Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 6 de março de 2016

A origem e o motivo da miséria não ir embora


A origem e o motivo da miséria não ir embora.
Entendo que o estado de miséria acontece por muitos fatores. É culpa de governos maus, que não cumprem o seu papel de zelar pelo bem-estar da população. É culpa do cidadão preguiçoso, que não gosta de pensar, estudar, trabalhar. É gerada por catástrofes na natureza.

Assim sendo, quando for possível ajudar alguém necessitado, que além do prato de comida, da roupa limpa e do calor humano, possamos antes analisar a situação que levou aquela pessoa à mendicância.

Certa vez, eu estava em um fila esperando a condução para voltar para minha casa após um dia de verão quente e trabalho difícil. Uma jovem, com aparência de uns 25 anos, usando trajes razoavelmente com bom aspecto de conservação, cabelos castanhos e pele clara, aproximou-se das pessoas perfiladas pedindo dinheiro. Alguns minutos antes, eu havia recebido autorização para indicar uma pessoa de sexo feminino e dentro da faixa etária daquela jovem para uma vaga de serviço.

“Um real, por favor!” Olhei fixamente nos olhos dela e disse-lhe: “Tenho para você uma porta aberta de trabalho honesto...”. Não consegui terminar a frase, ela virou-se e se afastou da fila rapidamente, inclusive deixando de pedir dinheiro para as pessoas que estavam atrás de mim.

Todos que ouviram eu dizer a proposta se manifestarem efusivamente, uns não esconderam a indignação e proferiram palavreados chulos contra aquela mendiga, outros gargalharam demais e criticaram a questão dos salários baixos, dizendo que esmolas rendem mais do que passar horas como funcionário dentro de uma empresa.

E.A.G.

Nenhum comentário: