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Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Papa concorda com Lutero e diz que a fé em Cristo salva

Papa cita Lutero e diz que a fé salva se não se opor à caridade.

O papa Bento XVI falou hoje da "Doutrina da Justificação", um dos temas mais controvertidos da reforma protestante, e disse que Martinho Lutero não se equivocava quando dizia que "só a fé nos salva", mas matizou que sempre que essa fé "não se oponha à caridade e ao amor".

Diante de cerca de 20.000 pessoas que assistiram na Praça de São Pedro à audiência pública, o papa disse que é através da catequese que o ser humano se transforma em justo aos olhos de Deus, tema central nas cartas de São Paulo e um dos assuntos que durante mais de quatro séculos separaram luteranos e católicos.

O sumo pontífice ressaltou que o Apóstolo - cujos escritos inspiraram profundamente Lutero - afirmava em suas cartas aos cristãos de Roma que "o homem é justificado pela fé com independência das obras da lei".

"Lutero traduziu justificados só pela fé", disse o papa, acrescentando que "a expressão 'sola fide' (só a fé) de Lutero é verdadeira se não se opor à caridade, ao amor".

Ser justo, assegurou o papa, significa "simplesmente estar com Cristo, por isso que os outros preceitos já não são necessários".

Bento XVI acrescentou que a fé é "olhar para Cristo, confiar-se a Cristo" e que a justiça se decide na caridade.

Terminada a audiência, o papa disse em espanhol aos fiéis presentes da Espanha e da América Latina que a justificativa em Cristo "é uma ação gratuita de Deus, sem merecimento humano".

A "Doutrina da Justificação" é a explicação teológica das relações entre a graça de Deus que chega ao homem pelo batismo, e como o homem com essa graça passa de pecador a justo.

Tanto católicos como protestantes aceitam que a salvação é uma iniciativa gratuita de Deus. Mas enquanto para os católicos o homem pode cooperar para esta graça, para os protestantes só resta ao homem uma atitude passiva.

Os católicos dizem que graças aos méritos da paixão de Cristo e por meio do batismo o pecado original é totalmente apagado, e a concupiscência é uma tendência ao pecado, mas não um pecado. 

Fonte: EFE

Nota deste blog: As 95 Teses de Martinho Lutero foram um protesto contra a prática católica das indulgências, baseando-se no seguinte texto do apóstolo Paulo: "o justo viverá pela fé" - Romanos 1.17. 


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA, COM CERTEZA (OU DÚVIDA?)

Extático - adjetivo (do grego, ekstatikós)
1 - Relativo ou pertencente a êxtase; 2 - Em êxtase, caído em êxtase, enlevado, absorto. 3 - Causado por êxtase. 4 -
familiar Maravilhado, pasmado, boquiaberto.

Estático - adjetivo (do grego, statikós)

1 - Relativo ou pertencente à estática. 2 - Relativo ou pertencente a corpos em repouso ou a forças em equilíbrio, em oposição a dinâmico. 3 - Em repouso; imóvel. 4 - Em equilíbrio, estável. 5 - Não dinâmico.

Michaelis 2000 - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa.

Romanos 10.17

A fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10.17). Blog Belverede. Eliseu Antonio Gomes. https://belverede.blogspot.com.br

"A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Romanos 10.17.

1 CORÍNTIOS 14.34 - LUZES DA HERMENÊUTICA SOBRE A QUESTÃO DAS MULHERES CALADAS NA IGREJA

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Ler a Bíblia Sagrada sem contextualizar os textos que lê é complicado!

Infelizmente há muitos isolando 1 Corintios 14.34-35.

As pessoas que apelam ao fato de que as mulheres devem ficar caladas na igreja fazem uma hermenêutica equivocada. É uma interpretação que entra em choque com a atitude de Paulo em reconhecer o ministério feminino nas igrejas, cria um disparate direto com 1ª Coríntios 11.5, onde lemos o apóstolo endossando a ação delas, quando ele afirma que as mulheres poderiam profetizar e orar durante os cultos.

A controvérsia que encontramos da parte de muitos que afirmam que as mulheres devem ficar mudas nas reuniões é pelo fato de um conhecimento superficial das Escrituras. “Falar”, no versículo 34 do capítulo 14 da carta de Paulo aos crentes coríntios, à luz do contexto histórico do registro bíblico da vida de Paulo, é no sentido de perguntar. Naquela congregação havia um grupo de mulheres interrompendo a reunião. Repare o versículo 35: “se querem aprender alguma coisa, interroguem (perguntem) em casa aos seus maridos”.

Outra vez: O fato de haver a liberação para orar e profetizar prova que a proibição era focada num problema específico e jamais dirigida de maneira geral às outras mulheres daquela congregação ou outras congregações contemporâneas, ou à Igreja nos séculos que viriam.

O próprio apóstolo Paulo citou o ministério feminino ajudando-o: Priscila, Maria, Trifena, Trifosa, Pérside (Romanos 16.1-7, 12).

Ademais, o Novo Testamento lista diversas outras mulheres no serviço ministerial: Maria Madalena, Joana, Suzana, “muitas outras” (Lucas 8.1-3), Dorcas (Atos 9.36-42), Febe (Atos 16.1-2).

E.A.G.