.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

Mostrando postagens com marcador .pentecostalismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador .pentecostalismo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Eleições 2014: A consciência cristã e a consciência política

Por Eliseu Antonio Gomes

Sou eleitor na área em que Marco Feliciano coleta votos. Não votei nele na eleição passada, porque sigo o princípio de não votar em pastores (tenho em mim a firme convicção que eles não devem dividir a vocação pastoral com atividade secular), e por apoiar outra pessoa evangélica, membro da Assembleia de Deus-Brás, alguém que já acompanhava sua trajetória desde a vereança e aprovava suas atitudes políticas. Ainda apoio: Jorge Tadeu Mudalem, não me decepcionou. 

Mas, mesmo sem votar em Feliciano, reconheço-o como um exponencial. Que Deus nos ajude a ter mais representantes no Parlamento com a mesma coragem que ele demonstrou ter até agora.

Depois de vê-lo eleito, não que me veja com alta expressividade, dei a Feliciano 100% de apoio para suas lutas em favor da família e da vida. Dentro do meu campo de comunicação, critiquei a mídia que o apedrejava. 

Acredito que o meio cristão brasileiro está carente de coesão na área política. O cristão no Brasil, como cidadão/eleitor, precisa manter-se mais unido em questões como o PL 122/2006 (graças a Deus, sepultado). Em situações como essa, as diferenças doutrinárias devem ficar em segundo plano.

Politicamente, o catolicismo, pentecostalismo, neopentecostalismo, movimentos que se apresentam como da fé reformada, devem agir como um só corpo. Porque no Parlamento, o cristão eleito (seja ele Deputado presbiteriano, ou assembleiano, ou católico, ou da IURD, ou da IIGD), não poderá legislar representando correntes doutrinárias denominacionais, apenas interesses de toda a sociedade – todas as instituições eclesiásticas como um bloco, e até além delas.

Em se tratando da defesa da família e da vida, a comunidade cristã brasileira precisa agir como uma única unidade. Tudo bem ter e manter discordâncias de pontos doutrinários com alguém que se elegeu – mas que as diferenças sejam enfatizadas e defendidas separando a pessoa política da pessoa religiosa. É preciso ter bem visível na consciência a linha divisória entre questões internas sobre igreja e questões macros, de interesse geral do cristão, atuante na sociedade. Exemplos: a tentativa de legalizar a maconha e a pedofilia. Situações que atingem a “célula mater”. A família do cristão do pentecostal, do neopentecostal, do reformado e do católico, são agradidas ao mesmo tempo.  

Então, não há motivo de um eleitor, cristão calvinista, hostilizar um candidato eleito que siga a linha arminiana!

Tocar neste assunto parece ser um despropósito, não haver necessidade. Mas, infelizmente, ainda existe quem não consiga separar um assunto do outro, não consiga separar dogmas denominacionais do exercício de cidadania.

E.A.G.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que é o mercado gospel para mim?

Por Eliseu Antonio Gomes

Uma pessoa amiga pediu opinião sobre o mercado gospel. O termo é costumeiramente usado de modo pejorativo. O que opinei se consiste nas linhas abaixo:

Primeiro, o óbvio e ululante: vivemos em um país capitalista. Nada se faz sem que haja dinheiro envolvido. Saia de casa e terá que desembolsar algum valor em dinheiro para o combustível do carro, a vaga de estacionamento dele, a comida do restaurante, a opção de lazer. Até para louvar ao Senhor é preciso colocar a mão no bolso: é necessário colaborar com a manutenção do templo e projetos evangelísticos e missionários, não se adquire Bíblia gratuitamente – mesmo que não tenha custado nada o exemplar que você usa, algum coração bondoso pagou por ele.

O que vem a ser o mercado gospel?

Para a pessoa desigrejada, aquelas que são avessas às instituições eclesiásticas, todas as denominações evangélicas fazem parte do “condenável mundo gospel". Elas desconsideram o pastor e seu salário, cuja origem são os dízimos e ofertas. Deploram os cultos realizados em templos, dizem que é ambiente de manipulação. Além disso, colocam “no mesmo saco” quem cante e grave CDs e DVDs com temáticas bíblicas.

Ao frequentador de igrejas reformadas, o mercado gospel é composto por crentes pentecostais e neopentecostais. Diz que é bobeira o falar em línguas, é circo os cultos fervorosos. Detesta como são realizadas a solicitação de ofertas durante o culto e qualquer solicitação de dinheiro publicamente, como nos casos de ajuda de custo aos projetos de programas de televisão e rádio.

O posicionamento do crente pentecostal é parecido com o do irmão reformado, é claro, tirando o foco de si mesmo e lançando-o encima do neopentecostal. Ele não considera o “neo” um cristão completo. Há quem até se aventure a lançar deboches sobre seus métodos de culto referente ofertas e dízimos, escarnecem contra aquelas pessoas que lançam CDs e DVDs.

Ao crente neopentecostal, o que é mercado gospel? Já ouvi "neo" dizer que gospel é uma palavrinha inglesa, cuja equivalente em português é “evangelho”. Sim, claro que é isso. Esta explicação é uma saída pela tangente. Acho curioso como o neo é criticado e critica pouco seus críticos.

Propositalmente, o conteúdo deste meu comentário não entrou pela questão teológica e doutrinária. Até esta altura do artigo, ainda não escrevi uma linha em favor ou contra movimentos e costumes da atividade comercial dos crentes. Então, alguém poderá pensar se a pessoa que fez a pergunta a mim queria saber se o mercado gospel é edificante ou nocivo para a fé cristã e aos que dele se utilizam.

Não fico encima do muro. Para mim, o mercado gospel é um conjunto de coisas e pessoas - independente de pertencer às alas reformada, pentecostal ou neopentecostal. Existem duas forças coordenadas envolvidas no mercado gospel. São fabricantes, lojistas e consumidores de CDs e DVDs de pregações e canções. É aquele pregador que para pregar condiciona valor monetário, também é a cantora que só se apresenta se pagarem o valor determinado. São líderes e liderados cristãos que os financia - mesmo que façam isso sem que aquele que recebe tenha solicitado ajuda de custo. É a indústria de Bíblias de Estudos e o crente que compra-as - você já reparou como as prateleiras de lojas estão saturadas dessa espécie de produto, e as editoras não param de lançar novidades; o cânon bíblico não basta mais?

Não existiriam pregadores e cantores cobrando sem a existência de quem se dispusesse a pagar. Existe o financiador, a pessoa pagante, seja no interior de templos ou eventos fora dele. Não existiriam projetos para novas Bíblias de Estudo, novos livros, novos CDs e DVDs, preleções gravadas sem compradores ávidos pelos lançamentos desses produtos.

O mercado gospel não escapa da Lei de Oferta e Procura. Por que será que Bíblias de editoras católicas são tão mais baratas do que as produzidas por editoras ditas evangélicas? A qualidade industrial é a mesma, mas o preço é exorbitantemente menor. Resposta: o cristão católico, da ala tradicional, não se interessa pela leitura bíblica com a mesma intensidade que o cristão protestante.

Minha opinião é que precisamos analisar o que é vendido e comprar apenas aquilo que sirva para a nossa edificação. Tomar cuidado com críticas, porque nem todos os críticos visam o interesse coletivo, muitos críticos defendem causas próprias usando o disfarce de atuação da defesa apologética.

Abordando a apologia cristã, alguns anos atrás determinado alguém vendia livros e fazia muitas palestras usando temas contrários ao movimento Teologia da Prosperidade. O preço do livro e o bilhete de entrada em conferências dele não estavam ao alcance do trabalhador pobre, assalariado com salário mínimo. Tristes contradições do mercado gospel brasileiro!

Cito Romanos 12, versículos 1 e 2, para lembrar que a vida do crente precisa ser considerada como constante culto racional ao Senhor - porque esta é a melhor maneira de se viver. Com base na passagem bíblica escrita pelo apóstolo Paulo, eu trago outra citação: existe uma charge muito perspicaz compartilhada por usuários do Facebook, tal arte contém duas figuras, uma diz "não gostei do culto", a outra responde "mas o culto não foi dedicado a você, foi para Deus". A qualidade do comércio envolve pessoas. É necessário ponderar a razão do dinheiro usado, porque o ato de cultuar não começa e termina em reuniões da igreja, lá entre as quatro paredes da igreja nós apenas cultuamos em sistema de coletividade.

Enquanto o ser humano é capaz de avaliar apenas a superfície de tudo que seu olhar alcança, o nosso Senhor avalia as intenções de cada pessoa, observa cada coração em todos os momentos, ouve e vê tudo o que é referente a Ele, e considera como serviço aceitável apenas as ações que são realizadas com devoção sincera, seja nós estando em grupo ou sozinhos, com propósito de adorá-lo ou esquecidos que Ele existe.

O que é o mercado gospel para Deus, ao ver você envolvido nele?

E.A.G.

Publicado originalmente no blog Belverede.

domingo, 29 de setembro de 2013

Pentecostal no século 21



"Portanto, procurai com zelo os melhores dons" - 1 Coríntios 12.31a.

Uso o  adjetivo "pentecostal" para enfatizar aquelas pessoas que dizem que o crente é obrigado a falar em línguas porque ela é sinal que a pessoa está batizada no Espírito. A adjetivação aponta à triste realidade da existência de tanta gente dentro das igrejas, antigas frequentadoras de reuniões em templos evangélicos, mas que não abriram seu coração à comunhão e ao conhecimento pleno da vontade do Senhor, e assim não buscam os dons do Espírito por pensarem que o dom de línguas é a mais importante manifestação de Espírito Santo para a vida cristã.

Hoje em dia muita gente parece pensar que o batismo no Espírito ocorre apenas para que se fale em línguas estranhas. Parece que há desconsideração ao catálogo de dons, são nove dons espirituais citados em 1 Corintios 12. Entre eles o dom que capacita a falar em línguas para edificação própria.  

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer" - 1 Coríntios 12.7-11.

O Espírito Santo faz o fracassado conhecer a vitória. Isto é, levanta  o ser humano fraco, aquele que está mergulhado em Cristo torna-se nova criatura, tudo se faz novo na vida dela. O batismo no Espírito torna o crente pentecostal eficazmente preparado para vencer o pecado, triunfar com maior facilidade sobre os vícios, físico e da alma, para não viver mais apenas para si, mas objetivando o bem estar do seu próximo (1 Coríntios 14.4; 2 Coríntios 5.15-17).

Sem exercitar o amor de nada vale falar línguas estranhas e ser agente de dons espirituais. Praticar amor é o sinal da conversão, enquanto que manifestar dons é sinal da misericórdia de Deus em nossas vidas, realizados durante o relacionamento interpessoal na comunidade cristã.

Note bem, o falar em línguas tem o propósito específico de EDIFICAR quem fala. E o portador dos demais dons é canal para abençoar o próximo sobrenaturalmente, para glória de Deus (1 Coríntios 14.4, 12).

Observando 1 Corintios, capítulos 12, 13 e 14, percebemos que não são apenas os dons de línguas com interpretação que edificam. Os outros sete dons também são edificantes para a igreja. Nos versículos 12 e 26, capítulo 14 da primeira carta aos crentes de Corinto, lemos que a manifestação de todos os dons existem para a edificação espiritual coletiva: "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja (...) Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação." 

Assim sendo, aonde estão nos dias atuais os nove dons? Porque tantos falam em línguas e há escassez dos outros oito dons no meio pentecostal? 

E.A.G.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O nome de Jesus - Kenneth Haggin: Meu comentário sobre o livro

Costumo me policiar seguindo a diretriz de Jesus quando disse para não emitir julgamentos pelas aparências, apenas pela reta justiça. Então, se algo parece mal, me retraio, se parece bom, me retraio também. Gosto de analisar tudo pausadamente e por todos os ângulos. Sou o tipo de pessoa que escuta mais do que fala.

Não me fio por livros evangélicos de autor X ou Y para viver minha vida cristã. Sempre li bastante, tenho uma biblioteca de porte médio, mas sempre coloquei em primeiro lugar a Palavra de Deus, que clareia meus passos e iluminam meu caminho. Faço uso das Escrituras Sagradas para analisar o entendimento de escritores e pregadores.

O milagre está em sua casa
RR Soares e o suicida de Manaus
Quem não é batizado com o Espírito Santo não é salvo?


sábado, 18 de maio de 2013

Dons de curar e seu portador

"Os dons vêm de Deus ao homem, para manifestar a soberania de Deus, não é para sinalizar aprovação de comportamento humano... são os meus atos, o que eu produzo que conta, os meus frutos na sociedade e entre os irmãos" - Pr. Silas Malafaia, em mensagem transmitida hoje na Rede TV! e Band, comentando sobre as características da vida cristã aprovada pelo Senhor - Lucas 12.37; 2 Corintios 5.14-15; Colossenses 3.5.

Concordo plenamente, e acrescento que o Senhor usa pessoas em dons espirituais - cura o aidético, o canceroso, portadores de esclerose múltipla e outros males -, única e exclusivamente por misericórdia aos doentes e não para promover a personalidade de quem ora pelo enfermo. Deus aprova os passos apenas daqueles que caminham no Espírito (Gálatas 5.16-23).

E.A.G.


domingo, 20 de janeiro de 2013

Malafaia processa Forbes por artigo de brasileiro

Segundo dados questionáveis de uma matéria publicada em 17 de Janeiro na revista Forbes, Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, é o pastor mais rico do Brasil, com um patrimônio estimado em 950 milhões de dólares (1,9 bilhão de reais). Após ele, Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus é dono de 220 milhões de dólares (440 milhões de reais). Em terceiro lugar, aparece Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, com estimava de ser dono de uma fortuna de 150 milhões de dólares (300 milhões de reais). RR Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, teria patrimônio de 250 milhões de reais. E Estevam Hernandes Filho e sua esposa, "Bispa" Sonia, seriam donos de 65 milhões de dólares (130 milhões de reais).

A listagem precede uma carga bastante preconceituosa contra a cristandade, colocando a vocação pastoral como profissão, a igreja como empresa e os membros dela como gente manipulável, parte de uma grande massa de manobra. A matéria é assinada pelo jornalista brasileiro Anderson Antunes, apresentado como colaborador da Forbes, como também da The Financial Times, USA Today, The Telegraph, CNN, MSNBC. 

Ao ler a matéria, saltou aos meus olhos as fontes. O substantivo feminino "estimativa" aparece várias vezes no texto e deixa claro que não há base sólida para os números que apresenta. Ao final do texto é mencionado que as fontes seriam coletadas em revistas como Veja, Exame, jornais Estado de São Paulo, Folha, entre outros; e, pasmem-se, relatórios do Ministério Público do Brasil, da Polícia Federal e da União.  

Ora, as informações do MPF, PF e União são confidenciais e artigos de revistas não são documentos consistentes para tais afirmações. No espaço de comentários da matéria, a versão online, Antunes admite não possuir acesso às informações de imposto de renda das pessoas mencionadas por ele. Ou seja, tudo são suposições.

Silas Malafaia anuncia que processará a revista Forbes brasileira. Por quê? Porque ele afirma que os números apresentados não correspondem com a sua realidade, seu patrimônio seria bem menor.

O casal Hernandes, RR Soares, Macedo e Valdemiro Santiago não se pronunciaram a respeito.

Aguardem para o desfecho disso. O Malafaia deve embolsar uns 100 mil de indenização por danos morais. Após ser indenizado, Antunes provavelmente será desprezado pelo mundo do jornalismo, considerado um elemento de risco financeiro aos órgãos de Imprensa.

E.A.G.

Consultas:
http://www.forbes.com/sites/andersonantunes/2013/01/17/the-richest-pastors-in-brazil/
http://www.verdadegospel.com/pr-silas-desmente-safadeza-da-forbes-sobre-sua-renda/?area=1

sábado, 6 de outubro de 2012

O Batismo no Espírito Santo hoje

“Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma” - Deuteronômio 4.29. 

Na vida cristã, algumas pessoas conquistam bênçãos espirituais mais que outras, é uma realidade. Ao observar, percebo que isso deve acontecer porque elas entendem perfeitamente o benefício da graça divina e aproximam-se mais de Deus e usam mais a fé. 

Por exemplo, lembro minha experiência com o batismo com Espírito Santo. Eu fui batizado antes de completar trinta dias da minha conversão a Cristo. Aconteceu na empresa que trabalhava, na hora da parada do cafezinho das 3 da tarde, ao me afastar dos colegas e orar a Jesus crendo que Ele já havia dado o batismo para mim. 

Conheço cristãos que já estão completando sessenta anos de frequência aos cultos pentecostais, mas ainda não foram batizados no Espírito. Por quê? Porque eu sou alguém que merece mais o favor de Deus... Não! 

Eu quis e me entreguei de corpo, alma e espírito a Cristo, acreditei na promessa dEle e desejei experimentá-la e experimentei! De maneira igual, ocorreu com todas as pessoas que têm a experiência do selo da promessa. 

Jesus prometeu: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” - Lucas 24.49.

Jesus não enviará o revestimento de poder, já enviou! Então, o que significa buscar a Deus aos que já receberam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e ainda não evidenciam estarem batizados no Espírito? É fazer busca introspectiva e aceitar o cumprimento da promessa divina. É parar de pedir o presente que já recebeu. É aceitar o revestimento de poder divino , que já está em mãos. É desembrulhar o pacote do presente que já é dado por Jesus, embora esteja imperceptível. É usá-lo apesar da ausência das provas visuais, tateáveis, auditivas ou palatáveis.

Obtive a experiência da graça de Deus sobre mim. Todos os cristãos são agraciados. Aqueles que são conscientes de sua condição espiritual, olham para Jesus Cristo e caminham mais pertinho do Salvador. Mas, quem não adquiriu a conscientização olham para si mesmos e para o próximo, desprezam o fator graça e se metem em atitudes religiosas e carnais. 

Neste caso do batismo com Espírito Santo, não uso o termo carnal no pior sentido que ele tem. Por carnal, entenda-se iniciativas com base em raciocínio lógico, iniciativas estritamente humanas, iniciativas humanas desprovidas de fé (a fé que o mundo classifica como loucura).

O Senhor olha para as pessoas e deseja ver nelas o interesse de aproximação espiritual que elas têm. Quem quer buscar a Deus certamente o encontrará, porque Ele nunca despreza e nunca se esconde de ninguém. 

E.A.G.

sábado, 4 de agosto de 2012

Conferência Mundial Pentecostal em São Paulo em 2016

Ceifeiros em Chamas *

Depois de 50 anos evento acontecerá em terras brasileiras e reunirá pentecostais de todo o mundo.

O Brasil vai sediar a Conferência Mundial Pentecostal no ano de 2016, esta é uma das decisões tomada pelo colegiado de líderes membros do Comitê Mundial das Assembleias de Deus que reuniu a maior parte de seus membros em Nova York (EUA), num encontro que eles realizaram no último mês de março.

O pastor José Wellington Bezerra da Costa é o representante da igreja brasileira no comitê desde sua fundação.

Neste encontro o Pastor José Wellington apresentou o avanço da igreja brasileira na evangelização. Ele conta que foi questionado por um dos líderes sobre a quantidade de membros que são batizados em SP, ele ofereceu o número de um dos batismos realizados no Belenzinho, o interlocutor admirou e achou que se tratava de um resultado anual, pastor Wellington lhe advertiu e disse "este número é o resultado de apenas um batismo na sede em SP". Pastor Wellington testemunhou ainda que no ano passado por ocasião do Centenário da igreja brasileira foram batizados na casa de 100 mil brasileiros.

O encontro acontecerá em São Paulo e reunirá pentecostais de várias partes do mundo.

Fonte: Ceifeiros em Chamas - ano XIV - edição de Julho de 2012 - número 179.
Orgão oficial da CONFRADESP, seu fundador é o Pr. Valdir Nunes Bícego (em saudosa memória).

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prosperidade segundo Malafaia e Edir Macedo


Teologia da Miséria? 

Quem disse "deixo-vos a paz, a paz eu te dou, não dou paz como o mundo dá?"  Foi Jesus Cristo quem disse isso (João 14.27).

Deus não fez o estômago e o suco gástrico para que o ser humano se contorcesse com a dores de gastrite, mas para que o líquido diluísse a comida e houvesse um bom processo digestivo. Mas, existe gente crente pensando que passar fome e adoecer por falta de comida seja um sinal de espiritualidade, e desdenha de quem tenha mesa farta e uma grande despensa sempre cheia de alimentos de primeira linha. Os tais críticos dizem que pregar sobre a vontade de Deus, anunciar que o Senhor quer nos abençoar materialmente, é uma heresia.

Qualquer pessoa que use um léxico hebraico e pesquise  o sentido de shalom e depois vá ao léxixo do grego para saber qual o significado de eirene, descobrirá que os dois vocábulos significam o termo paz. Entre muitas outras significações, paz traduz o bem-estar físico, a saúde e o bem-estar financeiro. Tanto no idioma usado para escrever o Antigo como o Novo Testamento, a paz que Jesus oferece tem a conotação de prosperidade. Usando hermenêutica, e exegese constatamos que também as palavras salvação e bênção têm raízes etimológicas ligadas à prosperidade. Sim, a prosperidade é algo que Deus quer dar ao seu povo.

A prosperidade bíblica não se restringe às riquezas. Ele é bem mais do que isso. Significa o bem-estar em todos os sentidos, é abrangente. Não depende de possuir tesouros, mas estabilidade. Nas finanças, na saúde, psicologica e espirtualmente.

É claro que é preciso ser equilibrado, pregar sobre a bênção e destacar o Abençoador, ensinar ao povo a necessidade de amar a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a si mesmo. Amar mais ao Senhor, amar as pessoas mais do que amar as coisas.

A IURD e a Teologia da Prosperidade

Tenho profundo respeito pelas pessoas que frequentam a Igreja Universal do Reino de Deus, e os incentivo a reler o Novo Testamento analisando as mensagens de Jesus e dos apóstolos sobre a vida eterna. 

O maior exemplo que temos no Brasil do exercício da pregação que representa a Teologia da Prosperidade são os cultos da Igreja Universal do Reino de Deus. Lá, praticamente tudo gira em torno do materialismo. As raras exceções são os ensinamentos sobre fidelidade conjugal e motivação a lutar pela união matrimonial (pregações incentivadoras em favor casamento, nada a criticar). Tenho a forte impressão que, para a liderança da IURD, se a pessoa estiver financeiramente bem essa tal pessoa atingiu o céu, ou até algo melhor. Então, quase nada falam sobre vida no céu e existência no inferno.

Malafaia e a prosperidade bíblica

Sou de origem assembleiana, tenho o privilégio de conhecer os bastidores do cenário eclesiástico-político. Algum tempo atrás, eu encontrava em blogs críticas contra Malafaia gerada por interesses políticos, mas sem que a motivação do crítico estivesse clara e o mote da crítica fosse exposta. Usava-se qualquer assunto para fustigá-lo. Hoje esta situação diminuiu porque Malafaia se afastou da instituição política ligada à denominação Assembleia de Deus.

Tenho observado o que Malafaia prega. Ele faz menção da prosperidade material vinda com a participação de Deus, mas via esforço próprio da pessoa, pela garra de querer vencer, pela perseverança no trabalho com esmero. Diversas vezes ele repetiu que Deus não dá prosperidade aos preguiçosos, que Deus prospera quem estuda e não se nega a trabalhar duro. Eu sou dessa linha de pensamento: Deus dá prosperidade para quem é esforçado, para quem não vive de braços cruzados comendo às custas dos outros.

Ele menciona a ação de Deus no campo físico (bênção materiais) e comenta sobre a santidade (coisas referentes ao espírito). Intercala em sua pregação a nossa condição espiritual, ensinando que temos e devemos preservar a comunhão com Deus, negando as ações carnais,  não esquecendo que é obrigação do crente encher-se do Espírito a cada dia.

Malafaia desafia sites e blogs que o consideram pregador da Teologia da prosperidade

Acho essa situação interessante. Estamos acostumados a ver pessoas acusando outras, mas sempre sem argumentos. Dizem, fulano é pregador da Teologia da Prosperidade. Aí, vamos ver quais são os argumentos para quem acusa e essa argumentação não sustenta a acusação, é quase sempre inócua. Agora, Malafaia criou uma situação de confronto na base das ideias. Ele exporá as bases para que seja refutado teologicamente. Quem responderá usando teologia?

Ninguém é perfeito! Malafaia não é perfeito, sei disso. Os maiores críticos dele também sabem. Ocorre que a maioria dos críticos cobram dele a inalcansável perfeição. Essa só será possível aos que chegarem no céu. É temerário esse tipo de julgamento, que exige a perfeição do criticado, porque será esta mesma exigência que será cobrada de quem julga no Dia do Juízo Final. "Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós" - Mareus 7.2 .

Espero  ver o que irá acontecer com a expectativa de assistir um bom debate teológico. Acima do nível das rusgas do campo pessoal. Ficar só em ataques pessoais até quem nunca abriu uma Bíblia é capaz de fazer, até quem é analfabeto é capaz... Desejo encontrar o exercício do raciocínio usando teologia.

E.A.G.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A origem do re-te-té e do cai-cai



Essa postagem tem origem como resposta a Judson Canto, de O Balido. O blogueiro marcou presença comentando em A origem do re-te-té e os críticos deles.

Observo e considero o fenômeno do re-te-té como uma situação intrigante. É costume antigo dentro da liturgia assembleiana, remonta aos primórdios da Assembleia de Deus. Temos isso documentado pela CPAD na biografia de Gunnar Vingren.

Escrevi sobre o envolvimento de Vingren em meu blog em 18 de Setembro de 2009. Querendo conferir: Belverede.

Em determinadas oportunidades, encontrei algumas pessoas afirmando que o re te té tem origem em igrejas neopentecostais. É um equívoco de fácil constatação.

Sem fazer defesa das denominações Igreja da Graça e Igreja Universal do Reino de Deus, digo que elas não têm parte alguma nessas manifestações. Qualquer alvoroço nas reuniões dessas instituições, logo o agitador é silenciado por obreiros, que citam a ele 1 Corintios 14 e dominam a situação.

Aliás, a IURD, sem nenhuma cerimônia, classifica abertamente quem faz parte desse fenômeno como pessoas endemoninhadas. Recentemente, o líder da IURD escreveu que o re-te-té e cai-cai são sintomas de possessões demoníacas, e repetiu essas declarações numa longa “matéria jornalística” veiculada repetidamente nos principais programas da Rede Record em 2011.

E.A.G.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A turma do re-te-té e os críticos deles

Deus não é surdo!

Essa frase de gente metida a inteligente é usada para desmoralizar os crentes pentecostais que gostam de fazer barulho de "glória Deus" e "aleluia". E, hoje em dia é usada pelos próprios crentes anti-movimento espiritual. Do outro lado, os crentes do re-te-té classificam seus críticos como "sorveterianos", isto é, gelados, sem o Espírito Santo. Discordo das duas atitudes.

Sabemos que Deus ouve muito bem.

Ninguém nasce adulto, ninguém nasce sabendo tudo. A vida é uma eterna fase de aprendizagem, inclusive a vida espiritual.

Sejamos maduros na fé e não façamos chocarrices, zombarias, porque essas coisas são pecados. Esse pessoal do re-te-té aceitou a Cristo como Senhor e Salvador, mas ainda não aprendeu o tanto que nós aprendemos. Eles fazem confusão sobre o que é avivamento,  poder de Deus, e o que é apenas emocionalismo, alegria expressada em gestos exagerados, gritos, pulos, profetadas, etc.

O que é o verdadeiro avivamento?

Certamente que a Igreja de Cristo precisa de avivamento. Necessitamos dele para continuar a viver!

Muitos cristãos pentecostais vão aos cultos com a intenção de participar de uma êxtase coletiva. Querem pular, correr e coisas do gênero. São momentos em que a endorfina é liberada pelo cérebro e a pessoa realmente sente bem-estar. Mas, essa experiência não é avivamento. A endorfina também é liberada quando o time de futebol ganha a partida e quando alguém escuta uma piada bem contada.

Há crítico que possue a ousadia de dizer que os crentes envolvidos com o re-te-té são pessoas endemoninhadas. Discordo. Ninguém tem esse direito de julgá-los desse jeito. Mas, com certeza eles rolam no chão porque querem, caem porque gostam de relaxar o corpo em pleno culto a Deus, pulam porque têm saúde e sentem prazer no ato de pular, gritam freneticamente porque acham natural.

A Assembleia de Deus ministério Madureira / Brás ensina o povo se comportar comedidamente durante os cultos que realiza. Na revista de escola bíblica dominical Jovens e Adultos, da Editora Betel, lição 5, página 31, lançamento de 30 de abril de 2006, podemos ler o seguinte: "Quando se fala em avivamento, é normal imaginar que se relaciona com gritos, pulos e barulho. Esse é o conceito da grande maioria de pentecostais. Gritos e pulos que não saem das quatro paredes e não transformam vidas, principalmente a dos crentes religiosos, não passa de sentimentalismo corriqueiro ou fanatismo religioso. Avivamento real é de dentro para fora."

Avivamento é obedecer a Palavra de Deus.

Avivamento verdadeiro é usar o amor de Cristo. É se importar com o bem das pessoas. Ter a disposição de cuidar bem de velhinhos, crianças, viúvas e enfermos. É usar o talento que Deus nos deu para expandir o Evangelho no mundo, levando a mensagem inspirada e totalmente embasada nas Escrituras Sagradas.

O Espírito Santo não é manipulador de marionetes. O choro, o pulo, o rodopio são ações de iniciativas humanas, tem a ver com a índole de cada um. É perfeitamente normal que exista o sentimento de alegria durante os cultos, porém penso que é responsabilidade de todas as lideranças evangélicas ensinar que a euforia deve ser contida. Não falo em repressão, mas ensinar que uma das características do fruto do Espírito é o domínio-próprio.

Fazendo uso da citação de João 17.17, Ubirajara Crespo escreveu: "Geralmente nos deixamos impressionar pela aparência religiosa, pelo vocabulário cristão, pelos chavões denominacionais, pelo comportamento litúrgico, pelas manifestações sobrenaturais e pela prédica fervorosa. Há quem acredita que estas são as cores com as quais se pinta um avivamento. Gelo seco também faz fumaça, mas não produz fogo. A reta justiça é o padrão divino para o verdadeiro avivamento, o resto provém de alquimia pirotécnica capaz de fazer espuma sem sabão e lavar a seco. Os grandes auditórios transformaram pastores em showmens, de difícil aproximação, dificultando a observação do caráter e o ensinamento pela imitação."

Com certeza, cair, rolar no chão, gritar descontroladamente e outras manifestações do tipo não contribuem para a sólida  edificação da igreja, "A manifestação é dada a cada um para o que for útil" - 1 Corintios 12.7.

Autoexame

Não existe coerência em zombar da turma do re-te-té.

Todo cristão precisa crescer na fé e no entendimento da vontade de Deus para sua vida. A missão do crente é ensinar, não é zombar. Jesus disse: fazei discípulos (alunos); ensinai todas as nações (Mateus 28.19).

Confira o que Jesus disse: Marcos 9.42; Lucas 17.2. Não escandalizemos ninguém. Caso sejamos responsáveis por uma alma entrar no inferno por causa de atitudes de escarnecedor, iremos juntos com ela, ai de nós... Quem não pode ajudar, cuide-se, e não atrapalhe. Não façamos ninguém tropeçar na fé.

Louvemos a Deus. Ele quer ser louvado.

Amemos o próximo, amemos os irmãos de fé cristã, aqueles que estão além dos muros denominacionais. Ninguém é obrigado a gostar do movimento pentecostal. E se não gosta, há o cristianismo tradicional da Igreja Presbiteriana e da Igreja Batista para que neles se sirva ao Senhor sem os costumes de expressões exageradas dos membros.

Manifestações corporais expressivas na Bíblia

Quando o povo israelita passou o Mar Vermelho, Miriã pegou um tamboril e o tocou festejando o grande milagre da travessia sem molhar os pés. As mulheres que com ela estavam a seguiram tocando e dançando (Êxodo 15.20);

Quando Davi trouxe a Arca do Concerto para a Tenda da Congregação, ele expressou sua alegria dançando diante do povo (1 Crônicas 15.29);

Quando Salomão inaugurou o templo entregando-o ao Senhor, uma nuvem apareceu no lugar de adoração e os sacerdotes não conseguiram ficar de pé (2 Cronicas 5.14);

Quando os apóstolos receberam o batismo como o Espírito Santo, falaram em outras línguas e quem os via e ouvia falando pensaram e disseram que eles estavam embriagados (Atos 2.13).

Tais tipos de manifestações jamais deveriam ser parte da liturgia dos cultos pentecostais. É um equívoco pensar que tais narrativas bíblicas possam ser usadas como sustentação de doutrinas denominacionais.

O Espírito Santo não se deixa ser controlado, sopra onde quer e quando quer. O Espírito Santo não é controlador, cada cristão é uma pessoa livre para reagir ao sopro espiritual de acordo com sua personalidade. Veja: João 3.8; Zacarias 4.6.

Conclusão

Deus abençoe quem tenha preferência por re-te-té e quem tenha ojeriza. Vivamos em paz, suportando uns aos outros.

E.A.G.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Malafaia comenta sobre Edir Macedo e a edição do Domingo Espetácular em 13 de novembro de 2011




Edir Macedo já usou a Rede Record para fazer defesa do aborto. Agora, atacando a vocalista Ana Paula Valadão no programa Domingo Espetácular, usa-a para tentar diminuir o poder de vendas do conjunto Diante do Trono, que possui contrato de distribuição de CDs e DVDs com a Som Livre, empresa do grupo Rede Globo. 

Silas Malafaia é defensor da vida, e faz campanhas conta o aborto. Confira: entrevista ao Canal Livre (Band)..

Durante a tarde de hoje, na praça paulista, a Record mudou a programação, resignou-se a ser passadora de filmes americanos durante o horário que costumeiramente apresenta produção própria.

E.A.G.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Malafaia confirma saída das madrugadas da Band

Divulgação

Com sarcasmo e recheio de intriga entre irmãos, há dias a imprensa secular anunciou que Valdomiro Santiago, o fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, a partir de 3 de outubro, ocuparia o horário da madrugada usado pelo ministério de Silas Malafaia na Band. E alguns sites - que se apresentam como cristãos - repercutiram na íntegra essas notas apimentadas.

No Twitter oficial, http://twitter.com/#!/PastorMalafaia, dia 15 de agosto, o Pr. Silas Malafaia já havia confirmado que sairia, e anunciou que explicaria a sua saída no programa Vitória em Cristo. Ele fez isso em 10 de setembro. Sem anunciar o nome de quem seria a pessoa que comprou o horário que ele ocupava, afirmou que em sua carreira de televangelista nunca entrou na vaga de outros programas evangélicos, que fazer isso é uma questão de caráter. E pediu aos telespectadores que o assistem que orem, não critiquem quem estará nas madrugadas da Band em seu lugar.

Bem, o que podemos dizer é que Valdomiro Santiago ocupará a Band nas madrugadas... E que por algum tempo ele foi um dos maiores, talvez o nº 1, ofertante do ministério de Silas Malafaia. Sim, ele era um grande colaborador, cifra na casa do milhão. E deixou de colaborar quando começou a construção de um templo na cidade de São Paulo.

O que eu digo disso? Como telespectador, lamento muito, pois costumava assistir a programação da Band. Acompanhava as pregações do Malafaia, as reflexões dos pastores Silmar Coelho, Jabes de Alencar, Josué Gonçalves, entre outros. E sem nenhuma desfeita, não consigo parar para ver a programação produzida pela Igreja Mundial do Poder de Deus. Penso que muitos notívagos também sentirão falta e mudarão de canal.

Na mesma ocasião, o Pr. Silas Malafaia anunciou que lançará um portal virtual de notícias e webtv, cujo nome é Verdade Gospel. O diferencial de conteúdo será o tratamento dos artigos. O que existe hoje são sites que simplesmente reproduzem o que lêem em fontes seculares, sem checar se são fatos ou boatos.

E.A.G.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Participação de Silas Malafaia na Marcha Para Jesus edição 2011

Cobertura do Jornal Nacional



Transmissão da Rede Gospel

Recado para jornalistas; recado para políticos (com Gilberto Kassab, o prefeito de São Paulo, presente no mesmo palanque); crítica contra PL 122/2006; crítica contra decisão do STF na questão de casamento gay e Passeata da Maconha.




















O sorriso de Estevan e Sonia Hernandes

Malafaia diz que os governantes terão que construir muitas cadeias para os pastores e cristãos em geral, caso o Senado aprove o PL 122/2006, proibindo que se pregue que o homossexualismo é pecado, porque todos os cristãos dirão exatamente isso, pregarão que o homossexulismo é pecado, logo após a aprovação da proibição.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Entrevista José Wellington Bezerra da Costa

"Somos a Assembleia de Deus de ontém, hoje e sempre"


Entrevista com o pastor José Wellington Bezerra da Costa


O pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e da Assembleia de Deus, Ministério do Belém (SP), costuma afirmar que continua hoje com o mesmo fervor que tinha em seu coração quando começou a servir ao Senhor Jesus, a diferença é que agora com muito mais experiência. Afinal, são 76 anos de vida, dos quais 69 de fé em Jesus e de Assembleia de Deus, e 57 como obreiro, sendo 49 só como pastor da AD.

Líder do órgão máximo da denominação no país no ano do seu centenário, e com anos de experiência à frente da AD, pastor José Wellington reflete sobre o passado, o presente e o futuro da AD, e seus principais desafios no século 21, e fala da alegria que foi participar da 6ª edição do Congresso Mundial das Assembleias de Deus, que foi realizado de 6 a 9 de fevereiro em Chennai, Índia. Segundo ele, essa foi uma das melhores edições do evento. O Congresso deste ano reuniu cerca de 10 mil assembleianos de 70 nações e teve como tema “Avante! No favor de Deus”. O objetivo do Congresso é manter e celebrar a fraternidade mundial da denominação e estabelecer objetivos conjuntos para os próximos anos.


Pastor Wellington relata a sua experiência entre os irmãos indianos, o tratamento dispensado aos convidados, o perfil da igreja em território indiano e ainda informações sobre os preparativos das comemorações do Centenário das ADs no Brasil.

Obreiro O senhor esteve recentemente no Congresso Mundial das Assembleias de Deus na Índia. Como foi o evento deste ano? O que o senhor destacaria de mais positivo?
Em primeiro lugar, nós fomos recebidos de uma forma muito carinhosa. Os indianos são um povo com um coração nobre, receptivo, amoroso. A forma como eles nos receberam nos cativou inteiramente. Se esse povo nos tratou tão bem na parte social, imagine a igreja local. Também participamos de cultos maravilhosos. O presidente da Convenção da Assembleia de Deus na Índia, o pastor David Mohan, é um homem de Deus. Ele é líder de uma igreja bonita, grande e avivada. Enfim, tivemos um trabalho maravilhoso. Com relação à organização, eu tenho participado de vários Congressos Mundiais da AD, mas esse foi o mais organizado de que já participei. No que diz respeito à organização, dou nota 10 aos irmãos da Índia. E a liturgia deles se assemelha muito com a dos brasileiros. O que eu posso dizer? Eu voltei muito feliz. Outra alegria é que, pela primeira vez, tivemos um brasileiro como um dos preletores do Congresso Mundial da AD. O pastor Joel Freire, líder da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus Brasileiras nos Estados Unidos (Confradeb-EUA), foi um dos ministrantes na grande reunião de terça-feira à noite. Foi uma celebração muito bonita.


Obreiro O que mais chamou a sua atenção na Assembleia de Deus daquele país?
A impressão que eu trouxe daqueles dias é de uma igreja muito amável, e que está trabalhando com denodo a fim de realizar a obra de Deus. Como as reuniões eram de caráter mundial, nos deparamos com uma amálgama de vários povos. Na verdade, o maior número era de indianos, mas pelas suas vestimentas não conseguíamos distinguir os naturais dos estrangeiros, ou seja, quais eram indianos nativos e quais eram do Paquistão ou da Malásia. Mas, eu chamo a atenção para o comportamento desse povo, uma postura excelente. Eu voltei maravilhado com o momento do culto, com a maneira como as pessoas se comportaram diante de Deus. Eu posso afirmar que foi algo muito bom.

Obreiro Qual o ponto mais positivo do evento para o senhor?
Como na Índia ainda existem alguns Estados em que há muita repressão ao cristianismo, a realização desse Congresso deixou para todo o país uma mensagem evidente do poder do Evangelho. Como a igreja que existe na Índia é relativamente grande, tudo o que faz tem naturalmente um grande alcance e, de fato, a igreja
indiana deixou uma mensagem do Evangelho de Cristo que mostra para todo o povo que o Evangelho é superior a toda aquela idolatria em território nacional.

Obreiro A Assembleia Geral Ordinária da CGADB em Cuiabá será a AGO do Centenário. Qual a sua expectativa para esse conclave e para os temas que serão debatidos ali?
Eu estou naturalmente orando e certo que vamos realizar com sucesso mais um período convencional. Vamos colocar em pauta assuntos que considero muito importantes, principalmente no que diz respeito à doutrina. Temos também o resultado daquela comissão que formamos na Convenção Geral passada, no Espírito Santo, que trata sobre o casamento, e também temos o programa do Centenário. Queremos dar muita evidência a essa programação de junho, pois estamos certos de que a igreja no Brasil está envolvida. Estamos dando apenas os últimos retoques na programação, de maneira que eu creio que toda a igreja no Brasil estará exaltando ao Senhor de forma marcante pelo centenário da nossa igreja.

Creio que as comemorações do Centenário da AD no mês de junho são um momento concedido por Deus para notificar a todo o Brasil a presença de nossa igreja. Eu, que pertenço à geração passada, lembro-me que a nossa igreja, por ser pequena e também perseguida, era mantida quase no anonimato. Hoje, porém, pela graça de Deus, a denominação tem visibilidade devido à sua expansão, projeção social e uma grande parcela de membros universitários, profissionais liberais. Essa comemoração vai também notificar ainda mais a existência e o conteúdo da denominação.

Obreiro O senhor acredita que a AGO de Cuiabá possa ser também um período de reflexão sobre o Centenário da igreja para os cerca de 2,5 mil ministros que estarão ali presentes?
Nós faremos todo o possível para que isso aconteça, e este é o desejo do meu coração. Como nesse período não vamos ter eleição, então teremos muito tempo para uma reflexão mais profunda do trabalho do Senhor. Eu acredito que o Senhor Deus vai nos dirigir para que levemos o nosso plenário a um momento de reflexão, porque é muito apropriado para isso acontecer. Depois de 100 anos de existência, esse é um momento importante para todos os obreiros, embora não tenhamos um número tão elevado para a AGO em Cuiabá, mas é uma chance que Deus está nos concedendo.


Obreiro Olhando para a Assembleia de Deus hoje e para o seu passado e o seu futuro, o que é preciso melhorar ou resgatar na nossa denominação para que possa enfrentar com êxito os desafios do século 21?
Eu acredito que a Assembleia de Deus na qual aceitei a Cristo como meu salvador há 69 anos passados não pode estar diferente hoje. É verdade que houve mudanças na sociedade atual, porém a modernidade e o avanço tecnológicos devem ser utilizados por nós para o bem e a edificação da Igreja. No contexto doutrinário, temos todo o empenho de manter a Igreja dentro dos parâmetros das Sagradas Escrituras. É verdade que somos constrangidos a reconhecer que em algumas cidades há igrejas que estão um pouco diferentes com relação a alguns costumes que não são próprios da Assembleia de Deus, e é por isso que o tema desta Convenção Geral de abril é A Doutrina e o Comportamento da Igreja para este momento. Desejo convocar os pastores para que todos estejam empenhados no ensino da Palavra de Deus e do comportamento da Igreja que o Senhor tirou do mundo, purificando-a com o Seu sangue a fim de levá-la para o Céu. Não podemos perder esse alvo. Somos a Assembleia de Deus de ontem, hoje e a do futuro. Não se pode mudar a identidade da Igreja do Senhor.

Obreiro Como estão os preparativos para a Conferência Pentecostal na região Sudeste em novembro?
Estamos empenhados na construção de nosso novo templo. Temos muito a fazer, portanto trabalhamos diuturnamente. Com relação à organização, estamos trabalhando naturalmente na preparação do povo de todas as faixas etárias da igreja, desde as crianças, passando pela mocidade e pelo Círculo de Oração, a Orquestra, o Coral e os obreiros. Estamos envolvidos nesse trabalho, e esperamos ter uma grande festa.

Obreiro Que palavra o senhor deixa para os obreiros assembleianos de todo o país por ocasião do Centenário das Assembleias de Deus no brasil?
Eu quero dizer aos meus companheiros que a existência da Assembleia de Deus é uma indelével prova do poder de Deus derramado em nossos corações no Brasil, e que não podemos prescindir dessa operação miraculosa de Deus em Seu povo neste país. Temos que valorizar isso, pois este é o tempo que Deus colocou em nossas mãos para dar ênfase não somente no que diz respeito à parte social, porém muito mais à parte espiritual. Não podemos nos esquecer da doutrina dos apóstolos, da comunhão, do partir do pão, e das orações.

Revista Manual do Obreiro - CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus.
.
Fonte:  A Serviço do Rei Jesus (Ev. Jairo Elin & Elizabete Beatriz).

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS TEM COLETÂNEA DA GRAVADORA SOM LIVRE HOMENAGEANDO A DENOMINAÇÃO

A gravadora Som Livre, de propriedade do conglomerado Rede Globo, aproveita  o momento em que as Assembleias de Deus festejam o centenário da denominação e lança um CD alusivo ao momento comemorativo, cujo título é Promessas Pentecostais - 100 anos.

A produção conta apenas com vozes femininas: Elaine de Jesus; Shirley Carvalhaes; Lília Paz; Lauriete; Mauricéa; Noemi Nonato; Vanilda Bordieri; Rozeane Ribeiro; Elaine Martins; Juliana Reame; Adriana Ferreira; Nívea Silva; Elaine Martins; Lenny Lira e Georgete Rocha.

Cassiane, contratada da Sony Music, é a ausência sentida e lamentada por muitos. 

E.A.G.

quinta-feira, 31 de março de 2011

A DANÇA DO ESPÍRITO SANTO


“O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem; assim é todo o que é nascido do Espírito”. João 3.8

O sopro do Espírito é um sopro constante, mas nunca visível a olhos nus. Para se saber onde e como ele está soprando é preciso ter a capacidade de enxergar além. Além das aparências, das estruturas, das inibições de ânimo, das manifestações exóticas, de meras palavras. O Espírito pode estar em tudo isso, mas também pode permanecer “fora”. Ele não se limita ou se reduz às paredes do escravismo institucional humano, seja ele secular ou religioso. O Espírito é livre e age em liberdade: “onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”.

Mas, convém perguntar, onde está o Espírito? [continue a ler...]

terça-feira, 15 de março de 2011

Revista Isto É desinforma ao mencionar Silas Malafaia, Valdemiro Santiago em artigo

Como cristãos, sabemos que estamos neste mundo e não somos dele. E nessa premissa destaco uma matéria publicada recentemente na revista Isto É. Não preciso lembrar que o editorial dela é secular e que a pessoa que assina o artigo deve possuir mente não-cristã.

Ao ler matérias assim, pegunte-se: Será que isto é verdade? Será que os fatos estão relatados fielmente?

Dois pontos são inverdades comprovadas:

1º - Trízimo: este termo não é vocábulo usado por Valdomiro Santiago. A primeira vez que apareceu na Internet, estava em um perfil do YouTube, pertencente a um ateu. Este internauta é vinculado a um blog chamado Tela Crente, cujo editor se apresenta como ateu. Veja mais, aqui: http://belverede.blogspot.com/2010/04/origem-do-termo-trizimo.html

2º - A Assembleia de Deus Vitória em Cristo não é criada por Malafaia e nem é uma subdivisão da denominação assembleiana, conforme DESINFORMA a matéria.

A Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, situada no bairro da Penha, Rio de Janeiro, é um ministério que nasceu em meados de 1963, fruto do trabalho evangelístico do Pr. José Santos, pai da esposa de Malafaia, que na época congregava na AD São Cristovão – RJ. Quando o sogro faleceu, em 3 de fevereiro de 2010, algumas semanas depois a diretoria da Assembleia de Deus da Penha decidiu em assembleia geral extraordinária empossar Silas Malafaia como pastor-presidente. Nesta mesma reunião, houve consenso para trocar o nome do ministério. Era AD Penha e agora é chamado de Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
__________

Segue a matéria mentirosa da Isto É:

"O pastor Silas Malafaia, durante um culto em Araruama (RJ) no dia 16 de fevereiro, lembrou que no templo em que estavam tinha custado R$ 600 mil e em seguida disse: “Quem não der oferta, tudo bem. Mas não sairá daqui abençoado”.

Malafaia é da Igreja Assembléia de Deus, da subdenominação Vitória em Cristo, criada por ele.

Araruama é uma cidade de 112 mil habitantes do litoral fluminense a 108 km do Rio. Com 450 cadeiras, a igreja ali da Vitória em Cristo foi inaugurada no dia 18 dezembro de 2010. Ela é mais uma das 1.000 que o pastor planejou inaugurar nos próximos anos...

Ao exemplo, do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, que, tem sido sutil e criativo na abordagem aos fiéis, como no caso da invenção do "trízimo" – 10% da Deus, 10% para Jesus e 10% para o Espírito Santo.

Em Araruama, quando Malafaia disse que quem não desse dinheiro ficaria sem benções, uma parte dos fiéis desistiu do culto”.
__________

Conclusão:

Isto é antijornalismo.

As repartições de jornalismo, escrito e falado, devem empregar crentes em Deus, ateus, agnósticos, gays, lésbicas, e heterossexuais. Acho salutar essa mescla. Sou capaz de aplaudir em pé um ambiente assim. Mas nenhum profissional de jornalismo pode ser usuário de sofismas e tendências preconceituosas. Nenhum editor-chefe deve permitir que subordinados transmitam fantasias como se fossem fatos.

Você conhece alguém que paga para ser enganado com mentiras? Eu conheço alguns...

Não vá às bancas de jornais e revistas comprar mentiras, isso é humilhante! Não seja fraco, não se submeta à vergonhosa condição de comprar mentiras em revista, jornal e TV em sinal reservado, que prevaricam em sua missão de informar fatos.

Se você é assinante da Isto É, proteste, reclame. Não deixe que preconceitos desse tipo passe em branco. Todo consumidor precisa ser respeitado, inclusive o consumidor cristão.

E.A.G.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Bíblia - Deus dá e tira jóias de mulheres - o costume da igreja considerar o uso delas como pecado

Alguns cristãos radicais proibem mulheres de usar brincos, pulseiras, anéis, etc. Afirmam que isso é costume pecaminoso, coisa de gente do mundo.

Jóias não são do diabo porque, inclusive, Deus as aceitou como ofertas voluntárias para o Tabernáculo: "Então toda a comunidade de Israel saiu da presença de Moisés, e todos os que estavam dispostos, cujo coração os impeliu a isso, trouxeram uma oferta ao Senhor para a obra na Tenda do Encontro, para todos os seus serviços e para as vestes sagradas. Todos os que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram jóias de ouro de todos os tipos: broches, brincos, anéis e ornamentos; e apresentaram seus objetos de ouro como oferta ritualmente movida perante o Senhor" - Êxodo 35.20-22 (NVI). 
  
O santuário provisório do Senhor, em parte, foi construído com as jóias do povo israelita. Imagine, então, o que ocorreu quando houve a construção do Templo, obra confiada à administração do rei Salomão, pois era maior e sabidamente mais luxuosa.

Os pregadores radicais, que proíbem uso de ornamentos, para basear suas proibições, utilizam o texto bíblico do livro de Isaías, capítulo 3, versículos 16 ao 24. Mas o caso das mulheres de Sião não tem paralelo com o nosso tempo.

Não é possível fazer nenhuma comparação. Àquelas mulheres eram de outra cultura, eram israelitas, não eram brasileiras. Os costumes dos cidadãos israelitas judeus, contemporâneos do profeta Isaías, não são iguais aos da igreja evangélica brasileira, situada abaixo da linha do equador, existente entre os séculos 20 e 21. Quem quiser usar tal passagem bíblica para defender a cartilha de podes-não-podes comete a famosa eisegese (erro de interpretação bíblica).

E mais:

• Em nenhuma parte do texto onde encontramos a citação das mulheres de Sião, é mencionado a questão delas promoverem sedução para sexo ilícito, como alguns pregadores equivocados dizem que elas faziam, com o pretexto de associar o uso de enfeites com mulheres de péssimo caráter. O texto bíblico diz que sete mulheres pedem um homem em casamento. Lemos em Isaías 4.1 elas pedirem para “ser chamada pelo seu nome”, isso significa pedido de casamento.

• Em nenhuma parte das Escrituras existe censura quanto às vestimentas dessas mulheres. Deus tira delas as roupas de luxo e os enfeites de valores porque a posse deles eram resultado de bênçãos recebidas quando elas eram fiéis ao Senhor. Foi tirado porque elas se tornarem altivas, orgulhosas (Isaías 3.16). Inclusive Deus tirou delas a facilidade de casar e ter filhos (4.1).

Na passagem bíblica do livro de Ezequiel, 16.8-14, vemos Deus fazendo o contrário, Ele abençoa uma mulher dando a ela vestes luxuosas, braceletes, colar, brincos, enfeites de ouro e prata, coroa de rainha!

Logicamente, nunca presenciei um pregador defensor de usos e costumes fazer uso desse texto em pregação (mas o texto é Palavra de Deus!).

Enfim, qualquer exagero, seja de uso enfeites ou outras coisas, nos torna extremistas, assim como o inverso. . O pecado não está em usar enfeites propriamente, mas sim na prática do radicalismo. Qualquer exagero resulta em problemas, seja para mais ou para menos, e é isso que nos impede de conviver com o bom tesouro no interior de nossos corações - a Jóia das jóias, Jesus Cristo.

E.A.G.

A tentativa de imposição de usos e costumes no ano do centenário das Assembleias de Deus no Brasil

O quê é combatido neste artigo? 
Eu combato a imposição de usos e costumes por parte de lideranças evangélicas, entendendo que tal prática é um anátema. 
 
Eu combato a doutrina humana de quem afirma que para ir para ao céu é preciso usar uma espécie de grife de roupas... Ora, esse tipo de fé  não é a mesma que emana da Palavra de Deus. A Bíblia diz que Jesus é o caminho para o céu (João 14.6), quem invocar o nome de Jesus será salvo (Atos 2.21; Romanos 10.13). Não está escrito em nenhuma parte da Bíblia que para ser salvo é necessário adotar costumes impostos por alguma denominação evangélica. O ensinamento sobre usos e costumes não faz parte das Boas Novas apresentadas pelo Senhor.

A obrigatoriedade de seguir uma cartilha de “podes-não-podes”, a firmeza para manter uma identidade denominacional, nunca foi instituída por Jesus Cristo e nem pelos apóstolos da Igreja Primitiva. É clara essa constatação. Ora, não existiam denominações evangélicas no tempo de Jesus e nem dos apóstolos; esta cartillha de imposições não está contida nas cartas pastorais encontradas no Novo Testamento; a cartilha denominacional foi escrita no século 20. 

Entendemos que a imposição de usos e costumes é um fardo, não é prova de santidade do praticante.


• O quê não combatemos neste artigo? 

Defendemos a liberdade e não a libertinagem; a descência e não a indecência. 

Se uma pessoa se sente bem dentro dos padrões da cartilha de imposições denominacionais, vive voluntariamente neste estilo rígido procurando agradar a Deus, tudo bem para ela. Penso assim  lembrando-me de Romanos 14.6.

Mas, essa escolha passa a ser um equívoco, e então merece veemente censura, quando a pessoa considera que tal filosofia religiosa transforma-a em alguém mais santa do que as que não vivem de maneira igual. E que por viver conforme o figurino da igreja que frequenta, então, está salva.

• Caprichos e abuso de autoridade
Para que se mantenha o capricho de líderes, que é a vontade deles em manter a identidade denominacional, criou-se a cartilha de "podes-não-podes". A finalidade dessa cartilha é padronizar os costumes de membros da denominação evangélica.

E para fazer prevalecer os mandamentos dessa cartilha, criada por líderes evangélicos considerados pastores, muitas ovelhas são excluídas do ambiente da congregação, arbitrariamente, sem nenhum amor cristão. Esses líderes parecem amar mais a instituição humana a que pertencem do que amam as almas por quem Jesus Cristo morreu na cruz!

É digno de nota o seguinte: se a ovelha considerada infratora de regras da cartilha de “podes-não-podes” for uma pessoa com poder aquisitivo alto, se ela estiver listada como dizimista da denominação, então as infrações dela serão postas de lado, ela tende a não ser punida como as outras ovelhas pobrezinhas. Eu afirmo isso baseado em informação de um pastor assembleiano, dirigente de igrejas na região oeste da cidade de São Paulo.

• Eisegese assembleiana
A cartilha de "podes-não-podes" criou  novas modalidades de pecados.

Muitas ovelhas que não se curvam aos mandamentos da cartilha de “podes-não-podes” são acusadas de desobedecerem a doutrina de Jesus Cristo. É importante frisar que em nenhuma parte do Novo Testamento existe exclusão igual, esse tipo de ação é atitude estranhíssima dentro da Igreja de Cristo, e totalmente peculiar à denominação em algumas partes do território brasileiro, mas não pertence ao Evangelho, não faz parte do organismo vivo e espiritual que é o Corpo de Jesus Cristo.

Os líderes, querendo sustentar autoridade nesta questão de impor usos e costumes no cotidiano da igreja, fazem exclusões de membros que desobedecem proibições de cortes e pinturas de cabelos, depilação de sobrancelhas, uso de estilo de roupas, uso de jóias ou bijouterias, maquiagem. Para isso, usam textos bíblicos descontextualizados.


É erro grave pensar que desprezar a cartilha de "podes-não-podes" seja pecado; é um erro considerar a cartilha de "podes-não-podes" como doutrina de Jesus Cristo. O Evangelho do Senhor é essencial, insubstituível, é superior aos usos e costumes.
• Motivos de exclusão registrados no Novo Testamento.
Inimizades

Jesus Cristo disse: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” - Mateus 18.15-18.

Nota: Jesus Cristo ensina como tratar quem erra contra nós. Deve ser com amor, com muita benignidade, muita mansidão e humildade. Jesus instrui a usar o respeito, a dar todas as oportunidades para quem está errando se consertar. Primeiro, o cristão precisa tomar a atitude de ir conversar em particular com quem está em erro, depois, caso não houver reconciliação, com duas testemunhas, e, por último, se não houve conserto na relação, levar o caso publicamente para a Igreja.

Sexo ilícito

O apóstolo Paulo escreveu: “Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus” - 1ª Coríntios 5.1-5.

Nota: A mulher envolvida não recebeu exclusão. Mas, o homem sim, ele é apontado como fornicário e abusador da esposa de seu pai! Isso é muito grave, a descrição do caso indica que poderia ser um estuprador.
 

• O anátema dentro da doutrina denominacional assembleiana

E, sem medo de errar, com toda sobriedade, podemos afirmar que, na mente de líderes defensores de usos e costumes, essa cartilha é uma espécie de acréscimo às Escrituras Sagradas . Parece que estes líderes, determinados a excluir ovelhas, fazem a exclusão considerando a cartilha denominacional no mesmo nível de autoridade espiritual que a Palavra de Deus possui.

E, então, nesta prática, extrapolam o que as Escrituras permitem, pois seguem orientações extra-bíblicas quanto ao tratamento dispensado às ovelhas que não são deles, pertencem ao Senhor Jesus Cristo.

E, nessa situação, a Bíblia faz advertências:

“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso” - Provérbios 30.5-6.

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro” - Apocalípse 22.18-19.

• Conclusão
Não estamos fazendo defesa do pecado. Não fazemos defesa de pecado nenhum!

Frisamos que as regras religiosas, inventadas por homens, são iguais panos velhos e sujos, são imprestáveis e nojentas aos olhos de nosso Deus (Isaías 64.6).

A prostituição e lascívia, e outros pecados, são praticados tanto por pessoas que usam quanto pelas que desprezam os usos e costumes denominacionais. A cartilha de "podes-não-podes" não evita que as pessoas pequem, não converte seu praticante em pessoa santa. Só Jesus liberta! Só o sangue de Cristo é capaz de purificar o pecador (1ª João 1.8-9). 


E.A.G.

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

Introdução aos livros da Bíblia Sagrada.
Objetivo ainda em fase de conclusão.

Antigo Testamento
GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute1 Samuel • 2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias