Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 29 de março de 2016

Intimidade somente após o casamento ajuda na felicidade do casal

Intimidade somente depois do casamento ajuda na felicidade do casal - Amanda Pieranti - par de alianças douradas entrelaçadas
Por Amanda Pieranti

A discussão sobre a necessidade de o jovem guardar a virgindade até se casar é antiga, mas o que pouco se debate é a importância de uma pessoa que já teve experiência sexual manter a castidade até o matrimônio. 

Porém, a Palavra de Deus aborda as duas questões, e o que ensina é, agora, confirmado pela Psicologia: um estudo feito com 2 mil pessoas, publicado no Journal of Family Psychology, da Associação Americana de Psicologia, sugere que casais que esperam para ter relações sexuais depois do casamento têm relacionamentos mais estáveis e felizes, além de uma vida íntima mais satisfatória.

Segundo a pesquisa, pessoas que optaram pela abstinência até a lua de mel deram notas 22% mais altas para a estabilidade de sua relação do que as demais, e notas 20% maiores para a satisfação com a vida conjugal - sendo  15% mais elevadas nas questões referentes `qualidade da vida sexual e 12% superiores na comunicação entre os cônjuges.

Para a psicóloga Denise Pereira, o relacionamento íntimo antes da noite de núpcias tende a transmitir uma falsa sensação de segurança, pois, nesse caso, o sexo deixa de ser  um fator surpresa e de possível decepção. Ela ressalta que o fato de ter afinidade sexual não significa felicidade ou estabilidade entre o casal.

A psicóloga diz: "acompanhei alguns casos em que os cônjuges, apesar de se entenderem bem nessa área pessoal, apresentavam conflitos em outros aspectos, inclusive na comunicação, e que o 'ótimo' relacionamento sexual não era capaz de sustentar a união. Isso reflete uma verdade existente na vida a dois: quando as coisas não vão bem fora do sexo, tendem a contaminar o leito. A prática sexual é um aspecto importante em um casamento, mas não consiste no único ou principal fator para o sucesso conjugal. De nada adiantará um maravilhoso relacionamento íntimo se, fora dele, o casal 'viver em pé de guerra' ".

Denise Pereira enfatiza que esperar para fazer sexo com o cônjuge interfere de forma significativa na relação, tomando proporções que vão além do ato sexual. "À medida que o indivíduo consegue lidar com as pressões internas - o desejo, afinal, o ser humano é sexuado, e o corpo responde quando é estimulado - e externas - do companheiro, da sociedade, da estimulação da mídia para ter uma vida sexual ativa etc - , esse aprendizado se expande para as demais áreas da vida, levando-o a lidar melhor com limites e frustrações. Isso contribui para um aumento nos níveis de tolerâncias em todos sentidos", observa.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" - Eclesiastes 3.1.

Quando entendemos e respeitamos a orientação divina, alcançamos a felicidade. Uma pessoa não precisa de test drive para ver se, sexualmente, será realizada, pois Deus faz as coisas perfeitas. O discurso mundano é tão errado que, se sexo antes do casamento garantisse algo, o número de divórcios não estaria crescente. A abstinência sexual antes do casamento é um sinal de inteligência, e também de respeito e obediência, por parte do casal, a Deus e ao futuro cônjuge.

Jornal Show da Fé, ano 6, março 2011, página 14. Rio de Janeiro / RJ (Graça Artes Gráficas e Editora Ltda).

Matéria publicada neste blog com resumo e adaptação.

Nenhum comentário: