Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 16 de abril de 2016

Devemos adorar a Deus no sábado ou no domingo?


Calendário. Sábado ou Domingo? Doutrina adventista. Devemos adorar a Deus no Sábado ou no Domingo?

Em 12 de janeiro de 2012 eu publiquei o artigo Os cristãos não precisam guardar o sábado.

Hoje, por volta das 2 horas, recebi uma crítica sobre o artigo. Segue os conteúdos do crítico e a minha resposta.

Eis a crítica:

"Eu não entendo vocês, eu não sou adventista sabe. Eu estudo as escrituras sagradas. Deus abençoou um dia, este é o sábado, podem ver no capítulo 2 de Gênesis. Depois, quando você vai para Apocalipse 12.17, ele menciona os ensinamentos em Cristo e os mandamentos de Deus.
Eu acho que no protestantismo deveria ter algum mas completo não deveria estar faltando. Se a linha protestante quer seguir mandamentos católicos tudo bem. Agora falar que o sábado não precisa ser guardado, sabemos qualquer interessado em estudar sabe que o único dia que Deus abençoou foi o sábado. Amados não se deixem ser enganados. Saibam que o verdadeiro caminho para com Deus é o estreito. Os mandamentos são os dez. Jesus disse que não veio abolir a Lei nem os profetas. A lei moral já está implantada em seu coração. Os fariseus na época não tinham amor, sensibilidade aos seus. Jesus veio acabar com o homem carnal pois eles só se baseavam em juízos aos outros e eram hipócritas de si mesmos. Pois quem mexe ou acaba com a LEI de Deus é o Anticristo."

Eis a resposta:

Olá, Anônimo.

Embora você se descreva como uma pessoa não-adventista, defende a doutrina deste movimento com bastante guarra.

Antes de ir ao assunto, sem qualquer espécie de ironia, quero dizer que respeito você e todas as pessoas que amam a Deus e desejam servi-lo de todo o coração. Que o capítulo 14 de Romanos seja usado como balanço moderador nas relações de cada um de nós.

Você citou Gênesis. Repare, o texto é um texto narrativo, não é um texto normativo. Não existe uma norma, há uma informação da ação do Criador: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera" (capítulo 2 e versículos 2 e 3).

Depois, você cita Apocalipse 12.17: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”. Nesta passagem, não há qualquer referência para o dia de sábado; mas os adventistas interpretam considerando que exista (?).

O que eu penso sobre adoração no sábado ou domingo?

Resumidamente, repetirei o que escrevi no artigo: “Se a salvação do cristão dependesse da decisão de guardar determinado dia, Deus certamente teria dito isso com total clareza. Em certo momento, os apóstolos se reuniram com a intenção específica de debater e deliberar sobre os cristãos e a Lei de Moisés. O trecho de Atos 15.5-11, 24-29 foi a ocasião que Deus teve para comunicar claramente sua vontade à Igreja...”. E não há menção sobre o sábado nesta passagem de Atos e em nenhuma outra passagem do Novo Testamento.

Enfim, é preciso que o ser humano reserve um dia da semana para dedicar-se ao Senhor. Esta dedicação deve ser manifestada em atos de amor ao Criador. E amar a Deus significa amar o próximo também. Então, se dedicamos o sábado ou o domingo, que neste dia escolhido façamos o bem com maior afinco que nos demais dias da semana: aos entes da família; aos vizinhos; aos que se comportam como nossos inimigos...  Que este dia escolhido sirva para realizar reconciliações. E além de tudo isso, que possamos ir ao culto para louvar a Deus.

E.A.G.

Nenhum comentário: