Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2007

As doutrinas de rigor ascético - parte 2 de 3

Por Eliseu Antonio Gomes

Até o momento, de tudo que tenho lido, concluo que cultuar a Deus é mais do que cumprir a liturgia eclesiástica ou realizar show moderninho. Trata-se de um comportamento interior. Pois o mais importante para o Senhor não são as maneiras, mas os propósitos da consagração. A adoração voluntária e sincera é prestar culto.

Aos crentes colossenses, o apóstolo Paulo alertou que praticar a doutrina de rigor ascético não trazia nenhuma consequência positiva, porque a prática era útil quanto a evitar as obras da carne. Ou seja, o propósito do cristianismo é que o cristão ande no Espírito – dar ao Senhor o fruto do Espírito por inteiro, as nove características (Gálatas 5.16-23). Parcialmente Deus não o recebe.

Os versículos abaixo mostram como Deus nos olha e nos considera. Como? Interiormente.

Eu não me eximo das perguntas que faço abaixo. E respondo que me esforço para servir melhor a Deus a cada dia por ser Ele meu Criador.

Perguntas: Quais são os propósitos que o fazem cultuar ao Senhor? Por que jejua? Por que prega? Por que canta? Quais são seus motivos mais íntimos que o impulsiona a se dizer crente em Jesus Cristo?

"Mesmo neste estado, ainda me procuram... dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? (...) Eis que no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferires com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto”. - Isaias 58.2a, 3-4.

Observação: Embora o texto bíblico apresentado tenha me ocorrido durante a meditação na Palavra, surgindo na sequência de referências que seguia, durante a elaboração deste artigo, sempre tive em mente fazer as coisas corretamente com motivos corretos também.

Não é uma situação espiritual boa entrar em um ciclo de afazeres, aceitáveis aos olhos humanos, apenas pela força do hábito ou visando consequências inconfessáveis. Embora possamos ser aprovados pelos homens, Deus que tudo vê nos reprova. Melhor é fazer a coisa certa por motivos conscientes e certos.

Irmãos e irmãs, não tomem essa minha iniciativa em postar esse texto e fazer esses comentários como sendo um desrespeito ou algo parecido. Eu apenas quis mostrar a revelação que está efervescendo dentro do meu coração agora.


Postagem atualizada em 04/05/21, 11h50. Troca de imagem, revisão de texto.

2 comentários:

  1. ESSA MARCHA NÃO LEVA A NADA! É UM MONTE DE PESSOAS GRITANDO QUE O BRASIL É DO SENHOR E COISAS AFINS, ASSIM COM OS GAYS GRITAM AS SUAS BOBAGENS. MAS ESSES BOÇAIS NÃO QUEREM EXPERIMENTAR MUDANÇAS EM SUAS VIDAS, E FICAM BERRANDO UM MONTE DE BESTEIRAS!

    ResponderExcluir
  2. Querido(a) internauta

    Vamos orar por eles?

    E ore por mim, e eu estarei orando por ti.

    Combinados?

    Deus abençoe você.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes