Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

O Urim e o Tumim

Por Eliseu Antonio Gomes


O que era?


Estudiosos afirmam que no idioma hebraico Urim e Tumim começa com a primeira letra do alfabeto hebraico (Aleph) e termina com a letra final (Tav). Em algumas traduções bíblicas os dois termos são traduzidos como "luzes" e "perfeições", ou, "revelação" e 'verdade".

É um equívoco se pensar que o Urim e Tumim foi apresentado por Deus para servir como objeto de adivinhação aos judeus, o correto é descrevê-lo como instrumento de revelação divina.

Como era e quem usava


O Urim e Tumim era manuseado exclusivamente pela classe sacerdotal, conservado no peitoral do sumo sacerdote, dentro de uma bolsa formada numa dobra de estola da veste cerimonial e algumas vezes era designado apenas como estola (Êxodo 28.30). 

Não há descrição bíblica da forma do Urim e Tumim na passagem que descreve as vestes do sumo sacerdote (Êxodo 28). Não há certeza se eram dois ou apenas um objeto. Presume-se que era pequeno, em formato chato. Não se sabe se consistiam de pedras, cogita-se que pode ter sido feito de madeira ou osso.

Mediante estes objetos o sumo sacerdote podia declarar a vontade de Deus tanto acerca dos líderes, lançando sortes em oração (Números 27.21), como acerca do povo (Deuteronômio 38.8-10). 

Cogita-se que era um meio usado para estabelecer se uma pessoa era inocente ou culpada, devido à ilustração na LXX de 1 Samuel 14.41, quando Saul roga a Deus que se a iniquidade se encontrasse nele ou em Jônatas desse Urim; se em Israel, desse Tumim.

Também tem sido plausivelmente sugerido que o Urim e o Tumim eram dois objetos. Um lado de cada um desses objetos tinha por escrita a palavra Urim, derivada de ‘ârar (amaldiçoar). Na ocasião de se lançar a sorte, eles eram atirados e se ambos esses lados ficavam para cima, a resposta era considera negativa; se apenas uma das peças ficava com a palavra para cima, não havia resposta; e se os dois lados ficavam com a palavra para baixo, a resposta era favorável. 

Vemos em várias passagens bíblicas o uso de processo de eliminação para obter respostas sim ou não, determinando um ponto de vista a seguir em um problema contestado (1 Samuel 14.10-45; 23.9-14; 30.7-8). De 1 Samuel 28.6, entende-se que nas épocas primordiais a revelação divina, quanto à inocência ou culpa, se fez sentir por Urim e Tumim, sonhos e por profetas.

Passagens bíblicas e tradições


As citações mais antigas ao Urim e Tumim estão em Êxodo 20.30 e Levítico 8, que referem-se à ordenação de Araão e seus filhos ao sacerdócio à porta da tenda da congregação. 

Em Números 27.15-23 encontramos o registro da nomeação de Josué como sucessor de Moisés. E, diferente de Moisés que dialogava diretamente com o Senhor, a instrução que Josué recebe é para buscar contato divino através de revelações em consultas ao Urim e Tumim. 

Estudiosos da Bíblia interpretam 2 Samuel 5.23 fazendo alusão ao Urim e Tumim, que não está citado no texto. Davi estaria em contato com o sacerdote Abiatar (1 Samuel 22.18-23) e através de sequências de perguntas objetivas, cujas respostas eram sim ou não, obtinha sequências de respostas complexas. 

As últimas referências ao Urim e Tumim no Antigo Testamento encontram-se nas passagens de Esdras 2.62-63 e Neemias 7.63-65, sobre o episódio da restauração do Templo, quando as práticas de culto seriam retomadas e era preciso identificar os hebreus que pertenciam à linhagem sacerdotal. 

Embora o texto de Atos 1.21-26 não mencione, e o contexto histórico mostre ser improvável, porque os líderes do judaísmo perseguiam os discípulos, existe uma tradição que afirma que a escolha de Matias para substituir Judas Iscariotes tenha ocorrido usando como recurso de escolha a consulta ao Urim e Tumim.

”A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação” – Provérbios 16.33.

E.A.G.

Consultas:
Bíblia Sagrada com Dicionário e Concordância Gigante, edição 2013 - Conciso Dicionário Bíblico, D. Ana e D.L. Watson; página 341, Santo André - SP, (Imprensa Bíblica Brasileira //Geográfica Editora / Juerp).
Mysteries of the Third Temple Diagram - http://dc313.4shared.com/doc/wQ8HQQwK/preview.html
Hageula - http://www.hageula.com/family/stage/5923.html
Wikipedia/inglês - http://en.wikipedia.org/wiki/Urim_and_Thummim

6 comentários:

  1. Muito esclarecedora essa postagem, Eliseu! Parabéns!
    Carla Ribas

    ResponderExcluir
  2. parabéns, muito bem esclarecido isso é realmente um estudo sobre URIM E TUMIM

    ResponderExcluir
  3. Ja posso jogar na loteria ou ter telesena?

    ResponderExcluir
  4. Geraldo, não vejo relação entre um instrumento usado por um sacerdote com os jogos de azar, envolvendo dinheiro. São situações distintas, não há nenhuma espécie de relação entre elas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sonia.

    Obrigado por opinar sobre este artigo. É de grande importância para mim saber o que os internautas pensam a respeito do que leem, aqui no blog Belverede.

    Deus continue a abençoar sua vida.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes