Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O cristão pode julgar? Sim!

Em 10 de agosto de 2012, publiquei aqui no Belverede o artigo A casa de Jesus - posições de Renato Vargens e Abílio Santana. Ao longo do tempo recebi comentários a respeito do assunto, sendo que no dia 10 deste mês, recebi a visita e o seguinte comentário, reproduzido logo abaixo:
"Boa! Caro blogueiro, essa tal de teologia dá prosperidade é perigosíssima ,até porque não tem nenhum respaldo bíblico no novo testamento. Acredito que se a pessoa evangélica quiser ter alguma coisa ele tem que ser estimulado a estudar, trabalhar dar duro, arregaçar as mangas... E não ficar ouvindo falsas promessas de líderes, que só quem enriquece são eles. Pergunto o que Paulo Pedro Thiago João tinham de bens? Nada, nada... Portanto vamos para a igreja ouvir palavras de vida eterna, ser fiel a Deus e ele acrescenta os nossos negócios. Tenho duas filhas, graças a Deus ambas fazem faculdade em escola pública federal, porque incentivei desde pequena a estudarem".
Valter Lelis
Minha resposta:

Prezado Valter Lelis.

Jesus nos ensinou a julgar corretamente, disse que é preciso julgar os pregadores da Palavra pelos frutos que eles apresentam em suas vidas. Se as árvores dão bons frutos, são árvores boas e se oferecem frutos ruins, são árvores más (Mateus 7.16-20). 

Eu penso que é necessário ter bastante cuidado com os tais pregadores da Teologia da Prosperidade, mas também o máximo de cuidado com o pessoal que costuma se apresentar como apologistas que combatem os pregadores da TP. Existem alguns “apologistas” que, se dizendo defensores do Evangelho de Cristo, em suas ações (qualificadas por eles mesmos como defesa do Evangelho de Cristo em contraposição aos avanços de igrejas neopentecostais), cometem muitas atitudes que o Evangelho de Cristo condena. Tais atitudes são frutos podres, porque não estão em conformidade com a doutrina bíblica. Podemos dizer que estes também são perigosíssimos, pois seus métodos não possuem respaldo do Novo Testamento, eles dão péssimos exemplos do que realmente é praticar Apologia Cristã, agem dando péssimo testemunho cristão e nenhum cristão deve imitá-los e apoiar suas condutas. 

Assim como você, acredito que se a pessoa evangélica quer prosperar ela deve se esforçar, se preparar estudando, trabalhando. Mas, não posso negar que Deus interfere realizando milagres na vida financeira, porque eu sou uma entre muitas testemunhas vivas de que o Senhor age fazendo milagres espetaculares na vida econômica de seus servos. É pecado mentir! 

Logicamente, tudo ocorre segundo a vontade dEle sobre nós e a fé que depositamos nEle referente às nossas necessidades. 

Não é prudente ouvir aqueles pregadores que se posicionam críticos da TP sem conferir se o que eles dizem tem compromisso com a realidade e com a Palavra de Deus. Nem tudo que dizem é correto. Algo equivocado que a maioria deles fazem é passar a ideia de que as igrejas que compõem o neopentecostalismo são todas iguais em seus ensinos. Ao contrário do que apregoam, é a minoria das igrejas neopentecostais que dão ênfase ao materialismo. 

Sobre os apóstolos Pedro, Tiago e João (também incluo Paulo entre outras lideranças cristãs da Igreja Primitiva), penso que não é possível fazer uma comparação, no que tange à vida econômica que eles tiveram. Digo isso porque os apóstolos da primeira geração cristã tiveram chamadas específicas, que não são comparáveis com a de cristãos de séculos posteriores. Além disso, lembro Efésios 4.11 e digo que nem todos os cristãos são chamados para serem apóstolos, e quem não é chamado ao apostolado não deve ter sua vida comparada aos que são. 

É importante ouvir e meditar na Palavra da vida eterna. Concordo plenamente sobre isso, pois é através do conhecimento e prática da vontade de Deus que somos abençoados em todos as áreas da nossa existência. 

Parabéns pelo resultado da educação que deu para suas filhas. Você tem todo o direito de se orgulhar da formação acadêmica que elas têm!

E.A.G.
­

Nenhum comentário: