.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

Mostrando postagens com marcador .Casamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador .Casamento. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Está escrito na Bíblia Sagrada sobre o casamento: até que a morte os separe


A Palavra de Deus declara sobre o casamento o seguinte: "até que a morte os separe" (Gênesis 2.24; Marcos 10.8). Mas quantos casais desejam levar à sério a proposta de Deus sobre este assunto? 

A cerimônia religiosa é bonita; a festa de celebração da união conjugal acontece em um salão luxuoso, os convidados recebem tratamento sensacional, e o casal ganha muitos presentes maravilhosos. Mas, seis meses após este evento, a esposa enche as malas com os pertences pessoais do marido, coloca-o fora de casa dizendo que tudo acabou. O que houve de errado? Há quem diga que a boa relação é igual uma taça de cristal, não é possível consertar após quebrada. 

Ao passar do tempo, para que a nossa presença continue sendo aceita prazerosamente pelo outro requer o entendimento de que não casamos com alguém irreprovável. E fazer isso requer de nós a disposição de perdoá-la e o entendimento que também erramos contra ela e ela pode reagirá provocando em nós sentimentos de infelicidade.

As pessoas são falhas e imperfeitas, incapazes de produzir alegria plena e perene. Sabemos muito bem, não existe gente perfeita. É importante perceber que ao escolhermos alguém para passarmos o resto de nossas vidas, não temos o direito de colocar nas mãos dessa pessoa o dever obrigatório de nos fazer felizes todos os dias. O sentimento de insatisfação na relação matrimonial ocorre pelo alta expectativa de viver a vida de casal ao lado de uma pessoa perfeita. Se os olhos das pessoas que se casam olharem para o par conjugal com as lentes de Cristo, terá mais chance de conviver em alegria, pois será mais fácil perdoar e evitar errar contra o (a) parceiro (a) no casamento.

Para que o casamento dê certo, é necessário haver um triângulo amoroso: o marido, sua esposa e entre os dois o Senhor. O casamento é um laço de união que, quase sempre, começa com o sentimento da paixão. A paixão tem prazo de validade. Quando expira, sobra entre marido e esposa a decisão de amar um ao outro. O exercício do amor envolve a questão de fazer o bem, independente de recebê-lo. Observando pela ótica humana, esta situação é injusta para quem realiza o bem, porém, pelo lado espiritual o efeito de plantar sementes de cortesia é abrir a oportunidade de ser beneficiado. Fazer isso tem a ver com a nossa fé em Deus e em Cristo. É colocar Jesus na relação, conforme ensina a Bíblia Sagrada: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa" - Eclesiastes 4:9-12.

É muito difícil consertar situações complicadas. Entretanto, é preciso juntar os cacos, porque apesar dos remendos vale a pena conservar o matrimônio - porque esta é a vontade de Deus. Nós precisamos viver felizes, independente do que aconteça. A nossa verdadeira felicidade tem origem no Senhor. 

E.A.G.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Qual a permissão dada na Bíblia para o divórcio?

Por Osiel Gomes

Qual delito culmina na legitimidade do divórcio: adultério ou prostituição (Mateus 5.32; 19.9)?

Antes que houvesse a aplicação da lei, separação já vinha sendo praticada pelos judeus de maneira arbitrária. A colocação da lei não era para um tipo de legalização do ato em si, mas sim para proteção da mulher. A hermenêutica dos judeus, em se tratando do divórcio, logo se tornou liberal, machista e autoritária, pois eles começaram a fazer uso de Deuteronômio 24.1, alegando quaisquer motivos pelos quais o homem poderia separar-se de sua mulher, o que fica expresso que a base para o pedido de divórcio não era somente o adultério, mas por qualquer coisa indecente.

Podemos asseverar que a base para um pedido de divórcio no Velho Testamento não era tanto o adultério, isso pelo fato de os judeus saberem que a lei ordenava a morte de quem o praticasse (João 8.5). Ademais, estava engolfado na mente deles Êxodo 20.14: "Não adulterarás".

O contexto no qual viviam homens e mulheres daqueles dias era bem diferente dos de hoje: por meio de um contrato, um judeu poderia possuir várias mulheres e ter sexo com algumas delas em apenas um dia, caso legalizasse contrato. Era triste também para as mulheres, porque, nessa situação, algumas delas eram quase como objetos para fins sexuais.

Na concepção dos judeus, o divórcio não seria permitido no caso de haver acusação falsa contra a esposa, afirmando que ela teria feito relação sexual antes do casamento (Deuteronômio 22.13-19). Também não era permitido o divórcio quando um homem fosse obrigado a casar com uma jovem, obrigado pelo pai, por ter ele praticado relação sexual com ela (Êxodo 22.16, 17).

Então, entendamos, o divórcio no Antigo Testamento surge não por meio de um querer de Deus, mas como medida para proteger as mulheres dos maus-tratos dos homens, que tinham dureza de coração. Por sua vez, os judeus davam carta de divórcio não propriamente por causa de adultério, mas, sim, por causa de seus desejos egoístas e pecaminosos.

Muitos estudiosos falam que Jesus deixou certa exceção para o divórcio e o novo casamento, e que o apóstolo Paulo, nas entrelinhas, dá a entender que isso seria possível, razão pela qual fez as citações bíblicas registradas em 1 Timóteo 3.2 e Tito 1.6, especificando que somente os que exercem cargos é que não podem se divorciar. Trata-se apenas de uma conjectura.

Na busca por uma compreensão do texto de Mateus 5.32, estudiosos têm procurado entender o sentido de "porneia". Alguns dizem que a palavra refere-se a casos de relações sexuais antes do matrimônio. Outros dizem que ela poderia ser aplicada ao caso de um homem já ter contraído casamento. De modo geral, podemos dizer que "porneia" fala de relações sexuais ilícitas, tanto antes como depois do casamento.

Sejamos diretos nesse assunto: Jesus jamais aprovou o divórcio, pois, nesse caso Ele estaria contratando o perfeito plano de Deus para o casamento. Ele também era consciente que, por causa da dureza do coração, é que Deus permitiu Moisés dar carta de divórcio. Todo bom exegeta sabe que nem Marcos e nem Lucas fizeram uso da palavra "adultério" como sendo o fundamento legal para pedir o divórcio (Marcos 10.1-12; Lucas 16.18), apesar de a ideia estar implícita. A expressão ali é "a não ser por causa de relações sexuais ilícitas", o que significa que muitos já estavam praticando isso, e não porque tivesse o Senhor aprovado.

Jesus não pendeu para as hipóteses apresentadas na época pelas escolas de Hilel ou Shamai, e em suas palavras enaltece o casamento, falando que ele é indissolúvel (Gênesis 2.24), dando prioridade ao propósito divino. E o cristão deve fugir tanto do adultério como da prostituição (1 Tessalonicenses 4.34).

As incríveis e esquecidas promessas  feitas no altar durante a emocionante cerimônia de casamento
Casamento e divórcio - ovelhas e pastores
Conselho para marido em crise conjugal
Divórcio e novo casamento pela ótica da reforma protestante
Eu e minha casa serviremos ao Senhor
Inspiração divina e autoridade da Bíblia
Solteiro por toda a vida e feliz?

Fonte: Mensageiro da Paz, nº 1585, junho de 2017, coluna A Bíblia tem a resposta, Osiel Gomes, Bangu, Rio de Janeiro -RJ (CPAD).

terça-feira, 6 de junho de 2017

Dica importante aos namorados


É melhor se casar do que viver ardendo de desejos, feito brasa acesa.

"Não digo isso como uma ordem, mas como uma sugestão. Realmente, eu gostaria que todos fossem como eu. Porém cada um tem o dom que Deus lhe deu: um tem este dom, e outro, aquele. Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu. Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo" - 1 Coríntios 7.6-9 (NTLH).

Nove dicas para arranjar um (a) namorado (a)
Qual o momento ideal para começar a namorar?
Os Dez Mandamentos dos namorados
Ajuda espiritual para jovem adolescente apaixonado
Starship - Nothing's Gonna Stop Us Now (vídeo e letra traduzida)
Solteiro por toda vida e feliz?
Beijos gaus causam prejuízos no Correio Braziliense

E.A.G.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Sobre namoro e casamento

Não namore para casar, case-se para namorar para sempre.

Ilustração bem humorada. Mas a frase contida nesta ilustração não reflete tudo o que eu penso sobre namoro e casamento. Na minha opinião, o namoro é um relacionamento importante, é a fase em que o garoto e a garota devem usar para respeitosamente conhecer um ao outro. Casar-se sem antes passar um tempo especial em que possa ter a noção de como é a pessoa é um risco muito grande de entrar em um matrimônio ruim. 

Em tempo: sobre o "conhecimento do outro", falo das questões da personalidade e do caráter, não incentivo ninguém ao ato da conjunção carnal enquanto estiverem antes das núpcias. Na Bíblia Sagrada, a conjunção de corpos antes do casamento é tipificado como pecado. Conferir em 1 Coríntios 6.18; 7.9.

Após casarem-se, o sexo é parte da relação a dois, porém, não deve ser visto como a parte principal da vida conjugal. Quando é tido como principal, com o passar dos anos a convivência poderá cair entrar em grande desgaste.

A fórmula de um casamento feliz não tem um segredo-padrão, porém, a base dessa fórmula. sim, é padronizada: que haja amizade; que haja respeito um pelo outro sempre, na presença e na ausência; e que haja o sentimento de bem-querer, recíproco.

Dia dos namorados - o namoro, o noivado e o casamento de quem é cristão evangélico.

E.A.G.

terça-feira, 9 de maio de 2017

O mundo não quer agradar a Deus


A cidade de São Paulo com o Pico do Jaraguá na linha do horizonte, 

Por acaso, hoje pela amanhã, ao sintonizar o televisor em um telejornal, pude assistir uma apresentadora e uma jornalista noticiarem algo que é de grande interesse para quem irá se casar, ou está casado e já constituiu família e está em busca da casa própria.

No ano de 2017, que ainda nem chegou na metade, 81% dos imóveis financiados tem sido retomados pelos bancos. Averiguou-se que os compradores da casa própria veem o sonho se desfazer quando entram em inadimplência. Por conta da crise financeira e coisas da ordem pessoal, muita gente que solicita empréstimo bancário para adquirir sua casa própria não consegue chegar ao final das prestações e perde seus imóveis.

Uma pesquisa levantada no mercado imobiliário aponta que o sonho de ver o nome na escritura do imóvel torna-se inviável quando existem 360 parcelas do financiamento bancário a pagar e o desemprego chega sem bater na porta, momento em que não é mais possível cumprir o contrato de financiamento, havendo apenas o pagamento dos valores da entrada e, aproximadamente, dez ou doze prestações honradas. Nesta situação crítica os compradores tentam vender o imóvel, porém, os bancos já colocaram a residência para vendê-la em leilões.

Um dado da pesquisa nos faz entender que não é apenas a crise do desemprego que afeta a queda de vendas imobiliárias no mercado brasileiro e a consequente retomada do imóvel pelos bancos. Foi constatado que as pessoas casadas entram em financiamento de 27 a 30 anos, sendo que os casamentos no Brasil tem durado, aproximadamente, apenas 7 anos. No passado os casais faziam a compra da casa própria, com o comprometimento de pagamento das prestações até o final, mas na atualidade, devido ao fato de os casamentos durarem um pouco mais que meia década e o montante da prestação do imóvel ser estendido por três décadas, tornou-se mais difícil vender e comprar o teto do Lar Doce Lar.

Quando o divórcio acontece, deixa-se de pagar as parcelas da dívida – momento em que os bancos retomam o imóvel e o oferecem em leilões. Em nossa sociedade, infelizmente, salvo as valiosas exceções nos casamentos desfeitos, muitas pessoas se encaixam na descrição do apóstolo Paulo: elas são "amantes de si mesmas". Isto é, agem com o objetivo de agradar a si mesmas, não se esforçam para agradar ao outro e nem a Deus (2 Timóteo 3.1-5).

Enfim, o Criador providenciou o matrimônio para que os seres humanos não vivam em solidão, porém grande parte de indivíduos não leva a sério esta bênção.

E.A.G.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

TPM - a dor da tensão pré-menstrual e outras dores físicas e da alma



Por Eliseu Antonio Gomes

Penso que os homens jamais saberão exatamente o que provoca o estado emocional exacerbado das mulheres quando está para chegar o período mensal que assinala a não gravidez. Em nossa cabeça masculina, raciocinamos que a dor abdominal continuada causa irritação e a irritação prejudica a qualidade dos bons relacionamentos.

Estamos certos em pensar assim?

Por outros motivos, alguns homens também padecem com a dor da cólica abdominal, ou outras sensações penosas e acentuadas de impulsos dolorosos. Eles também sabem o que é uma dor persistente, a agudez do sofrimento físico. E ainda existem aqueles homens que se esforçam para não extravasar a irritação, causada pelo padecimento da longa jornada dolorosa, tratando mal as pessoas que ama.

Na dor crônica, cuja origem é a cólica abdominal, ou a lesão de tecido, ou de nervos, ou da fratura de ossos, os médicos costumam indicar o tratamento com remédios e repouso. Em se tratando de quem possua fé e busca, além do socorro do especialista em medicina, a ajuda de Deus, as soluções do problema podem surgir na esfera natural e até na sobrenatural.

É importante manter o controle emocional em todas as circunstâncias. Quando não há o autocontrole, a pessoa descontrolada emocionalmente tende a ferir outras - de maneira verbal e/ou fisicamente -, e aquela sensação desagradável que ataca o corpo se junta com o sofrimento moral, o pesar com relação a si mesmo e a outros, a mágoa, as lágrimas de arrependimento.

 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo” - Efésios 4.26,27.

E.A.G.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Amar é querer e fazer o bem


Se estiver difícil, respire fundo e coloque um pouco
mais de amor.
Por Eliseu Antonio Gomes

Dizem por aí que algumas pessoas gostam de se casar, mas não gostam da pessoa com quem se casa, diante das tantas realizações de uniões conjugais seguidas de divórcios.

O erro comum é acreditar que o amor é só um sentimento. É um equívoco pensar que o amor é apenas aquela paixão entre adolescentes... Amor é coisa de gente madura!

Para se casar, é necessário mais do que uma impressão favorável que alguém experimenta em relação a outra, mais do que um estabelecimento da relação que envolve a atração mútua e espontânea causada por entusiasmos semelhantes. É mais do que a capacidade de interpretar os padrões não verbais de comunicação. É mais do que um envolvimento emocional. Muito mais do que a atração física, ou bem mais do que o sentimento ardoroso que induz uma pessoa a desejar outra que considera bonita.

É preciso entender o que é amor e querer amar o outro em todas as circunstâncias. Solenemente, diz o religioso ao realizar a cerimônia matrimonial: “É preciso amar ‘em tempos de fartura e de escassez, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... ’”.

Amor é o desejo, transformado em ação, de querer fazer o bem ao outro em todos os momentos. Amar é imaginar-se no lugar do outro se esforçando para compreender seus sonhos, ideias, necessidades, atitudes e auxiliar a alcançar seus objetivos grandiosos, dignos, nobres. É manifestar cuidado extremo sem interesse de receber qualquer espécie de vantagem em troca. 

Quando existe a disposição de ser agente do bem-estar do cônjuge, naturalmente cria-se laço de reciprocidade entre o casal, forma-se o círculo de retribuição de gentilezas, pois é fácil amar quem nos ama.

E.A.G.

domingo, 23 de abril de 2017

A dose diária de realidade que todos nós necessitamos


Por Eliseu Antonio Gomes

Ao pensar em vida de casal e solidão, cogitar em romances felizes e fracassados, temos que considerar que o alicerce sólido para a construção bem-sucedida da vida a dois chama-se "verdade".

Algumas pessoas jamais encontrarão a felicidade ao lado de outras. Entre os motivos diversos, isto acontece porque escondem uma parte do seu ser. Elas mostram apenas o lado mais atraente: o bom humor; os cabelos perfeitamente alinhados; a boa disposição para ouvir atentamente. Etc.

Como a vida é diferente, não é possível manter a parte chata escondida para sempre. Inconvenientemente, o que há de pior sempre se apresenta. E quando aparece, assusta aqueles que se iludiram pensando que existe gente perfeita.

 Assim sendo, às vezes, quem se sentiu enganado reage mal. As reações de quem está desapontado são capazes de destruir o estado de felicidade daqueles que quiseram se mostrar pela metade.

Não cometa o ato da rejeição contra o lado feio dos outros. Nunca alimente a expectativa de que exista neste mundo alguém infalível. Todos falhamos, todos temos pontos fracos, todos erramos.

Não aceite o que existe de pior em você e em ninguém. Entretanto, não use intolerância contra os ângulos repulsivos dos outros e trabalhe o seu lado ruim para que a cada dia você seja uma pessoa melhor.

Seja totalmente transparente com quem ama.

Quem é realista nunca se decepciona e nem decepciona ninguém.

E.A.G.

sábado, 28 de janeiro de 2017

O poder de destruir e edificar o lar (parte 3 de 3)


Por Rosana Beda

Uma boa comunicação familiar é fundamental, uma vez que precisamos desabafar, receber conselhos, aconselhar, pensar juntos e analisar os fatos antes de uma decisão. E ninguém melhor que a família para compartilhar de momentos decisivos. Seus filhos, observando esse canal aberto, não precisarão recorrer a outras fontes, às vezes tão danosas, para resolver seus dilemas, dúvidas e problemas.

A mãe com esta sabedoria, credibilidade e influência é também uma ponte entre todos os membros da família, diluindo as diferenças, os desencontros, da melhor forma possível. Este papel é essencial para a boa performance familiar e para que a união e as amizade entre os membros sejam constantes. 

Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, junto a Universidade Yale e Universidade de Michigan, a mulher, ao se tornar mãe, tem uma modificação estrutural em seu cérebro, desenvolvendo uma capacidade maior em conexão entre todos os neurônios. Ou seja, se uma mulher que ainda é mãe já tem grande capacidade de conectar as várias caixas mentais (assuntos diversos) ao mesmos tempo, ao tornar-se mãe a sua capacidade aumenta, trazendo velocidade, dinamismo em conectar assuntos, banco de dados armazenados para a tomada de decisão, ação.

Observem como Deus fez tudo perfeito. Os próprios cientistas admitem que "essas alterações estão relacionadas à criação de vínculos com os recém-nascidos como um recurso 'da natureza' para garantir que as mães, protejam, cuidem melhor de seus filhotes".

Essa capacidade materna de proteção torna a mãe ainda mais ágil, preventiva e fica cada vez mais difícil esconder uma ação, um sentimento, daquela que o gerou, ou que é sua companheira.

Os gestos mais singelos e simples de uma mãe resgatam os valores mais nobres da convivência familiar. O almoço de domingo que ela prepara com todo o carinho, o chazinho para quem está resfriado, o leite quente antes de dormir, a participação na reunião do colégio, o lanche para os amigos durante o trabalho escolar, etc.

Atualmente, existe uma infinidade de literaturas, até mesmos cristãs, ajudando a mãe em suas tarefas: informações sobre a forma de trocar o bebê, brincar com a criança de forma lúdica e instrutiva, de educar os filhos em várias fases da vida, lidar com as personalidades diferentes, ensinando a dizer "não" ou "espera" como respostas positivas e necessárias à formação do caráter dos filhos, entre outros conhecimentos.  Recorrer a elas é muito interessante e de grande valia.

Mas nunca se esqueça que sua principal fonte, aquela que habilita a sua alma e as capacita em todas as esferas é a Palavra de Deus. Um tempo atrás eu concordava com o jargão: "Filho vem sem manual de instrução", mas agora, entendo ser a Bíblia Sagrada o melhor e mais eficaz manual de instrução na educação dos filhos, na edificação e manutenção da família e do lar. Faça uso dela e você e sua família experimentará proezas. Ser uma esposa, mãe, mulher sábia é ter a grande chance de construir seres humanos excelentes, um lar feliz e um legado inesquecível!

Artigo em três partes:
O poder de destruir e edificar o lar (parte 1)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 2)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 3)

Rosana Beda Franncisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária na área da família.
Fonte: Mensageiro da Paz, ano 85, nº 1556, janeiro 2015, encarte Caderno Família - página 1, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O poder de destruir e edificar o lar (parte 2 de 3)



Por Rosana Beda

A Palavra de Deus nos ensina a agir segundo a sabedoria divina, desprezando a sabedoria mundana, diabólica (Tiago 3.13-18), bem como a conquistar um caráter cristão, tendo o fruto do Espírito (Gálatas 5.22). Essas orientações valem para todos nós. Sozinho, ninguém consegue tais proezas. Temos um Ajudador. A diferença está em quem de nós O busca e quem O apaga pouco a pouco em sua rotina.

Lembremos que antes de sermos eficazes como pais, nós temos que sê-lo como filhos, cônjuges, irmãos, amigos e cristãos. Uma mãe precisa do apoio do esposo, como pai de seu filho, como seu companheiro, para que consiga desempenhar com eficácia seus afazeres e ideias pela família. Muitas vezes, as opiniões divergem e é necessário que o caráter cristão fale mais alto para renunciar às próprias vontades em prol da vontade divina. Deus honra a mulher que é submissa. Essa atitude, portanto, não faz dela menor, muito pelo contrário, O Senhor é contra todo tipo de rebeldia, mas deleita-se na obediência.

São as suas escolhas, renúncias e decisões que vão formar os valores familiares deste novo grupo de indivíduos; que vão construir ou demolir a casa. O comportamento de cada um vai influenciar a vida de outros simultaneamente, por isso, é imprescindível que cada membro da família tenha em mente primeiro os valores comuns, familiares, as normas internas de convivência e solidariedade entre si para sustentabilidade de uma família sadia. Seus filhos aprenderão com seu exemplo, mas do que com suas palavras.

Em Provérbios 14.1, observamos a tamanha responsabilidade da mulher. A mãe é o membro de maior influência no grupo, e é neste sentido que a Palavra de Deus afirma que está em suas mãos a capacidade de edificar ou destruir.

É claro que não é fácil, mas é possível e muito recompensador. Afinal, quem diz isso é o mesmo que quer ajudar a cada mulher a ser sábia, a ter um lar de amor, onde não falta cooperação, paciência, solidariedade e união.

Rosana Beda Francisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária, jornalista e palestrante na área da família.

Artigo em três partes:
O poder de destruir e edificar o lar (parte 1)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 2)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 3)

Rosana Beda Franncisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária na área da família.
Fonte: Mensageiro da Paz, ano 85, nº 1556, janeiro 2015, encarte Caderno Família - página 1, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

sábado, 21 de janeiro de 2017

"Aqui vai o meu aviso para as barangas"

Aviso para as barangas que adicionaram o meu marido no Facebook: eu tenho a senha dele! 

Definição informal do termo "baranga": Pessoa com reputação de baixa qualidade, com pouco ou nenhum valor. O substantivo feminino é usado para descrever a mulher deselegante, mal-ajeitada, desprovida de beleza.

Quando o ciúmes rouba a paz dos casais

"Olhe, meu marido tem face (perfil no Facebook). Eu estou sempre cuidando., sabe? Porque ele é meu marido, meu homem, meu parceiro, meu namorado, meu tudo. Mas, cuidado no (com) que (quem) você mexe. Sou calma, educada, sensativa (sensata /ou sensitiva) e exclusiva. Mas quando mexe com o que é meu, eu viro uma pantera. Sou serva de Deus, mas não sou troxa (trouxa). Por meu marido, nem falo nada! Fica a dica."
"Olhe, meu marido tem face (perfil no Facebook). Eu estou sempre cuidando, sabe? Porque ele é meu marido, meu homem, meu parceiro, meu namorado, meu tudo. Mas, cuidado no (com) que (quem) você mexe. Sou calma, educada, sensativa (sensata /ou sensitiva) e exclusiva. Mas quando mexe com o que é meu, eu viro uma pantera. Sou serva de Deus, mas não sou troxa (trouxa). Por meu marido, nem falo nada! Fica a dica."

Hoje, encontrei este recado, peculiar, lá na minha Linha do Tempo do Facebook. Postagem enviada de modo geral, para a rede inteira, da pessoa que fez a digitação, ler. No primeiro momento, considerei engraçado. Depois, refleti tentando entender o ponto de vista de todos os envolvidos no assunto, e terminei acreditando que esta postagem pode ser sintoma de crise conjugal.

O marido pode estar dando motivos reais, ou não, para este tipo de manifestação pública. Talvez, por ser alguém insegura e possessiva, a esposa faça conclusões exageradas, ou, realmente ela pode ter razão sobre pensar que existem mulheres interessadas em se envolver com eu esposo.

Seja o que for, é importante levar em consideração que o sentimento de ciúme só é positivo quando representa o zelo equilibrado. Aquela atitude amena, que gera e conserva a tranquilidade do casal, e nunca a raiva, gritos e brigas.

Falando diretamente para gente crente em Cristo, digo que se houver na pessoa cristã o sentimento de posse e a tentativa de querer controlar as relações interpessoais do outro, então, é necessário abrir a Bíblia Sagrada em Gálatas 5. 16-23, meditar no texto e orar ao Senhor pedindo libertação da força da carne sobre seu comportamento.

Queira destruir o ciúmes, antes que o ciúmes destrua seu casamento.

E.A.G.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Sou cristão novo convertido, recém casado e preciso de conselhos

"Esperar não é perder tempo!
Esperar é fruto de uma escolha de quem prioriza o que é eterno e não passageiro."


Há algum tempo atrás, recebi em minha caixa de contato com os leitores de Belverede, a seguinte mensagem:
"Boa noite, sou Felipe, preciso de ajuda no meu casamento, sou novo na igreja e estou aprendendo a Bíblia e queria orientação. Vou mandar essa mensagem para ver se você responde. Obrigado."

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A liderança da Deus é Amor tenta interferir nas relações íntimas dos casais membros da igreja?


Uma pessoa, que se identificou com as iniciais L.L. escreveu um e-mail com uma pergunta bastante peculiar, desconcertante mas que merece atenção, porque serve como quebra de boataria desmedida e muito prejudicial à cristandade como um todo.

Confira a pergunta e também a minha resposta.

12 de novembro de 2016 em 12h20.
"A paz do Senhor, Eliseu.
Eu li o seu site e vi que você conhece um pouco sobre a doutrina da Igreja Pentecostal Deus é Amor. 
Também sou evangélica, tenho uma curiosidade a respeito da doutrina desta denominação. Certa vez, disseram para mim que os membros da IPDA não podem tirar a roupa durante o ato sexual. Isso é verdade?
Perdoe-me pela pergunta, sei que é bem estranha e até vulgar, mas realmente gostaria de saber. Ficaria grata se pudesse me responder.
Que Deus o abençoe."
Minha resposta:

Olá, irmã L.L.

Em primeiro lugar, quero lhe dizer que não considero a sua pergunta vulgar, ao contrário, é pertinente e feita com polidez. Penso que você ousou perguntar motivada pelo seu amor a Deus e quer agradá-lo em todas as áreas da sua vida. Este propósito é algo muito bom. 

O Regulamento Interno da IPDA

Não conheço em profundidade a doutrina da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Mas, possuo o Regulamento Interno (R.I) desta denominação, na versão mais recente, que foi doado por uma leitora do blog Belverede; ela congregava na igreja-sede e trabalhava lá em uma das áreas ligada à administração.

A liderança da IPDA, reproduzindo o ensinamento bíblico, orienta aos seus membros a não relacionarem-se sexualmente enquanto solteiro ou solteira e quando casados a não aceitarem relações sexuais com pessoas que não seja o cônjuge. Mas dentro do ambiente matrimonial, na intimidade a dois do casal entre as quatro paredes do dormitório, a denominação não se manifesta sobre usar ou não trajes. Tal declaração não passa de boato. Seria uma ação por demais ridícula se houvesse imposição desse tipo de regra sobre o leito conjugal de seus membros.

De acordo com o conteúdo do RI, posso dizer a você que a pessoa que disse que os membros da IPDA recebem instruções para não se despirem durante o coito estão redondamente enganadas sobre as orientações oficiais desta igreja.

Interpretações bíblicas equivocadas

Eu não posso afirmar com certeza, mas posso lhe dizer que talvez existam alguns pregadores dessa igreja que ousam dizer algo neste sentido em que você pergunta, porém, eles agem assim sem nenhum respaldo da doutrina oficial da IPDA. E, se alguém quer determinar como os casais, devidamente ligados em laço matrimonial, devem agir intimamente, o faz por excesso de zelo e por uma religiosidade doentia impulsionada por extrema falta de conhecimento das Escrituras Sagradas.

Pessoas que afirmam isso devem pensar que o sexo é algo pecaminoso e sujo, mesmo entre pessoas casadas e fiéis a Deus. Elas não entendem que quem criou os órgãos genitais, masculino e feminino, foi o próprio Deus; o mesmo Deus que criou a fêmea, Eva, para ser a companheira de todas as horas do macho chamado Adão; o mesmo Deus que disse “e serão os dois uma só carne”, aludindo à conjunção carnal entre homem e mulher.

Dignidade

É importante citar Hebreus 13.4 a, que diz o seguinte: “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula...” (ARA). Em grego, o idioma original no qual foi escrito o Novo Testamento, a palavra vertida como “leito” ao nosso idioma é o termo “sexo”. Este texto no livro Hebreus explica que o relacionamento entre marido e esposa é uma relação em santidade, portanto, é digno de honra. A parte b deste versículo, diz: “...pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará”. O contexto bíblico nos leva a entender que a devassidão tem a ver com as práticas sexuais com pessoas fora do casamento; e o adultério é exatamente isso. 

Um adendo sobre depilação

Também, preciso dizer sobre outra situação, que é levantada sobre os corpos femininos de membros da IPDA. No passado de algumas décadas atrás, alguns pregadores da IPAD afirmavam - espero que não haja algo parecido hoje -  que as mulheres desta igreja não deveriam se depilar, alegavam que a depilação era questão de vaidade pecaminosa. E algumas mulheres de fato não raspavam os pêlos de suas axilas e pernas, gerando horror e ojeriza em pessoas que não faziam parte do roll de membros desta igreja. 

Sobre esta questão, também não há uma norma interna específica da IPDA, as cristãs dessa igreja agem como pensam ser a melhor maneira de se dedicar ao Senhor. Minha opinião a respeito da depilação da mulher é que elas são livres para se depilarem. A verdade sobre esta questão é que não existe nenhuma orientação da Bíblia sobre isso, então elas podem raspar os pêlos de debaixo dos braços e de suas pernas e manter a consciência tranquila diante de Deus, porque não há pecado nesta prática. Habitamos em um país de clima tropical, o que nos faz olhar para esta situação como um modo de manter o corpo asseado. E, voltando ao tema anterior, quando uma esposa se mantém limpa para seu marido, ela está honrando o seu casamento.

Enfim, sugiro que faça uso das tags (marcas) que eu criei neste blog. Tags / marcas são as palavras que ligam os artigos por assuntos específicos. Para isso, basta a você digitar “casamento” na caixa de pesquisa, que está localizada na parte superior deste blog, ou clicar nas palavras “casamento” e “sexualidade”, que estão localizadas na parte inferior do blog, na seção “Assuntos Abordados em Belverede”. 

E.A.G.

sábado, 10 de dezembro de 2016

O amor como um verbo


Por Andy Stanley
Eliseu Antonio Gomes (tradução livre)

A lição que mais gera transformação no Novo Testamento, voltadas às relações interpessoais, gira em torno do uso do termo amor. Ao abordar o assunto amor, os escritores neotestamentários nos fazem saber de algo que se faz ao contrário do senso comum que fala sobre sentimento. Enquanto a maioria das pessoas se satisfaz com a simples condição de se apaixonar, os autores do Novo Testamento nos ensinam a nos comportarmos em atitudes premeditadas de amor. Dizem a nós para tratar o amor como um verbo.

Nos Evangelhos, Jesus reiterou o famoso texto do Antigo Testamento, amar o nosso próximo como a nós mesmos, que é um imperativo. Mas Cristo foi um passo além. Ele orientou seus seguidores a amar os seus inimigos (Mateus 5.44).  Claramente, não falava sobre amor como a maioria de nós conhecemos. Referia-se ao amor segundo o ponto de vista de um verbo: a decisão de tomar atitudes benignas acima dos sentimos.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Ganhando o esposo para Cristo - A importância da Escola Dominical para a estruturação da família


 A-importancia-da-Escola-Dominical-para-a-estruturacao-da-familia-ganhando-o-esposo-para-Cristo-fabio-magalhaes-jornal-nosso-setor

Por Fábio Magalhães

"Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" - Josué 24.15.

Ela aceitara ao Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal. Seus filhos ainda pequenos iam para a igreja com ela. Seu esposo, embora conhecedor do Evangelho, ainda não havia se decidido.

O Senhor deu-lhe uma estratégia: pedir ao seu esposo que levasse as crianças à igreja para que participassem da Escola Bíblica Dominical.

Seu esposo aceitou a proposta, mas como tinha que levar as crianças, retornar para casa e ir buscá-las novamente na igreja, não achou muito boa a ideia.

Novamente Deus a orientou. Ela disse a ele:

- Por que você não leva os meninos e fica para assistir a Escola Dominical? Assim você não precisa ir e voltar duas vezes.

Ele seguiu o conselho.

Resumo: através da Escola Bíblica Dominical o Senhor realizou uma grande obra em sua vida; aceitou a Cristo como Salvador e tornou-se um trabalhador na Causa do bom Mestre, tendo um ministério abençoado e frutífero.

Extraído do Jornal Nosso Setor, ano  14, nº 121, julho de 2015, página 7, (Editora Origem / Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério do Belém - SP).

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A gravidez de Sara


Abrão e Sarai se casam em Ur dos Caldeus. 

Gênesis 11.29-31. O nome Abrão significa "pai exaltado". Mais tarde, seu nome foi mudado para Abraão, cujo significado é "pai de multidão". A significação de Sarai é "livre"; o sentido de Sara é "princesa".

"Abrão casou com Sarai, e Naor casou com Milca. Milca e Iscá eram filhas de Harã. Sarai não tinha filhos, pois era estéril. Tera saiu da cidade de Ur, na Babilônia, para ir até a terra de Canaã, e levou junto o seu filho Abrão, o seu neto Ló, que era filho de Harã, e a sua nora Sarai, que era mulher de Abrão. Eles chegaram até Harã e ficaram morando ali"

♦ ♦ ♦

As circunstâncias da origem de Ismael

Gênesis 16.1-6:

"Sarai, a mulher de Abrão, não lhe tinha dado filhos. Ela possuía uma escrava egípcia, que se chamava Agar. Um dia Sarai disse a Abrão:

 – Já que o SENHOR Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos. Abrão concordou com o plano de Sarai, e assim ela lhe deu Agar para ser sua concubina. Isso aconteceu quando já fazia dez anos que Abrão estava morando em Canaã. Abrão teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Quando descobriu que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para Sarai, a sua dona.

 Aí Sarai disse a Abrão:

– Por sua culpa Agar está me desprezando. Eu mesma a entreguei nos seus braços; e, agora que sabe que está grávida, ela fica me tratando com desprezo. Que o SENHOR Deus julgue quem é culpado, se é você ou se sou eu!

 Abrão respondeu:

– Está bem. Agar é sua escrava, você manda nela. Faça com ela o que quiser.

Aí Sarai começou a maltratá-la tanto, que ela fugiu."

♦ ♦ ♦

Angustiada, Agar recebe amparo

Gênesis 16.7-12:

"Mas o Anjo do SENHOR a encontrou no deserto, perto de uma fonte que fica no caminho de Sur, e perguntou:

– Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde está indo?

– Estou fugindo da minha dona – respondeu ela.

Então o Anjo do SENHOR deu a seguinte ordem:

– Volte para a sua dona e seja obediente a ela em tudo.

E o Anjo do SENHOR disse também:

“Eu farei com que o número dos seus descendentes seja grande; eles serão tantos, que ninguém poderá contá-los. Você está grávida, e terá um filho, e porá nele o nome de Ismael, pois o SENHOR Deus ouviu o seu grito de aflição. Esse filho será como um jumento selvagem; ele lutará contra todos, e todos lutarão contra ele. E ele viverá longe de todos os seus parentes.” 

♦ ♦ ♦

Abraão é informado sobre o fim da esterilidade de Sara 

Gênesis 17.1-8:

"Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o SENHOR Deus apareceu a ele e disse:

– Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo. Eu farei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes.

Então Abrão se ajoelhou, encostou o rosto no chão, e Deus lhe disse:

– Eu faço com você esta aliança: prometo que você será o pai de muitas nações. Daqui em diante o seu nome será Abraão e não Abrão, pois eu vou fazer com que você seja pai de muitas nações. Farei com que os seus descendentes sejam muito numerosos, e alguns deles serão reis. A aliança que estou fazendo para sempre com você e com os seus descendentes é a seguinte: eu serei para sempre o Deus de você e o Deus dos seus descendentes. Darei a você e a eles a terra onde você está morando como estrangeiro. Toda a terra de Canaã será para sempre dos seus descendentes, e eu serei o Deus deles.

♦ ♦ ♦

O anúncio do nascimento do filho de Sara e Abraão

Gênesis 17.15-22. O nome Isaque significa "riso".

"Depois Deus disse a Abraão:

– De hoje em diante não chame mais a sua mulher de Sarai, mas de Sara. Eu a abençoarei e darei a você um filho, que nascerá dela. Sim, eu a abençoarei, e ela será mãe de nações; e haverá reis entre os seus descendentes.

Abraão se ajoelhou, encostou o rosto no chão e começou a rir ao pensar assim: “Por acaso um homem de cem anos pode ser pai? E será que Sara, com os seus noventa anos, poderá ter um filho?”

Então Abraão disse a Deus o seguinte:

– Quem dera que Ismael vivesse abençoado por ti!

Mas Deus respondeu:

– O que eu disse foi que Sara, a sua mulher, lhe dará um filho. E você o chamará de Isaque. Eu manterei a minha aliança com ele e com os seus descendentes, para sempre. Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação. Mas a minha aliança eu manterei com Isaque, o seu filho, que Sara dará à luz nesta mesma época, no ano que vem. 

Quando acabou de falar com Abraão, Deus subiu e o deixou."

♦ ♦ ♦

Os visitantes ilustres

Gênesis 18-1-15: Neste episódio, encontramos um fato que é descrito como teofania. As três figuras, revestindo a forma humana masculina, eram Jeová (18.1) e os outros dois eram anjos (19.1).

"O SENHOR Deus apareceu a Abraão no bosque sagrado de Manre. Era a hora mais quente do dia, e Abraão estava sentado na entrada da sua barraca. Ele olhou para cima e viu três homens, de pé na sua frente. Quando os viu, correu ao encontro deles. Ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e disse:

– Senhores, se eu mereço a sua atenção, não passem pela minha humilde casa sem me fazerem uma visita. Vou mandar trazer água para lavarem os pés, e depois os senhores descansarão aqui debaixo da árvore. Também vou trazer um pouco de comida, e assim terão forças para continuar a viagem. Os senhores me honraram com a sua visita; portanto, deixem que eu os sirva.

Eles responderam:

– Está bem, nós aceitamos.

Abraão correu para dentro da barraca e disse a Sara:

– Depressa! Pegue uns dez quilos de farinha e faça pão. 

Em seguida ele correu até onde estava o gado, escolheu um bom bezerro novo e o entregou a um dos empregados, que o preparou para ser comido. Abraão pegou coalhada, leite e a carne preparada e pôs tudo diante dos visitantes. Ali, debaixo da árvore, ele mesmo serviu a comida e ficou olhando.

Então eles perguntaram: 

– Onde está Sara, a sua mulher?

– Está na barraca – respondeu Abraão.

Um deles disse:

– No ano que vem eu virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara, a sua mulher, terá um filho.

Sara estava atrás dele, na entrada da barraca, escutando a conversa. Abraão e Sara eram muito velhos, e Sara já havia passado da idade de ter filhos. Por isso riu por dentro e pensou assim:

– Como poderei ter prazer sexual agora que eu e o meu senhor estamos velhos?

Então o SENHOR perguntou a Abraão:

– Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para ter um filho? Será que para o SENHOR há alguma coisa impossível? Pois, como eu disse, no ano que vem virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara terá um filho.

Ao escutar isso, Sara ficou com medo e quis negar.

– Eu não estava rindo – disse ela.

Mas o SENHOR respondeu: 

– Não é verdade; você riu mesmo."

♦ ♦ ♦
O milagre da concepção

Gênesis 21.1-12. Deus faz com que o deserto se transforme em oásis, transforma o útero infértil em fonte de grande contentamento. Foi assim no passado, é assim nos dias atuais.

"De acordo com a sua promessa, o SENHOR Deus abençoou Sara. Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado, e Abraão pôs nele o nome de Isaque. 

Quando Isaque tinha oito dias, Abraão o circuncidou, como Deus havia mandado. Quando Isaque nasceu, Abraão tinha cem anos. 

Então Sara disse:

– Deus me deu motivo para rir. E todos os que ouvirem essa história vão rir comigo. 

E disse também:

– Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar? No entanto, apesar de ele estar velho, eu lhe dei um filho. 

O menino cresceu e foi desmamado. E, no dia em que o menino foi desmamado, Abraão deu uma grande festa. 

Certo dia Ismael, o filho de Abraão e da egípcia Agar, estava brincando com Isaque, o filho de Sara. Quando Sara viu isso, disse a Abraão:

 – Mande embora essa escrava e o filho dela, pois o filho dessa escrava não será herdeiro junto com Isaque, o meu filho.

Abraão ficou muito preocupado com isso, pois Ismael também era seu filho. Mas Deus disse:

– Abraão, não se preocupe com o menino, nem com a sua escrava. Faça tudo o que Sara disser, pois você terá descendentes por meio de Isaque."

♦ ♦ ♦
Agar no deserto, novamente

Gênesis 21.13-21.

"O filho da escrava é seu filho também, e por isso farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba. 

Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer.” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar. 

Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse:

– Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está. Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação. 

Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber. Protegido por Deus, o menino cresceu. Ismael ficou morando no deserto de Parã e se tornou um bom atirador de flechas. E a sua mãe arranjou uma mulher egípcia para ele."

♦ ♦ ♦
Sara é sepultada por Abraão

Gênesis 23.1.20

"Sara viveu cento e vinte e sete anos. Ela morreu na cidade de Hebrom, também chamada Quiriate-Arba, na terra de Canaã. E Abraão chorou a sua morte.

Depois saiu do lugar onde estava o corpo e foi falar com os heteus. Ele disse:

– Eu sou um estrangeiro que mora no meio de vocês. Portanto, me vendam um pedaço de terra para que eu possa sepultar a minha mulher.

Os heteus responderam:

– Escute, senhor! O senhor é para nós um chefe poderoso. Sepulte a sua mulher na melhor sepultura que tivermos. Nenhum de nós se negará a dar-lhe a sua sepultura. 

Aí Abraão se levantou, se curvou diante dos heteus e disse:

– Se vocês querem que eu sepulte a minha mulher aqui, por favor, peçam a Efrom, filho de Zoar, que me venda a caverna de Macpela, que fica na divisa das suas terras. Eu pagarei o preço total e assim serei dono de uma sepultura neste lugar. 

Efrom estava assentado ali entre eles, no lugar de reunião, perto do portão da cidade. Ele falou em voz alta, para que todos pudessem escutar:

– De jeito nenhum, meu senhor. Escute! Eu lhe dou o terreno de presente e também a caverna que fica nele. A minha gente é testemunha de que eu estou lhe dando o terreno de presente, para que o senhor possa sepultar a sua mulher. 

Mas Abraão tornou a se curvar diante dos heteus e disse a Efrom, de modo que todos pudessem ouvir:

– Escute, por favor! Eu quero comprar o terreno. Diga qual é o preço, que eu pago. E depois sepultarei a minha mulher ali. 

Efrom respondeu:

– Escute, meu senhor! O terreno vale quatrocentas barras de prata. O que é isso entre nós dois? Vá e sepulte ali a sua mulher. 

Abraão concordou e pesou a quantidade de prata que Efrom havia sugerido diante de todos, isto é, quatro quilos e meio, de acordo com o peso comum usado pelos negociantes. Assim, Abraão se tornou dono da propriedade de Efrom em Macpela, a leste de Manre, isto é, do terreno, da caverna e de todas as árvores, até a divisa da propriedade. Todos os heteus que estavam naquela reunião foram testemunhas dessa compra. Depois disso Abraão sepultou Sara, a sua mulher, na caverna do terreno de Macpela, a leste de Manre, lugar também conhecido pelo nome de Hebrom e que fica na terra de Canaã. Assim, o terreno que pertencia aos heteus e também a caverna que havia ali passaram a ser propriedade de Abraão, para servir como lugar de sepultamento.


♦ ♦ ♦
Abraão e Quetura

Gênesis 25.1-6:

"Abraão casou com outra mulher, que se chamava Quetura, e ela lhe deu os seguintes filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Sua. 

Jocsã foi o pai de Seba e de Dedã. Os descendentes de Dedã foram os assureus, os letuseus e os leumeus. Os filhos de Midiã foram Efa, Éfer, Enoque, Abida e Elda. Todos esses foram descendentes de Quetura. 

Abraão deixou tudo o que tinha para Isaque, mas deu presentes para os filhos das suas concubinas. E, antes de morrer, separou-os de Isaque e mandou que fossem morar na terra do Oriente.


♦ ♦ ♦

Abraão é sepultado pelos filhos Isaque e Ismael 

Gênesis 25.7-11:

Abraão viveu cento e setenta e cinco anos. Ele morreu bem velho e foi reunir-se com os seus antepassados no mundo dos mortos. Os seus filhos Isaque e Ismael o sepultaram na caverna de Macpela, que fica a leste de Manre, no campo de Efrom, que era filho de Zoar, o heteu. Este era o campo que Abraão havia comprado dos heteus; Abraão e Sara foram sepultados ali.

 Depois da morte de Abraão, Deus abençoou Isaque, o filho dele, que morava perto do “Poço Daquele que Vive e Me Vê”.

♦ ♦ ♦

Postagens paralelas:
Isaque, o sorriso de uma promessa
A providência de Deus no monte do sacrifício 
Mães Cristãs

Porções bíblicas: Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Sociedade Bíblica do Brasil - SBB).

E.A.G.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Charles Haddon Spurgeon e a frase sobre a esposa com tripla personalidade


“Deus nos livre a todos das esposas que são anjos nas ruas, santas na igreja e demônios em casa” – frase atribuída a Charles Spurgeon (1834 – 1892).

Não é certeza se esta declaração, compartilhada em redes sociais, tem como seu autor o famoso pregador inglês. O que, com toda certeza, sabemos é que a conduta descrita na frase é altamente reprovável, seja ela um comportamento de uma mulher casada, ou de um marido, ou de alguém que ainda está solteiro ou solteira. 

Nem sempre será fácil, mas temos que tratar bem a todos, em todos os lugares e em todo tempo.

E.A.G.

domingo, 13 de novembro de 2016

O casamento e o livre-arbítrio



Com todo respeito a todos que pensarem diferente de mim, quero dizer que eu creio na doutrina do livre-arbítrio. E assim como Deus nos dá a liberdade de escolha para nós em tudo que decidimos realizar, também nos deixa livres para escolher o marido ou esposa. O que o Senhor faz neste caso do matrimônio, e em todos os outros, é nos apresentar critérios sábios para fazer as melhores escolhas - e após a escolha feita da pessoa do cônjuge, ensinar a ter uma vida à dois em respeito mútuo. Sendo mais direto: não entendo que o Senhor queira escolher no lugar do pretendente ao casamento a pessoa que será o marido ou esposa de quem se casa.

Isaías 46.10 dá base para os calvinistas refutarem o livre-arbítrio?
Qual a permissão dada na Bíblia para o divórcio?
Salvação e Livre-Arbítrio


Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

Introdução aos livros da Bíblia Sagrada.
Objetivo ainda em fase de conclusão.

Antigo Testamento
GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute1 Samuel • 2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias