tag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post3034116701622829879..comments2024-03-26T21:39:40.359-03:00Comments on Eliseu Antonio Gomes: Dízimo - no judaísmo e na igreja cristãEliseu Antonio Gomeshttp://www.blogger.com/profile/09950857008032922857noreply@blogger.comBlogger40125tag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-19927625371436678922017-02-02T14:53:07.674-02:002017-02-02T14:53:07.674-02:00Caro Marcelo Soeiro (1 de fevereiro de 2017 | 07h0...Caro Marcelo Soeiro (1 de fevereiro de 2017 | 07h09).<br /><br />Você escreveu: <b>“Paulo não escreveu dízimo, mas, ele escreveu lei. Se ele tinha que citar uma por uma e não o fez, bem, tenho que fazer oferta de ciúmes, por exemplo?!?! Paulo não falou nada contra. Se falou, pode nos mostrar?!?! Percebe onde seu argumento falha?!?!</b><br /><br />Existe material farto contra ciúmes nas páginas da Bíblia, inclusive escrito por Paulo. Eu entendi sua linha de raciocínio, quer alegar que o fato de não existir no Novo Testamento proibição ao dízimo não torna a entrega de dízimos atitude cristã aceitável. Continuo a considerar seu critério, de pessoa antidizimista que é, totalmente equivocado, absolutamente desprovido de bases bíblicas.<br /> <br />Você disse: <b>“Em relação a liberalidade, você pega um dicionário e pega a conotação que lhe apraz, novamente desconsiderando o contexto. Novamente, se eu ganho cinquenta milhões, e tudo que eu fizer for dar 50 reais a alguém, houve liberalidade?!?! Segundo o dicionário, sim, afinal, outro foi beneficiado. Sabemos que não. Continua percebendo onde seu argumento continua falhando?!?!</b><br /><br />Releia o dicionário, por favor. Se puder, releia também o que escrevi sobre pessoas dizimistas, que contribuem com ofertas avulsas e também ajudam o próximo em suas necessidades. Essa gente é praticante da liberalidade.<br /><br />Você disse: <b>"Paz”</b>.<br /><br />Termino, sugerindo que não tenha pressa para publicar suas opiniões, caso pense em replicar outras vezes. Leia atentamente o que escrevo, depois busque os textos bíblicos em que apoia sua fé a respeito do assunto, e após orar sobre o conteúdo escrito, venha e escreva para mim. Será bem-vindo em seu retorno.<br /><br />Eu não aprecio o debate pelo simples fato de debater. Não sinto prazer algum nisso. Prefiro me ocupar com outras coisas, se não houver de ambas as partes do debate o propósito de encontrar edificação espiritual.<br /><br />Abraço, com a paz do Senhor.<br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-56474478190613548372017-02-02T14:39:14.660-02:002017-02-02T14:39:14.660-02:00Caro Marcelo Soeiro (1 de fevereiro de 2017 | 07h0...Caro Marcelo Soeiro (1 de fevereiro de 2017 | 07h09).<br /><br />“Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus” – Gálatas 3.10.<br /><br />Você escreveu: <b>”Nenhum contexto sobre lei e Graça pode estar dissociado de Gl 3.10. </b><br /><br />É claro que eu concordo com Paulo, creio que quem confia na Lei de Moisés como meio de encontrar a salvação, está amaldiçoado, pois não será salvo. Quem salva é Cristo (Atos 4.10-12).<br /><br />Agora, afirmar que a entrega de dízimos por cristãos é obedecer a Lei de Moisés, é apenas <a rel="nofollow">a sua uma opinião humana</a>. Relembro o que já mostrei a você: Abraão e Jacó entregaram dízimos e ainda não existia a Lei de Moisés quando fizeram isso (Gênesis capítulos 14 e 28). Portanto, <a rel="nofollow">o que alega não tem respaldo bíblico</a>. <br /><br />Você disse: <b>Circuncisão é lei, assim como dízimo também é. Isso é fato. Me desculpe, mas, dizer que dízimo é anterior à lei e circuncisão não, é, no mínimo, desonesto” </b>.<br /><br />Amigo, com este parágrafo, fica parecendo que você não está levando com seriedade este assunto. Parece que envia conteúdo para cá sem ler o que eu escrevi. Mas, qualquer pessoa que ler as mensagens trocadas verá que não afirmei o que está dizendo. Nunca disse que a circuncisão não existiu antes da Lei de Moisés.<br /> <br />O que eu disse?<br /><br />•: dízimo e circuncisão surgiram na Bíblia antes da promulgação da Lei de Moisés;<br />• os apóstolos trataram o dízimo e a circuncisão de maneiras diferentes; eles entenderam que o cristão não precisa se circuncidar e nada disseram a respeito do dízimo.<br /> <br />Favor ler atentamente antes de responder.<br /><br />[continua...]<br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-83378643384570703252017-02-02T14:17:27.653-02:002017-02-02T14:17:27.653-02:00Caro Marcelo Soeiro (1 de fevereiro de 2017 | 07h0...Caro Marcelo Soeiro (1 de fevereiro de 2017 | 07h09).<br /><br />Você escreveu: <b>“Você comete um erro simples ao citar Rm 4.10 quanto à proibição da circuncisão e, novamente, se esquece do todo. É difícil, assim”</b>.<br /> <br />Resposta: Vamos ler o texto bíblico citado “Quando foi que isso aconteceu? Foi antes ou depois de Abraão ser circuncidado? Foi antes e não depois” – Romanos 4.10 (NTLH).<br /><br />Amigo, eu escrevi que Paulo era contra o cristão ser circuncidado. E não pensava que teria que explicar o motivo.<br /><br />Por favor, leia o contexto próximo deste versículo, que é <b>Romanos 4.1-10</b>. Ao ler o contexto, perceberá que quando Deus fez uma aliança com Abraão, apresentou ao patriarca a circuncisão como um sinal do acordo. Na leitura deste contexto bíblico, perceberá que Deus já havia aceitado Abraão como seu servo, enquanto o patriarca ainda era incircunciso. <br /><br />Este trecho que Paulo escreveu tinha como intenção mostrar aos cristãos que a circuncisão física não é necessária para que qualquer pessoa seja aceita por Deus como seu servo, basta que haja na pessoa a fé. Para reforçar o ensino, o apóstolo indica o texto de Davi, no <b>Salmo 32.1-2</b>, esclarecendo que o Senhor apaga o pecado de quem usa a sinceridade ao buscá-lo, diz que para receber o perdão dos pecados não é necessário praticar qualquer ato em troca do perdão.<br /><br />[continua...] <br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-57202556776604936422017-02-02T11:50:44.588-02:002017-02-02T11:50:44.588-02:00Marcelo Soeiro (continuação da resposta para comen...Marcelo Soeiro (continuação da resposta para comentários de 27 e 29 de janeiro de 2017 | 08h56).<br /><br />Você digitou: <b>“Basta amar, meu querido. E é o amor de Cristo que nos tirou da escravidão, da velha letra. Se não entendemos isso, ainda não entendemos a Cristo e ao Seu sacrifício. Se não entendemos isso, não sabemos por que Cristo decidiu amar, quando a lei mandava lançar pedras” </b><br /><br />É sempre válido lembrar que não somos salvos porque praticamos boas obras, antes praticamos as boas obras como consequência de já sermos salvos. <br /><br />Sim, o crente salvo ama, ele expressa seu amor com atitudes calcadas no livre-arbítrio. Inclusive através do ato liberal de entregar ofertas avulsas e ofertas na fórmula percentual de 10%. <br /><br />O crente é ensinado a ser dizimista não por obrigação religiosa, mas por amor a Deus e ao próximo. É incentivado a realizar a entrega do dízimo consciente que o dinheiro patrocinará missões evangelísticas, será usado para a manutenção do templo no qual se reúne com outros irmãos para adorar ao Senhor. <br /><br />Enfim, constatamos que o jovem rico teve a sua fé provada e reprovada, porque "a fé sem obras é morta" (<b>Tiago 2.26</b>). O crente liberto das garras do pecado está livre do amor ao dinheiro, não está preso à ganância e à avareza, não atende aos desejos da carne (<b>1 Timóteo 6.10; Gálatas 5.19-21</b>). Ele ama, anda no Espírito (<b>Gálatas 5.22(</b>).<br /><br />Concluo, enfatizando sobre a passagem do jovem rico, que o texto não faz menção alguma ao dízimo.<br /><br />Abraço, com a paz do Senhor.Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-38556188094352909162017-02-02T11:39:41.419-02:002017-02-02T11:39:41.419-02:00Marcelo Soeiro (continuação da resposta para comen...Marcelo Soeiro (continuação da resposta para comentário de 29 de janeiro de 2017 | 08h56).<br /><br />Você escreveu: <b>“ “O jovem rico nada teve acrescentado por observar a lei. Ora, se o amor ao próximo cumpre a lei, por que preciso da lei?!?! Basta amar, meu querido. E é o amor de Cristo que nos tirou da escravidão, da velha letra.</b>”<br /><br />Eu respondo baseado em <b>Mateus 19.16-23</b>: Esta passagem também nada tem a ver com dízimo.<br /><br />Lembre-se, o moço procurou Jesus perguntando o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus respondeu a ele que se queria herdar a vida eterna, deveria guardar os mandamentos. Então, o jovem perguntou quais mandamentos deveria observar. “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo”, disse-lhe Jesus. Então, o jovem respondeu que era praticante de todos eles e perguntou o que ainda lhe faltava para ser salvo. Cristo disse que, se queria ser perfeito (um servo de Deus realmente fiel) deveria vender suas propriedades e o segui-lo. Porém, o jovem se negou a se desfazer de seus bens materiais, não quis deixar a comodidade de uma pessoa rica.<br /><br />Observe que a pergunta do jovem rico era bastante específica, não estava voltada para todos, apenas para si mesmo: “que devo eu fazer...”. E Jesus manteve-se nesta especificidade, enfatizando a liberdade de escolha: “<b>“se quer</b> ser perfeito; venda tudo, e siga-me”. Ele não quis, não teve bom ânimo, entristeceu-se com a proposta de desfazer-se de suas riquezas. Talvez, se tivesse aceitado o convite do Mestre ele estaria na lista dos apóstolos!<br /><br />[continua...]<br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-83657052421672749152017-02-02T11:37:49.013-02:002017-02-02T11:37:49.013-02:00Marcelo Soeiro (resposta para comentário de 29 de ...Marcelo Soeiro (resposta para comentário de 29 de janeiro de 2017 | 08h56).<br /><br />Sua digitação: <b>“Só acho que você, algumas vezes se prende muito ao literal e se esquece do contextual’</b> (...)<b>“ ‘Cristo pregou, sim, a lei na Cruz, e aqui, quem lê entenda a analogia ou figura de linguagem. Paz”</b>.<br /><br />Algumas vezes eu interpreto a Bíblia Sagrada de modo literal, sim. Porém, ao fazer isso eu tenho em alta conta o contexto bíblico, aliado ao histórico. Não é possível interpretar como figurado aquilo que a Palavra de Deus não nos apresenta assim. <br /><br />Quando você afirmou que Cristo cravou na cruz a Lei, eu discordei. Por quê? Vejamos: Paulo afirma em <b>Colossenses 2.14</b>, que “Cristo riscou a cédula que era contra nós [...] cravando-a na cruz”. Nesta passagem, o apóstolo usa força de expressão linguística e nos esclarece que quando o Salvador morreu e ressuscitou Ele, através dEle mesmo, nos uniu a Deus, nos fez almas livres da obrigatoriedade do cumprimento de quaisquer regras religiosas para sermos salvos. A passagem inteira, cujo início está em <b>Colossenses 2.6</b> e termina em <b>3.4</b>, não é alegórica apesar de apresentar a alegoria da cédula riscada (documento de dívidas) sobre o proposito do sacrifício do Senhor no calvário. O texto foi escrito para atender à necessidade de refutar a intenção de falsos mestres, que desejavam impor aos convertidos restrições de comidas e bebidas, obrigá-los a considerar alguns dias como santos, a observação do descanso aos sábados, fazer com que os crentes de Colossos adorassem anjos (<b>2.16, 18</b>).<br /><br />Consideremos o que é um fato notório: <b>Colossenses 2.14</b> não faz menção ao dízimo.<br /><br />[continua...]Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-43396815820267450072017-02-02T11:09:47.985-02:002017-02-02T11:09:47.985-02:00Marcelo Soeiro (resposta para postagem de 27 de ja...Marcelo Soeiro (resposta para postagem de 27 de janeiro de 2017, 22h23).<br /><br />A sua argumentação: <b>“Mas, você tem que ser coerente com o que afirma. Se o dízimo é anterior à lei, como todo dizimista afirma, e é verdade, a circuncisão também é e, portanto, também deve ser praticada”</b>.<br /> <br />Eu escrevo a você acreditando que possua conhecimento profundo sobre as questões que está abordando, o dízimo e a circuncisão. E desta maneira, está ciente que embora o dízimo e a circuncisão sejam anteriores à Lei de Moisés, os apóstolos trataram de ambos de maneiras completamente diferentes.<br /><br />Penso que saiba o suficiente sobre a questão levantada na Igreja Primitiva, quando alguns pregadores neófitos desejaram obrigar os recém-convertidos, não israelitas, na igreja de Antioquia, a se circuncidarem, usando o argumento de que se não fizessem isso não seriam salvos. Referência do episódio relatado: <b>Atos 15, capítulo inteiro</b>.<br /><br />Penso que se sabe disso, também se lembre de que a liderança daquela geração de crentes se reuniu em Jerusalém para fazer com que a paz e quietude voltassem ao seio da igreja, a decisão dos apóstolos e presbíteros de então, foi que os gentios não precisavam submeter-se ao rito judaico e nem a qualquer outro ritual dos judeus, declararam que lhes bastava crer em Cristo como salvador para serem salvos (<b>At 15.22</b> a <b>29</b>).<br /><br />Sobre a circuncisão, o apóstolo Paulo escreveu apoiando a decisão que foi tomada no concílio de Jerusalém. Ele escreveu que a circuncisão tem valor espiritual, não possui valor se realizado na esfera física, <b>Romanos 2</b>. <b>29</b>. Leia mais em sua Bíblia: <b>Atos 16</b>. <b>3</b>; <b>Romanos 3</b>. <b>30</b> e <b>4</b>.<b>9</b> a <b>12</b>; <b>1 Coríntios 7</b>.<b>18</b>,<b>19</b>; <b>Gálatas 2</b>. <b>3</b>; <b>5</b> e <b>6</b>; <b>Filipenses 3</b>. <b>2</b>. <br /><br />Então, baseando-me neste suporte de referências bíblicas que expus acima, tenho plena paz de consciência para afirmar que o cristão, que resolveu entregar dízimos na igreja não precisa cortar o prepúcio. Note que <b>Atos 15</b>, e todo o contexto dele, que exponho as referências bíblicas a você nesta resposta, não citam nada sobre o dízimo, nada a favor ou contra.<br /><br />Em tempo: ao escrever anteriormente, apesar de não citar de maneira direta, já tinha em minha mente Atos 15, considerando que você considerasse o texto ao citar a questão da circuncisão.<br />Por favor, desejando voltar a falar sobre dízimos, venha com citações bíblicas, pois mantenho o blog voltado para a Bíblia Sagrada, não defendo opiniões pessoais, nem mesmo as minhas.<br /><br /><a rel="nofollow">OBSERVAÇÃO</a>: <a rel="nofollow"><b>Sugiro aos leitores de Belverede, que porventura acompanham esta troca de ideias, que abram suas Bíblias nas referências que apresentei, pois nelas, e não em minhas réplicas estão contidas o que Deus nos fala</b></a>.<br />Abraço.<br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-47863485661736415762017-02-01T07:09:20.558-02:002017-02-01T07:09:20.558-02:00Mas, nós temos dado novo, meu querido, é só lermos...Mas, nós temos dado novo, meu querido, é só lermos... por exemplo, você comete um erro simples ao citar Rm 4.10 quanto à proibição da circuncisão e, novamente, se esquece do todo. É difícil, assim. Nenhum contexto sobre lei e Graça pode estar dissociado de Gl 3.10. Circuncisão é lei, assim como dízimo também é. Isso é fato. Me desculpe, mas, dizer que dízimo é anterior à lei e circuncisão não, é, no mínimo, desonesto. Paulo não escreveu dízimo, mas, ele escreveu lei. Se ele tinha que citar uma por uma e não o fez, bem, tenho que fazer oferta de ciúmes, por exemplo?!?! Paulo não falou nada contra. Se falou, pode nos mostrar?!?! Percebe onde seu argumento falha?!?!<br />Em relação a liberalidade, você pega um dicionário e pega a conotação que lhe apraz, novamente desconsiderando o contexto. Novamente, se eu ganho cinquenta milhões, e tudo que eu fizer for dar 50 reais a alguém, houve liberalidade?!?! Segundo o dicionário, sim, afinal, outro foi beneficiado. Sabemos que não. Continua percebendo onde seu argumento continua falhando?!?! Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-92181452701355469502017-01-31T19:23:08.172-02:002017-01-31T19:23:08.172-02:00Marcelo Soeiro (resposta para comentário de 27/01/...Marcelo Soeiro (resposta para comentário de 27/01/17).<br /><br />Amado, não há da minha nenhuma incoerência ao estar favorável às coletas de dízimos e ao mesmo tempo ser contra a circuncisão de cristãos. Explico, eu sigo as instruções bíblicas neotestamentárias, e creio que será fácil para você entender o que explicarei. Paulo não se manifestou contra a prática do dízimo, mas foi contra os cristãos adotarem a prática da circuncisão. Mostro dois textos a respeito, sendo que o de Colossenses tem um contexto muito rico no que tange à sua posição neste assunto. Veja: Romanos 4:10; Colossenses 2:11.<br /><br />Quem entrega dízimos não é praticante da Lei de Moisés, pois o Dízimo veio antes, como você comentou. E, se fosse parte do Código Mosaico, com toda certeza Paulo faria uma admostração claríssima a respeito – mas ele sequer escreveu a palavra “dízimo” em suas cartas. <br /><br />Você afirma que não há liberalidade no ato de entregar dízimos, porque o valor é fixo em uma porcentagem. Por favor, peço sua gentileza de ir ao dicionário para consultar o verbete “liberalidade”. Consultando o Michaellis, lerá o seguinte: 1 Qualidade de liberal; 2 Tendência para a generosidade; 3 Aceitação de ideias liberais; 4 <b>Disposição de praticar o bem, sem esperar recompensa</b>;5 <b>Qualquer ato espontâneo que beneficie economicamente outrem</b>. Além disso, escrevi que o dizimista é livre para entregar os 10% e também entregar ofertas avulsas e ajudar o próximo e disse que conheço quem faz estas três cosias simultaneamente. <br /><br />Concluindo, peço que entenda que é um despropósito ficar debatendo este assunto se não houver argumentação que acrescente dado novo. Repetir argumentação é algo que ninguém merece ler.<br /><br />Abraço.<br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-2943742347618407702017-01-31T18:46:23.582-02:002017-01-31T18:46:23.582-02:00Marcelo Soeiro.
A resposta que você postou em 27 ...Marcelo Soeiro.<br /><br />A resposta que você postou em 27 de janeiro não está perdida e nem está apagada. Mas não sei de qual faz referência, pois você enviou várias e para mais de um artigo que aborda o assunto Dízimo.<br /><br />Sou blogueiro em horas vagas, publico as participações de leitores nestes momentos vagos, e faço isso levando em consideração a ordem de chegada do conteúdo que os participantes enviam. Talvez, o que esteja sentindo falta esteja na fila, há coisa sua pendente.<br /><br />Abraço.<br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-51505644226038332812017-01-29T08:56:55.326-02:002017-01-29T08:56:55.326-02:00Bom, agora entendi. Apenas como esclarecimento, eu...Bom, agora entendi. Apenas como esclarecimento, eu me confundi na sua resposta, na parte em negrito. Dessa forma, embora tivesse achado estranho, pensei se tratar de resposta a outra pessoa. Mas, reli sua resposta e isso ficou claro para mim agora. Claro que entendo seu ponto de vista e, é bem mais razoável do que o que o meu xará Marcelo postou, totalmente inaceitável, na minha opinião. Só acho que você, algumas vezes se prende muito ao literal e se esquece do contextual. Você afirmou, por exemplo, que não está escrito que Cristo pregou a lei na Cruz. Pura verdade, se levarmos em conta apenas o literal. Mas, a diversidade de passagens nas Cartas Paulinas nos mostra que isso é verdade, quando ele fala que a lei estava enferma pelo nosso pecado, e que se ela fosse suficiente para salvar, não haveria dado ocasião para a Graça. E, o cumprimento da lei por Cristo, como você, corretamente, bem afirmou, a tornou obsoleta. A observância da lei nos torna servos inúteis. O jovem rico nada teve acrescentado por observar a lei. Ora, se o amor ao próximo cumpre a lei, por que preciso da lei?!?! Basta amar, meu querido. E é o amor de Cristo que nos tirou da escravidão, da velha letra. Se não entendemos isso, ainda não entendemos a Cristo e ao Seu sacrifício. Se não entendemos isso, não sabemos por que Cristo decidiu amar, quando a lei mandava lançar pedras. Se há qualquer outro mandamento, ele se resume a amarmos nosso próximo. Nada mais é necessário, e isso é tão libertador que, somente quando nos damos conta disso é que percebemos o quão desnecessária é a lei. Lembre-se: Jesus usava barba. Com certeza. Não há qualquer contexto bíblico que admita outra possibilidade. E isso também não está escrito. Cristo pregou, sim, a lei na Cruz, e aqui, quem lê entenda a analogia ou figura de linguagem. Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-89505445457949397832017-01-28T21:58:56.944-02:002017-01-28T21:58:56.944-02:00Postei uma resposta ontem, ela se perdeu?!?! Paz.Postei uma resposta ontem, ela se perdeu?!?! Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-67861371250081343092017-01-28T21:57:16.230-02:002017-01-28T21:57:16.230-02:00Quem é contra contribuição aqui, meu querido?!?! E...Quem é contra contribuição aqui, meu querido?!?! Eu sou contra o dízimo, só isso. É lei pregada na cruz e gera uma amarra ao dizimista, pois limita sua generosidade e liberalidade a 10%. Agora, toda essa retórica de gratidão e crescimento da obra, na boa, tudo balela. Não tem base bíblica, é conclusão de pregador que quer fazer prova de conceito do que crê e, não podendo apelar para a Palavra, usa uma lógica aparentemente boa, que esconde as entrelinhas. O mais curioso é você afirmar que o dízimo foi adotado em um determinado momento x, não bíblico, mas, não apresenta a base de seu argumento. Nem irá responder a questões simples:<br /><br />1 - Se o dízimo foi estipulados por Cristo como regra de fé, por que a Igreja Primitiva não o adotou?!?!<br />2 - Poderia citar um cristão dizimista na Bíblia?!?!<br /><br />Na primeira questão, a prova de conceito é muito simple: não havia dízimo porque a Igreja não aceitou essa mesquinharia, quem tinha bens vendia e dava tudo. 100%. E ninguém tinha necessidade, portanto, o dízimo simplesmente não tem lugar aqui.<br />Meu querido, aprenda: que se oferte como Paulo nos ensinou: com alegria, conforme propôs em seu coração. Que se dê 1%, 5%, 10%, 50%, ou mesmo 100%, mas SEMPRE 10% apenas demonstra o quanto essa prática inibe a generosidade e liberalidade de cada um. Voltando ao início, ninguém aqui é contra contribuição, tenho certeza. Mas, como eu, aqui tem quem é contra dízimos, porque é lei e faz com que a pessoa caia da Graça, como Paulo bem nos alerta em Gálatas. Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-800363095322297992017-01-27T22:23:49.054-02:002017-01-27T22:23:49.054-02:00Eliseu, não há qualquer erro de interpretação de m...Eliseu, não há qualquer erro de interpretação de minha parte. Mas, você tem que ser coerente com o que afirma. Se o dízimo é anterior à lei, como todo dizimista afirma, e é verdade, a circuncisão também é e, portanto, também deve ser praticada. Dizer que a Bíblia proíbe com base em Gálatas é reduzir, sem qualquer motivo, o contexto da carta: Paulo fala de toda lei e toca nos pontos mais sensíveis, que eram a circuncisão e a guarda de dias e festas. Novamente, não estou falando de proibição!!! Falo que quem opta pela lei, cai da Graça, conforme no mesmo livro de Gálatas.<br />Quanto a suposições, bom, Cristo usar barba é uma suposição, certo?!?! Ainda assim, o contexto cultural judaico sugere, sim, que Ele usava barba. Ora, a Bíblia nos deixa absoluta e inequivocamente claro que ninguém tinha necessidade, porque quem tinha posses, vendia e dava TUDO. Pergunta: para que serve o dízimo num contexto desses?!?! Se as pessoas estão bem, então agora vamos tirar dízimo para que?!?! Certamente não para alimentar fortunas pessoais, como se faz hoje. Fato: como regra de hermenêutica ou exegese, temos que nos ater ao que está escrito. Tem um cristão dizimista na Bíblia?!?! Não tem. Então, essa é a regra: não tem. Pode ter havido?!?! Sim, pode. Mas, lembre-se de Gálatas, por favor. Abraão deu dízimo uma vez. Pode ter dado outras?!?! Sim. Mas, absolutamente nada no texto sugere isso, como aconteceu com Jacó, onde o texto é, no mínimo, ambíguo.<br />E, claro que a pessoa entrega o dízimo e outras ofertas. Mas, o dízimo é SEMPRE o dízimo, nada mais. Se eu ganho um milhão de reais todo mês, de repente poderia dar 500.000, mas, dou o dízimo. E isso sem considerar as outras ofertas ao longo do mês. Não há liberalidade no dízimo, como foi dito, porque ele é sempre igual. Pastores deveriam devolver, por coerência, qualquer excedente de 10%, pois não fazem parte dessa contribuição. Por isso é lei: não há flexibilidade ou qualquer opção que não a original. Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-14718451589258285682017-01-27T20:24:39.905-02:002017-01-27T20:24:39.905-02:00Marcelo.
Vejo que voc~e tem dificuldade de interp...Marcelo.<br /><br />Vejo que voc~e tem dificuldade de interpretação neste assunto, ainda não observou que não é certo vincular o dízimo à Lei. Dízimo e Lei não estão vinculados. <br /><br />O sistema de arrecadação por dízimo passou pela Lei, já existia antes da Lei existir. Ele aparece em Gênesis 14, sendo entregue por Abraão ao sacerdote Melquisedeque, 430 anos antes de ser promulgado no Monte Sinai. Depois é citado em Gênesis 28, com o episódio de Jacó vendo os anjos subirem e descerem de uma escada que ia até o céu.<br /><br />Alegar que os crentes da Igreja Primitiva não entregavam dízimos é apenas uma suposição, pois no Novo Testamento não está escrito que o dízimo era proibido de ser praticado pelos cristãos. Paulo nunca proibiu dízimos!<br /><br />Meu irmão, o fato de uma pessoa entregar dízimos não o impede de entregar mais que os 10% em separado. Aliás, das pessoas que conheço, todas entregam os dez por cento e outras ofertas ao longo do mês. <br /><br /><b>Não sou um cristão que defende a obrigatoriedade em entregar dízimos, mas também não sou contra este ato. Sou defensor da liberdade de escolha de cada um, lembrando que quem não o faz deve se policiar para não ser alguém praticante da avareza.</b><br /><br />Você se fez entender no que pensa sobre o assunto e eu também. Não é necessário prolongar o assunto. Temos outras coisas a fazer. Convido-o a comentar em postagens com outras pautas.<br /><br />Deus te abençoe cada vez mais.<br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-35967976781466728562017-01-27T19:52:51.937-02:002017-01-27T19:52:51.937-02:00Não,,meu querido, se Cristo pregou a velha letra n...Não,,meu querido, se Cristo pregou a velha letra na Cruz, por que vamos querer ressuscitá-la?!?! Não há proibição, deveras, mas, há o alerta de Paulo em toda epístola aos Gálatas: quem opta pela lei, cai da Graça.<br />E, não se iluda com essa pretensa liberalidade, pois ela não existe no dízimo: ele é, INVARIAVELMENTE, 10%. Sempre. Avarento, muitas vezes, é quem dá dízimo, pois é só isso que ele dá. Quando foi instituído o dízimo na igreja moderna?!?! Porque é óbvio que ela não existia no princípio, e isso está claro na Bíblia: a Igreja vendia seus bens e depositava tudo aos pés dos Apóstolos. Dizimistas colocariam 10%. Quem é o avarento, meu querido?!?! Será que Ananias e Safira eram dizimistas?!?! A liberalidade está em ofertar, às vezes, acima de suas possibilidades, como a Igreja na Macedônia, e não na entrega de invariáveis 10% na sua congregação. Oferte o quanto puder, conforme Paulo nos ensinou, mas, quando estipulamos percentual ou quantitativo, acaba-se com a liberalidade. Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-6010334630885630642017-01-27T19:33:12.526-02:002017-01-27T19:33:12.526-02:00Marcelo Soeiro.
Não está escrito na Bíblia que a ...Marcelo Soeiro.<br /><br />Não está escrito na Bíblia que a Lei foi pregada na cruz, mas que Cristo cumpriu toda ela. E não está escrito, também, que o fato de Jesus ter cumprido toda a Lei o cristão está impedido de entregar dízimos na congregação onde é membro.<br /><br />Você disse bem sobre o amor, o amor liberta. Portanto, o cristão é livre para entregar o dízimo na Igreja, se assim quiser, pois no Novo Testamento não existe nenhum texto proibindo a prática. Entendeu?<br /><br />Entendemos que o crente é abençoado ao entregar dízimos, mas a bênção não está no ato de entregar o dízimo, mas na liberalidade de entregá-lo. E quem não o entrega, precisa examinar-se a si mesmo, perguntado a razão de não entregá-lo. Se o motivo for a avareza... Os avarentos não entrarão no céu.<br /><br />Abraço.Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-16252551256273883352017-01-26T18:24:38.147-02:002017-01-26T18:24:38.147-02:00Não existe dízimo na Graça, irmã. Simples assim. P...Não existe dízimo na Graça, irmã. Simples assim. Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-25954597487259830142017-01-26T18:20:53.996-02:002017-01-26T18:20:53.996-02:00Errado. Tudo errado. Não há qualquer benção na Gra...Errado. Tudo errado. Não há qualquer benção na Graça para o dízimo, e as do AT são deturpadas pelos pregadores. Infelizmente. Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-70204764836722074692017-01-26T18:19:16.310-02:002017-01-26T18:19:16.310-02:00Errado, meu querido: TODA a lei foi pregada na cru...Errado, meu querido: TODA a lei foi pregada na cruz, seja decálogo, seja qualquer outra. Lamento que você não saiba disso. A você restou amar. Lembre-se de que o jovem rico observou o decálogo desde a sua mocidade, e isso de nada lhe serviu. A observância de mandamentos nos torna servos inúteis, o amor nos liberta. Leia Rm 13.9 e entenda. Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-68260019887255736922017-01-26T18:15:23.686-02:002017-01-26T18:15:23.686-02:00Só que o texto de Ml 3.10 não foi dirigido a crist...Só que o texto de Ml 3.10 não foi dirigido a cristãos, mas a judeus. Só isso. Paz.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11872427691701145571noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-67256095429195377202015-01-20T21:00:43.733-02:002015-01-20T21:00:43.733-02:00"Prezado antes de tudo, lhe afirmo que o Dízi..."Prezado antes de tudo, lhe afirmo que o Dízimo ou contribuição na época de Melquisedeque, ERA A NÍVEL MUNICIPAL. E já época de Israel, ERA A NÍVEL NACIONAL. E na época da Igreja, É A NÍVEL MUNDIAL. A Igreja não é simplesmente NACIONAL, OU MUNICIPAL, então em caráter de necessidade em contribuição, na época da Igreja requer mais intensificação das contribuições. quando falo de dízimo ou contribuição a nível municipal em Melquisedeque, me refiro, a sua destinação restrita ou limitada a uma cidade(Salém), e quando me refiro ao dízimo a nível nacional, me refiro a sua abrangência a uma Nação(Israel)."<br /><br /><b>Amigo, infelizmente devo dizer-lhe que seu esse pensamento não tem nenhuma base bíblica para pregar que cristãos são obrigados a entregar dízimos.</b><br /><br />“Pois percebemos que ambos modelos há iniciação divina, ou seja, partiu de Deus estabelecê-los destes modos. Porém quando chegamos a dispensação da Igreja, notamos que a abrangência desta constituição que também parte de Deus, tem objetivos mundiais e não se limitava unicamente a Israel.”<br /><br /><b>Amigo, nosso Deus não é Deus de confusão. Se houvesse a obrigatoriedade de dízimos por parte de cristão, Jesus teria nos esclarecido isso, provavelmente, lá no Sermão do Monte. Jesus jamais se dirigiu aos discípulos dizendo-lhes que deveriam ser dizimistas!</b><br /><br />“Temos que ter em vista que Deus, em sua imensa ciência bem conhecia o início e culminância da Igreja e conhecia também todas as atuais dificuldades daquela época e as que posteriormente surgiriam; logicamente Deus estava a par de tudo isso. Geraria roubo em Salém Melquisedeque , Gerou Roubo em Israel Nação toda e Gera roubo a Deus quando o cristão convertido não entrega , Deus não muda(Hb13:8)(Ml3:6)(Nm23:19)(Tiago 1:17)”.<br /><br /><b>Outra vez: você defende uma INTERPRETAÇÃO de texto bíblico e não o que a Palavra de Deus nos diz."<br /><br />Mais outra vez, Malaquias 3.10-11 manda entregar dízimo em templo judaico e não em igreja católica ou evangélica.<br /><br />__________<br /><br />Você já fez eu entender o seu modo de pensar e creio que eu tenha feito com que entenda o meu. Não precisamos continuar com isso, porque não quero convertê-lo ao meu modo de tratar esse assunto, e não convém nos desgastamos assim. <br /><br />Continue entregando seus dízimos, amigo.<br /><br />Fique na paz do Senhor!<br /><br /></b><br /><br />E.A.G.Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-9242387750992543812015-01-20T20:59:25.541-02:002015-01-20T20:59:25.541-02:00Caro Marcelo.
"Todos os atos de fé , amor , ...Caro Marcelo.<br /><br />"Todos os atos de fé , amor , gratidão e obediência a Deus praticados por Abraão(Hb11:17) e por todos do AT não é necessário estarem escritos + de 1x para serem praticados desde que haja contexto no NT no caso o dízimo está no verbo presente e com riqueza de detalhes no NT(Hb7:8)."<br /><br /><b>Amado, este é o seu modo de pensar. E respeito, mas não concordo porque é apenas UMA INTERPRETAÇÃO do texto bíblico que você faz. O texto bíblico não diz o que você entende.</b><br /><br />“Dízimo está condicionado a (moralidade divina) é a parte dele e os convertidos que sabem e não entregam gera (ROUBO) a Deus.(Ml3:8-10)(1Cor6:9-10) (Rm13:8-10)(Ef4:28)(Ex20,15) (Pv11:1)(Rm13:8)(Dt25:14-16)” <br /><br /><b>Amigo, o seu argumento não tem base bíblica, apesar de usar essas referências bíblicas, pois essas referências, exceto Malaquias 3.8-10 e Hebreus 7.8, não estão relacionados com dízimos. E esses textos, de Malaquias e Hebreus, não dizem aos cristãos que eles são obrigados a entregarem dízimos. <br /><br />Nenhum dos versículos que citou sustentam a sua tese de que Abraão tenha entregue dízimo mais de uma vez. </b><br /><br />“Os servos de Deus entregam o dízimo por fé , amor , gratidão e obediência a Deus.(Hb10:38) (Lc6:46)(At5:29)(Tg1:22)(Js1:8)(1João 5:3)(Ap14:12)(Sl5:12) (Ml3:18)Ml 3:8”<br /><br /><b>Amigo, o cristão pode entregar dízimos na igreja, ele é livre para fazer isso. O que digo ser errado é pregadores afirmarem que o ato de entregar dízimos é uma ação obrigatória, é um erro falar em obrigação porque o Novo Testamento não nos informa que existe essa obrigatoriedade ensinada por Cristo ou pelos apóstolos.</b><br /><br />“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Ml 3:9 Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. Então Prezado irmão, fica bem óbvio que há maior probabilidade do dízimo está condicionado a moralidade divina, igualmente ser moralidade divina o fato de Deus afirmar que a não entregar do dízimo a ele seria pesado semelhante a pecado do ROUBO. “<br /><br /><b>Estude o contexto desse versículo. O profeta falava da parte de Deus que os líderes do judaísmo não entregavam os dízimos dos dízimos, e que toda a nação de Israel, vendo o exemplo errado deles, também haviam deixado de entregar também. Entregar aonde? No templo judaico. (Repito: TEMPLO JUDAICO). Então, se fosse para seguir a exigência desse versículo, os cristãos deveriam entregar os dízimos em templos judaicos. (Repito: OS CRISTÃOS DEVERIAM ENTREGAR DÍZIMOS EM TEMPLOS JUDAICOS). Por quê? Porque se é para obedecer a ordem, precisa ser obedecida conforme está sendo solicitado e jamais como se quer.<br /> <br />Entenda que Malaquias 3.10-11 não se refere às igrejas e pastores, refere-se aos sacerdotes do judaísmo e ao templo judaico.<br /><br />Exemplificando: o pai manda o filho ir à padaria e entregar ao dono do estabelecimento R$ 100,00. Ele sai e entrega o valor, mas resolve entrega-lo ao farmacêutico e não ao padeiro. Este filho obedeceu ao seu pai? Não, porque o padeiro não recebeu o dinheiro que foi ordenado que o filho lhe entregasse. </b><br /><br />“Porém, digo isto acerca do dízimo estabelecido em LEVÍTICO. Acerca do dízimo em Melquisedeque, é óbvio que não era uma cerimônia e nem um ato cívico. ABRAÃO também estava condicionado a moralidade divina. E que hoje na graça na época da Igreja também e que é praticado a nível Mundial.(proposcional) “prazer na lei de Deus” (Rm 7:22) “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei”. (Romanos 3:31) “<br /><br /><b>Outra vez lhe digo o mesmo, mas com palavras diferentes:. Você defende INTERPRETAÇÕES de textos bíblicos e não o próprio textos bíblicos.</b><br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-59608450987195343332015-01-20T19:33:54.146-02:002015-01-20T19:33:54.146-02:00Eliseu Antonio Gomes , Todos os atos de fé , amor ...Eliseu Antonio Gomes , Todos os atos de fé , amor , gratidão e obediência a Deus praticados por Abraão(Hb11:17) e por todos do AT não é necessário estarem escritos + de 1x para serem praticados desde que haja contexto no NT no caso o dízimo está no verbo presente e com riqueza de detalhes no NT(Hb7:8) Dízimo está condicionado a (moralidade divina) é a parte dele e os convertidos que sabem e não entregam gera (ROUBO) a Deus.(Ml3:8-10)(1Cor6:9-10) (Rm13:8-10)(Ef4:28)(Ex20,15) (Pv11:1)(Rm13:8)(Dt25:14-16) Os servos de Deus entregam o dízimo por fé , amor , gratidão e obediência a Deus.(Hb10:38) (Lc6:46)(At5:29)(Tg1:22)(Js1:8)(1João 5:3)(Ap14:12)(Sl5:12) (Ml3:18)Ml 3:8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Ml 3:9 Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.<br />Então Prezado irmão, fica bem óbvio que há maior probabilidade do dízimo está condicionado a moralidade divina, igualmente ser moralidade divina o fato de Deus afirmar que a não entregar do dízimo a ele seria pesado semelhante a pecado do ROUBO. Porém, digo isto acerca do dízimo estabelecido em LEVÍTICO. Acerca do dízimo em Melquisedeque, é óbvio que não era uma cerimônia e nem um ato cívico. ABRAÃO também estava condicionado a moralidade divina. E que hoje na graça na época da Igreja também e que é praticado a nível Mundial.(proposcional) “prazer na lei de Deus” (Rm 7:22) “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei”. (Romanos 3:31) Prezado antes de tudo, lhe afirmo que o Dízimo ou contribuição na época de Melquisedeque, ERA A NÍVEL MUNICIPAL<br />E já época de Israel, ERA A NÍVEL NACIONAL<br />E na época da Igreja, É A NÍVEL MUNDIAL.<br />A Igreja não é simplesmente NACIONAL, OU MUNICIPAL, então em caráter de necessidade em contribuição, na época da Igreja requer mais intensificação das contribuições. quando falo de dízimo ou contribuição a nível municipal em Melquisedeque, me refiro, a sua destinação restrita ou limitada a uma cidade(Salém), e quando me refiro ao dízimo a nível nacional, me refiro a sua abrangência a uma Nação(Israel). Pois percebemos que ambos modelos há iniciação divina, ou seja, partiu de Deus estabelecê-los destes modos.<br />Porém quando chegamos a dispensação da Igreja, notamos que a abrangência desta constituição que também parte de Deus, tem objetivos mundiais e não se limitava unicamente a Israel.<br />Temos que ter em vista que Deus, em sua imensa ciência bem conhecia o início e culminância da Igreja e conhecia também todas as atuais dificuldades daquela época e as que posteriormente surgiriam; logicamente Deus estava a par de tudo isso. Geraria roubo em Salém Melquisedeque , Gerou Roubo em Israel Nação toda e Gera roubo a Deus quando o cristão convertido não entrega , Deus não muda(Hb13:8)(Ml3:6)(Nm23:19)(Tiago 1:17)Marcelohttps://www.blogger.com/profile/04638368776457639085noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2001857641234577607.post-467175309578181542015-01-18T12:20:42.882-02:002015-01-18T12:20:42.882-02:00Marcelo, respondendo ao que escreveu para mim:
&q...Marcelo, respondendo ao que escreveu para mim:<br /><br />"Deus anunciou o evangelho primeiro a Abraão(Gl3:8) Se Deus anunciou primeiro o evangelho a Abraão e ele entregou o dízimo a Melquisedeque(Sacerdócio Indestrutível) (Hb7:16-17) Onde está escrito na bíblia que os cristãos filhos de Abraão pela fé não devem entregar o dízimo?(Gl3:7)"<br /> <br /><b>Em lugar algum do Novo Testamento está escrito que o crente é obrigado a entregar dízimos. Esta é a minha afirmação. Nunca escrevi que os crentes não devem entrega-lo, disse que não existe obrigatoriedade para fazer isso. </b><br /><br />"Abraão além de ser o pai da FÉ é também o pai espiritual de todos os crentes(Rm4:11-12) (Rm3:29-30) Abraão também é amigo de Deus.(Is41:8)(Tg2:23) (Cr20:7) Os que são da FÉ,esses são filhos de Abraão.(Gl3:7) De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.(Gl3:9) (Rm4:16)"<br /> <br /><b>Exato, amigo. Você trouxe a descrição bíblica de quem foi o patriarca de uma maneira ótima. Apesar disso, perceba que está escrito que Abraão entregou o dízimo, de maneira voluntária, não foi forçado a entrega-lo quando o entregou, apenas uma vez em sua vida. </b><br /><br />"Deus não aboliu o dízimo da Ordem do Sacerdócio de Melquisedeque porque ela é indestrutível e superior a levítica.(Arão) Abraão entregou o dízimo dos despojos de guerra a Melquisedeque (Sacerdócio Indestrutível) essa Ordem de Sacerdócio é superior a levítica(Arão)(Hb7:16-17)"<br /><br /><b>Exato. E essa condição de superioridade do dízimo não o torna uma prática obrigatória aos cristãos. Quem quiser declarar o contrário não encontrará base bíblica para tal declaração. </b><br /><br />"Jesus pertence a mesma Ordem do Sacerdócio indestrutível de Melquisedeque(Hb7:16-17) (Hb7:8) e pode receber o dízimo na Igreja que é o seu corpo para a glória de Deus(Cl1:18)(Cl1:24)(Cl3:17) (1Cor10:31)"<br /><br /><b>A condição de Jesus, como pertencente à Ordem Sacerdotal de Melquisedeque não torna a prática do dízimo obrigatória aos cristãos. Abraão entregou a Melquisedeque por vontade própria, e é assim que os cristãos devem fazer também, sempre motivados pela vontade pessoal e nunca pela vontade de pastores. Relembrando: existe apenas o relato de uma única vez que o patriarca deu dízimos em sua longa vida. </b><br /><br />"Despojos ou Despojos de guerra que Abraão entregou a Melquisedeque incluem bens e tesouro(1Cronicas 26:26-27) (Hb7:4) (Gn14:19) (Exodo 12:35-36) (Gn15:14) Segundo o dicionário online Tesouro também significa: Quantidade vultosa de ouro, prata, pedras de grande valor, ou dinheiro. O Dia que alguém mostrar na bíblia para os cristãos que A ORDEM DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE(Sacerdócio indestrutível) que é superior a levítica FOI ABOLIDA(Hb7:16-17) (Hb7:8) e que despojos de guerra não incluem bens e tesouro ai sim não entregaremos mais o dízimo."<br /> <br /><b>Você, como cristão é livre para ser um dizimista. Não está escrito em nenhuma parte da Bíblia que não possa ser, como também não está escrito que é obrigado a ser. Entendeu? Você é um cristão livre, como todos os cristãos também são para ser ou não ser dizimista. </b><br /><br />"Dízimo pertence a Deus(Moralidade Divina) é a parte dele e quem sabe e não entrega gera (ROUBO) a Deus.(Ml3:8-10)(Rm13:8)"<br /><br /><b>Romanos 13.8 refere-se às relações interpessoais e não ao dízimo.<br /><br />O texto de Malaquias 3.8-10 é dirigido aos praticantes da Lei de Moisés. Aliás, todos os textos que abordam a obrigatoriedade de dizimar se dirigem aos judeus e nunca aos cristãos, porque todos os cristãos são livres para entregar ou não os dízimos.<br /><br />Não é verdade que o cristão é obrigado a dizimar.<br /><br />Eu considero importante ao cristão e ao cristianismo que haja a consciência da necessidade de ofertar nas igrejas, para dessa forma financiar a manutenção de templos, colaborar com projetos missionários e etc. Mas essa necessidade não dá a ninguém o direito de afirmar o que a Bíblia não afirma. <br /><br />Enfim, a Bíblia não diz que o cristão é ladrão se não entregar dízimos, tal afirmação foi dirigida aos judeus.<br /><br />Abraços.</b><br />Eliseu Antonio Gomeshttps://www.blogger.com/profile/12194982824124065151noreply@blogger.com