Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Fruto do Espírito ou frutos do Espírito?

Sou apenas um amante da Palavra de Deus, alguém que ora e que gosta de meditar nas Escrituras Sagradas. Me esforço para conhecê-la cada dia mais...

Por natureza sou observador. Olho tudo e tento analisar segundo à ótica bíblica. Penso que fazer isso seja andar com Deus.

É curioso como algumas idéias se disseminam no meio evangélico sem ter respaldo bíblico e como essas idéias ganham rapidamente status de que tenha tal respaldo. Acho que uns dizem algo e os ouvintes, com pouco ou nenhum conhecimento bíblico e nem costume de consultar a veracidade das pregações, depois, passam todo o conceito errado que ouviram adiante como se de fato aquilo fosse um conteúdo bíblico - e o pior disso é que fazem isso sem citar a fonte do que ouviram, atribuem o conteúdo às Escrituras Sagradas..

Exemplo: uma dessas minhas observações é sobre o fruto do Espírito. É muito comum se ouvir sobre "os nove frutos do Espírito", mas consultando a Bíblia Sagrada notamos que eles não existem!

Agora, com a difusão de imagens nos scrapbooks do Orkut encontramos muitas figuras ilustrativas. E uma dessas figuras é uma árvore com nove frutos e cada um deles com a descrição das nove características do fruto do Espírito, descritas em Gálatas 5.16-23, simbolizando o que mencionei no parágrafo anterior. Porém, com clareza notamos no versículo 22 de Gálatas 5 esses dizeres: "mas o fruto do Espírito é...". Ou seja, está no singular, indicando que o fruto é UM com NOVE partes independentes.

Como ja disse antes, algumas pessoas passam por cima desse detalhe do termo fruto no singular e dizem existir noves frutos espirituais, o que não é ensinado na Palavra.

No máximo, podemos tomar como simbolo do fruto do Espírito uma tangerina / mexerica. Costumo dizer que Deus quer receber a mexerica inteira e não apenas alguns gomos. E também penso que Caim desejou ofertar ao Senhor o fruto incompleto e por causa disso Deus o rejeitou. Caim aborreceu Abel e chegou a matá-lo. O amor é uma das nove características do fruto do Espírito e Caim não amava. seu irmão Abel.

Abraço. .
.
E.A.G.

5 comentários:

  1. Muuuuito bom essa esclarecida que o Senhgor está passando, através da graça de Deus, para as pessoas.
    Tenho 17 anos e gosto muuito de meditar e ler a biblia, apesar do pouco tempo que tenho, pois estudo em escola técnica e tenho muuuitos cargos na Igreja, mas graças a Deus Ele tem suprido todas as minhas necessidades, ainda que eu não mereça; e não concordo com muitas coisas que são passadas para o povo de forma incorreta, sem um devido estudo e etc, mas dou graças a Deus por existirem pessoas como o senhor.
    Meus parabéns!
    Fique na Paz!

    Natália Souza de Almeida

    ResponderExcluir
  2. O fruto do espirito mencionado em galatas , é o amor oque vem a seguir são virtudes desencadeadas , pelo aprimoramento desse fruto em nossas vidas , pois no amor se
    estabelece toda plenitude da graça de Deus pois ele é o vincúlo da perfeição ...

    ResponderExcluir
  3. Olá, pessoa anônima (24 de outubro de 2016).

    O raciocínio que você apresenta sobre este assunto, é o mais difundido entre os cristãos. Considero-o aceitável.

    ResponderExcluir
  4. COMUNICADO:

    Acidentalmente, alguns comentários mais recentes foram apagados neste espaço. Peço desculpas aos Leitores de Belverede por este motivo. Em especial aos Internautas que prestigiaram este trabalho publicando suas opiniões aqui.

    Agradeço por compreenderem a situação. Comentários são sempre bem-vindos!

    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes