Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Quem são os órfãos e as viúvas segundo o contexto brasileiro de hoje em dia?



Nos dias de hoje, na realidade brasileira, podemos considerar o termo "viúva" não apenas como aquela esposa que perdeu seu companheiro de casamento. É perfeitamente correto considerar o termo como "a pessoa desamparada por consequências diversas", porque as mulheres dos tempos bíblicos sofriam severamente com desamparo assistencial quando o esposo falecia. Na sociedade hebraica dos tempos bíblicos, o socorro do governo era inexistente para elas.

Em nossa atualidade brasileira, a mulher enlutada, se em vida o falecido era um trabalhador vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem o direito de o benefício da pensão por morte. Desta maneira, pode viver com um auxílio financeiro mensal.


Na segunda ilustração, vemos a atriz Vivien Leigh interpretando Scarlett, uma viúva, no filme E O Vento Levou. Ao seu lado, Rhett Buttler (o ator Clark Gable) faz o papel de um homem aventureiro que, ao invés de consolar Scarlett pela perda recente do marido que foi para a guerra e morreu, atraído por sua beleza, esquece as boas maneiras e diz-lhe galanteios grosseiros tentando conquistá-la

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!" - Mateus 23.14.

"Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas" - 1 Timóteo 5.16.

"A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" - Tiago 1.17. 

E.A.G.

Nenhum comentário: