Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A criação dos anjos e a doutrina da predestinação


Deus conhece o futuro. Um dos atributos de Deus é a onisciência. Seu conhecimento é primoroso e cabal. Ele conhece o que passou, o que é presente e o que ainda virá a ser. Conhece tão bem o passado, quanto sabe do presente e do futuro.
Por Manoel Ramos de Oliveira

Pergunta-se: Quando os anjos foram criados, Deus tinha ciência de que um deles - Satanás - se rebelaria? Por que, então, criou os anjos?

Sim, Deus sabia sobre o futuro da classe angelical. Um dos atributos de Deus é a onisciência. Seu conhecimento é primoroso e cabal. Ele conhece o que passou, o que é presente e o que ainda virá a ser. Conhece tão bem o passado como o futuro. Temos que nos conscientizar dessa verdade. Temos que aceitá-la, porque é uma realidade inegável.

Se Deus não conhecesse o futuro, Ele não seria Deus. Só concebemos Deus como aquele ser que tem todo poder no Céu, no Universo, e na Terra. Deus criou os anjos porque necessitava deles para o servirem, para o glorificarem, para o adorarem. A previsão da rebeldia de um grupo não podia impedir que o Todo Poderoso deixasse de executar o que fora planejado.

Pergunta-se, também: "Se Deus sabia que o homem pecaria, por que o criou? 

Esta pergunta é oportuna, costumeiramente feita por quem deprecia a obra de Deus. Sempre será propícia a seguinte resposta: Deus apesar de saber disso, criou o homem por causa do seu colossal amor para com aqueles que haveriam de herdar a salvação (Hebreus 1.14).

O plano divino é perpétuo, por esse motivo nenhuma força do Universo pode modificá-lo ou impedi-lo que ele se realize. Por causa dos que não quiseram no passado, dos que rejeitam no presente e dos que recusarão no futuro a graça oferecida por Deus, esse Deus de amor não deixaria de mostrar a sua maravilhosa bondade com aqueles que no passado aceitaram, para com os que no presente estão recebendo e para com os que no futuro aceitarão com os corações transbordando de alegria o eternal plano da salvação.

Essas verdades sublimes, que não podem ser contraditadas, estão reveladas na Palavra inspirada do apóstolo Pedro: Eleitos segundo a presciência de Deus o Pai, em santificação do Espírito para a obediência" (1 Pedro 1.2 a). Não aceitamos uma predestinação arbitrária que permite uma vida desregrada para os "contemplados" porque isso ofende a santidade de Deus. Mas cremos numa eleição em santificação do Espírito para a obediência. Foi para isso que Deus nos chamou, e isso glorifica o seu nome. 

Texto postado com adaptação ao blog. 
Fonte: A Bíblia Responde, Manoel Ramos de Oliveira, página 18, 2ª edição 1984, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

Nenhum comentário: