Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 11 de junho de 2016

Reconciliação tratada como brincadeira


Grafite: paciência é a distância entre a semente e a flor.


Reconciliação ou "reconciliação"?

A reconciliação é algo importante para a vida cristã, pois Deus nos chamou para a vida em paz com todos. Após episódios de desentendimentos, nada mais certo que o crente que deseja viver em comunhão com Deus pedir perdão para a pessoa com quem se desentendeu, desculpar-se com aquela pessoa que travou atitudes de desinteligências.

Porém, mais importante do que o "me desculpe" é assumir um compromisso consigo mesmo de cuidar para não repetir a mesma agressão, os mesmos erros, ou deslizes piores muitas vezes, e precisar trilhar os passos da reconciliação repetidamente.

Evite o hábito da repetição de atos e palavras agressivas; mantenha o bom nível espiritual em sua rotina de vida. Não banalize pedidos de desculpas ou de perdão.

Aqueles que introduzem a banalização do erro seguido de solicitação de perdão em seu cotidiano, terminam por perder toda a dignidade e toda credibilidade. A colheita do círculo vicioso de briga/reconciliação é a perda dos melhores vínculos sociais - às vezes sem condição de refazer os laços perdidos.

Não seja uma pessoa briguenta. A Palavra de Deus recomenda manter distância de pessoas dadas às contendas: "Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico" - Provérbios 22:24. Confira mais: Salmos 140.1; Provérbios 3.31; 21.19.

Ame o próximo, quem ama respeita, quem ama não ofende. "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor" - Romanos 13.10.

Concluindo

Por favor, ninguém pense que esta postagem é alguma espécie de indireta para alguém. Quem me conhece pessoalmente, sabe que não mando recados, se tiver algo comportante a dizer eu digo diretamente a quem deve ser dito. Este blog e as redes virtuais que eu mantenho, são mantidas com o objetivo de expor reflexões bíblicas e reflexões com abordagens de assuntos diversos, de âmbito geral. Ao me comunicar com esta finalidade, algumas vezes tive que explicar que não sou invasivo, que não crio postagem com mensagem indireta, que não faço uso da Internet para dizer publicamente coisas da ordem pessoal contra ninguém.

E.A.G.

Nenhum comentário: