Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 19 de março de 2016

Lula versus Democracia brasileira?


Mais do que apresentar Lula proferindo palavreado chulo, a gravação legal torna pública a indignação do ex-presidente em não conseguir manipular, Rodrigo Janot, em seu cargo de Procurador da República, tentativa de controle para safar-se de investigações da operação Lava Jato que o incrimina.

Entre os Três Poderes, o Poder judiciário – composto pelo Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais do Trabalho, os Tribunais Eleitorais, os Tribunais Militares e os Tribunais dos Estados - é o responsável por julgar os crimes e avaliar as leis, se elas são constitucionais ou inconstitucionais, se elas estão em conformidade com a Constituição Federal. Desembargadores e Juízes, principalmente em sua instância maior, que é o Supremo Tribunal Federal (STF), devem exercer julgamentos seguindo regras constitucionais e leis que advém do Poder legislativo, agindo com total imparcialidade e sem interferências externas. 



Sabemos, a Democracia é sustentada por três pilares independentes: o Poder executivo, o Poder legislativo, o Poder judiciário. Observando os telefonemas transcritos à capa da revista "Isto É", o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva parece pensar estar em nível acima das três instituições:

"Temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, um Superior Tribunal de Justiça acovardado, um Parlamento acovardado"
"Temos um presidente da Câmara f... [palavra torpe pronunciada], um presidente do Senado f... [palavra torpe pronunciada]"
(Dito por Lula em conversa com Dilma).
"Esse cara [Janot], se fosse formal, não seria Procurador-Geral da República. Teria tomado no c..." [palavra torpe pronunciada].
(Dito por Lula em conversa com o advogado Sigmaringa Seixas).

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.