Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O poder de destruir e edificar o lar (parte 1 de 3)


Por Rosana Beda

Dentro da estrutura familiar, Deus distribui atribuições perfeitas, assim como dons para com elas arcar, a cada membro. Veremos aqui no poder da responsabilidade confiados à cada figura feminina dentro do lar.

O primeiro papel que uma mulher desempenha em sua casa é o de esposa. Neste, deve semear o amor, a união e a comunicação com seu cônjuge para que todos os canais de relacionamento estejam ativos e preparados para amadurecer o relacionamento conjugal e estarem aptos a receber e educar de forma sadia os filhos que virão.

Com a chegada do primeiro bebê, ha uma mudança radical na vida dos cônjuges. Enquanto casal, os dois adultos mantinham algum tempo privativo, individualidades, agora fica impossível preservar tudo isso. É por esse motivo que a chegada de um filho deve ser planejada, esmerada, de forma que o novo membro da família se sinta plenamente recebido de maneira feliz e desejada.

Certamente, você já leu várias vezes Provérbios 14.1: "Toda mulher sábia edifica a sua casa,mas a tola derruba-a com suas próprias mãos".  Temos alguns reflexões muito importantes para fazer sobre este versículo. A saber:

"Toda a mulher": isso dá-nos o entendimento de que a sabedoria é para todas as mulheres que a buscam. A sabedoria tem em si o altruísmo, ou seja, o próximo.

"Edifica". Edificar é mais profundo que construir. É mais que erguer, envolve a estrutura, o alicerce, a utilidade e resistência da casa. Logo, um lar edificado por uma uma mulher sábia tem segurança, força frente às adversidades, beleza, harmonia, alegria, etc.

"Mas a tola derruba-a com usas próprias mãos". Perceba que a responsabilidade ou culpa não é de ninguém, a não ser da mulher que tem que tem todo o poder de realizar"em suas mãos, mas procede de forma tola, mais carnal que espiritual, imprudente, precipitada, egoísta (Provérbios 18.1).

Artigo em três partes:
O poder de destruir e edificar o lar (parte 1)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 2)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 3)

Rosana Beda Francisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária na área da família.
Fonte: Mensageiro da Paz, ano 85, nº 1556, janeiro 2015, encarte Caderno Família - página 1, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.