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sábado, 20 de setembro de 2014

Os pecados de omissão e de opressão

Por Eliseu Antonio Gomes

Deus fez o ser humano em triplicidade: o corpo, a alma e o espírito. Na condição de Criador e Deus, ama o homem como ele é e tem como objetivo o seu bem-estar de maneira plena. Assim , clama ao arrependimento de pecados. As Escrituras abrangem todos os aspectos do cristão com o objetivo de que viva praticando o bem a si mesmo e ao próximo. Em Tiago 4.17 e 5.1-6, encontramos exortações sobre relacionamentos no campo profissional.

Ter bens materiais adquiridos honestamente não é pecado

O Senhor espera que seus servos usem os recursos materiais para ajudar os necessitados. A prosperidade que Ele permite ao cristão experimentar, não é dada para uso de deleites e prazeres egoístas.

Possuir riqueza não é sinal de fé e nem de aprovação de Deus

A Bíblia adverte aos cristãos a não colocarem o coração nas riquezas materiais e aos ricos para que não depositem sua confiança nelas (Salmo 49.6, 7).

Quando alguém tem seu o coração na riqueza, ele corre o risco de ser induzido à inveja e a praticar ações incorretas para possuí-la. E se o rico passa a acreditar que suas posses materiais são recursos suficientes para responder a tudo que ele necessitar, comete idolatria, pois age considerando o dinheiro o seu deus.

Exortação apostólica aos patrões opressores

Tiago condena a exploração econômica e toda a manobra fraudulenta que os ricos deste mundo, crentes ou descrentes, usam para manterem-se no topo da pirâmide financeira. Na geração do apóstolo, existiam poucas pessoas da classe alta que se mostravam abertas ao Evangelho. Devido a perseguição contra a igreja, muitos crentes perderam seu meio de subsistência e passavam apuros financeiros. Enquanto isso, pessoas ricas faziam mau uso de suas posses, viviam de maneira extravagante, extasiados em seus deleites pareciam cegos e surdos aos clamores dos irmãos que precisavam do auxílio. Diante desta situação, ele exorta os ricos, pois eram capazes de ajudar mas se recusavam a realizar esta prestação, e além disso exploravam os crentes pobres (2.5, 6).

Conclusão

Deus se posiciona em relação às injustiças sociais, abomina aqueles que adquirem riquezas às custas da exploração de desvalidos e necessitados, não aceita nenhuma espécie de opressão e injustiça na relação entre ricos e pobres, funcionário e patrão.

O Senhor está ao lado de trabalhador humilde e honesto, ao lado de explorados e oprimidos. É importante estar consciente que para Deus os cristãos são irmãos, independente das posições socioeconômicas, empregador ou empregado. O crente é ensinado pela Palavra de Deus a fazer o bem, seja pagando salário ou trabalhando para recebê-lo.

Os bens são ferramentas para tornar viável a expansão da mensagem do Evangelho e para socorrer os irmãos que precisam de ajuda. Através da oferta voltada ao evangelismo e missões, as almas famintas são alimentadas; por meio da ação social, o corpo humano, que é templo do Espírito Santo, recebe oportunidade para continuar a louvar e servir para Deus.

E.A.G.

Compilações:
Ensinador Cristão, ano 15, nº 59, página 42, julho-setembro de 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Mestre, Elinaldo Renovato de Lima; 1º trimestre de 1999, páginas 73-79, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Mestre, Eliezer de Lira e Silva; 3º trimestre de 2014, páginas 82-90, Rio de Janeiro (CPAD).

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Reflexão sobre Colossenses 3.16 ao 25



"Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai." - Colossenses 3.16 - 17 (NTLH).

O terceiro capítulo da carta de Paulo aos crentes de Colosso, e consequentemente também para todos os cristãos de todos os lugares ao redor do mundo e de todas as gerações, contém ensino precioso sobre as causas do sofrimento humano. 

A orientação da prática da mensagem de Cristo na vida das pessoas abrange todos os setores da vida. Toda orientação bíblica deve ser considerada como regra de procedimento indispensável. Vejamos três aspectos:

No casamento, para homens e mulheres, o ensino é: 

"Esposa, obedeça ao seu marido, pois é o que você deve fazer por ser cristã. Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela." - Colossenses 3.18-19 (NTLH).

Penso ser difícil para as senhoras aceitarem este versículo bíblico. Apesar da dificuldade, é preciso incorporá-lo ao viver cotidiano. Como homem casado, posso dizer que para muitos maridos não é fácil amar suas esposas em todo tempo. Para ambos os sexos, o exemplo de obediência e amor é Cristo, que obedeceu a Deus em tudo.

 Na relação entre pais e filhos, o comportamento ideal, é: 

"Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso. Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados." - Colossenses 3.20-21 (NTLH).

Hoje, testemunhei a discussão entre pai e filho. O pai irritando o filho e o filho gritando com seu pai. Tive a oportunidade de recitar para ambos os versículos 20 e 21, de Colossenses 3.

Na relação de patrão e empregado: 

"Escravos, em tudo obedeçam àqueles que são seus donos aqui na terra. Não obedeçam só quando eles estiverem vendo vocês, procurando com isso conseguir a aprovação deles. Mas obedeçam com sinceridade, por causa do temor que vocês têm pelo Senhor. O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas." - Colossenses 3.22-23 (NTLH).

Assim como a Palavra de Deus orienta o trabalhador a ser honesto em suas funções, pede aos empregadores a agirem de maneira justa com seus empregados, embora o versículo em apreço não cite isso. Confira: Tiago 2.5-6; 5.2-4.

Atos e consequências

Quem segue as orientações bíblicas tem a mensagem de Cristo viva em seus corações e é considerado por Deus o seu povo. Mas, quem não as segue revela por atitudes que não ama a Deus de verdade, mesmo sendo um religioso fervoroso, e não deixará de experimentar as consequências por desprezar o que Ele manda fazer, receberá todo o desprezo do Senhor. 

Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo.. E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz. Pois, quando Deus julga, ele não faz diferença entre pessoas." - Colossenses 3.24-25 (NTLH).

E.A.G.

Deus aprovou a escravidão? Confira neste blog o seguinte artigo: As leis civis entregue por Moisés ao povo israelita

domingo, 14 de setembro de 2014

1 Samuel - nono livro da Bíblia Sagrada

O jovem Davi toca harpa perante o rei Saul.
Por Eliseu Antonio Gomes

Aproximadamente, o livro 1 Samuel cobre um período de 115 anos. A cobertura narrativa vai da infância de Samuel ao início do reinado de Davi. Além de Samuel, as duas outras personagens centrais do livro são Davi e Saul.

Samuel foi o último dos juízes, período que durou cerca de 350 anos, e o primeiro dos profetas. Nasceu num dos períodos mais negros da história israelita, era homem de profundo discernimento espiritual, dedicado à realização dos propósitos de Deus referente à Israel (Atos 3.24). Foi chamado para guiar Israel em tempos de crises graves. Sem qualquer vontade de sua parte, viu-se no papel de "fabricante de reis": ungiu Saul e depois Davi ao trono de Israel.

Na Bíblia Hebraica, 1 Samuel e 2 Samuel formam apenas um único livro. Embora 1 Samuel e 2 Samuel recebam seu nome, o profeta não poderia ter escrito mais do que uma parte, já que sua morte é relatada no capítulo 25. Entretanto, o fato de que ele escreveu um livro fica evidente em 1 Samuel 10.25, assim como 1 Crônicas 29.29 evidencia que Natã e Gade também fizeram seus relatos. Os dois livros registram a transição teocrática para certo tipo de monarquia.

Certas características literárias da obra levam a crer que seja uma compilação de várias fontes documentárias independentes a princípio, o qual o autor deve ter incorporado à sua composição, conservando, à medida do possível, a forma original delas. As Escrituras não fornecem sua identidade. O autor e compilador, anônimo, possivelmente, pode ter feito uso do Livro de Jasar (2 Samuel 1.18) e registros históricos de Davi (1 Crônicas 27.24). Alguns estudiosos acreditam que tenha sido Zabude, filho do profeta Natã, apresentado como conselheiro pessoal do rei Salomão em 1 Reis 4.5, ele poderia ter aproveitado os conhecimentos do pai sobre a vida de Samuel e Davi, além de possuir livre acesso ao acervo da corte.

O relato de 1 Samuel tem inicio nos últimos dias dos juízes e termina com a narração da morte de Saul. Suas páginas contém uma exuberante exposição escrita, oferecem o registro das relações de Deus com o povo de Israel, bem como abordam como Deus realizou a preservação daquele povo e preparação para seu duplo propósito: fazer com que os israelitas fossem recebedores dos oráculos divinos e, no tempo devido, de meio deste povo nascesse o Salvador Jesus Cristo.

As principais lições do livro tem a ver com os efeitos do pecado em relação ao povo e seus líderes. Uma das passagens bíblicas mais conhecidas encontra-se em suas páginas, o confronto entre Davi e Golias (capítulo 17).


Consultas:
A Bíblia Anotada - Charles C. Ryrie, página 359, 1ª impressão 1991, São Paulo (Editora Mundo Cristão).
Bíblia Shedd, página 387, 2011 São Paulo, (Edições Vida Nova).
Bíblia King James, página 390, julho de 2013, São Paulo (Abba Press).

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

São Paulo, São Paulo (Premeditando o Breque - Premê)

No meu passado, muitas vezes levantei cedo da cama para ir trabalhar sendo despertado por rádio-relógio. E, não poucas vezes, o aparelho sintonizou uma emissora em que o radialista colocava a música "São Paulo, São Paulo". Essa melodia, que com um humor refinado começa com acordes de "New York, New York", era como a trilha sonora que precedia meus dias na Capital paulistana, onde nasci, cresci, e vivo até hoje sem vontade de sair. 


É sempre lindo andar na cidade de São Paulo,de São Paulo
O clima engana, a vida é grana em São Paulo
A japonesa loura, a nordestina moura de São Paulo
Gatinhas punks, um jeito yankee de São Paulo, de São Paulo
♦♦♦
Ah!
Na grande cidade me realizar
Morando num BNH.
Na periferia a fábrica escurece o dia.
♦♦♦
Não vá se incomodar com a fauna urbana de São Paulo, de São Paulo
Pardais, baratas, ratos na Rota de São Paulo
E pra você criança muita diversão em São Paulo
São Paulo lição
Tomar um banho no Tietê ou ver TV.
♦♦♦
Ah!
Na grande cidade me realizar
Morando num BNH
Na periferia a fábrica escurece o dia.
♦♦♦
Chora Menino, Freguesia do Ó, Carandiru, Mandaqui, ali
Vila Sônia, Vila Ema, Vila Alpina, Vila Carrão, Morumbi, Pari,
Butantã, Utinga, M'BOI MIRIM, Brás, Brás, Belém
Bom Retiro, Barra Funda, Ermelino Matarazzo
Mooca, Penha, Lapa, Sé, Jabaquara, Pirituba, Tucuruvi, Tatuapé
♦♦♦
Pra quebrar a rotina num fim de semana em São Paulo
Lavar um carro comendo um churro é bom pra burro
Um ponto de partida pra subir na vida em São Paulo, em São Paulo
Terraço Itália, Jaraguá, Viaduto do Chá.
♦♦♦
Ah!
Na grande cidade me realizar morando num BNH
Na periferia a fábrica escurece o dia
Na periferia a fábrica escurece o dia.

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UClranOO9BT6bfpkw1_Jn0Qg 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

As três peneiras

Conta-se que um jovem procurou o filósofo Sócrates dizendo-lhe que precisava contar-lhe algo. Alguns citam Platão...

Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você deseja contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras?

- Sim. A primeira peneira é a verdade. O que você pretende revelar sobre outras pessoas é um fato comprovado? Caso tenha ouvido contar e não há provas, a coisa deve terminar aí mesmo. 

Sócrates prosseguiu:

- Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a bondade. O que você quer contar é coisa boa? Ajuda a construir ou contribui para destruir o caminho, a fama do próximo?

O jovem permaneceu em silêncio, ouvindo-o:

- Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a necessidade. Convém contar? Soluciona alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

E, arremata Sócrates:

-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Fazendo isso, será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, amigos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

E.A.G.

Conteúdo adaptado a partir da postagem no blog Rosa de Sarom, de Ledjane Santos, publicação feita em  10 de setembro de 2014 http://ladjaneadoradora.blogspot.com.br/