Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 19 de março de 2016

Lula versus Democracia brasileira?


Mais do que apresentar Lula proferindo palavreado chulo, a gravação legal torna pública a indignação do ex-presidente em não conseguir manipular, Rodrigo Janot, em seu cargo de Procurador da República, tentativa de controle para safar-se de investigações da operação Lava Jato que o incrimina.

Entre os Três Poderes, o Poder judiciário – composto pelo Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais do Trabalho, os Tribunais Eleitorais, os Tribunais Militares e os Tribunais dos Estados - é o responsável por julgar os crimes e avaliar as leis, se elas são constitucionais ou inconstitucionais, se elas estão em conformidade com a Constituição Federal. Desembargadores e Juízes, principalmente em sua instância maior, que é o Supremo Tribunal Federal (STF), devem exercer julgamentos seguindo regras constitucionais e leis que advém do Poder legislativo, agindo com total imparcialidade e sem interferências externas. 



Sabemos, a Democracia é sustentada por três pilares independentes: o Poder executivo, o Poder legislativo, o Poder judiciário. Observando os telefonemas transcritos à capa da revista "Isto É", o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva parece pensar estar em nível acima das três instituições:

"Temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, um Superior Tribunal de Justiça acovardado, um Parlamento acovardado"
"Temos um presidente da Câmara f... [palavra torpe pronunciada], um presidente do Senado f... [palavra torpe pronunciada]"
(Dito por Lula em conversa com Dilma).
"Esse cara [Janot], se fosse formal, não seria Procurador-Geral da República. Teria tomado no c..." [palavra torpe pronunciada].
(Dito por Lula em conversa com o advogado Sigmaringa Seixas).

E.A.G.

Nenhum comentário: