Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crentes desigrejados, certos ou errados?



O termo desigrejado é usado para aquelas pessoas que tem aversão às estruturas denominacionais em que os templos são liderados por pastores em templos. É importante observar a etimologia da palavra igreja no idioma do Novo Testamento quando abordamos o assunto.
.
Em grego, o termo "igreja" é "eclésia", e "eclésia" significa ajuntamento de pessoas. Igreja significa congregação, isto é congregar é agregar em conjunto.

O termo "eclésia" é extraído de reuniões seculares, as assembleias públicas atenienses, quando os cidadãos gregos se reuniam democraticamente.

Sabemos que existem diversos líderes evangélicos que causaram decepções nos membros de igrejas. Os exemplos péssimos são os maiores motivos da existência de pessoas que rejeitam frequentar templos.

Mas, precisamos lembrar que líderes ruins sempre existiram. Paulo, João e Pedro os enfrentaram e fizeram tudo o que puderam para que as ovelhas de Cristo não se dispersassem por causa dessas pessoas.

Colocando à parte as opiniões humanas, é um erro pensar que podemos viver a fé cristã isoladamente.

No Novo Testamento, os cristãos são simbolizados como ovelhas e Jesus como o pastor delas. As ovelhas são animais que vivem em coletividade, que é o rebanho. A índole das ovelhas é de união: vão ao pasto juntas, comem e bebem juntas, dormem juntas...

A primeira vez que encontramos a palavra "igreja" no Novo Testamento, ela é pronunciada por Jesus Cristo. Ele diz para Pedro, referindo-se a Si mesmo, "sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mateus 16.18).

A segunda vez que encontramos "igreja" no Novo Testamento, também é Jesus Cristo quem a cita (Mateus 18.12-20).

O contexto da segunda citação tem a conotação de uma coletividade e não de pessoas vivendo cristianismo isolado. Trata-se da parábola das Cem Ovelhas. Na parábola, Jesus, narra que se uma ovelha se perde, o pastor deixa as 99 em segurança e vai procurar à perdida. Ao encontrá-la cuida de suas feridas e traz ela nos braços de volta para junto do seu coletivo, o rebanho.

Folheando e lendo Atos dos Apóstolos, notamos que existia nos ministérios dos apóstolos o costume de realizar reunião entre os cristãos para cultuar a Deus.

O Espírito Santo se manifestpu aos crentes primitivos, quando eles estavam todos reunidos no Cenáculo. O apóstolo Paulo fundou congregações e tomou conta delas. Ele escolheu pessoas comprometidas com Deus para liderar, para cuidar daqueles que criam em Jesus Cristo, com o objetivo de ensinar a elas o Evangelho. Dois deles foram: Timóteo e Tito.

Com isso, precisamos pensar bem na questão de viver o cristianismo solitário, tal ideia não tem base neotestamentária.

E.A.G.

2 comentários:

  1. PAZ PASTOR, CONCORDO ATÉ CERTO PONTO COM SUA OPINIÃO, MAS JESUS NÃO VEIO CONSTITUIR UMA RELIGIÃO INSTITUCIONALIZADA, QUEM FEZ ISSO FOI O HOMEM, NOSSAS INSTITUIÇÕES ECLESIASTICAS ESTÃO FALIDAS QUANTO AO PROPÓSITO INICIAL DE IGREJA DE CRISTO...NEM DE LONGE REPRESENTAM ISSO....ACHO QUE AS PESSOAS ESTÃO DECEPCIONADAS NÃO COM A IGREJA DE CRISTO NEM COM CRISTO, MAS COM O QUE O HOMEM FEZ COM ELA...ACREDITO NA SIMPLICIDADE DA IGREJA REUNIDA NO PROPÓSITO DE ADORAR A DEUS...SÓ ISSO NADA MAIS....SEM MEGA TEMPLOS, SEM BARGANHAR COM DEUS..TUDO ISSO QUE NÓS TEMOS VISTO, SOU A FAVOR DO CULTO DOMÉSTICO.....MAS SEI QUE ISSO NÃO VAI ACONTECER...
    PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a reflexão Pastor Eliseu.
    Um texto que eu adicionaria ao ele:
    "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." (Hebreus 10:25 NVI)
    Porém o comentário do Valdir Manente procede. As instituições que existem hoje nem sempre refletem aquilo que deveria ser.
    Muitas instituições eclesiásticas são hoje uma sombra da verdadeira Igreja. Vide as chamadas Igrejas de origem cristãs que estão envolvidas até o pescoço com PAGANISMO, OCULTISMO, POLÍTICA ECLESIÁSTICA, CARNALIDADE, ETC
    Cada vez mais me lembro do que disse o falecido Bispo Roberto McAllister em uma Conferência que promovi aqui em São Paulo na década de 80:
    "O vento do Espírito Santo vai passando e os homens vão criando seus tronos e gabinetes. O vento sopra e vai passando, mas os líderes 'cristãos' não O acompanham e vão ficando pelo caminho e criam seus 'tronos' para reinarem sobre os homens."
    As nossas instituições "evangélicas" deveriam repensar e rápido sua forma de existir, antes que nos tornemos como a Igreja Romana...
    Abraços
    Pastor Caleb Castellani
    Missão Apologia - Pesquisas e Informações Religiosas
    http://calebcastellani.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes