveis e inúteis nossos enunciados.

A palavra bênção, acentuada, fica mais ou menos assim naqueles sites de pesquisas estrangeiros: “B% █§/en•◘o º”. E dessa forma os usuários destes sites, em suas procuras, provavelmente, deixam de encontrar nossos blogs. Para driblar esta situação é necessário, nós, blogueiros em Língua Portuguesa, ao atualizar o blog, colocar os temas dos nossos artigos sem nenhum acento, só depois voltar e consertar.

O ideal é fazer o acerto ortográfico logo no instante seguinte. No meu caso, houve esquecimento , faltou voltar e colocar o “chapeuzinho” na vogal E da palavrinha "benção"; acentuei apenas o til na vogal A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes