.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

Mostrando postagens com marcador .Política Brasileira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador .Política Brasileira. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de outubro de 2018

Faça sua escolha. Jesus ou Karl Marx? Cristianismo ou comunismo?


Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida.

Ao ler o verbete "caminho" no dicionário Michaellis, encontramos como definição deste substantivo a seguinte explicação:
"1. Qualquer faixa de terreno destinada ao trânsito, de pedestres ou de veículos, que estabelece comunicação e leva de um lugar a outro; atalho, estrada, rua, senda, vereda, via. 2. Distância ou espaço que se percorre para chegar a determinado lugar; itinerário, percurso, rota, trajeto. (...) 5. Modo ou maneira de realizar algo ou atingir um objetivo...".
A descrição que está mais afinada com o sentido que o Novo Testamento quer nos comunicar é a número 5. Jesus Cristo se apresentou a nós como o caminho usando o recurso de linguagem simbólica. Quis dizer que Ele é o modelo comportamental que devemos imitar, nEle encontramos o estilo de vida que precisamos colocar em prática em nossa rotina diária.

Comunistas afirmam que Jesus Cristo possuía discurso socialista, porque ensinou o desapego às coisas materiais e defendia o bem-estar dos pobres. Não temos no Novo Testamento nenhum discurso dele defendendo a abolição da propriedade privada, a interpretação do texto sobre o jovem rico é uma estocada em seu orgulho religioso. A sugestão para aquele jovem vender tudo e dar o dinheiro aos pobres é um toque em sua ferida materialista, caso fosse sua doutrina, estaria contida no Sermão do Monte.

E.A.G.

sábado, 20 de outubro de 2018

A Democracia brasileira é uma charmosa dama que usa par de sapatos altos e fragrância Chanel número 5

Democracia: poucos não sabem o significado deste termo. É "governo do povo". É "a influência do povo no governo de um Estado". É o contrário do sistema político comunista.

O brasileiro demonstrou saber muito bem o significado do termo. E resolveu exercitar a Democracia ao varrer das áreas do Executivo e Legislativo muitas personas que estavam acostumadas a usar o mandato em benefício pessoal e de amigos. E fez a varredura focando em Jair Bolsonaro e no partido em que ele está filiado, o PSL, como meios de encontrar a mudança que o Brasil precisa. No dia 7 de outubro passado, o PSL acordou nanico e foi dormir tendo dimensão gigantesca.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, das 94 vagas existentes, 52 serão ocupadas por novos parlamentares. Em Brasília, na Câmara dos Deputados, do total de 513 assentos, 234 estrearão na legislatura. Destes, grande parte são pessoas que entraram para a política partidária neste ano.

Fato a se pensar, principalmente pelos analistas políticos, é que em 2018 o povo demonstrou confiar em duas mulheres que disputaram pela legenda PSL, cujas personalidades são fortes e darão bastante pautas aos profissionais da imprensa. O Eleitor colocou na Assembleia Legislativa de São Paulo a professora Janaina Paschoal (com um número impressionante de votos); e mandou a jornalista Joice Hasselmann para trabalhar em Brasília, na Câmara de Deputados, dando-lhe 1.078.666 votos.

Como eu gostaria de ver a Joice como presidente da Câmara e a Janaina presidindo a Assembleia Legislativa! Elegância, inteligência e honestidade em prol da cidadania brasileira e paulista. Merecemos.

E.A.G.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Eduardo Suplicy, atingido por fake news ou true news?

Eduardo Suplicy começou sua carreira política em novembro de 1978 sob a legenda Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instalado no país em abril de 1964. Participou ativamente da organização e fundação do Partido do Trabalhadores (PT) em 1980, tornando-se membro da executiva e do diretório nacional. Em novembro de 1982 elegeu-se deputado federal. Foi eleito em fevereiro de 1991 como o primeiro senador petista.

Em 14 de outubro de 2018, foi ao ar pela Globo News três entrevistas realizadas por Fernando Gabeira, com três personalidades da política brasileira, embora não terem sido acusados de corrupção, não se elegeram para o Senado. Miro Teixeira, do partido a Rede em disputa no Rio de Janeiro; Cristóvam Buarque, PPS, de Brasília; e Eduardo Suplicy, do PT, de São Paulo.

Exponho abaixo a terceira entrevista, em forma de transcrição. Tal escolha é porque se trata de uma figura do estado em que nasci e acho que não seria coisa certa relatar na íntegra todos os entrevistados, perguntas e respostas. O site da emissora oferece o conteúdo aos internautas.

Fernando Gabeira - As pesquisas indicavam que a situação era muito boa. Mas de repente houve uma surpresa grande para muitos nessas eleições. Eu li em alguns jornais que você disse que achava que havia sido atingido pela ventania conservadora. Você tomou conhecimento que as coisas estavam se configurando nesse sentido?

Eduardo Suplicy - De fato, houve uma verdadeira ventania, uma onda muito forte no Brasil inteiro, ela fez com que os partidários de convenções muito conservadoras... Eu fui atingido por uma onda de notícias falsas, que foram espalhadas pelo chamado Facebook e outras formas... Pelo YouTube.

Gabeira - Tudo indica que o Facebook e o YouTube e outras plataformas se tornaram o centro das eleições.  Você estava de alguma maneira acompanhando isso? Monitorando mais de perto?

Suplicy - De alguma forma sim. Inclusive, a  minha equipe, a Mônica Dalari, coordenadora da minha campanha e toda equipe de comunicação,  tratou de... Por exemplo, sempre mostrar todos os aspectos positivos dos meus mandatos, tudo que eu fiz ao longo de 24 anos no Senado.

Gabeira - Mas como aconteceu? Quando surgiu o resultado das eleições, você se deu conta logo e uma situação especial, ou não? De um mundo muito mudado, no cenário eleitoral, ,em relação às campanhas anteriores, não é?

Suplicy - Sim. A minha postura como candidato sempre foi a de falar positivamente do que eu fiz, o que eu faço, do que eu defendo, do que eu quero. Infelizmente, dessa vez fui derrubado por notícias não corretas, propagadas por meus adversários.

Gabeira - Observei aqui em São Paulo que os campeões de voto ao Parlamento eles tinham uma presença muito intensa na internet. Não era só uma presença de divulgação. Eles iam, botavam a cara, discutiam, brigavam, iam de um lugar ao outro. Você chegou também a ter essa oportunidade também de ter uma presença intensa, pessoal, tua?

Suplicy (pigarreando e tomando água) - Eu me dei conta da importância disso. Mas inclusive, o que eu posso lhe dizer, em 1978 foi o meu primeiro mandato de deputado estadual, fiz quarenta anos (de atuação política partidária), disputei 12 eleições, perdi 5 e ganhei 7 e ao longo de toda a minha vida pública sempre fui tratado com respeito e carinho pelas as pessoas. Nunca foi tão intenso como nesses últimos 2 anos! Depois que eu perdi a eleição em 2014, também com notícias falsas, que me atacaram muito.

Neste trecho da entrevista, há um corte de edição.

Suplicy (bate na mesa como um gesto de ênfase ao que diz) - E quando chegou 2018 estes eleitores, e por onde eu andava: ah, nós queremos que o senhor volte ao Senado! Então eu ficava super otimista que as coisas iam caminhar bem.

Gabeira parece querer formular nova pergunta, recebe de Suplcy um toque no braço, ele sorri de maneira contida e balança a cabeça demonstrando concordar com a continuidade da fala.

Suplicy (cerra o punho da mão direita e soca a palma da esquerda) - Mas o que eu quero lhe dizer é que fiquei muito entristecido, mas a luta continua. Agora eu vou continuar a batalhar.

Gabeira - Sem dúvida! Isto não tenho dúvida!

Suplicy - Nosso propósito e construir um Brasil justo, fraterno, solidário!

Gabeira comenta que Cristovão Buarque tem como bandeira a Educação e Suplicy a proposta de Renda Mínima, que a ideia parece ser vitoriosa por aparecer na campanha dos dois candidatos ao Planalto. E diz que a ideia é uma ideia vitoriosa, da espécie que não se pode mais voltar atrás.

Suplicy, nesta altura da entrevista, se entusiasma, empunha o seu livro, revela que Francelino Pereira, ex-presidente da Arena e ex-governador de Minas Gerais, deu-lhe a sugestão para que a tornasse compatível com a Lei de Responsabilidade Fiscal. E graças ao conselhos acatado, o programa foi aceito com unanimidade pela Câmara dos Deputados e Senado Federal e ela foi sancionada por Lula em 8 de janeiro de 2004 em uma mega cerimônia, mas falta ainda implementá-la. Revela que se fosse eleito estava disposto a trabalhar pela implementação.

Gabeira - Como você interpreta esta mudanças que aconteceram no Brasil nesses últimos dois anos, que provocaram, se não uma onde de votação, mas também uma onde de transformação na sociedade em termo de enfrentamento e tal?

Suplicy - Na verdade, se trata de uma onda mundial. Acho que também  é preciso ver os erros que aconteceram conosco, com os nossos partidos, com as pessoas que no Congresso Nacional e no Executivo quebraram regras que nunca deveriam ter sido quebradas e qie fizeram com que as pessoas ficassem assim, desapontadas.

Suplicy, aparentemente emocionado, faz gesto de bater punho cerrado sobre mesa. Continua a falar: E eu quero muito, batalhar ainda, até 2020 como Vereador. E vou continuar também a minha batalha no Brasil, junto aos que estiverem no poder Executivo, para instituírem para valer a renda básica.

Gabeira - Daqui a dois anos tem uma nova eleição para Senador!

Suplicy - Bem, tudo pode acontecer.

Gabeira - A família não vai deixar não é?

Suplicy - Vamos ver, que sabe... Quem sabe já esteja até instituída a renda básica e eu pretendo colaborar! 

Gabeira (interrompendo o entrevistado que demonstra novo entusiasmo): Tem muita luta pela frente! Obrigado!

Suplicy (apalpadela no ombro de Gabeira e troca apertos de mãos): É uma alegria te receber.

Fonte: Globo News / Globo Play https:/ /globosatplay.globo.com/ globonews/ v/ 7087980

_______

Opinião:

Eduardo Suplicy teve sua imagem associada, na mente do paulista e do paulistano, como o político que protege uma turba de pessoas que promovem transtornos contra a população. Entendo que esta s duas conexões fizeram com que perdesse eleições ao Senado Federal. Os casos antecederam as Eleições de 2018, ficaram registrados em redes sociais e acessos quanto as eleições chegaram.

É dito que o brasileiro não tem memória. Quando isto é uma verdade, não se leva em conta que este eleitor tem internet. Eduardo Suplicy apareceu em telejornais e foi pauta de sites de notícias da internet, cujas pautas falaram de suas participações ao lado de movimentos que promovem invasões de propriedades privadas e de bailes funks.

Gabeira - Eduardo Suplicy, atingido por fake news ou true news?

TSE negou pedido de Haddad para retirar vídeo de Bolsonaro que o denúncia como comunista aliado de Maduro


O Tribunal Superior Eleitoral manteve no Horário Eleitoral Gratuito a denúncia que Bolsonaro faz com relação a Haddad.


O ministro Luís Felipe Salomão, decidiu negar dois pedidos da coligação do petista. A coligação comunista alegou que a propaganda de Bolsonaro atinge a honra de Haddad e marca de forma negativa o projeto de governo e a trajetória do PT.


É tudo verdade o conteúdo publicado por Bolsonaro! E por este motivo o magistrado indeferiu a solicitação dos assessores da campanha lulista. É verdade que Haddad é um comunista da mesma laia de José Dirceu e Nicolás Maduro, embora agora disfarce escondendo seu comunismo usando o verde e o amarelo. É óbvio que se as afirmações fossem mentira, o espaço do Bolsonaro, no Horário Eleitoral, poderia ser ocupado pelo PT para desmentir o conteúdo.


Após a liberação de veiculação pelo TSE, essas verdades serão expostas aos eleitores muitíssimas vezes. Assista ao vídeo que o PT quis censurar, e se quiser, compartilhe-o.


Fonte: Estadão - coluna Conteúdo; Rafael Moraes Moura; de Brasília -15/10/2018, às 18h34.

domingo, 14 de outubro de 2018

Eleição 2018 - Carta Aberta aos eleitores de Fernando Haddad

E aí, seu professor de história te ensinou ou te doutrinou?

Muito me intriga as pessoas que costumam argumentar contra o regime/ditadura militar no Brasil, que enchem a boca e estufam o peito para falar sobre o assunto, mesmo as que tenham nascido após o término do regime. Essas mesmas pessoas apontam o dedo para alguém que se diz eleitor do Bolsonaro e dizem:

-  Fascista!!! Não estudou história não?? Não sabe o que os militares fizeram? Não sabe das torturas? Não sabe das perseguições políticas? Não sabe dos desaparecidos? E por fim, elas dizem: eu não voto em quem dissemina e faz discurso de ódio, em quem apoia tortura e torturador, em quem apoia a ditadura e em quem não prioriza as minorias, em quem põe em risco a democracia.

Então essas pessoas escolhem apoiar um partido de esquerda, socialista, coligado com o partido comunista, e que quer criar a URSAL: União das Repúblicas Socialistas da América Latina (uma nova versão da antiga URSS).

Só que aí, dessa vez sou eu quem pergunto:

Vocês não estudaram história não? Ou vocês pularam essa parte propositalmente? Ou faltaram nessa aula? Esse capítulo foi arrancado no livro de história? Bom, vai ver vocês não gostavam de história mundial, sei lá.

Para vocês da turma “paz e amor” que perderam parte tão importante da história mundial do século XX, deixo aqui alguns comentários.

1- Vocês que estufam o peito dizendo que não apoiam a ditadura, peço então que me respondam algumas perguntas. Para quem não sabe, coloco a resposta na sequência.
• Fidel Castro era quem? Ditador em Cuba. • Josef Stalin era quem? Ditador da URSS.
• Mao Tsé Tung era quem? Ditador na China.
• King Jong Un é quem? Ditador da Coreia do Norte.
• Hugo Chavez era quem? Ditador na Venezuela.
• Nicolás Maduro é quem? Ditador na Venezuela.
• Teodoro Obiang Nguema é quem? (“Presidente” de Guiné Equatorial há 39 anos).
• José Eduardo dos Santos era o que até 2017? Ditador de Angola. • Robert Mugabe é quem? Ditador do Zimbábue.
• Denis Nguesso é quem? Ditador do Congo (país mais miserável do continente africano).
• Ali Bongo é quem? Ditador do Gabão.
O que esses países têm em comum, além do totalitarismo? Todos são países com regimes apoiados pelo PT (vale lembrar que URSS foi extinta) e/ou que possuem a mesma ideologia que o PT, PC do B e PSOL. Sim, ditaduras apoiadas pelo PT (tanto no governo Lula quanto no Governo Dilma) e em muitos casos financiadas com o dinheiro do imposto pago pelo contribuinte brasileiro.

Mas agora você diz que não vota no Bolsonaro porque ele apoiou a ditadura que acabou mais de 30 anos atrás, mas vai votar em um partido que apoia TODAS as ditaduras citadas acima? Alguém me ajude aqui porque não estou encontrando a lógica. Por favor, alguém disposto a me ajudar? Alguém? Ninguém.

2- Para a turma do “paz e amor”, que enche o peito falando sobre os mortos e desaparecidos do regime militar, vocês sabiam que de acordo com os números apresentados pela Comissão Nacional da Verdade, criada pela então presidente Dilma Roussef para apurar os crimes cometidos durante o regime militar, em relatório entregue a essa, o total entre mortos e desaparecidos no Brasil de 1964 a 1985 foi de 434 pessoas? Deste total, 210 refere-se a desaparecidos durante o regime. Agora, se vocês me permitem, gostaria de apresentar um número adicional.

Cento e quinze mil. Esse é o número de mortes em decorrência da ditadura cubana, direta e indiretamente. A ditadura cubana inclusive é tida como a mais letal das Américas. Isso significa que a ditadura cubana matou aproximadamente 260 vezes mais que a ditadura brasileira.

Sabe aquela ditadura do companheiro Che Guevara? Do Fidel Castro? O mesmo que saiu em tantas fotos com Lula e Dilma? Sim, é essa ditadura mesmo. Já pesquisaram quantas pessoas o companheiro “paz e amor” Che Guevara mandou executar? Não? Sugiro que façam isso.

3 - O partido de Manuela D'avila, vice-presidente na chapa do Haddad, é o PC do B, que, acredito eu, a turma “paz e amor”, tão esclarecida intelectualmente, deve saber bem. Significa Partido Comunista do Brasil.

Sem entrar em detalhe sobre o que o comunismo significa ideologicamente, apresento a vocês, pessoas tão do bem, tão amorosas e tão intelectualizadas, alguns números decorrentes dos regimes cuja ideologia política é a mesma do partido da possível futura vice-presidente do Brasil: o comunismo.
• 20 milhões de mortes na União Soviética
• 1 milhão de mortes no Vietnã
• 2 milhões de mortes no Camboja (Khmer Vermelho)
• 2 milhões (oficiais) na Coreia do Norte (os números são maiores já que o regime persiste na Coreia do Norte até hoje)
• 2,4 a 12 milhões de mortes na Ucrânia (Holodomor, mais conhecido como holocausto ucraniano, referente ao total de ucranianos que foram deixados morrer de fome pelos soviéticos russos)
• 1,7 milhões de mortes na África
• 1,5 milhões de mortes no Afeganistão
• 65 milhões de mortes na República Popular da China (eita, mas o tio Mao Tsé era fraco não)
• Além da Ucrânia, 1 milhão de mortes nos estados comunistas do Leste Europeu.
Vou me poupar da matemática e esperar que a turma do “paz e amor” faça aqui as contas do total de pessoas mortas pelos comunistas no século XX. Sabem quantas mortes pesam nas mãos dos nazistas? Especialistas trabalham com um número entre 5 e 6 milhões. Eu fico com a maior estimativa, que ainda é menos de 1/10 do que ocorreu só na China, nas mãos dos comunistas.

Mas pera aí, como fica agora turma do paz e amor? Chocados?? Ou vale tudo para implantar a ideologia defendida pelo teu professor de história no colégio/faculdade, inclusive ignorar propositalmente mais de 100 milhões de mortes ocorridas nas mãos dos comunistas? Opa, não me aguentei e fiz as contas por cima.

4 - Ainda para turma da “paz e amor”, e “tudo pelo direito das mulheres”, “abaixo o machismo”, eu gostaria de perguntar uma coisa: vocês já pesquisaram a quantidade de estupros do Che Guevara? Nãooooo??? Deveriam. Além disso, coloco mais algumas curiosidades:
• No regime de Mao Tsé Tung, militares chineses invadiam as casas com a justificativa de ensinar as crianças sobre o Livro Vermelho. Sabem quantas crianças foram estupradas nessa prática? Não? Sugiro que leiam “As boas Mulheres da China”, por XINRAN.
• Vocês sabiam quantas mulheres caem por dia nas mãos de traficantes de mulheres chineses enquanto fogem da fome e da inanição na Coreia do Norte? Não? Sugiro que leiam “Para Poder Viver”, de Yeonmi Park.
• Vocês sabiam que as mulheres no Camboja eram estupradas e depois tinham os seios cortados (para serem impedidas de amamentar) e eram jogadas ao relento para apodrecerem até a morte no regime do Khmer Vermelho? Não? sugiro pesquisarem sobre Nuon Phali e como ela deu a vida para ajudar mulheres a escaparem do regime comunista no Camboja.
5 - Para a turma “paz e amor” que enche a boca falando sobre os nazistas, suas práticas de genocídio e que não perdem a oportunidade de visitar Auchwitz quando vão à Polônia, e ler “O Diário de Anne Frank” (por sinal um dos meus livros favoritos) eu tenho uma pergunta: vocês já ouviram falar sobre os Gulags? Não?

Gulags são os campos de concentração e extermínio na União Soviética, no regime comunista. Sugiro que leiam “Arquipélago Gulag” de Alexander Soljenistin para saberem um pouquinho mais sobre eles. E em “Para Poder Viver” vocês também saberão um pouco sobre os campos de concentração e extermínio que ainda existem na Coreia do Norte.

6 - À turma “paz e amor” que luta ferrenhamente pelos direitos LGBT e que se consideram de esquerda por se sentirem amparados e “apoiados” nas suas escolhas, pergunto:
• sabiam que Marx e Engels consideravam a homossexualidade uma “degeneração decorrente do capitalismo e facilmente curável pelo socialismo”? Sim, eles já acreditavam e inclusive defendiam a cura gay. E vocês por aí achando que isso era invenção do Marcos Feliciano né?
• Sabiam que o comunista Máximo Gorki, em seu ensaio, “Humanismo Proletário” em 1934, afirmou “exterminem os homossexuais e o fascismo desaparecerá”?
• Sabiam que estudiosos de esquerda, entre eles Jean Paul Sartre publicaram teorias pseudos sexuais vinculando fascismo à homossexualidade?
• Sabiam que o pior momento para os homossexuais no século XX foi quando Stálin chegou ao poder, devido à brutalidade comunista na repressão ao homossexualismo?
• Sabia que o escritor cubano gay Reinaldo Arenas descreve como começou a perseguição aos homossexuais cubanos após a Revolução Cubana, inclusive com execuções e envio de homossexuais para campos de concentração?
Mas, a esquerda não é a favor do movimento LGBT? Não meus amigos, não é nem nunca foi. Para eles essas pessoas não passam de massa de manobra. Nos regimes socialistas / comunistas gays, lésbicas e simpatizantes foram perseguidos, presos, enviados para campos de concentração e executados. Inclusive com relatos de que esse tipo de execução era um dos passatempos favoritos do Che Guevara.

Pois é, a verdade dói, não é?

7. Agora, Fascismo mata? Sim. Racismo mata? Sim. Machismo mata? Sim. Homofobia mata? Sim. Xenofobia mata? Sim. Mas a sua ignorância disfarçada de pseudo intelectualidade histórica como justificativa para votar em partido de bandido mata muito mais.
• Mata muito mais porque você vota em quem rouba e tira dinheiro da saúde
• Mata muito mais porque você vota em quem rouba e tira dinheiro da segurança pública.
• Mata muito mais porque você vota em quem rouba e tira dinheiro da educação, perpetuando a tua ignorância e a dos outros.
muito mais porque você vota em quem rouba e tira o alimento da tua mesa, perpetuando a miséria, se não a tua, a dos outros.
• Mata muito mais porque enquanto eles roubam, eles estimulam a divisão e a violência entre as classes, e essas matam entre si.
Enquanto eles roubam e você fica de mimimi sobre a tua notória experiência no campo intelectual da tortura , milhares são torturados nesse momento nas filas dos SUS sem atendimento médico, morrendo em corredores de hospitais, de infecção hospitalar, por causa de médicos despreparados e sem equipamentos.

Enquanto eles roubam e você fica expondo teu doutorado sobre a ditadura, seus mortos e desaparecidos, milhares são torturados e mortos por bandidos e armas de fogo, sequestrados, e desaparecem. Eles roubam e roubam e se deleitam com isso, enquanto pais perdem seus filhos, mulheres perdem seus maridos, crianças ficam órfãs, família são torturadas todos os dias. E sem chance de justiça.

Enquanto eles roubam e você fica explanando tua superioridade pelo teu ativismo feminista, sobre “meu corpo minhas regras”, “viva o aborto” e arrancando a roupa em via pública, defecando e enfiando crucifixo no cu, milhares de mulheres são estupradas no Brasil inteiro e nada vai acontecer porque o partido em quem você vota defende bandido e estuprador porque ele é vítima da sociedade e não você vítima da bandidagem. Milhares de crianças são abusadas sexualmente mas nada vai acontecer com os pedófilos porque o partido que você vota defende que pedofilia é doença e não crime.

E enquanto você fica aí pregando todo o teu conhecimento sobre liberdade, democracia, e mostrando teu ativismo usando ‘Elenão’, o partido que você vota declara abertamente que fará censura das mídias sociais, convocará uma nova constituinte, acabará com a autonomia dos órgãos investigadores, desmilitarizará a polícia e tomará o poder à força, se preciso for.

Enquanto você trabalha 6 meses do ano para pagar imposto e vive mal e porcamente com o teu salário, quase sem conseguir pagar as contas, parcelando tua compras no cartão de crédito e crediário em 20x com juros, (isso quando você não faz parte dos 14 milhões de desempregados), eles vivem no luxo e na ostentação com o teu dinheiro, o dinheiro que desviaram do teu imposto, o dinheiro fruto do teu trabalho mas que você nunca vai receber.

Enquanto eles te roubam o dinheiro e a dignidade, você também será roubado nas ruas (e sairá vivo com sorte), e não terá a quem recorrer porque a polícia foi desmilitarizada pelo partido que você vota. E quando eles acharem que não roubam o suficiente, vão aumentar teus impostos para te roubar mais ainda, e você mais uma vez não terá a quem recorrer porque o partido que você vota limitou o poder de investigação do Ministério Público, da Polícia Federal e a ação dos juízes, para que eles que te roubam todo o tempo não sejam condenados novamente, NUNCA MAIS. E você também não terá para onde correr e como se proteger dos bandidos nas ruas porque o partido que você vota esvaziou os presídios libertando bandidos condenados para andarem livremente por aí. E nem preso em casa você estará em segurança.

E por fim, enquanto você paga R$30,00 no quilo da carne no Brasil (para quem tem condição de pagar), no país vizinho eles se matam para comprar carne podre no mercado, e quando não matam cães, gatos e pombos, para ingerir proteína, e isso porque alguns anos atrás eles votaram num partido com a mesma ideologia política que o teu e apoiado pelo partido que você vota.

Mas afinal eu não sei nada de história. Quem sabe são vocês.... Paz e Amor)

Fonte: Texto de L. C. L. Cal. Liverpool, Inglaterra via Valquiria Castro  no Facebook - https: //bit.ly/ 2IZz1AY

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Militância de esquerda veste verde e amarelo, usa bandeira do Brasil e distribui capim ao povo de Recife - PE


Haddadzinho paz e amor? Lula escondeu a bandeira vermelha com o desenho da foice e do martelo, introduziu o slogan Lulinha Paz e Amor em sua campanha e ganhou a eleição em 2003. Agora em 2018, os publicitários que coordenam a corrida ao Planalto de Haddad estão repetindo o que já deu certo para o PT no passado. Porém, nos dias atuais o Brasil é outro. Aguardamos desfecho diferente.

Nesta fase da campanha eleitoral em segundo turno, militantes de esquerda vestiram verde e amarelo, empunharam bandeira do Brasil e foram às ruas de Recife distribuir capim dizendo que estavam à mando de Jair Messias Bolsonaro, presidenciável do PSL que aponta em primeiro lugar nas intenções de voto.

Não é surpresa para mim que tenha aconteido. Pernambuco é o único estado do nordeste que não colocou Fernando Haddad em primeiro lugar nas urnas, Os militantes petistas estão com raiva dos eleitores pernambucanos por este motivo.

Sinceramente, acredito que atitude assim tem efeito bumerangue, volta para quem a lançou. Penso que Pernambuco sente a dor do brio atacado, percebe que a sua inteligência está sendo considerada abaixo da capacidade que ele tem para raciocinar. Não se deixará enganar por uma encenação tão pobre e tão grotesca como esta e tão aviltante quanto aquelas manifestações na Avenida Paulista (SP), quando anarquistas usaram símbolos católicos de maneira desrespeitosa. Com certeza, o nordestino pernambucano responderá na urna.

O marxismo tem como mola propulsora a promoção da anarquia. Mais um motivo para os brasileiros desprezarem o Partido dos Trabalhadores e o candidato Fernando Haddad no próximo dia 28 de outubro, quando haveremos de votar outra vez. Rejeitemos com civilidade, com ordem e decência, pressionando o número 17 quando estivermos na cabine eleitoral e façamos Jair Messias Bolsonaro o próximo presidente do Brasil.

Relembremos: "a mensagem dura suscita a ira, enquanto a branda desvia o furor", escreveu o sábio rei Salomão (Provérbios 15.1).

E.A.G.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Atentados políticos: ações violentas e reações mais violentas ainda?

Adriano Costa e Silva é major do Exército, tem 24 anos de atuação na carreira militar, tendo sido formado pela Academia Militar das Agulhas Negras. Costa e Silva, com atividades em São Paulo; exerceu a profissão acadêmica de professor universitário em disciplinas ligadas à administração. É apontado pelos Institutos de Pesquisa na quarta / quinta posição no quesito intenção de votos por eleitores paulistas. Sua candidatura está entre outras que não recebem quase nenhuma atenção da Imprensa. Por conta do sistema político eleitoral, não lhe deram nenhuma oportunidade de comparecer aos debates de televisão.

Costa e Silva e  Fátima Pérola, cabo da Polícia Militar do Estado de São Paulo e vice na chapa Democracia Cristã.
Reprodução: Instagram
O automóvel do candidato ao governo de São Paulo Major Costa e Silva, do partido Democracia Cristã (DC), número 27 na urna eleitoral, perto das 21 horas, foi alvo de tiros na noite de quarta-feira passada, dia 3, na estrada da Cooperativa, no jardim Santo Antônio, em Ribeirão Pires (SP), quando voltava de um evento político. Duas motos atravessaram o caminho do veículo e dispararam em sua direção. O carro saiu da estrada, capotou e caiu em um córrego.

Dentro do Pajero prata, apenas Costa e Silva e o assessor Hamilton da Silva Munhoz, que estava atrás do volante. O assessor foi atingido por um tiro. O disparo não o feriu porque usava colete a prova de balas. O candidato e o assessor tiveram apenas ferimentos leves. O assessor disparou contra os agressores, que se evadiram do local.

Reportagem da Globonews, veiculada hoje em sua grade de programação, mostra Fátima Pérola, cabo da Polícia Militar do Estado de São Paulo e vice na chapa estadual do partido Democracia Cristã, revelou que Costa e Silva recebia ameaças anônimas por telefone. “Ao final da tarde, tomamos um café, ele expôs para mim que estava preocupado com algumas ameaças que estavam acontecendo... A família e nós estamos muito preocupados. Vamos aguardar as investigações de praxe.” - disse ela com fisionomia consternada.

O automóvel estava caracterizado com banner de campanha eleitoral, nos vidros traseiro e laterais, o que leva a crer que a motivação do ataque era política. É claro que não podemos "bater o martelo", não somos juízes, mas há uma suspeita muito forte de que esta ocorrência é uma ação que tem a ver com gente da esquerda radical, isso há!

Por quê? Lembremos das palavras do petista José Dirceu, ditas na semana passada disse ao El Pais. O petista corrupto declarou o seguinte: " é uma questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição” - afirmou ao jornal.

O elo comum entre o ataque contra Bolsonaro e contra Costa Silva é que ambos têm passados ligados ao Exercito. Também há em comum nos dois crimes o fato de os agentes de ataques fracassarem em seus intentos.

Eu acredito que o atentado contra Costa e Silva e contra Jair Bolsonaro - a facada cometida por Adelio Bispo de Oliveira em Juiz de Fora (MG) no dia 6 de setembro passado - são ações violentas que levarão às reações com uso de força intensa, caso não aconteça justiça rápida e à contento contra os agressores. Eu penso que tais investidas contra gente do Exército não serão tratadas apenas como meras pautas jornalísticas a contar vítimas, como ocorre com os policiais cariocas, mortos como se fossem moscas inconvenientes e agressores letais continuando livres sem punição alguma.

Usemos a fé. Voltemos o coração para Deus, para que Ele intervenha, não permitindo que os maus continuem promovendo ativismo político de guerrilha e dessa maneira roubem a paz dos brasileiros.

E.A.G.

domingo, 30 de setembro de 2018

Ana Cristina ex-esposa de Jair Bolsonaro fez graves acusações contra ele e arrependida sobre o que disse revela ter mentido

Bolsonaro segue na dianteira das pesquisas de intenção
de votos ao Planalto e recebe ataques de adversários de
campanha e também da mídia que milita pelo viés 
da ideologia marxista.
Na edição de sábado, 29 de setembro, o #JornalHoje trouxe aos seus telespectadores uma entrevista de Ana Cristina Siqueira Valle, a ex-esposa de #JairBolsonaro, presidenciável do #PSL, alvo da matéria de capa da revista #Veja deste final de semana. A pauta da revista semanal relata um processo aberto em abril de 2008, no qual a ex-mulher do candidato à Presidência disputava com ele a guarda de um filho dos dois, hoje com 20 anos, e pedia pensão alimentícia. A revista relata que, Ana Cristina alegava que Bolsonaro se recusava a fazer a partilha justa dos bens.

Em evento de campanha eleitoral, usando camiseta com publicidade em favor da campanha eleitoral de #Bolsonaro, Ana Cristina revelou-se em entrevista cedida ao #JornalHoje, da #TVGlobo.

Com aparente espontaneidade, Ana Cristina declarou possuir temperamento forte, e impulsionada pelo sentimento de mágoa, ter falado besteiras no processo litigioso de separação conjugal protocolado por ela há dez anos atrás. Negou enfaticamente todas as acusações que fez contra o ex-marido.

Primeiro, desmentiu a si mesma sobre a renda de Bolsonaro ser acima de cem mil reais, quando na realidade o salário de deputado federal e benefícios como militar da reserva girava em torno de trinta e cinco mil. Esta acusação causava suspeita de pagamentos não declarados e atividade ilícita por parte do então parlamentar.

Em segundo lugar, Ana Cristina esclareceu sobre a acusação contra Bolsonaro, que também fez constar nos autos do mesmo processo, sobre o furto em cofre alugado por ela em uma agência do Banco do Brasil situada no estado do Rio de Janeiro. Na demanda judicial, Ana Cristina afirmou que em 26 de outubro de 2007 Bolsonaro havia retirado seus pertences ali guardados - joias avaliadas em R$ 600 mil; 30 mil dólares; e 1 milhão de reais, sendo 200 mil em dinheiro vivo.

Na ocasião em que deu falta dos pertences, no mesmo dia ela abriu boletim de ocorrência. Agora, em 29 de setembro de 2018, Ana Cristina voltou atrás em sua acusação contra Bolsonaro. Para a reportagem da TV Globo ela disse que a denúncia de dez anos atrás é uma inverdade, disse que o autor da ladroagem é um funcionário do Banco do Brasil, chamado Alberto Carraz, filmado pelas câmeras da instituição bancária cometendo o delito e que está preso por comete-lo.

 Existem diversas reportagens na internet sobre a violação e aprisionamento de Carraz, que na época do ilícito era gerente da agência. O gatuno engravatado subtraiu bens de muitos cofres, não lesou apenas um cliente. Depois da acusação, Ana Cristina foi chamada para prestar depoimento duas vezes e não compareceu e a investigação foi arquivada pela polícia.

Há uma década atrás, Ana Cristina também alegou que Bolsonaro era um marido e pai agressivo. Para a reportagem do Jornal Hoje ela desmentiu isso: "Ele nunca foi explosivo. Jair é um bom pai, bom ex-marido, boa pessoa, nunca me agrediu. Falei besteiras, sim, num momento de muita raiva."
Ainda, além destas imputações caluniosas, Ana Cristina afirmou em 2008 no processo litigioso de separação, que Bolsonaro recebia cerca de 100 mil reais por mês, sem apontar a origem desse valor. Na época, o salário do então deputado federal era de R$ 26,7 mil e o provento como militar da reserva de R$ 8,6 mil, então a inverdade passou a ideia equivocada de que o parlamentar mantinha uma vida financeira incompatível com os vencimentos como político e capitão da reserva. Sobre isso, a assessoria de Bolsonaro se pronunciou informando que houve um processo na Procuradoria-Geral da República que investigou a vida inteira do candidato e não descobriu nenhuma irregularidade nesta questão.

Opinião do Editor deste blog:

Sobre a Veja: observando o passado desta revista em período pré-eleitoral, notamos com clareza que possui enorme avidez para interferir no resultado das eleições, sem se ater com o compromisso de publicar apenas a verdade dos fatos. Candidatos e eleitores são prejudicados com suas publicações contendo mentiras, quando a verdade vem à tona é tarde demais porque a eleição terminou.  Tal atitude da Veja não é jornalismo sério, é contra a lisura democrática e deveria receber o peso da lei com todo rigor e nenhuma brandura.

Parte da Imprensa parece não ter percebido que as coisas mudaram após o advento da internet. O jornalismo escrito e falado, seja via rádio ou televisão, não se consiste mais de vozes empostadas acima de seus leitores, ouvintes e telespectadores. Agora, a comunicação de internautas rebate tudo o que é duvidoso, critica e despreza sem dó alguma quaisquer jornalista que realize seu trabalho fraudulentamente. E é obvio que o resultado da fraude não leva ao prêmio Esso, mas ao descrédito e desprezo do público-alvo. Credibilidade pode ser comparada ao oxigênio na carreira jornalística.

Sobre o comportamento de Ana Cristina: é digna de toda admiração a atitude corajosa desta mulher ao buscar restabelecer a verdade dos fatos. E temos nesta história a lição de que nenhum de nós deve agir quando a ira se faz presente em nossas vidas. Quando a cabeça não pensa, o corpo padece; ela deve ter sofrido muito no passado por desvirtuar a realidade contra o pai de seu próprio filho.
  
E.A.G.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Atitude coerente: cristão não vota em candidatos que possuem sentimentos anticristãos

Jair Bolsonaro
Carreira política em sintonia com o cristianismo autêntico.
Como definir o sentimento anticristão em poucas palavras? 

O anticristianismo partidário se revela nas atitudes dos políticos que defendem ações que a Bíblia Sagrada condena. 

É incoerência dizer que é crente em Deus e em Jesus e votar em quem é anticristão. É preciso ter o máximo cuidado, evitar eleger candidatos que possuem disposição de defender as causas esquerdistas. Os candidatos anticristãos estão em campanha eleitoral, mas em tempo de campanha escondem o anticristianismo que trazem no coração.

Nenhum cristão pode cometer o erro absurdo de votar em candidatos que apoiam o aborto, liberação de drogas, ideologia de gênero, que usam o mandato para atrapalhar a liberdade religiosa do povo brasileiro.

Nessa eleição, o PT, o PSOL e todos os partidos de esquerda precisam diminuir os quadros de deputados federais e senadores. Não eleja candidatos desses dois partidos. 

Eu voto em Jair Bolsonaro para presidente nesta eleição de 2018. Ele é favorável ao concebimento da vida em toda gravidez, reage com muita contundência contra os projetos da ideologia de gênero, da liberação de drogas. Jamais usou as gestões nas quais foi eleito ao parlamento, para atrapalhar o crescimento de religiões em território nacional. Por este motivo, sugiro a todos os cristãos, aos evangélicos e aos católicos, votarem em Bolsonaro.

Para mim, Bolsonaro não é o salvador da pátria. É apenas alguém que possui a visão de Brasil que mais se aproxima dos ideais do cristianismo. E este perfil vale o voto de todos que não comungam das ideias marxistas.

Ser cristão é ser seguidor de Cristo. Karl Marxs morreu, seus restos mortais apodreceram, porque foi um ser humano como é você e eu. Jesus Cristo morreu e ressuscitou e está ao lado do Pai e breve arrebatará os fiéis. Não sigo Marx e seus discípulos porque quero morar no céu!

E.A.G.

sábado, 15 de setembro de 2018

Padre Marcelo nega autoria da mensagem de alerta sobre o voto em políticos da esquerda marxista e Apóstolo Rina diz foi eu quem falei

Áudio viraliza no WhatsApp como se a mensagem, falando sobre política, fosse de autoria do Padre Marcelo Rossi.

O católico usou as redes sociais, por meio de vídeos, para negar ter se expressado assim. "Eu não me meto em política", disse, E chamando a atenção para uma imagem de escultura atrás dele, enfatizou: "Estou na presença da santa, e digo que não sou eu quem fez isso...".

Após o desmentido, o líder da Bola de Neve Church, Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, conhecido como Apóstolo Rina, se apresentou afirmando ser o autor da fala, mas dizendo que seu objetivo era manter o conteúdo em núcleo restrito. Segundo ele, não havia interesse de publicar abertamente o seu discurso. O material teria chegado às redes sociais sem o seu consentimento.

O conteúdo esteve disponível na internet por algum tempo. Apesar de ser retirado da rede de computadores, apesar de ser classificado como notícia falsa (fakenews), o áudio continha argumentos políticos interessantes, dignos da reflexão de todos os eleitores brasileiros.

E.A.G.

Eleições 2018: Não basta fazer presidente com ideal cristão, eleja senadores e deputados federais com as mesmas ideias


Esta postagem é resultado de uma troca de pensamentos entre eu e uma pessoa evangélica que faz parte do meu grupo de contatos no Facebook. Transfiro para cá a conversa, com o objetivo de ampliar a visualização daquilo que conversamos. Entendo que esse transporte levará muitos eleitores à conscientização, aqueles eleitores que ainda não construíram uma opinião sobre este assunto.

Este artigo é um tênue resumo e leve adaptação aos leitores do Belverede. Omitirei o nome do meu amigo, porque não pedi licença para apresentá-lo neste blog.

Postagem enviada a mim:
“A História e a Bíblia já nos mostraram que a união de Estado e Cristianismo nunca deu certo. Nem precisa consultar a História, mas a realidade brasileira, quando vemos políticos evangélicos presos ou cassados por corrupção, como são os casos do Cunha (sic) , Cabral (sic), Garotinho, parte dos anões do orçamento etc.”.
A minha resposta: 

Só para constar, não pretendo debater contigo. Apenas apresentamos um ao outro conceitos, noções, informações, com o objetivo comum de fazer conhecido os meios que acreditamos ser possíveis ao combate de problemas que desejamos que tenham um fim.

Laico; laicista; laicidade. A raiz é a mesma para essas palavras, mas o sentido entre elas difere. Mais, para você pensar: estado; nação. Estas duas palavras tem conotação diferente mas se envolvem, intrinsecamente, em diversos assuntos. Isso gera confusão até em algumas "mentes brilhantes" que abordam questões sobre religiosidade e ateísmo no campo da política, e causa náusea em muita gente que os escuta. Misericórdia, Senhor!

A argumentação sobre o Estado estar desligado da religião não é algo que eu esteja contra. Não desejo que o Brasil se torne um país regido por doutrinas de uma determinada instituição religiosa. Os esquerdistas usam esse argumento dizendo que os cristãos, católicos e evangélicos, têm este objetivo. Não é verdade. A realidade é que os cristãos são cidadãos brasileiros e nessa condição possuem o direito a se candidatar e a votar em candidatos que estejam alinhados com os ideais do Cristianismo. É sabido que o Cristianismo não obriga a todos a serem crentes. Ser crente é ser portador da fé na existência do Criador e no poder de Jesus como Senhor e Salvador pessoal e nem todos possuem tamanha convicção.

Com todo respeito, considero ser uma ingenuidade haver cristãos que abracem essa argumentação de políticos filiados a partidos que professam abertamente defenderem a ideologia marxista de esquerda. Por quê? Porque o objetivo dessa posição é estabelecer a doutrina marxista no Brasil, tomar conta de tudo, e isso significa erradicar o cristianismo do nosso território brasileiro. Cristianismo e marxismo são como óleo e água, a luz e a escuridão, não cabem no mesmo espaço! Apoiar político de esquerda é o mesmo que abrir a porta de casa e deixar o inimigo passar regras de comportamento para nossa esposa, filhos e a nós mesmos. Quem usa a inteligência, só dá liberdade de ação aos amigos.

Sobre políticos que se apresentam como cristãos e têm nomes envolvidos com escândalos e crimes comprovados pela Justiça. Digo a você e a todos que não podemos partir para a generalização, tratar alguns como se fossem todos. Se uns erraram, não significa que todos são motivados por intenções erradas. Ora, não é apenas no campo político que aparece a fruta podre entre as frutas frescas; o sujeito desonesto entre pessoas decentes. Tenho como exemplo disso a experiência de Jesus, quando escolheu seus doze apóstolos.

Enfim, se os eleitores católicos e evangélicos em eleições passadas confiaram em candidatos que não mereceram sua confiança, a atitude correta é procurar outro candidato que apresente projetos que não se cocham com o ideal cristão. Preferencialmente, quem possua um passado de enfrentamento às organizações esquerdistas que pretendem implementar a liberação de drogas, liberação do aborto, impor a ideologia de gênero contra nossas crianças, criar leis que diminua a liberdade religiosa em território nacional.

Segunda postagem enviada a mim:
"Jesus falou que o mundo jaz do maligno. ´Só isso já basta para estar afastado do sistema eleitoral. Além disso, a Biblia nos mostra claramente que a missão da Igreja é ganhar almas para o Reino de Deus, não é mudar o mundo Quem vai mudará o mundo é Cristo, quando estabelecer o governo teocrático durante o Milênio".
Respondi assim:

A sua citação bíblica é esta aqui: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno" -  1 João 5.18, 19 (ARC).

Em 1 João 5.18-19, temos a informação que o "mundo" se encontra no maligno. Esta palavra é a tradução do vocábulo grego. Mas antes de falar mais sobre os termos "mundo"" e "kosmos", abordaremos outras palavras gregas traduzidas como "mundo", para fazer um contraponto importante nesta reflexão.

Muitas vezes no Novo Testamento "mundo" está vertido do termo "aiõn". Originalmente a palavra "aion" é usada para indicar a duração da vida, para descrever  a eternidade, falar de uma época, ou mesmo determinar intervalo de tempo. Aplica-se com o significado de ‘fim do mundo’ (Mateus 13.49); "este mundo" (idade), e o "século vindouro" (Mateus 12.32; Marcos 4.19; Lucas 18.30; Romanos 10.18).

Outra palavra traduzida ao português como "mundo" é "oikoumene". Está nas passagens de Hebreus, capítulo 1, versículo 2,  capítulo 11 e versículo 3. O termo traz o significado de "o mundo criado pelo Filho e habitado pelos seres humanos", ocorre em Mateus 24.14; Lucas 2.1; Atos 17.6; Apocalipse 12.9.

Agora, pontuamos as palavras "jaz", "maligno" e "mundo", usadas em 1 João 5.18-19:

A palavra "jaz" tem ligação com "jazer", que significa estar deitado por conta de doença ou estar morto. Cristo se apresenta como o Pão da Vida e o apóstolo João escreveu que aquele que não tem o Filho não tem a vida  (João 6.48; 1 João 5.12). Espiritualmente, o mundo sem Cristo está morto e se encontra sob o controle do maligno, que é Satanás.

Maligno: Em medicina, o termo descreve doenças que podem levar o paciente ao óbito. Em conversas informais, é usado para apontar o indivíduo propenso a praticar maldades. Na teologia, define a pessoa má e perversa que usa a espada como arma letal (Salmos 144.10) indivíduo assassino de seu próprio povo (Isaías 14.20); a doença que se manifesta em forma de tumor, chaga ou úlcera proveniente do diabo (Jó 2.7). E maligno é a definição do próprio diabo, aquele que um dia foi o querubim ungido e quis ser semelhante a Deus e em consequência disso foi precipitado do céu, acompanhado de um terço dos anjos que apoiaram seu intento contra o Criador. (1 João 5.19).

O termo "mundo", neste versículo que você citou e eu o transcrevi acima, é a tradução do vocábulo grego. "kosmos". Esta terminologia helênica possui o sentido de "arrumação, organização, colocar em ordem, decoração". E, considerando o contexto próximo em que esta palavra se encontra, entendemos que tal organização é voltada para a malignidade. Trata-se da "rebelião do diabo contra Deus" ( Ezequiel 28.14-19). Lançado para longe do Criador (Isaías 14.12-14), o diabo continua sua guerra, nunca parou, e desde o Éden continua a arregimentar almas para segui-lo em seu propósito confundindo-as (Gênesis 3.1-4).

O termo "kosmos" também é encontrado em João 3.16: Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou Jesus. Nesta declaração, o mundo é uma referência às almas rebeladas. Toda pessoa que se arrepender, deixar de praticar a malignidade que o diabo quer que pratique, reconhecer a Jesus como Senhor (isto é, obedecer o mandamento do amor a Deus e ao próximo), será salvo.

No texto 1 João 5.18-19, "mundo" representa o sistema que o diabo trabalha induzindo as pessoas a se comportarem contra a vontade do Senhor. E o que o Senhor manda? O mandamento é amar a Deus acima de tudo e de todos, amar o inimigo, amar o próximo como a si mesmo. Quem não obedece tal mandamento está em rebelião contra o Criador e em obediência ao diabo.

"Kosmos" está redigido em Marcos 16.15 também. Jesus ordena aos crentes ir ao mundo pregar o Evangelho a toda criatura. É digno de nota que muitos usam o termo "mundo" ao fazer uso de Marcos 16.15, interpretando esta palavra como se significasse o planeta Terra. Não é isso que está no em grego koiné de Marcos 16. A palavra "terra", no sentido de planeta, solo é "gê" pode-se encontra-la em Mateus 13.5-8 com o sentido do solo fértil. Como país e sua população, "gê" aparece em Mateus 2.20-21, Apocalipse 13.3, Apocalipse 21.1.

Quando lemos o verbo "pregar" logo pensamos em discursos orais, anunciar o Evangelho a todos. Ora, quando temos a ordenança se realizar o anúncio das Boas Novas também temos que considerar o dever de viver em coerência com esta proclamação. Como dizer que é preciso levar em conta que somos o templo do Espírito Santo aos pecadores se damos o nosso voto para um candidato que deseja liberar o uso da maconha, que comprovadamente destrói o corpo do seu usuário? Então, que a nossa pregação tenha nexo com nossas atitudes ao exercer a cidadania perante à urna do voto eleitoral.

Veja bem, este estado de coisas se encaixa em nossa questão brasileira das eleições quando o cristão vota em político que é anticristão (contra o mandamento de Cristo), isto mesmo, em políticos que trabalham sem temor a Deus.
                                                                                               
Votar em político que trabalha para estabelecer em nossa sociedade o conceito de família diferente do conceito estabelecido pelo Criador, é posicionar-se contra Deus e Cristo. Sinto muito ao dizer que não é atitude do cristão autêntico  dar voto ao político que almeja estabelecer em nossa sociedade a ideologia de gênero nas escolas.

Votar no político que deseja fazer com que professores coloquem na cabeça das criancinhas que o menino pode se comportar como menina e a menina como menino, é agir como um cidadão anticristão. Por quê? Porque a Bíblia declara que Deus fez o ser humano macho e fêmea e designou a condição masculina e feminina para que os seres humanos possam se relacionar em conjunção carnal, e através desse relacionamento íntimo tenham a condição de procriar e experimentar o prazer sexual como casal heterossexual. Crer no objetivo divino sobre isso não é ser homofóbico, pois a homofobia é o sentimento incontrolável de querer matar a pessoa homossexual, e os crentes em Cristo não são ensinados a praticar assassinatos, ao contrário, o ensinamento de Jesus ordena ao crente a amar e proteger vidas - inclusive a amar as pessoas que se comportam como inimigas.

Jair Messias Bolsonaro é acusado pelos militantes da esquerda brasileira como um cidadão homofóbico, porque enquanto deputado federal se posicionou de maneira contundente contra o Kit Gay, projeto encampado pelo petista Fernando Haddad, quando este era Ministro da Educação no governos de Dilma Rousseff. Ora, como pode uma pessoa que se diz cristã declarar voto ao Haddad? Melhor dizer que é não é uma pessoa cristã, afastar-se para bem longe das igrejas, e chafundar-se de corpo e alma no lamaçal do pecado, pois o apóstolo João escreveu que "aquele que é sujo, suje mais" (Apocalipse 22.11).

Abraço.

E.A.G.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

A militância de esquerda e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Existe quem defenda o estuprador, ignore suas transgressões contumazes, use o Novo Testamento para realizar apologia em favor do infrator da lei. Dizem: "ame-os", sem lembrar que é preciso amar a vítima também. Há quem defenda o infrator, mas não enfatize que o ato violento é pecado, e que Deus estabeleceu autoridades para manter a justiça social.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é muito bom. E da mesma maneira que a Bíblia Sagrada, é necessário que seja lido e usado tendo como base a interpretação correta de seu conteúdo. Ainda não vi, quem se diz militante de esquerda, sair do discurso bonito e fazer algo realmente prático e plenamente eficaz em favor das vítimas de violência em nossa sociedade. A “esquerdopatia” não usa o ECA com vista a promover justiça social. Ao invés de promover a estruturação da família, apresentam ideias que roubam a autoridade dos pais sobre seus filhos. Os indivíduos esquerdistas promovem meios para que os adolescentes bandidinhos não paguem por seus atos criminosos. Esta militância se esforça para transformar atitudes de delinquência em atos que não tenham como consequência o castigo legal necessário contra o delinquente. Isso é um absurdo por demais repugnante.

Um pequeno exemplo, que ocorreu em minha casa. Alguns anos atrás, em ambiente escolar um garoto socou o abdômen de uma de minhas filhas, ambos perto dos 12 anos de idade. O pequeno idiota também resolveu persegui-la pelo trajeto da escola até nossa casa ao final das aulas, ele parava enfrente de minha residência por uns dez minutos para ofendê-la após ela entrar em nosso lar. Fez isso por dias consecutivos, sendo acompanhado por uma turminha que repetia os xingamentos ou apenas se divertia com a situação.

Minha esposa foi conversar com a diretora da escola, que não resolveu a situação vexatória. Alegava que os pais do menino não a atendiam e que sua responsabilidade se restringia para dentro dos muros da instituição de ensino. Assim, a violência verborrágica contra minha filha continuou quase duas semanas, dentro e fora da escola. Então, acompanhado de minha esposa, resolvi ir conversar com a diretora também. Pedi a ela que fornecesse maneira de entrar em contato com os responsáveis pelo menino e ela me disse que não tinha autorização para revelar endereço e número telefônico – que acreditei ser verdade.

Porém, acreditando que não havia boa vontade por parte da diretora em se esforçar em busca da solução, totalmente predisposto a não revidar um chute ou palavreado torpe do pequeno "valentão", quis confrontá-lo usando contundência. Eu o esperei na saída da escola, pedindo para que minha filha o apontasse. Ele, apontado por minha filha a mim, fiz eu a minha aproximação. Eu me apresentei a ele sem tocá-lo, com minhas mãos para atrás, me posicionei diante dele, para que fitasse meus olhos. Quando os nossos olhares estavam encontrados, bem próximos o meu rosto ao dele, eu lhe disse com firmeza na voz "homem de verdade nunca bate em mulheres e em ninguém com menor força que ele". Apenas essa frase e nada mais. E ele nitidamente surpreendido com minha ação, teve a reação de continuar sua caminhada com cabeça baixa e passos apressados. Provavelmente, ele pensasse que levaria uma surra.

Havia uma garotada o seguindo, que ouviu minha frase e passou a zombar daquele menino. Aquela turma foi com ele rodeando-o e fazendo farra, talvez porque viram que a rotina de perseguição contra minha filha naquele dia teve desfecho diferente. Depois, eu soube que minha frase, dita ao "valentão", passou a ser nos dias seguintes uma espécie de slogan de todos os seus colegas contra ele, no interior do recinto daquela escola, no caminho de ida à escola e durante a volta da escola para casa.

Com esta nova situação, a diretora me chamou para nova conversa. Ela citou o ECA para me alertar (ou repreender?). E eu lhe disse: "O problema aqui não somos eu a minha esposa, nós somos pais presentes na vida dos filhos e em reuniões de Pais e Mestres, os causadores de problemas são os pais do garoto, que são pais ausentes”. A diretora respondeu: "o que o senhor fez, indo ao encontro do garoto, foi uma atitude inapropriada e poderá causar trauma psicológico na vida da criança".

A diretora também teve a arrogância de passar uma bronca em minha filha na minha presença: "menina, o que se passa na escola deve permanecer dentro da escola, viu? Retruquei de pronto, em voz mais alta que a dela: "e o que o seu aluno (“seu aluno” com mais ênfase) fazia contra minha filha, poderia criar um trauma psicológico na vida dela se um adulto não a defendesse, não acha? Poderia causar traumas físicos também!" Eu disse mais a diretora: "por favor, use o ECA a favor de minha filha, também!"

Ameacei levar a conduta passiva daquela diretora aos seus superiores mas não fiz isso.

Enfim, o fato é que nunca mais a minha filha foi espancada, ofendida, perseguida pelo provável futuro delinquente. Hoje, minha filha está bem encaminhada, se prepara para ingressar em curso superior, o garoto, que não tive mais notícias de sua conduta e paradeiro, espero que esteja seguindo para um bom futuro, não seja um covarde espancador da mãe e namoradas, que não seja mais um protótipo do machão que comete feminicídio, e esteja longe de quaisquer espécies de crimes.

Esta senhora que sustenta a placa de dirigente de um grupo escolar demonstrou incapacidade para controlar a situação que narrei aqui. Além disso, pareceu ser comunista da espécie mais radical que pode existir, uma pessoa alienada, daquelas que segue os mantras petistas ou de gente ligada ao PSOL.

Caso alguém queira perguntar se eu orei a respeito dessa experiência angustiante, a minha resposta é sim. Eu e minha esposa oramos. Pedi sabedoria a Deus e controle emocional forte, para dar um basta nas atitudes covardes daquele garoto - a autêntica figura de um órfão de pais vivos.

E.A.G.

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O diagnóstico de um jornalista idiota sobre o atentado a faca contra o presidenciável Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG)


Cerca de dez minutos após a estocada no abdômen de Jair Bolsonaro, ouvi em transmissão ao vivo um jornalista dizer que o atentado era encenação teatral em busca de voto, tal argumento absurdo tinha como base a questão de não ver o escorrimento de sangue na camiseta do candidato. Jornalista imbecil, só cabe ao médico fazer o diagnóstico físico, clínico ou diferencial!

Agora, menos de 24 horas após o atentado, eu vejo e ouço muitos jornalistas açodados afirmarem que o bandido é um louco, porque navegaram na página do criminoso - hospedada no Facebook - e ali encontraram várias postagens confusas e em razão de que apareceu um vídeo no qual o criminoso diz que atacou Bolsonaro a mando de Deus. Ora, advogados de porta de cadeia e até assistentes jurídicos importantes usam como estratégia a alegação da perturbação psíquica para beneficiar o cliente pego no flagra ou que tem por certo um julgamento que terá desfecho condenatório de prisão em tempo longo; o objetivo é encaminhar o cliente ao hospital, ambiência menos desagradável, em vez de deixá-lo atrás das grades de uma cela.

É preciso considerar que o criminoso locou uma residência em Juiz de Fora (MG), em pensão, 15 dias antes de cometer o crime naquela cidade. Coincidência ou questão de premeditação ao crime? Exceto a polícia, após investigação completa, ninguém pode dizer que sim ou não ao acaso ou ato cruel premeditado.

Também, vejo e ouço jornalistas - em coro - se apressarem manifestando suas opiniões como se fossem fato comprovado. Eles dizem que o agressor é lobo solitário, alguém que agiu por iniciativa própria, sendo que existe uma segunda pessoa em condição suspeita de ajudar o criminoso pego em flagrante. Ora, se a facada foi executada espontaneamente ou a mando de terceiros, isso quem tem que declarar é a polícia, a partir da conclusão com base em suas investigações. 

E.A.G.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Jair Bolsonaro sofre atentado em Minas Gerais

A foto é uma exposição desagradável.
Porém, reveladora. Mostra o resultado
da violência contra uma pessoa tida como
violenta por seu agressor.. 
Agressor de Jair Bolsonaro foi filiado ao PSOL, mas atualmente não era filiado a nenhum partido político.

Preocupante. Lamentável. Triste episódio da Democracia brasileira nas eleições presidenciais de 2018. Bolsonaro foi levado ao hospital Santa Casa da Misericórdia daquela cidade, e entrou em cirurgia. Foi seguido por populares que se concentraram enfrente ao hospital, formando ali uma multidão de simpatizantes.

Assista ao vídeo da #BandNews, nesta página. Role a página ao rodapé deste texto e clique em "revelar vídeo".

• A corrida presidencial ontem e hoje

Na eleição presidencial de 2014, o Brasil se surpreendeu com a queda de um avião em Santos, no qual estava a bordo o candidato Eduardo Campos. O fato foi investigado pela Polícia Federal durante quatro anos e a investigação não teve desfecho apontando alguém responsável, foi concluído que a queda foi desastre aéreo, possivelmente aconteceu em consequência de choque com pássaros ou defeito em peças da aeronave. Agora, na campanha presidencial de 2018, estarrecido, o eleitor brasileiro acompanha este episódio ignóbil contra o candidato do PSL. Na tarde desta quinta-feira, 6 de setembro, às 15h30, Jair Bolsonaro era carregado por eleitores na rua Alvide, em Juiz de Fora (MG), durante ato de campanha no estilo corpo a corpo, evento composto por grande ajuntamento de pessoas, quando houve o esfaqueamento que atingiu a região do seu tórax.

• Jornalista falastrão e irresponsável

Mesmo sem qualquer anúncio médico a respeito do perfuramento, as primeiras informações de repórteres no local diziam que o ato criminoso não resultou em consequência grave. Inclusive ouvi comentário tendencioso de um jornalista pífio, numa roda de jornalistas em programa ao vivo num canal de televisão pago. O tal famigerado disse que poderia ser uma encenação para ganhar votos, porque não aparecia escorrimento de sangue na camiseta de Bolsonaro. Depois, disseram haver ferimento no fígado. Essa é a qualidade do jornalismo impulsionado por mente esquerdista, irremediavelmente afetada por uma ideologia política louca!

• A Bolsa de Valores e o sangue de Bolsonaro

Difícil acreditar que no período da tarde, cerca de três horas após o atentado, o jornal Folha de São Paulo publicou um artigo comentando sobre a cotação do dólar em consequência ao ataque. Que frieza, que falta de senso humanitário!

• Informação extra-oficial 

Por volta das 18h30, a #GloboNews trouxe informações descrevendo que não ocorreu lesão do fígado. Houve lesão de uma artéria irrigadora de sangue ao intestino delgado; lesão transfixante no intestino grosso; também três lesões no intestino delgado. As complicações foram resolvidas, pararam o sangramento. Houve transfusão de sangue, o estado de saúde de Bolsonaro manteve-se estável, fora de risco agudo imediato. A cirurgia durou duas horas.

• Quem é o criminoso?

Segundo a cúpula da Polícia Militar mineira, o esfaqueador chama-se Adelio Bispo de Oliveira, tem 40 anos, é solteiro, e já confessou o crime bárbaro, afirmando ser iniciativa pessoal porque não concorda com suas ideias políticas, também porque teria recebido ordem de Deus. Adelio foi detido por correligionários do candidato e entregue para a Polícia Federal logo após ter cometido a tentativa de assassinato. A PF estava presente ajudando a PM mineira a realizar o serviço de escolta, efetuou prisão em flagrante, conduzindo-o à sede da PF em Juiz de Fora, abriu inquérito e o interroga, com vista a saber se o ato foi por conta própria, individual, ou se existe um mandante, autor intelectual para esta ocorrência extremada. A PF declarou a possibilidade de haver uma segunda pessoa envolvida no ataque, pessoa já identificada mas ainda não capturada.

Acesse o link e saiba mais detalhes sobre quem é o esfaqueador do deputado federal Jair Bolsonado: https://www.facebook.com/adeliodeoliveira.bispo.3c

• Pronunciamentos 

O presidente da república, Michel Temer, fez pronunciamento lamentando o fato, dizendo ser intolerável não ser possível realizar uma campanha eleitoral tranquila. Os opositores políticos de Bolsonaro também emitiram nota de repúdio contra a violência e alguns deles cancelaram suas agendas de campanha para expressar o sentimento de consternação e solidariedade.

• PSOL e repercussão internacional 

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou que o criminoso foi filiado ao PSOL de 2007 a 2014. Possui página na rede social Facebook e lá postou foto demonstrando ser a favor da soltura de Lula. As principais mídias internacionais repercutiram a situação exacerbada de maneira rápida.

Torcemos para que Bolsonaro supere esse ataque covarde contra sua vida.

E.A.G.

sábado, 1 de setembro de 2018

O perfil político de Fernando Haddad

Blog do Lando
Caricaturas: Baptistão
Se a Fidelidade pudesse ser transformada em algo palpável e visível, com certeza seria um bom almoço, cheio de coisas nutritivas, porém, nem todas saborosas. Porque ser fiel significa fazer sempre aquilo que é necessário, e nem sempre o que é prazeroso. Mas sempre vale a pena ser fiel!

Fernando Haddad é conhecido como o principal promotor do Kit Gay, o acinte contra a família brasileira. Mas ele deve ser lembrado também por sua deslealdade. Foi desleal contra seus próprios eleitores, na ocasião em que perdeu a chance de reeleição ao cargo de Prefeito da cidade de São Paulo.

Ao perder o pleito, naquela tentativa de realizar o segundo mandato, fez suas malas e foi à França. Simplesmente, abandonou a Prefeitura de São Paulo. Não deveria fazer isso, pois tal atitude foi como um tapa na cara de seus eleitores. Deveria respeitá-los. Foi um erro grosseiro, atitude fria contra quem apostou nele.

Relembrando um pouco mais sobre a sua passagem como prefeito em São Paulo, ele terminou seu mandato sem a distribuição de remédios nos hospitais e postos de saúde, não pensou em regularizar os contratos com fornecedores antes de sair... Sou paulistano residente na Capital paulista e testemunha desse momento trágico para muitos doentes que se tratam na rede pública. Esta situação deve ter levado alguns tantos ao óbito.

Haddad é um péssimo administrador. Não se revelou capaz para estar na vida política em cargos executivos. Talvez possa se revelar uma pessoa melhor em cargos legislativos. 

Acredito que Haddad não merece ser presidente do Brasil e o brasileiro não merece ter Haddad na presidência. Imagine ele fazendo traquinagens parecidas, como as relatadas neste post, na função de presidente da nossa república.  

E.A.G.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Ética Cristã e Política

Por Eliseu Antonio Gomes

I - UMA PERSPECTIVA BÍBLICA DA POLÍTICA

A política faz parte da vida em sociedade. Exerce influência em todas as áreas da vida, atinge a comunidade cristã. Como o cristão não vive isolado, é importante assimilar corretamente o conceito de política, pois ela produz implicações no dia-a-dia de todos. Não faz sentido o crente dizer que não quer envolver-se com ela. Ainda que não seja militante nesta área, o crente não pode se esquecer que a Palavra de Deus nos exorta a orarmos por aqueles que estão exercendo cargos políticos e autoridades governamentais, e diante disso estar informado sobre o desempenho de seus governantes, sem esquecer que eles são eleitos para trabalhar em favor da nação.



1. Deus governa todos os aspectos da vida humana, inclusive o político.

As Escrituras registram que Deus é soberano. Ele "remove os reis e estabelece os reis" "porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus" (Daniel 2.21); Romanos 13.1). O Todo Poderoso governa o aspecto político da vida no mundo; foi o Altíssimo quem estabeleceu a liderança política de José, como importante governador do Egito, e de Ester, como a rainha da Pérsia e da Média ((Atos 7.9,10; Ester 5.2).

Como cristãos vivendo em território brasileiro, que nos garante exercer a cidadania, escolher em votação os governantes do país, é preciso estar consciente, politicamente. Para exercer a cidadania de maneira correta, é necessário estar consciente sobre os direitos e deveres que possuímos, e isto demanda uma compreensão do que vem a ser o verdadeiro exercício político.

Independente da situação política que o Brasil se encontra, não é possível viver em sociedade sem a política, pois o desdobramento político afeta beneficiando ou prejudicando o cidadão, tanto individual como coletivamente. Por muitas décadas a política foi considerada coisa diabólica no meio evangélico. Como resultado, houve rejeição e omissão quanto aos rumos do país, e os espaços vagos deixados pelos crentes no Poder Público foram ocupados por ateus, ímpios e gente disposta a confrontar princípios de morais.

A apatia dos cristãos em exercer seu direito político-partidário deixa o Brasil nas mãos de governos contrários ã cultura judaico-cristã. O cristão deve cumprir seus deveres civis (Mateus 22.17-21). Apenas com o amadurecimento da igreja, com a conscientização e atitude proativa do crente é que esse quadro ruim será mudado para melhor.

2. Deus levanta homens que o glorifiquem na política.

Deus usou José, Ester e Daniel na esfera política (Gênesis 41.37-57; Ester 2.12-20; Daniel 2.46-49). “Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se” (Provérbios 28.12). Quando as pessoas se colocam à disposição do Senhor, por intermédio delas o Senhor abençoa o seu povo (Gênesis 42.46-49; Ester 7.1-10; Daniel 2.1-45).

O desempenho do Presidente da República Federativa do Brasil tem a ver com a saúde da população, com a educação de nossos filhos, o valor do salário do trabalhador e o valor do benefício dos aposentados brasileiros. Todos os brasileiros têm sua responsabilidade sobre a presença e gestão de quem exerce o cargo presidencial, pois é pelo meio do voto eleitoral que o politico tem a possibilidade de assentar-no na cadeira presidencial e decidir o futuro do povo.

A política procura definir a conduta ideal do Estado. Infelizmente, no meio cristão, há aqueles que dizem ser completamente desnecessário o envolvimento com as questões públicas. Exerçamos a nossa cidadania e sem dúvida Deus não se omitirá em fazer o que é da competência dEle na conjuntura política do Brasil. 

É dever do cristão ter consciência política, agir como sal e luz neste mundo (Romanos 13.7). Precisa estar em plena condição de conduzir-se de modo digno diante de Deus, da pátria, de sua consciência e das pessoas que o cercam, reconhecendo as autoridades constituídas (1 Pedro 2.17). Compreender que a participação política é uma necessidade vital de todos os indivíduos, inclusive cristãos.

3. O Estado e a Política.

A natureza e o objetivo do Estado perpassa o magistrado civil, sua vocação tem origem no Criador, que é o Ser Supremo sobre todos e tudo. Visando a sua glória e o bem público, Deus constituiu sobre o povo magistrados civis que lhe são sujeitos, e a este fim, os armou com espada para a defesa dos bons e castigo dos malfeitores (Salmos 82.1-6; Provérbios 8.15-16; Daniel 2.20-21; e 4.25; João 19.10-11; Romanos 13.1-2; 1 Pedro 2.13-14).

Mas, o que é política? O vocábulo política significa "a arte de governar". A palavra grega da qual política é derivada é polis, que significa ‘cidade’. Política no sentido clássico envolve a arte de fazer uma cidade funcionar bem., o termo pode apontar tanto ao modo como os governantes administram e escolhem as melhores opções para a nação, assim como o processo pelo qual o povo elege os seus representantes para o exercício do poder. Logo, a política é parte essencial da vida humana.

 À luz das Escrituras. a política é tratada com diretrizes para o relacionamento apropriado do cristão com as autoridades seculares, segundo princípios que estruturam e orientam o sistema bíblico de governo civil.

4. O Estado e a Bíblia.

"Somos pó da terra, amamos o lugar que nascemos. É como expressa o salmista exilado: "Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?' (...) 'Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria" (Salmos 137.4, 6). Temos responsabilidades como cidadãos dos céus e cidadãos deste mundo. Somos brasileiros e possuímos deveres civis. À luz da Bíblia, conhecemos o dever quanto ao envolvimento político, entre outros mais.

Teologicamente, a função do Estado é dupla: primeiro, o Estado é um instrumento de coerção para garantir a ordem social. Os governos têm um direito no uso legal da força, pois Deus designou o governo como ‘ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal’ (Romanos 13.4). Devemos estar inclinados a nos submeter a ele. Segundo, o Estado existe para estabelecer a justiça e promover o bem-estar geral.

Num primeiro pensamento, sujeitar-se às autoridades não é problema para os cristãos, porque a passagem em Romanos 13 declara que os governantes têm o direito de usar a espada para levar a cabo seus deveres formais. O problema surge em saber onde fixar a linha entre o uso formal e o uso impróprio de poder governativo. Em algum ponto, existe o risco de governos cruzarem a linha e saírem de debaixo do manto da autoridade dada por Deus. Ao pôr em execução suas grandes responsabilidades e exercer seu poder indo além de sua autoridade dada por Deus, partindo ao totalitarismo, com iniciativas antibíblicas, posicionamentos anárquicos, imorais e antiéticos ao crente cabe se posicionar de acordo com sua fé, pois "mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 5.29).



II - A SEPARAÇÃO DO ESTADO DA IGREJA: UMA HERANÇA PROTESTANTE

A resistência da Igreja é necessária quando o Estado se opõe à fé cristã, deve se atrever a bradar contra a injustiça, e deve socorrer os oprimidos (Tiago 5.1-8). E rejeitar o sincretismo, que é a aliança da religião com o poder político e dinheiro de origem secular. Este foi o motivo do reformador Martinho Lutero levantar-se contra a Igreja de Roma e o papado.

1. A união entre a Igreja e o Estado.

Há três teorias distintas quanto à relação Igreja-Estado: identificação, domínio e separação.
• Identificação: Alega-se que há separação institucional, ou seja, a Igreja e o Estado se envolvem em relações muito aproximadas e de difícil separação, de modo que não há diferenciação entre o religioso e o secular. Exemplo: Israel no Antigo Testamento.
• Domínio: Expressa-se de duas formas: Há o domínio da Igreja pelo Estado, como é o caso de Cuba, e há o domínio do Estado pela Igreja, conforme a situação do Vaticano.
• Separação: A Igreja existe independentemente do Estado e vice-versa. A Igreja é separada do Estado. Nenhum indivíduo civil pode administrar rituais da cerimônia religiosa, de modo algum interferir em matéria da liturgia de culto. Segundo a Bíblia, o cristão deve orar pelas autoridades, honrar as suas pessoas, pagar tributos e impostos, obedecer às ordens legais e sujeitar-se à sua autoridade (1 Timóteo 2.1-3; 2 Pedro 2.17; Romanos 13.2-7; Tito 3.1; 1 Pedro 2.13-16). Pagar impostos é um ato de submissão, atitude pela qual Jesus Cristo nos deixou seu exemplo (Mateus 22.21).
Segundo a Bíblia, a igreja deve manter a sua integridade neste mundo hostil; o cristão deve orar pelas autoridades, honrar as suas pessoas, pagar tributos e impostos, obedecer às ordens legais e sujeitar-se à sua autoridade (Isaías 5.20; 1 Timóteo 2.1-3; 2 Pedro 2.17; Mateus 22.21; Romanos 13.2-7; Tito 3.1; 1 Pedro 2.13-16).

2. A separação entre a Igreja e o Estado.

A melhor atuação política da igreja deve restringir-se à conscientização e orientação dos seus membros, para que votem com ética e discernimento. Ensinando, sobre:
a. Dever cívico. Votar é o nosso principal dever cívico. Aquele que não vota está abandonando a obrigação bíblica de ser um cidadão responsável;
b. Voto consciente e livre. Isto implica em exercer o direito ao voto de modo refletido e com senso de responsabilidade, na busca pelo atendimento do interesse público, à luz dos valores morais e espirituais extraídos das Escrituras (Filipenses 2.4 e 4.8). 
3. O Modelo de Estado Laico Brasileiro.

A Constituição do Brasil, em seu artigo 5º, outorga ao cidadão plena liberdade de crença. O conceito de Estado Laico é compreendido como a separação entre o Estado e a Igreja. Significa que um não pode interferir nas atividades do outro e vice-versa. No artigo 19 está definida a separação entre o Estado e a igreja, mas ressalva na forma da lei, a colaboração de interesse público. Assim, embora o Estado brasileiro seja laico, ele não é ateu. Desde os primórdios, o ser humano tem a necessidade de cultuar a Deus, portanto, o Estado não pode negar a natureza religiosa do indivíduo.



Ill - COMO O CRISTÃO DEVE LIDAR COM A POLÍTICA

O cristão deve lidar com a política com sabedoria e discernimento. Se como indivíduo o cristão pode ter o seu próprio compromisso político, a Igreja deve concentrar-se nas questões essenciais da ética, da justiça e da paz. Se existe uma ideia política de que os cristãos, como membro do Corpo de Cristo, tem a obrigação de  defender, é a separação entre Igreja e Estado. Os cristãos devem manter a separação de domínios. e manter a disposição de lutar pela liberdade de culto. 

1. O perigo da politicagem.

Entre os cidadãos brasileiros, quando o tema "política" tratado, afloram dois tipos de pensamentos: aqueles que não querem ouvir nada a respeito porque não gostam do assunto e os que são muito bem informados quanto à vida política e social do nosso país. As palavras política e político estão carregadas de forte conotação pejorativa, em consequência da corrupção generalizada, escândalos nos governos e má administração do dinheiro público.  Então, não é incomum ouvir cidadãos afirmarem que estão cansados da política, quando na realidade o cansaço provém dos efeitos ruins da "politicagem".

É importante ressaltar, a "politicagem", é totalmente contrária à política, é a prática distorcida e corrupta da atividade política. A essência da política é a luta por poder e influência de maneira honesta e com o objetivo do bem coletivo. Todos os grupos e instituições sociais precisam de métodos para tomar decisões para seus membros. A política nos ajuda a fazer isso de modo justo.

Como cristãos, precisamos fazer a diferença em nossa sociedade. Para isso acontecer, precisamos estar bem informados a respeito daqueles que estão exercendo um cargo político e que muitas vezes receberam o nosso voto é preciso saber o que estão fazendo. Nós, seguidores de Cristo, não podemos dar apoio e nem votar em candidatos contrários às convicções cristãs. A igreja é advertida a não se prender em jugo desigual com os incrédulos, pois a justiça não tem ajuste com a injustiça, nem a luz ocupa o mesmo espaço com as trevas (2 Coríntios 6.14, 15).

2. Como delimitar a atuação da igreja.

De que modo a igreja deve atuar em relação à política? A atuação política da igreja deve restringir-se à conscientização e orientação de seus membros, para que exerçam seu papel de cidadão de maneira ordeira. Ensinar a votar com ética e discernimento, a jamais negociar seu voto, porque é uma atitude antiética para um cidadão do céu, revela um profundo subdesenvolvimento cultural. 

Lembrar que como cidadãos do céu, os cristãos já têm seu representante legítimo, que é o Espírito Santo de Deus e como cidadãos da terra, precisa influir nos destinos da nação.

O cristão possui dupla cidadania. Ao mesmo tempo que as Escrituras afirmam que a nossa cidade está nos céus, asseguram, também, que somos peregrinos neste mundo (João 17.11; Filipenses 3.20; 1 Pedro 2.11). Não há contradição nessas verdades bíblicas, pois elas simplesmente enfatizam o desafio do servo de Deus em viver sem se esquecer que seu destino é o Céu. Temos duas cidadanias: celestial e terrena. A cidadania terrena é conquistada por herança na região de nascimento,nesta condição os crentes não podem estar alienados da sociedade e das questões sociais, políticas e econômicas. Como cidadãos deste planeta e embasados em uma visão de mundo eminentemente bíblica, precisamos influir  nos destinos da nação, participar das discussões do cenário político, introduzindo luz e sal nos temas da sociedade e do governo.

3. Ajustando o foco da igreja.

Quando Paulo escreve, "saí do meio deles, e apartai-vos" (2 Coríntios 6.17) ele não quis dizer aos cristãos que eles devem desistir de suas vocações seculares, deixar de ser advogado, médico, comerciante, bancário, lojista, vendedor, vereador, prefeito, deputado federal, senador, governador etc. Não há uma só orientação no Novo Testamento para justificar um comportamento como este. Lucas era médico, Zenas foi advogado. Desistir de qualquer atividade da vida que não seja algo necessariamente pecaminoso, é uma conduta equivocada.

O procedimento correto é usar nossa fé em paralelo as nossas atividades, e não desistir delas sobre um pretexto infundado de que isso interfere em nosso relacionamento com Deus. É através da atividade secular que temos a oportunidade de realizar o bem, apresentar o Salvador aos pecadores e assim livrá-los da perdição eterna.

Aquele que deseja “sair do mundo, e ser separado”, deve firme e constantemente decidir não ser deformado pelos moldes do mundo. Um cristão autêntico insistirá para cumprir o seu trabalho em qualquer atividade que exerça, desempenhando bem sua função.  Seja como funcionário público, ou comerciante, ou banqueiro, ou advogado, ou médico.  Assim como Daniel ele empreenderá todo esforço possível para manter sua comunhão com o Altíssimo, prezará por momentos diários de relacionamento com Deus. E fará o seu trabalho secular de maneira que ninguém encontre falha nele. Não corromperá sua alma por milhões em dinheiro, nem por uma carreira famosa ou toneladas de ouro.  Não permitirá que sua atividade profissional fique entre ele e Cristo. Se achar que sua atividade prejudica  seus domingos, sua leitura da Bíblia, seu momento de oração, e enfraquece sua espiritualidade, então rejeitará este estilo de vida.



CONCLUSÃO

Ao interceder pelos seus discípulos, Jesus pediu ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”, porque os cristãos são a Igreja no mundo (João 17.15).

Cada um de nós deve fazer a parte que nos compete, somos sal e luz (Mateus 5.13-16). Não é preciso esperar que outro comece, usemos o talento que Deus nos deu e nos lancemos à obra.

Através da propagação da Palavra de Deus, a Igreja presta o serviço de reagente contra a decomposição e escuridão espirituais que assolam este século. Através da convicção de fé que existe no cristão,  por meio da fala e de atitudes centradas na vontade de Cristo, ao compartilhar as ideias sobre a ética na política, sobre família e justiça social pela ótica da Mensagem da Cruz, a deterioração  deste mundo sem Deus é combatida e a luz do Evangelho mostra a localização e as cores de tudo que está coberto pelas densas sombras do pecado.

E.A.G.

Compilações:

Inteligência Moral - 13 Estudos sobre ética Cristã para os nossos dias; Arival Dias Casimiro; volume 5, páginas 22 e 23; maio de 2008 (Socep Editora Ltda).
Lições Bíblicas Professor - Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo, Douglas Baptista, 2º trimestre de 2018, Lição 12: Ética Cristã e Política, Bangu. Rio de Janeiro/RJ (CPAD).
Lições Bíblicas Adulto, Ética Cristã - Confrontando as questões morais. Elinaldo Renovato de Lima. 3º trimestre de 2002. Lição 13: O cristão e a Política, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

Separação, J.C. Ryle, páginas 13, 21,22,, conteúdo em PDF, (Projeto Ryle) www.projetoryle.com.br 

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

Introdução aos livros da Bíblia Sagrada.
Objetivo ainda em fase de conclusão.

Antigo Testamento
GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute1 Samuel • 2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias