Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Álcool mata mais do que aids, tuberculose e violência

O álcool é responsável por 4% de todas as mortes no mundo. De acordo com o relatório Global Status Report on Alcohol and Health (Relatório da Situação Global sobre Álcool e Saúde), de 2011, cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do consumo de álcool - número maior que as mortes causadas pela AIDS, tuberculose ou violência física. No Brasil, segundo o ministério da Saúde, as maiores causas de morte são problemas cardiovasculares e o câncer, duas doenças relacionadas ao vício.

Segundo os dados levantados pela Organização, o aumento da renda per capita tem alavancado o consumo de bebidas alcoólicas em países altamente povoados na África e na Ásia, como Índia e África do Sul. O consumo excessivo, no entanto, tem tornado um problema também nos países desenvolvidos, que sofrem com o crescimento das taxas de acidentes de trânsito, da violência, de doenças, da negligência infantil e da ausência premeditada no trabalho.

"O uso álcool é especialmente fatal para jovens, além de ser a causa principal de morte em homens entre 15 e 59 anos", afirma o relatório. Os índices atingem o ápice na Russia, país onde a cada cinco mortes uma tem como causa o consumo excessivo de álcool. E esse consumo exagerado, que frequentemente leva a comportamentos de risco, tem se mostrado prevalente, principalmente no Brasil, Cazaquistão, México, Rússia; África do Sul e Ucrânia. Em países com população predominante de muçulmanos, entretanto, os índices de consumo estão entre os mais baixos da pesquisa realizada.

Consumo.

Em todo o mundo, cerca de 11% das pessoas que bebem têm ao menos um episódio de consumo excessivo por semana. Dentro desse contexto, os homens são campeões: para cada mulher que abusa da bebida, quatro homens fazem o mesmo.

Doenças e danos.

Segundo dados publicados pela ONU em 2004, o álcool já era considerado o causados de 60 tipos de doenças e ferimentos. Entre a lista de mazelas causadas pela bebida estão cirrose, epilepsia, envenenamento e diferentes tipos de câncer - entre eles colorretal, mama, laringe e fígado.

O álcool é causador de 75% de todos os tipo de doença no esófago, a metade dos casos registrados na cavidade oral e laringe, 30% dos hepáticos, afirma Dorival Duarte, doutor e diretor clínico do Hospital Adventista de São Paulo (HASP).

Informações de Revista Veja via Mais Destaque, ano 7, nº 37, março / abril de 2011 páginas 46 e 54, São Paulo/SP

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.