Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Michel Temer é presidente do Brasil. Dilma Rousseff está oficialmente impedida de (des) governar a nação brasileira

Dilma Rousseff oficialmente impedida de (des) governar o Brasil.

Dia histórico, 11 de maio de 2016: A Sessão Plenária do Senado Federal inicia a análise  de relatório de juízo de admissibilidade do pedido de impeachment de Dilma Vana Rousseff, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), por crimes de responsabilidade e decide pelo afastamento da presidente da República Federativa do Brasil, na reunião plenária mais longa do Senado.

A sessão mais longa do Congresso Federal, que começou às 9 horas de quarta-feira e avançou pela madrugada, terminando por volta das 7h00 desta data corrente, 12 de maio de 2016, os Senadores usaram a tribuna para discursar contra e a favor de Dilma Roussef. De 71 Senadores inscritos para se manifestar na tribuna, a maioria declarou-se ser a favor do afastamento: 50 declararam que desejavam o impeachment; 20 disseram-se contrários; e um deles, o ex-presidente Fernando Collor de Melo, não declarou sua posição a respeito - optou por discursar fazendo uma comparação entre seu processo de afastamento e o atual, dizendo que não houve tempo para que se defendesse.

Já no amanhecer desta quinta-feira, em votação realizada às 6h31, com o plenário contando com 78 parlamentares presentes, os Senadores deliberaram pelo afastamento provisório de até 180 dias de Dilma Roussef. Ela recebeu 55 votos favoráveis ao seu impeachment e 22 votos para que seu mandato não fosse suspenso. Renan Calheiro, presidente da Casa não votou.

Agora, Michel Miguel Elias Temer Lulia, paulista, advogado, professor e escritor, 24º vice-presidente do Brasil é o mais recente presidente do Brasil, em caráter interino. Por que interino? A votação não encerra o processo de impeachment, apenas autoriza a continuidade dele em uma segunda fase. A próxima fase será realizada com Dilma impedida de governar. Seu impedimento visa possibilitar investigações dos parlamentares ainda mais aprofundadas e sem intervenções da parte investigada. Em no máximo 180 dias saberemos qual será o resultado final - se Michel Temer será efetivado no cargo presidencial ou se Dilma retoma ao poder.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.