Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 16 de março de 2016

Prevenção ao câncer de mama

A prevenção ao câncer de mama. Associação Mundial de Assistência Social - AMAS
Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama.

Mulher, cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.

Faça mensalmente o auto-exame de mama. Percebendo alterações procure um médico. A detecção precoce aumenta as chances de cura de câncer.

Fique atenta às alterações, como nódulos nas mamas e axilas e mudanças no tamanho e formato das mamas e do bico do seio. Se essas alterações persistirem, procure um médico. Mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame clínico das mamas uma vez por ano com um profissional de saúde e mulheres de 50 a 69 anos também devem fazer uma mamografia a cada dois anos.

O que é câncer de mama?

É um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente; outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.

O que causa o câncer de mama?

Não há uma causa única. Fatores hormonais, ambientais/comportamentais e genéticos aumentam o risco de desenvolver a doença. O risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Quais os sinais e sintomas que podem ser percebidos pelas mulheres?

• caroço (nódulo), geralmente indolor;
• pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja;
• alterações no bico do peito (mamilo);
• saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
• pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O que é mamografia?

É a radiografia das mamas feita por aparelho de Raio-X (mamógrafo).

O exame é capaz de mostrar alterações suspeitas antes mesmo de o tumor ser palpável. Entretanto, a confirmação do câncer de mama só é feita pelo exame histopatológico (análise no laboratório de uma pequena parte retirada da lesão por meio de biópsia).

Quem deve fazer mamografia periodicamente?

Recomenda-se que milhares de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, mesmo sem terem notado alterações nas mamas. Esse exame chama-se "mamografia de rastreamento".

E as mulheres antes dos 50 anos?

Antes da menopausa, as mamas são mais densas (consistentes) e a mamografia de rastreamento não é indicada, pois gera muitos resultados incorretos.

Como as mulheres podem realizar os exames?

Elas devem procurar o posto de saúde mais perto de casa. Os profissionais de saúde poderão orientá-las e encaminhá-las para realizar a mamografia e outros exames ou consultas.

E qual é a orientação para as mulheres com história familiar de câncer de mama?

Mulheres que tenham mãe, irmã, filha com história de câncer de mama antes dos 50 anos ou câncer de ovário devem conversar com o médico para avaliar seu risco e decidir a conduta a seguir.

É possível reduzir o risco de desenvolver câncer de mama?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

E o que mais as mulheres podem fazer?

Estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

Fonte: Associação Mundial de Assistência Social (AMAS).

Nenhum comentário: