Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 8 de março de 2016

Passos para a felicidade da mulher moderna

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias" -  Provérbios 31.10.

Há longo, longos anos atrás, as mulheres eram mais felizes, respeitadas e honradas. Na realidade, a boa reputação de um homem dependia de seu casamento com uma moça de fama inabalável. Elas eram como um porto seguro a ser alcançado.

A maneira de se vestir, falar e se comportar, dizia quase tudo sobre quem elas eram. Eram exclusivas. Costumavam ser atraentes por causa da discrição, não por causa de peças de roupas bizarras, caras, vulgares.

Alguém poderá dizer ou pensar que as pessoas de ontem não tinham acesso a maioria das coisas que as pessoas de hoje têm. É verdade; e uma coisa que falta na atualidade para a maior parte das mulheres, é serem consideradas gente de valor. Sem generalizar neste comentário, digo que as mulheres modernas não são valorizadas como eram antes.

Elas podem até ter conquistado muitas coisas nestes últimos 50 anos, mas perderam demais também; perderam a essência feminina. Por diversos motivos agora os padrões de beleza são completamente diferentes; o que importa é a aparência. Se a mulher não acompanhar a moda, não se sente bonita. A indústria da beleza ensina as pessoas a não se importarem com quem a mulher é. E por este motivo, as mulheres só se sentem valorizadas se estiverem de acordo com as regras da ditadura da beleza. E todos nós sabemos que a aparência não dura para sempre; o tempo leva embora a beleza da juventude, e a mulher envelhece se sentindo infeliz e desprezada. 

Não é assim que acontece com a sociedade atual? A pessoa debaixo da pele não é tão admirada e amada como eram as mulheres de antes. Celebridades que eram o centro das atenções, são rapidamente esquecidas à medida que envelhecem ou ganham peso. Algumas celebridades  se dedicam às obras de caridade a fim de serem lembradas não apenas pela fama que possuem, mas também pelas coisas que fazem, porém, também, caem no limbo do esquecimento, levadas pelas fortes enxurradas da desvalorização feminina.

O rubi é uma das pedras preciosas mais bonitas, caras e raras do mundo, considerado o mais valioso entre as pedras preciosas. E segundo informação de um centro de referência de joias, o rubi mais caro já leiloado pesava 15,97 quilates e foi arrematado por US$ 3.630.000,00 em 1988. E como tudo neste mundo, quanto mais rara for uma determina coisa, maior será o seu valor e menos pessoas a terão.

A boa aparência não é coisa rara; qualquer pessoa pode parecer bonita. Na verdade, hoje em dia nem as modelos de capas de revista precisam ser belas - retoques de software editam as imagens e fazem o serviço; cirurgiões plásticos esculpem a beleza externa. Mas ninguém é capaz de pagar para mudar a essência do ser humano, granjear o reconhecimento de seu valor inestimável como gente.

A característica que mais valoriza uma pessoa é a atitude dela dispor-se a reverenciar a Deus (Provérbios 31.30). Se quiser, a mulher pode ser amiga, dona de casa, mãe, profissional de sucesso, chefe numa empresa, realizar grandes feitos em sua comunidade, na sociedade em geral, nos governos municipais, estaduais e federal. Tudo o que precisa é um pouco de sorte e dedicar-se bastante, empreender esforços no sentido de alcançar seus objetivos. No entanto, apenas quando  a mulher tem uma vida que presta reverência ao Senhor nas atitudes que realiza, é uma pessoa virtuosa.

Quando a mulher é virtuosa, ela é capaz de executar tudo com excelência, e é digna de ser louvada porque as suas obras a louvam, porque ela supera expectativas. Resultados positivos acontecem porque o relacionamento dela com Deus vai bem, sua vida revela o caráter de Deus, tudo o que faz é abençoado pelo Criador.

A mulher virtuosa não é uma pessoa isenta de problemas. Apesar de enfrentar os mesmos problemas que todas as mulheres do mundo, de todas as idades, de todas as nações e em circunstância diversas, nenhuma luta diminui o seu valor, ao contrário do que acontece com muitas mulheres por aí. Às vezes, a vida toma rumos inesperados e tudo parece querer ir ladeira abaixo. Porém, ela reage às adversidades com atitudes diferentes, pois decidiu crer e obedecer a Deus, que é o centro da vida delas. Então, jamais desvia a sua atenção para conselhos de ímpios, mantém seu foco para as diretrizes postas por Deus sobre o que fazer e dizer em todas as circunstâncias que viver.

Por isso a mulher virtuosa é mais rara do que o rubi. Ela é feliz porque se diferencia em suas qualidades incomuns e aspectos extraordinários. O valor de uma mulher virtuosa vai muito além do seu aspecto físico. Ela é  madura e responsável, sabe tomar decisões acertadas, é digna de confiança de seu marido, que confia nela para administrar as finanças do lar e tudo o mais que for necessário (Provérbios 31.11). Ela é diferente das mulheres desse mundo, que fazem questão de não amadurecer, gastam o dinheiro movidas por sentimentos e nunca pela razão; falam e se comportam do mesmo jeito para sempre, como se fosse possível parar o tempo e ser adolescente eternamente.

Outra característica da mulher virtuosa, que faz com que seja pessoa de valor, e ser sábia e doce (Provérbios 31.26). A sua sabedoria não faz ninguém se sentir mal, pois também é gentil. Quando não tem as respostas, não inventa uma argumentação tola, procura aprender sobre o assunto para responder depois. Quando sabe, não causa desconforto, não olha com desdém aos que erram, pois tem plena consciência que todos são seres humanos, todos estão sujeitos às falhas.

Para ser feliz de verdade, é preciso agir dentro do arcabouço da eternidade. Quem age assim não fica amargurado quando as coisas não sucedem do jeito como tinham planejado. Sabem que as frustrações do mundo presente não podem ser comparadas com a glória que será revelada em nós no porvir.

Jesus disse certa vez: "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" -  Mateus 6.31-33. As "coisas" a que Jesus se referiu são as necessidades básicas da vida; alimentação, bebida, vestuário e abrigo. Jesus recomendou que ninguém fizesse disso a meta central da vida. Antes, devemos buscar o reino e todas as necessidades da vida serão automaticamente providenciadas. Contudo, influenciadas pela cultura moderna, são tantas as mulheres que, não sofrem com a falta das coisas básicas, mas buscam por efemeridades supérfluas e estão infelizes por causa dessa procura, pois ao encontrarem o que desejam não encontram nessas coisas a satisfação da alma.

Muita gente pensa na felicidade como uma espécie de fogo inflamado espontaneamente, que se descobre mediante uma busca constante e incansável. Mas ninguém encontra a felicidade de tanto procurar, pois não é uma finalidade em si mesma. Potes de moedas de ouro não são encontrados nas extremidades do arco-íris, conforme costumam pensar as mentes infantis. O ouro é encontrado através de trabalho árduo, é minerado do subsolo ou escavando em algum riacho de montanha.

A felicidade verdadeira é encontrada em Cristo.

E.A.G.

Artigo adaptado das seguintes leituras:
A Mulher Moderna à Moda Antiga, Cristiane Cardoso, edição 2012, Rio de Janeiro, Unipro Editora.
O Segredo da Felicidade, Billy Graham, edição revisada 2003, São Paulo (Eclesia).

2 comentários:

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

Grande verdade "A felicidade verdadeira é encontrada em Cristo". Mulher virtuosa é aquela que vive o padrão que Deus estabeleceu, e não a sociedade.
Belo texto!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Luciana.

Quando as pessoas buscam a felicidade tentando corresponder às exigências da sociedade, correm atrás de vaidades. E buscar a vaidade é correr atrás do vento, diz um versículo de Provérbios, algo totalmente sem sentido.

Abraço.