Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Dicas para não ser vítima e nem propagar boatos da Internet


,
Como não ser vítima de mentiras da internet.

Por mais de uma vez, fui testemunha de pessoas idôneas, que leram determinados conteúdos em redes sociais e, de pronto, acreditaram no conteúdo lido. Compartilharam o boato como se fosse fato. Talvez, porque o momento da leitura fosse de pura descontração, ou faltasse o tempo suficiente para apurar. Então, desprezaram a importância de agir criteriosamente, não cogitaram ser problema repassar a inverdade que receberam. 

• Confira as fontes da notícia.

Pergunte-se: Foi publicado em órgão de imprensa? Está na página oficial da pessoa citada na matéria? Há muitos sites de humor e páginas especializadas em inventar boatos. É sempre bom tomar cuidado para não espalhar o que não é um fato comprovável.

• Preste atenção para saber se o que lê não é notícia antiga.

Algumas notícias são verdadeiras, porém, são velhas, estão desatualizadas. 

• Seja um pouco cético ao que lê.

Use o bom senso. Se a notícia tem o ingrediente da bizarrice e do absurdo, então há alta probabilidade de que não seja informação verdadeira.

Confira se a notícia está assinada por um jornalista sério, que goza de boa credibilidade, veja se este jornalista tem passado profissional probo. Quando for fonte obscura ou anônima, busque a confirmação em outro lugar.

.• Não caia no alarmismo.

Notícias em tom sensacionalista, quase sempre não são verdadeiras, geralmente contam meias-verdades.. Na dúvida, jamais compartilhe.

• Leia a notícia completa.

Às vezes, o título é escrito de maneira distorcida, Distorção fora da ética profissional, com o objetivo de chamar a atenção. Se a matéria é lida, o leitor descobre que é enganado, constata que o conteúdo não tem quase nada a ver com o enunciado.

 Autoria desconhecida.

Nenhum comentário: