Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Juiz Sérgio Moro pede aos brasileiros pró Lava Jato que não façam manifestações em Curitiba durante depoimento de Lula, dia 10 de maio

Presidente, você terá que ficar aqui, junto com eles... O senhor não tem diploma de curso superior.

Na próxima quarta-feira, 10 de maio, Lula – que está envolvido em cinco ações penais na figura de réu - será interrogado por Moro como réu apenas em um desses processos. Nesta ação penal em que será interrogado, ele é acusado de ter recebido “vantagens indevidas” da OAS, uma das empreiteiras que assaltou à Petrobras. Uma das vantagens foi o tríplex 164-A no Edifício Solaris, no Guarujá (SP). Outra foi o transporte e armazenamento de bens do acervo presidencial, de 2011 a 2016. Segundo as contas da força-tarefa Lava Jato, os presentes contidos nesse processo somaram R$ 3,7 milhões.

De acordo matérias da Revista Veja da semana passada, os defensores do réu petista teriam sugerido duas coisas, para o momento do interrogatório:

Primeira sugestão: a “modificação na forma de captação de imagens das audiências para registro do que se passa em todo recinto onde ela se realiza e direcionamento da câmera à pessoa que está a fazer uso da palavra, não a deixando repousar exclusiva e fixamente na pessoa do interrogado, mas, sim, promovendo a gravação da íntegra do ato, incluindo, mas não se limitando, todos aqueles que fizerem uso da palavra.”

Segunda sugestão: o advogado do réu petista, Cristiano Zanin Martins, especificou uma maneira de registrar a audiência — com uma câmera Sony EX3 colocada sobre um tripé e monitorada por um “profissional devidamente habilitado para a função” — no caso, o fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert —, conforme diz o texto. O petista será interrogado por Moro na ação em que é réu por corrupção e lavagem de dinheiro.

 Isto é uma provocação clara ao magistrado, sugestões  ridículas e estapafúrdias! Lula deveria receber voz de prisão, por desacato, para que todos tenham a plena certeza de quem é a autoridade no recinto do tribunal.

Lula será inquirido pelo juiz da Lava Jato sobre os dados contidos nos autos. E, ao que tudo indica, o réu petista e o PT sonham em fazer do momento momento algo favorável. Estas ideias, desprovidas de senso da realidade, são uma clara tentativa de transformar aquilo em peça de campanha eleitoral. O plano é capturar a imagem do réu petista em interrogatório - com uso máquinas próprias para que detenham o direito de uso delas como quiserem - e passar para a mídia a versão de que o réu petista é vítima de vítima de perseguição política. Inclusive, usar o material como peça de campanha no pleito eleitoral de 2018, quando pensam el lançá-lo como candidato a presidente do Brasil.

A fala do magistrado:



"Aqui é o juiz Sérgio Moro. Estou usando a rede social para transmitir um recado. Não costumo fazer isso, mas vou fazer isso desta vez.

No próximo dia 10, vai ocorrer aqui em Curitiba o interrogatório do ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. O interrogatório é uma oportunidade que o senhor ex-presidente tem para se defender. É um ato normal do processo, nada de diferente ou anormal vai acontecer nesta data. Apenas um interrogatório.

Eu tenho ouvido que muita gente que apoia a Lava Jato pretende vir a Curitiba manifestar esse apoio. Ou pessoas mesmo de Curitiba pretendem vir aqui manifestar esse apoio.

Eu diria o seguinte: Esse apoio sempre foi importante, mas nessa data ele não é necessário. Tudo que se quer evitar nesta data é alguma espécie de confusão e conflito. E acima de tudo não quero que ninguém se machuque e se envolva em eventual discussão e conflito nesta data. Por isso eu abro esta minha sugestão: não venham, não precisa. Deixa a Justiça fazer o seu trabalho. Tudo vai ocorrer com normalidade.

Espero que todos compreendam."

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.