Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 8 de maio de 2017

O cristão e os sonhos. Deus fala com os cristãos por meio de sonhos?


Recebi uma pergunta sobre três sonhos em uma das postagens que realizei aqui no blog Belverede. A pessoa pergunta sobre o significado destes sonhos. A questão apresentada é a seguinte:
Saudações com a paz de Cristo.
No período de dez meses, até a data de 4 de maio de 2017, tive três sonhos e gostaria de receber ajuda para entender o significado deles. O primeiro sonho tem aproximadamente dez meses, o segundo deve ter uns oito meses e o último aconteceu 3 dias atrás.
No primeiro, sonhei que estava em uma escada, colhia jamelão, mas o fruto parecia uma ameixa, tinha aparência muito bonita. Depois de colher, dizia para  meu cunhado, que estava comigo no momento da colheira, entregá-la para sua esposa.
No segundo sonho, estava acompanhado de minha esposa. Passávamos enfrente de uma propriedade que não me pertencia. Ao retirar o fruto de uma mangueira, árvore planta dentro do lote dentro do lote, ouvi uma voz que informava que possuía autorização para pegar apenas as mangas que estavam caídas no solo, que era arenoso. Havia chovido, então aqueles frutos estavam sujos por causa dos respingos. Todas as mangas eram de boa qualidade, estavam em boa hora para serem comidas.
No último sonho, retirava os frutos de uma amoreira. As amoras eram do tamanho do dedo, todas lindas, porém algumas ainda não estavam amadurecidas.
Meu nome é Fabiano. Agradeço, se puder me ajudar a entender o significa destes sonhos."
_________

Prezado irmão Fabiano.

As Escrituras Sagradas são a única regra de fé e conduta do cristãos. O principal meio de comunicação de Deus para com os seres humanos são as Escrituras Sagradas. A Bíblia é a forma escrita que o Senhor criou para que conheçamos a sua vontade para nós.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" - 2 Timóteo 3.16-17.

"Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes" - 1 Tessalonicenses 2.13.

"Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" - Judas 3.

"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro" - Apocalipse 22.18-19.

Deus usa muitos métodos para falar conosco, além das Escrituras Sagradas. Quando isso acontece, precisamos analisar o que é transmitido usando como base as próprias Escrituras Sagradas, com a finalidade de entender qual é a origem da mensagem. Existe o perigo de que a mensagem não tenha como remetente o espírito Santo, mas a mente humana ou o próprio inimigo das nossas almas. Confira: 1 Coríntios 14.26-29; 1 Tessalonicenses 5.20-21; Tiago 3.14-16.

Isto posto, vamos fazer o exame dos três sonhos usando a orientação da Bíblia.

Nas Escrituras a Palavra de Deus é comparada com alimentos. O tempo que vivemos é chamado nas Escrituras como Dispensação da Graça. Este tempo é o tempo que a Palavra de Deus é transmitida via o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Partindo da premissa explicativa dos parágrafos anteriores, leia abaixo:

Nestes três sonhos, o que vemos em comum é que você colhe frutas, no primeiro sonho colhe jamelão para sua irmã se alimente. A situação de colher e alimentar outros mostra algo importante: pensar no bem-estar do próximo. Isto é muito bom, seja sempre alguém assim em seu cotidiano. Mas, vá além disso, alimente o corpo físico e também a alma do próximo, pregando o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo a elas, informando-lhes que Jesus Cristo é o único caminho que nos leva até o Pai celestial.

Sobre as questões de situações diferentes de colheitas das frutas, e três espécie diferentes, acredito que seja porque você tenha que considerar que o pregador da Palavra deve entregar a mensagem do Evangelho em tempo e em fora de tempo, em circunstâncias favoráveis e desfavoráveis. Sendo sempre fiel ao conteúdo bíblico, mesmo que o modo de entregar a mensagem seja diferente e o texto bíblico usado seja diferente.

Quando o conteúdo da Bíblia Sagrada é passado adiante exatamente como está escrito, então, podemos dizer que a mensagem é semelhante ao fruto limpo e bom de ser ingerido. Sobre as frutas não ser da mesma espécie nos três sonhos, acredito que você possui a chamada ministerial para ser um mestre na Palavra de Deus. Se atender ao chamado para ensinar, saiba que será um valioso instrumento de bênção, porém, a tarefa voltada ao ensino bíblico é de alta responsabilidade, Deus cobrará rigorosamente de você se agir com displicência.

Repare que no segundo e terceiro sonho você não repassou frutas para ninguém. Elas eram para você comer. Todo pregador da Palavra de Deus deve receber a mensagem que prega, precisa viver aquilo que ensina aos outros.

Se ainda não anunciou o Evangelho para as pessoas que apareceram em seus sonhos, faça isso o mais breve possível. Porém, não deixe de anunciar Cristo para todas as pessoas que tiver alcance de comunicação.

Abraço.

E.A.G.

2 comentários:

Evangelizando...mensagens bíblicas disse...

Excelente assunto,e bastante controverso o tema.
Eu particularmente creio que Deus fala conosco também através de sonhos!...

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pois é, Suely. Nós temos esta crença em comum.

Deus é o Todo Poderoso, assim, nada o restringe a comunicar-se com as criaturas que criou. Ele pode tudo!

Abraço.