"Talvez seja um problema de linguagem e comunicação. Parece que os pastores acima de Bianca são pastores americanos de Dallas, Texas. Eles não conseguem entender português e por isso não puderam ajudá-la? Então por que a ordenaram? Quem foi que a ordenou? (...) Deveriam parar de profetizar ao mundo e profetizar para si mesmos. Deveriam também cuidar de sua própria casa. Já passou da hora de eles ordenarem Bianca como pastora de seu próprio filho" - Trecho da matéria de Julio Severo em seu blog, cujo título é Caso Bianca Toledo: onde estão os pastores. [ ¹ ]
O título de pastor não torna quem o recebeu em pastor; a pessoa que recebe este título, deve recebê-lo porque já exerce as funções pastorais de acordo com todas as regras expostas na Bíblia Sagrada. O título é o reconhecimento da instituição eclesiástica que o tal faz parte. sinalizando que a tal pessoa é pastor e não que a faz pastor. Ordenação pastoral não é igual a promoção profissional!
Sinceramente, penso que não deveria haver ordenação de pessoas que não convivam diariamente com membros de uma igreja, jamais deveria ser dado o status de pastor para quem não pastoreia rebanhos, só deveria ser reconhecido como pastor quem esteja próximo da ovelha, como líder que estende o braço para auxiliá-la, que esteja perto a ponto de conhecê-la pelo nome, pelo apelido, pelo som da voz, conhecer sua família, seus pontos fortes e fracos. Infelizmente, dá-se o título de pastor com menos cuidado que a rainha da Inglaterra nomeia pessoas como sir, lorde, conde... Quem realiza tais ordenações são uns coitados, pois um dia terão que prestar contas com Deus por tamanha falta de temor.
A primeira e a segunda carta de Paulo a Timóteo são conhecidas como Cartas Pastorais, pelo fato de Timóteo ser um jovem pastor. E dentro desta característica, devemos lê-las considerando como um guia pastoral. É o que faço nesta postagem.
A Bíblia é muito clara sobre a questão de escolher pessoas e ordenar que sejam pastores, através das palavras do apóstolo Paulo. Ele recomenda os seguintes cuidados e critérios:
I. Os neófitos da fé
Sinceramente, penso que não deveria haver ordenação de pessoas que não convivam diariamente com membros de uma igreja, jamais deveria ser dado o status de pastor para quem não pastoreia rebanhos, só deveria ser reconhecido como pastor quem esteja próximo da ovelha, como líder que estende o braço para auxiliá-la, que esteja perto a ponto de conhecê-la pelo nome, pelo apelido, pelo som da voz, conhecer sua família, seus pontos fortes e fracos. Infelizmente, dá-se o título de pastor com menos cuidado que a rainha da Inglaterra nomeia pessoas como sir, lorde, conde... Quem realiza tais ordenações são uns coitados, pois um dia terão que prestar contas com Deus por tamanha falta de temor.
A primeira e a segunda carta de Paulo a Timóteo são conhecidas como Cartas Pastorais, pelo fato de Timóteo ser um jovem pastor. E dentro desta característica, devemos lê-las considerando como um guia pastoral. É o que faço nesta postagem.
A Bíblia é muito clara sobre a questão de escolher pessoas e ordenar que sejam pastores, através das palavras do apóstolo Paulo. Ele recomenda os seguintes cuidados e critérios:
I. Os neófitos da fé
As Escrituras dizem: "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro" - 1 Timóteo 5.22.
Segundo a informação bíblica, aquele pastor que unge alguém despreparado ao pastorado, tem parte nos erros dele após nomeá-lo, e torna-se com ele sujo em todas as espécies de impurezas que o tal se sujar.
II. Não ungir gente fracassada no âmbito familiar
"Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo [ ² ] seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" - 1 Timóteo 3.1-6.
a. Ungir apenas quem tenha laço matrimonial com uma só pessoa.
Diversos intérpretes da Bíblia afirmam que a afirmação "ser esposo de uma só mulher" é um veto à poligamia e não proibição ao líder divorciado ou viúvo casar-se pela segunda vez.
b. Ungir quem seja simples.
Pessoas não dadas ao luxo exagerado, não dadas à soberba e à vã glória.
c. Ungir quem tenha disposição para socorrer os necessitados.
Hospitalidade é palavra com raiz em hospital, ao pronto atendimento do necessitado.
d. Ungir quem tenha o dom de ensinar.
e. Ungir quem seja pessoa apaziguadora e respeitadora de todos.
f. Ungir pessoa capaz de manter uma família estruturada, que use como base de estruturação o respeito aos entes familiares.
g. Não ungir quem seja pessoa emocionalmente instável, desequilibrada.
Ler Gálatas 5.16-23, texto que discorre detalhadamente sobre o fruto do Espírito e iniciativas próprias de gente que não anda segundo o Espírito.
h. Não ungir quem comete atos censuráveis:
É altamente provável que os tais envergonharão a comunidade evangélica e serão pedras de tropeços aos fracos na fé e aos não salvos, atitudes contrárias ao ministério pastoral.
i. Não ungir quem possua histórico de uso de drogas, legalizadas ou ilegais.
j. Não ungir quem tenha histórico de envolvimento em escaramuças, brigas.
III. Ungir quem conheça e pratique as orientações bíblicas
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" - 2 Timóteo 2.15.
Por mais que Paulo fosse perseguido, rejeitado e até preso pelos homens, sua maior preocupação era com a aprovação divina. Ele queria que Timóteo, de igual maneira, tivesse em mente a mesma postura de aprovação. Ensinava-o a manejar corretamente a Palavra, isto é, fazer bom uso dela - tanto em sua análise quanto em sua interpretação e prática - em contraste com os falsos mestres que faziam consultas sem devoção, interpretações espúrias de textos bíblicos, para realizações de seus discursos sem direção do Espírito Santo, objetivando assim criar base com conceitos humanos maquiados de falsa espiritualidade.
_________
2. Bispo: não existe consenso sobre apenas homens exercerem o pastorado. É fato que muitos homens deixam a desejar como pastores e muitas mulheres exercem a função pastoral exemplarmente, inclusive sem o desejo de usar o prenome (pastora) e as benesses do cargo.
1. http://juliosevero.blogspot.com.br/2016/07/caso-bianca-toledo-onde-estao-os.html
Segundo a informação bíblica, aquele pastor que unge alguém despreparado ao pastorado, tem parte nos erros dele após nomeá-lo, e torna-se com ele sujo em todas as espécies de impurezas que o tal se sujar.
II. Não ungir gente fracassada no âmbito familiar
"Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo [ ² ] seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" - 1 Timóteo 3.1-6.
a. Ungir apenas quem tenha laço matrimonial com uma só pessoa.
Diversos intérpretes da Bíblia afirmam que a afirmação "ser esposo de uma só mulher" é um veto à poligamia e não proibição ao líder divorciado ou viúvo casar-se pela segunda vez.
b. Ungir quem seja simples.
Pessoas não dadas ao luxo exagerado, não dadas à soberba e à vã glória.
c. Ungir quem tenha disposição para socorrer os necessitados.
Hospitalidade é palavra com raiz em hospital, ao pronto atendimento do necessitado.
d. Ungir quem tenha o dom de ensinar.
e. Ungir quem seja pessoa apaziguadora e respeitadora de todos.
f. Ungir pessoa capaz de manter uma família estruturada, que use como base de estruturação o respeito aos entes familiares.
g. Não ungir quem seja pessoa emocionalmente instável, desequilibrada.
Ler Gálatas 5.16-23, texto que discorre detalhadamente sobre o fruto do Espírito e iniciativas próprias de gente que não anda segundo o Espírito.
h. Não ungir quem comete atos censuráveis:
É altamente provável que os tais envergonharão a comunidade evangélica e serão pedras de tropeços aos fracos na fé e aos não salvos, atitudes contrárias ao ministério pastoral.
i. Não ungir quem possua histórico de uso de drogas, legalizadas ou ilegais.
j. Não ungir quem tenha histórico de envolvimento em escaramuças, brigas.
III. Ungir quem conheça e pratique as orientações bíblicas
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" - 2 Timóteo 2.15.
Por mais que Paulo fosse perseguido, rejeitado e até preso pelos homens, sua maior preocupação era com a aprovação divina. Ele queria que Timóteo, de igual maneira, tivesse em mente a mesma postura de aprovação. Ensinava-o a manejar corretamente a Palavra, isto é, fazer bom uso dela - tanto em sua análise quanto em sua interpretação e prática - em contraste com os falsos mestres que faziam consultas sem devoção, interpretações espúrias de textos bíblicos, para realizações de seus discursos sem direção do Espírito Santo, objetivando assim criar base com conceitos humanos maquiados de falsa espiritualidade.
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2. Bispo: não existe consenso sobre apenas homens exercerem o pastorado. É fato que muitos homens deixam a desejar como pastores e muitas mulheres exercem a função pastoral exemplarmente, inclusive sem o desejo de usar o prenome (pastora) e as benesses do cargo.
1. http://juliosevero.blogspot.com.br/2016/07/caso-bianca-toledo-onde-estao-os.html