Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 30 de maio de 2017

Os cinco benefícios da água


O hábito de beber água é simples e fácil de colocar em prática e também é muito acessível. Você deve estar pensando “Eu já ouvi isso antes”.

Claro que já ouviu! Beber água é fundamental. Este guia vai lhe ensinar de maneira prática como beber mais água e se manter hidratado 24 horas por dia. Se você já tem o hábito de beber de 3 a 4 litros de água de boa qualidade todos os dias, não precisará ler este material. Precisamos focar e reaprender o básico, porque podemos nos tornar indiferentes sobre esta necessidade de beber água, apesar de sabermos de sua importância.

Como a hidratação com água pode mudar Totalmente a sua vida

Nosso corpo é composto, em média, de 70% de água. Isto que dizer, que um indivíduo de 70 quilos, pode ter até 49 quilos de água espalhados pelo corpo. A água, portanto, é o nutriente mais abundante do nosso corpo. Como exemplo, 85% do cérebro é água, 92% do sangue é água e 87% do fígado é água. Além disso, 70% de seus músculos são formados por água. Para completar, 67% da água que esta em nosso corpo é intracelular. Ou seja, 2/3 do que compões as células é água. Como se pode ver a água tem papel fundamental no nosso corpo.

Vamos então ao tema da desidratação…

Você sabia que a desidratação leve pode diminuir o nosso metabolismo em 3%? Ao considerar isso, você pode ver porque a hidratação pode influenciar na perda de peso. A hidratação adequada é muito importante para todas as funções do corpo e a desidratação é a causa de um grande número de sintomas negativos: sede, depressão, câncer, obesidade, fadiga, bulimia, problemas digestivos, problemas de pele e assim por diante. Isto não quer dizer que a desidratação é a única causa, mas sim um dos fatores causadores.

O simples hábito de beber bastante água, pode ter um efeito profundo em sua vida. Certamente vai ajudá-lo a perder peso, por que a água ajuda a liberar as toxinas do seu sistema e promove o aumento do seu metabolismo. Muitas vezes confundimos a sede com fome, o que acaba em excessos de ingestão de alimentos, que não serão propriamente gastos depois. Uma redução de 5% em fluidos do corpo pode causar uma perda de 25% a 30% da energia na maioria das pessoas.

Aqui estão mais alguns fatos para mostrar o quão importante é a hidratação:

Um estudo de 6 anos publicado em maio de 2002, no American Journal of Epidemiology concluiu que aqueles que bebem mais de cinco copos de água por dia tinham 41% menos probabilidade de morrer de um ataque cardíaco, durante o período de estudo, do que aqueles que beberam menos de dois copos. Beber o equivalente a cinco copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%. Beber 2 litros de água por dia diminui o risco de câncer de mama em 79%.

Qual a quantidade de água que devo beber?

O ideal são 3 a 4 litros por dia. Eu sei que isso parece muito, mas na verdade não é.

O cálculo oficial recomendado é:

1 litro de água por 30 kg de peso corporal

Por exemplo, uma mulher de 60 kg = 2,0 litros por dia.

OS 5 MAIORES BENEFÍCIOS PARA MANTER‐SE HIDRATADO:

1 – Energia

Quando estamos desidratados a maioria de nós irá ter uma redução de 25% a 30% de energia. A perda de energia é apenas o primeiro sinal pois em seguida sentimos dores de cabeça, confusão mental, fadiga, alterações de humor, redução do metabolismo e perda de motivação. A água é necessária para quase todas as funções metabólicas do corpo. É simplesmente vital manter-se hidratado. Quando estamos desidratados nosso corpo não consegue fazer seu trabalho corretamente e nossa energia e estado mental sofrem com o resultado.

A fadiga normalmente é um sinal de desidratação.

Se você está se sentindo cansado, beba 2 litros de água ao longo dos próximos 90 minutos para ver se os sintomas passam.

2 ‐ Perda de Peso

Nosso cérebro, literalmente, não faz distinção entre as sensações de sede e fome. Ambos são derivados do mesmo lugar, o hipotálamo. Ao vivenciarmos esses baixos níveis de energia as sensações de sede e fome são gerados ao mesmo tempo, e nós, instintivamente, assumimos a necessidade de comer. Em outras palavras, acabamos ingerindo comida mesmo quando o corpo precisa de água. Isso faz a pessoa engordar. 

Recomendo que ao sentir fome, tome um copo de água antes, se a fome passar, o que você estava sentido era sede, na verdade.

3 ‐ Pele limpa e mais clara

Quando você começar a manter-se hidratado e consumir 3-4 litros de água por dia, você também vai começar a notar algumas mudanças dramáticas na sua pele. Problemas tais como a acne, a secura, o eczema e a psoríase, por exemplo, começarão a desaparecer. Por quê? Quando desidratado, o corpo preserva o fornecimento de água aos órgãos críticos, tais como o cérebro e do coração, mas “corta” o fornecimento de a água para órgãos periféricos tais como a pele. Manter-se hidratado também garante que as células do seu corpo são capazes de funcionar de forma eficaz, para a absorção de nutrientes, construção e circulação de sangue e para ajudar o corpo a eliminar toxinas.

4 ‐ Alcalinidade e pH Balanceados

Quando você bebe água limpa e filtrada com um pH entre 8,5 e 9,5 você vai notar que você começa a sentir mais saúde, energia e vitalidade. Nosso corpo está concebido para ser alcalino, mantendo um nível de pH de cerca de 7,365 em nossas células, especialmente no sangue. Quando comemos e bebemos muitos alimentos formadores de ácidos como refrigerantes, açúcares, pães, doces, pizza, batatas fritas, álcool, arroz branco e massas, gorduras trans, fast-food, alimentos refinados, molhos, condimentos, laticínios e carnes, por exemplo, colocamos nosso corpo sob uma incrível pressão para manter esse equilíbrio pH em 7.365. 

Ao hidratar o seu corpo com água de pH elevado (veja como fazer essa água em casa em mais adiante!), você vai ajudar o seu organismo a manter a alcalinidade, liberar toxinas e ácidos do corpo (como leveduras / cândida e bactérias) e além disso a sua energia e vitalidade vai subir de nível. Estar acima do peso também é um problema de acidez, então quando você começar a hidratar e alcalinizar seu organismo, você também vai começar a ver o seu peso diminuir. Ao beber, pelo menos, 4 litros de água alcalina por dia você vai começar a ver grandes melhorias na balança.

5‐ Anti‐Aging

O envelhecimento ocorre quando não eliminamos os resíduos e toxinas gerados internamente no nosso corpo. Este é o processo de envelhecer quando nossas células se oxidam, assim como uma maça fica oxidada em contato com o oxigênio. Antioxidantes são conhecidos como uma forma de retardar o processo de envelhecimento porque eles ajudam a desintoxicar o organismo destes resíduos. Beber água alcalina (água rica em antioxidantes) é uma maneira fantástica para retardar e reverter o processo de envelhecimento.

Veja também este artigo sobre água alcalina, onde esta disponível um super livro digital sobre o assunto para baixar gratuitamente. 

Fonte: Dr. Barakat | drbarakat . com . br/
Nota do Editor: o presente artigo não substitui visita ao ambulatório e orientações médicas mediante consulta.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.