terça-feira, 8 de março de 2016

Passos para a felicidade da mulher moderna

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias" -  Provérbios 31.10.

Há longo, longos anos atrás, as mulheres eram mais felizes, respeitadas e honradas. Na realidade, a boa reputação de um homem dependia de seu casamento com uma moça de fama inabalável. Elas eram como um porto seguro a ser alcançado.

A maneira de se vestir, falar e se comportar, dizia quase tudo sobre quem elas eram. Eram exclusivas. Costumavam ser atraentes por causa da discrição, não por causa de peças de roupas bizarras, caras, vulgares.

Alguém poderá dizer ou pensar que as pessoas de ontem não tinham acesso a maioria das coisas que as pessoas de hoje têm. É verdade; e uma coisa que falta na atualidade para a maior parte das mulheres, é serem consideradas gente de valor. Sem generalizar neste comentário, digo que as mulheres modernas não são valorizadas como eram antes.

Elas podem até ter conquistado muitas coisas nestes últimos 50 anos, mas perderam demais também; perderam a essência feminina. Por diversos motivos agora os padrões de beleza são completamente diferentes; o que importa é a aparência. Se a mulher não acompanhar a moda, não se sente bonita. A indústria da beleza ensina as pessoas a não se importarem com quem a mulher é. E por este motivo, as mulheres só se sentem valorizadas se estiverem de acordo com as regras da ditadura da beleza. E todos nós sabemos que a aparência não dura para sempre; o tempo leva embora a beleza da juventude, e a mulher envelhece se sentindo infeliz e desprezada. 

Não é assim que acontece com a sociedade atual? A pessoa debaixo da pele não é tão admirada e amada como eram as mulheres de antes. Celebridades que eram o centro das atenções, são rapidamente esquecidas à medida que envelhecem ou ganham peso. Algumas celebridades  se dedicam às obras de caridade a fim de serem lembradas não apenas pela fama que possuem, mas também pelas coisas que fazem, porém, também, caem no limbo do esquecimento, levadas pelas fortes enxurradas da desvalorização feminina.

O rubi é uma das pedras preciosas mais bonitas, caras e raras do mundo, considerado o mais valioso entre as pedras preciosas. E segundo informação de um centro de referência de joias, o rubi mais caro já leiloado pesava 15,97 quilates e foi arrematado por US$ 3.630.000,00 em 1988. E como tudo neste mundo, quanto mais rara for uma determina coisa, maior será o seu valor e menos pessoas a terão.

A boa aparência não é coisa rara; qualquer pessoa pode parecer bonita. Na verdade, hoje em dia nem as modelos de capas de revista precisam ser belas - retoques de software editam as imagens e fazem o serviço; cirurgiões plásticos esculpem a beleza externa. Mas ninguém é capaz de pagar para mudar a essência do ser humano, granjear o reconhecimento de seu valor inestimável como gente.

A característica que mais valoriza uma pessoa é a atitude dela dispor-se a reverenciar a Deus (Provérbios 31.30). Se quiser, a mulher pode ser amiga, dona de casa, mãe, profissional de sucesso, chefe numa empresa, realizar grandes feitos em sua comunidade, na sociedade em geral, nos governos municipais, estaduais e federal. Tudo o que precisa é um pouco de sorte e dedicar-se bastante, empreender esforços no sentido de alcançar seus objetivos. No entanto, apenas quando  a mulher tem uma vida que presta reverência ao Senhor nas atitudes que realiza, é uma pessoa virtuosa.

Quando a mulher é virtuosa, ela é capaz de executar tudo com excelência, e é digna de ser louvada porque as suas obras a louvam, porque ela supera expectativas. Resultados positivos acontecem porque o relacionamento dela com Deus vai bem, sua vida revela o caráter de Deus, tudo o que faz é abençoado pelo Criador.

A mulher virtuosa não é uma pessoa isenta de problemas. Apesar de enfrentar os mesmos problemas que todas as mulheres do mundo, de todas as idades, de todas as nações e em circunstância diversas, nenhuma luta diminui o seu valor, ao contrário do que acontece com muitas mulheres por aí. Às vezes, a vida toma rumos inesperados e tudo parece querer ir ladeira abaixo. Porém, ela reage às adversidades com atitudes diferentes, pois decidiu crer e obedecer a Deus, que é o centro da vida delas. Então, jamais desvia a sua atenção para conselhos de ímpios, mantém seu foco para as diretrizes postas por Deus sobre o que fazer e dizer em todas as circunstâncias que viver.

Por isso a mulher virtuosa é mais rara do que o rubi. Ela é feliz porque se diferencia em suas qualidades incomuns e aspectos extraordinários. O valor de uma mulher virtuosa vai muito além do seu aspecto físico. Ela é  madura e responsável, sabe tomar decisões acertadas, é digna de confiança de seu marido, que confia nela para administrar as finanças do lar e tudo o mais que for necessário (Provérbios 31.11). Ela é diferente das mulheres desse mundo, que fazem questão de não amadurecer, gastam o dinheiro movidas por sentimentos e nunca pela razão; falam e se comportam do mesmo jeito para sempre, como se fosse possível parar o tempo e ser adolescente eternamente.

Outra característica da mulher virtuosa, que faz com que seja pessoa de valor, e ser sábia e doce (Provérbios 31.26). A sua sabedoria não faz ninguém se sentir mal, pois também é gentil. Quando não tem as respostas, não inventa uma argumentação tola, procura aprender sobre o assunto para responder depois. Quando sabe, não causa desconforto, não olha com desdém aos que erram, pois tem plena consciência que todos são seres humanos, todos estão sujeitos às falhas.

Para ser feliz de verdade, é preciso agir dentro do arcabouço da eternidade. Quem age assim não fica amargurado quando as coisas não sucedem do jeito como tinham planejado. Sabem que as frustrações do mundo presente não podem ser comparadas com a glória que será revelada em nós no porvir.

Jesus disse certa vez: "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" -  Mateus 6.31-33. As "coisas" a que Jesus se referiu são as necessidades básicas da vida; alimentação, bebida, vestuário e abrigo. Jesus recomendou que ninguém fizesse disso a meta central da vida. Antes, devemos buscar o reino e todas as necessidades da vida serão automaticamente providenciadas. Contudo, influenciadas pela cultura moderna, são tantas as mulheres que, não sofrem com a falta das coisas básicas, mas buscam por efemeridades supérfluas e estão infelizes por causa dessa procura, pois ao encontrarem o que desejam não encontram nessas coisas a satisfação da alma.

Muita gente pensa na felicidade como uma espécie de fogo inflamado espontaneamente, que se descobre mediante uma busca constante e incansável. Mas ninguém encontra a felicidade de tanto procurar, pois não é uma finalidade em si mesma. Potes de moedas de ouro não são encontrados nas extremidades do arco-íris, conforme costumam pensar as mentes infantis. O ouro é encontrado através de trabalho árduo, é minerado do subsolo ou escavando em algum riacho de montanha.

A felicidade verdadeira é encontrada em Cristo.

E.A.G.

Artigo adaptado das seguintes leituras:
A Mulher Moderna à Moda Antiga, Cristiane Cardoso, edição 2012, Rio de Janeiro, Unipro Editora.
O Segredo da Felicidade, Billy Graham, edição revisada 2003, São Paulo (Eclesia).

2 comentários:

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

Grande verdade "A felicidade verdadeira é encontrada em Cristo". Mulher virtuosa é aquela que vive o padrão que Deus estabeleceu, e não a sociedade.
Belo texto!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Luciana.

Quando as pessoas buscam a felicidade tentando corresponder às exigências da sociedade, correm atrás de vaidades. E buscar a vaidade é correr atrás do vento, diz um versículo de Provérbios, algo totalmente sem sentido.

Abraço.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

Carregando...

Select the language

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados / marcadores

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Política .Vídeo .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Atualidade .Pais e Filhos .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Fé .Mulher .Dinheiro .Motivacional .Apologia Bíblica .Casamento .Fruto do Espírito X Carne .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Etimologia Bíblica .Frases & Imagens Impactantes .Prosperidade .Profetas .Hermenêutica .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Saúde .Livros e Leitores .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Bom humor .Cinema .neopentecostais .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Esporte .Grupo de Colaboradores em Belverede .Dica de Blogueiro .Antigo Testamento .Salmos .Personagens da Bíblia .Introspecção .Marco Feliciano Pr .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Soteriologia .Verdades e Mentiras .Ecologia .Aborto .Comunicado .Natal .óbito .Escatologia Bíblica .Internet .Samuel Câmara-Pr .Teologia .pentecostalismo .Gif .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Novo Testamento .Questões (des)complicadas .RR Soares .Belverede .Daladier Lima .Missões .Facebook .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Bíblia de Estudo .Billy Graham .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Poema e Poesia .Guerra e Paz .Páscoa .Sermão do Monte .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Homilética .Altair Germano - Pr .Carta de Tiago .Educação .rádio .André Valadão .Arlete Oliveira .Fotos - Templos Evangélicos .Nova Versão Internacional .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Dia das Mães .Geografia Bíblica .Livros da Bíblia .Patmos Music .Priscila B Gomes .Randy Glasbergen .animal selvagem .Angeologia .Banda Voz da Verdade .Carnaval .Editora Central Gospel .Rachel Sheherazade .Thalles Roberto .Virada de Ano .Wilma Rejane .YouTube EBD / sumário .Bem aventurança .Cassiane .Editora Vida Nova .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .Pesquisa .Prêmio .Dia dos Pais .Exegese .Magno Malta .Martinho Lutero .Opinião Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Cartas do Apocalípse .Crianças .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Twitter .Barack Obama .Eclesiologia .Marisa Lobo .Primavera .Tania Guahyba .grafite .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia dos Namorados .Editora Betânia .Edições Vida Nova .Josué Gonçalves - Pr. .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Árvores da Bíblia .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Donald Zolan .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Mensageiro da Paz .Michael W. Smith .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide .Timidez e Ousadia .Vanderleia M. Silva . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .Claudionor de Andrade - pastor .Cristologia .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Rose Nascimento .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Enéas Tognini - Pr. .Evangelho de Lucas .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Jeremias .Livro de Rute .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Quarteto Harmonia Celeste .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alan Kardec .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .Cintia Kaneshigue .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Isaías .Livro de Malaquias .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis .1 Timóteo .2 Carta de Pedro .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPAD News .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia da Bíblia .Discopraise .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Estevan Hernandes - Apóstolo .Evangelho de João .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .História Mundial .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor futebol

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.