Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Educar é preciso

“Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”
- Provérbios 22.6 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

“Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos" - Efésios 6.4 (NTLH).

É muito gratificante ver o resultado de uma boa educação. Muitas vezes excede às expectativas daquilo que nós desejamos.

Como pai, sempre tive em mente os versículos acima. Tive mais como um prazer do que como uma obrigação educar a minha filha. Todas as etapas: primeiros passos; atravessar a rua com segurança; andar de bicicleta; se defender dos coleguinhas com ímpeto violento na escola; ensinar ler; e, ler a Bíblia Sagrada de acordo com os textos bíblicos referentes à idade em que estava vivendo, e, mais recentemente, lidar com as finanças em operações bancárias ...

O primeiro dia de aula da minha filha foi difícil para mim. Uma "dorzinha" dentro do peito. Senti o mesmo no primeiro dia em que ela saiu para o expediente no serviço dela. Agora, a garotinha está dando os primeiros passos para se tornar uma pessoa adulta independente...

Ela cresceu! Na minha cabeça, criança deve ser tratada como criança e o filho adolescente como um adolescente e o adulto como alguém adulto. Isso é o óbvio para que se evite desenvolver um (a) "revoltadinho (a)", mas são tantos os pais que ignoram isso!

Vejo outras crianças das décadas de 80/90 que agora cresceram. Eram como quaisquer outras crianças, brincando, fazendo algumas "artes" repreensíveis. Elas passaram pelas mãos da minha esposa, que lhes ensinava pequenos hinos infantis para elas cantarem nos cultos. Elas também fizeram parte da escola dominical na igreja que eu congregava naquela época, sendo alunas de estudos bíblicos ministrados por uma das minhas irmãs. Hoje, três dessas criancinhas se tornaram missionárias. Uma jovem foi ao continente africano e uma garota se casou com um dos garotinhos daquela turminha da igreja e foram os dois à Inglaterra.

Na carta Aos Efésios, capítulo 6.1-2, está muito claro: cabe aos pais ensinar o caminho que o filho deve seguir e andar pelo mesmo caminho que indica. Assim a criança obedecerá sem se irritar.

Os pais dessas crianças que hoje estão trabalhando em missões, e tantas outras que se tornaram cidadãos de bem, ensinaram o caminho caminhando com elas também.

Não é pelo regime do medo que incutimos na cabeça da criança o respeito aos pais, é pelo bom exemplo de vida.

A melhor cartilha de educação infantil é a Bíblia Sagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes