Páginas

terça-feira, 11 de março de 2008

Ana, Elcana, Penina e o elefante


Horizonte vermelho ao pôr do sol amarelo e pássaro a voar. http://belverede.blogspot.com.br
Uma reflexão sobre a questão das distribuições das revelações divinas entre nós.

Certa vez num final de semana, por conta do Dia das Mães, eu ouvi três mensagens no texto de 1 Samuel.

Você já conhece essa história bíblica? Aquele relato sobre Ana, que não gerava filhos, o marido Elcana e Penina.

Como é tão curioso perceber como pode surgir uma gama tão grande quanto à compreensão sobre um mesmo tema! Recebi diversas nuances sobre um único assunto...

Pensando sobre a profundidade que há na Palavra de Deus, comentei em um blog: a Mente de Deus é profunda demais para que os seres humanos, com a mente limitada que têm, possam sondar e apreender inteiramente os pensamentos divinos. E o Senhor, sabedor que é da nossa insignificância, distribui em partes diferentes suas revelações entre vários servos e servas.

Nessa distribuição diversa, um mesmo assunto ganha proporções e cores diferentes em momentos e lugares distintos. Mas isso não significa que um sermão esteja errado e o outro certo.

A situação é igual a ilustração sobre dez pessoas cegas tateando um grande elefante e depois sendo obrigada a descrever a parte que tocou. O cego que tateou a pata, descreve o elefante por ela; outro, que passou a mão na tromba fala dela. Mas nenhuma das dez pessoas se equivoca ou entra em contradição com as outras descrições, pois as dez partes descritas são o elefante, parcialmente.

E.A.G.

Um comentário:

  1. na minha opiniao deveria falar mais de ana e penina porque foi isso que eu pedi no google...

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes