Research | Pesquisar artigos de Belverede

Carregando...

Select the language

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Fidel Castro e as relações com John Kennedy e Nikita Khrushchev


Fidel permaneceu no poder por 49 anos. Ao morrer, estava com 90 anos de idade. Apesar de ostentar crucifico em algumas fotos, receber as visitas de dois papas, João Paulo II e Francisco, afirmar que considerava suas relações com o Vaticano  ótimas, desde 1959 Castro se definia como ateu.
Fidel Alejandro Castro Ruz. Político e revolucionário cubano, nascido em Mayari, Oriente (atualmente é conhecida como província de Holguín) no ano de 1927 e falecido em 25 de novembro de 2016 em Havana.

Filho de imigrante plantador de cana-de-açúcar, cresceu em família rica. Casou-se duas vezes, foi pai de sete filhos com três mulheres.


Em 1947, alistou-se no Partido do Povo Cubano. Em 1952, em Havana, quando estudava Direito, uniu-se aos revolucionários esquerdistas à luta contra o general, e ditador, Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos.

Apoiado por Che Guevara, chegou ao poder depois de três anos de guerrilha. Liderou a transformação de seu país num estado comunista, Foi primeiro–ministro de Cuba desde 1959, passou a ser presidente a partir de 1976 sem que houvesse eleições.

Em 1953, liderou o assalto ao quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, e foi preso até 1955, quando foi anistiado. Durante o julgamento, em suas palavras finais de autodefesa, pronunciou uma frase que ficou bastante conhecida e que veio a ser o discurso político mais comentado à época: "A História me absolverá".

Exilado em 1955, foi ao México em 1956. Liderou um desembarque de revolucionários, composto de 28 homens, entre eles Che Guevara, à costa de Cuba. O grupo guerrilheiro foi desbaratado pelo Exército, apenas 12 sobreviveram.

Após este fracasso, Castro refugiou-se em Sierra Maestra, província de Oriente, a atual Província de Guantánamo, composta de cordilheira. Nesta região montanhosa, estruturou um grande movimento de combate. A partir das montanhas, comandou operações de guerrilhas bem-sucedidas  Em dezembro de 1958 marchou sobre Havana, acompanhado de um número extraordinário de guerrilheiros. Fulgêncio fugiu. E em 1º de janeiro de 1959, afinal, Fidel Castro "oficializou" a derrubada de Batista proclamando a Revolução Cubana.

Castro decretou que o Estado e o partido presidido por ele seriam oficialmente ateus; ordenou a prisão e execução de muitos partidários de Batista; expropriou a indústria estrangeira; coletivizou a agricultura; e, declarou-se incapaz de estabelecer relações comerciais e diplomáticas com os Estados Unidos; também, alinhou-se abertamente com a União Soviética (URSS) ao negociar crédito, comprar alimentos e armas. Por sua vez, em 1960, os Estados Unidos cancelaram todos os acordos comerciais com Cuba.

As pressões e atritos políticos com John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, tiveram como consequência a consolidação da Revolução Cubana que, inicialmente era nacionalista e gradualmente radicalizou-se, levando Fidel a proclamar, em 1961, um regime socialista baseado no modelo soviético, estreitando assim relações com os soviéticos e criando atritos políticos com os Estados Unidos.

A deterioração desta relação com os norte-americanos levou à invasão da Baía dos Porcos, em 1961, e à Crise dos Misseis de Cuba, em 1962.
• Baía dos Porcos:
Local de uma tentativa fracassada de cerca de 1500 exilados cubanos, em abril de 1961, que se preparavam para invadir Cuba e derrubar seu presidente, Fidel Castro. Os invasores foram treinados e equipados pela Central Intelligence Agency (CIA), norte-americana. O episódio, marcado pela completa falha da operação é considerado - ainda nos dias atuais - o mais humilhante do governo de Kennedy. Pelo outro lado, impulsionou a popularidade de Fidel.
• Crise dos misseis de Cuba (outubro de 1962).
Confronto entre os Estados Unidos e a União Soviètica, que pôs o mundo à beira da Terceira Guerra Mundial. Após a Revolução Cubana de 1959, Cuba foi sob a influência da então União Soviética. O dirigente soviético Nikita Khrushchev instalou misseis nucleares na ilha, apenas a 225 quilômetros da costa norte-americana. O presidente dos Estados Unidos reagiu com um bloqueio à Cuba e exigiu que os misseis fossem retirados. Após sete dias de grande tensão, Khrushchev concordou em retirar os misseis.
Forte promotor da revolução em outros países da América Latina, e dos movimentos de libertação na África, sendo aliado fiel da antiga URSS, Fidel esforçou-se ainda por tornar-se porta-voz do Terceiro Mundo, conquistou relativa posição de liderança junto aos movimentos dos "não-alinhados".

Em 1990, com o colapso da União Soviética  e do Comecon (Conselho para Assistência Econômica Mútua, organização  econômica  dos partidos do bloco soviético, criado por Stalin), dissolvido após a queda dos regimes comunistas na Europa oriental. Castro viu seu governo enfrentar aumento de vários problemas. O fim da União Soviética e todo abalo no Leste Europeu levou ao isolamento político de Castro. Em 1991, as crises econômicas crescentes de Cuba forçaram-no a introduzir medidas de austeridade econômica e alguma liberação da economia cubana, a procurar novas receitas através do turismo.

Pragmático, tentou reconciliar-se com países da América Latina e reaproximar-se dos Estados Unidos. Não obteve sucesso nestas aspirações.

Durante os anos do governo de Castro, os cidadãos cubanos foram privados da liberdade de imprensa e religiosa. Cristãos foram impedidos de exercer profissões como filósofo, psicólogo, professor e filiarem-se ao Partido Comunista. Havia a política de manter as aparências, ao exterior era distribuída uma imagem de tolerância religiosa, porém, muitos cristãos cubanos declararam sofrer perseguições do governo por causa de sua fé. A produção e importação de Bíblias eram proibidas desde 1969, apenas em 2016 é que houve mudança desta regra. Segundo o Pastor Mário Feliz Barroso informa em seu blog (cubanoconfesante . com) é corriqueiro a destruição ou fechamento de igrejas e a prisão de pastores em Cuba. Barroso também diz que na década de 1960 o regime político levou muitos cristãos aos campos de concentração, nomeados Unidades Militares de Apoyo a la Producción (UMAP). Ainda, Barroso nos faz saber que, em novembro passado, o Pastor Juan Carlos Nuñez foi preso por faze cultos “ilegais”.

Em 31 de julho de 2006, Raúl Castro, o irmão mais jovem entre três irmãos de Fidel, assumiu o cargo de presidente do Conselho de Estado, cargo que lhe garantiu plenos poderes como chefe de estado, durante a transferência temporária de poder em virtude da enfermidade do ditador.

Fidel permaneceu no poder por 49 anos. Ao morrer, estava com 90 anos de idade. Apesar de ostentar crucifico em algumas fotos, receber as visitas de dois papas, João Paulo II e Francisco, afirmar que considerava suas relações com o Vaticano  ótimas, desde 1959 Castro se definia como ateu.

E.A.G.

Compilações:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, página 1240, edição, volume 5 (Nova Cultural).
Enciclopedia Ilustrada do Conhecimento Essencial, página 236, edição junho de 1998 Rio de Janeiro (Reader’s Digest). 
Nova Enciclopédia Ilustrada Folha, encarte das edições de domingo da Folha de São Paulo entre março e dezembro de 1996, páginas 172 e 201 (Empresa Folha da Manhã - S/A).
Gospel Prime - Morre Fidel Castro, ditador que tratava cristãos como criminosos - Jarbas Aragão - https : // noticias . gospelprime . com . br / morre - fidel - castro - ditador - que - tratava - cristaos - como - criminosos/

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados / marcadores

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Política .Vídeo .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Atualidade .Pais e Filhos .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Fé .Mulher .Dinheiro .Apologia Bíblica .Motivacional .Casamento .Fruto do Espírito X Carne .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Etimologia Bíblica .Frases & Imagens Impactantes .Prosperidade .Profetas .Hermenêutica .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Saúde .Livros e Leitores .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Bom humor .Cinema .neopentecostais .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Esporte .Grupo de Colaboradores em Belverede .Dica de Blogueiro .Antigo Testamento .Salmos .Personagens da Bíblia .Introspecção .Marco Feliciano Pr .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Soteriologia .Verdades e Mentiras .Ecologia .Aborto .Comunicado .Natal .óbito .Escatologia Bíblica .Internet .Samuel Câmara-Pr .Teologia .pentecostalismo .Gif .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Novo Testamento .Questões (des)complicadas .RR Soares .Belverede .Daladier Lima .Missões .Facebook .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Bíblia de Estudo .Billy Graham .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Poema e Poesia .Páscoa .Sermão do Monte .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Homilética .Altair Germano - Pr .Carta de Tiago .Educação .rádio .André Valadão .Arlete Oliveira .Fotos - Templos Evangélicos .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Bem aventurança .Dia das Mães .Geografia Bíblica .Patmos Music .Priscila B Gomes .Randy Glasbergen .animal selvagem .Angeologia .Banda Voz da Verdade .Carnaval .Editora Central Gospel .Rachel Sheherazade .Thalles Roberto .Virada de Ano .Wilma Rejane .YouTube EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Pesquisa .Prêmio Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Magno Malta .Martinho Lutero .Opinião Carta de Paulo aos Filipenses .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Cartas do Apocalípse .Crianças .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Primavera .Twitter .Barack Obama .Donald Zolan .Eclesiologia .Editora Betânia .Marisa Lobo .Tania Guahyba .grafite .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Josué Gonçalves - Pr. .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Árvores da Bíblia .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Mensageiro da Paz .Michael W. Smith .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide .Timidez e Ousadia .Vanderleia M. Silva . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .Claudionor de Andrade - pastor .Cristologia .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Rose Nascimento .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Jeremias .Livro de Rute .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Quarteto Harmonia Celeste .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alan Kardec .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Cintia Kaneshigue .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Isaías .Livro de Malaquias .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis .1 Timóteo .2 Carta de Pedro .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia da Bíblia .Discopraise .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Estevan Hernandes - Apóstolo .Evangelho de João .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .História Mundial .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor futebol

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.