Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 4 de março de 2016

Polícia Federal surpreende Lula em sua casa e leva-o detido para depor

Ex-presidente Lula é levado à força para prestar depoimento

Nesta sexta-feira, a Operação Lava Jato, que investiga esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, chegou na 24ª fase. Segundo a PF, a operação ocorre na residência do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, na Grande SP, e em outros pontos de SP, RJ e Bahia. Lula é alvo de condução coercitiva - quando policiais podem até conduzir a pessoa à força - e terá de prestar esclarecimentos respondendo quais são os motivos dos presentes recebidos de empreiteiras envolvidas na corrupção do escândalo em crimes da Petrobras. Os alvos principais são Lula, sua mulher e os dois filhos.

Em 29 de fevereiro, último, advogados do ex-presidente protocolaram pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo, para evitar seu depoimento na investigação feita pelo Ministério Público Estadual de São Paulo sobre o luxuoso apartamento tríplex reservado à sua família no Guarujá (SP) e também não ser preso. A surpresa? A ação do Juiz Federal da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, juiz Sergio Moro, atuante no Paraná, expediu o mandado de detenção coercitiva.

Em automóvel descaracterizado, Lula foi conduzido de sua residência, em São Bernardo dos Campos, para um departamento situado no aeroporto de Congonhas. Toda a área do aeroporto está isolado.

O rumo da investigação causa perplexidade no mundo político e deixa o meio jornalístico em polvorosa, aqui no Brasil e em redações no exterior, pois atinge o topo da pirâmide. Comenta-se que a ação ousada não trouxer à luz provas consistentes, terá viés negativo.

Paulo Sakamoto, presidente do Instituto Lula, braço direito do ex-presidente, também é alvo de outro mandado de condução coercitiva e terá que prestar esclarecimentos.

A PF age no Instituto Lula, na Zona Sul de São Paulo, o prédio está cercado por todos os lados por carros da polícia e helicópteros sobrevoam a região.

Na frente da casa do ex-presidente, há bastante movimentação. Estão presentes a Polícia Militar, CET (polícia de trânsito, que não interrompeu o tráfego) e forma-se uma multidão que protesta contra e a favor de Lula. Partidários gritam "isso é golpe" e manifestantes comemoram a detenção. Por volta de 7 horas, manifestantes e simpatizantes de Lula entraram em luta corporal. Carros passam fazendo buzinaços contra e a favor da operação policial.

Segundo Paula Valdez, repórter da Band falando ao programa Café com Jornal, a PF suspendeu todos os seus trabalhos neste dia, dando prioridade à investigação, nomeada como Operação Aletheia (do grego: busca da verdade), que apura empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai, se favoreceram Lula dando-lhe um sítio em Atibaia e um triplex no Guarujá como forma de esconder desvios do esquema de dinheiro da Petrobras.

De acordo com um dos procuradores do Ministério Público Federal, o líder do Partido dos Trabalhadores é um dos principais beneficiários de valores oriundos da Petrobras, muitos valores que foram ditos por Lula ter origens em palestras, na verdade vieram para suas contas por ser o chefe do esquema Petrolão.

Atualização, 09h13: Afonso Florence, líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, convoca vigília dos militantes e pede serenidade e parcimônia, mas conclamando os pobres e movimentos sociais a reagirem. Acusa oposição de criar factóide. Diz que Lula foi atacado moralmente pela operação Lava Jato, afirmando que a PF está instrumentalizada politicamente. 

Nenhum comentário: