Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Uma viralização a partir do blog Belverede


A história da viralização do desenho de um homem com terno e gravata, pregando atrás da bancada de um púlpito de igreja, com Bíblia aberta na mão esquerda, mão direita levantada e dedo indicador estendido para frente.
Olhem só como as coisas acontecem na Blogosfera.

Lá pelos idos de 2007, em uma ocasião inusitada a Pequena Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer, chegou em minhas mãos, era  uma distribuição espantosamente farta desse exemplar no ministério do líder neopentecostal RR Soares. Ele vendia-a pelo valor de apenas R$ 1,00. O exemplar tinha o selo Editora Vida, mas hoje também encontramos nas prateleiras das lojas edições atualizadas com o selo Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). Soares dizia: “preço simbólico, irmãos, porque todos devem ter um dicionário bíblico dessa qualidade”. Eu conhecia o conteúdo e a boa qualidade do material porque usei na minha juventude uma PEB emprestada, então aproveitei a pechincha oferecida e peguei mais de um exemplar, para acrescentar à biblioteca pessoal e outros para presentear.

Um dia, acho que já era o ano de 2008 ou 2009, abri a página desta enciclopédia para pesquisar detalhes de um assunto e montar texto a ser publicado no blog Belverede. E me vi admirando os traços firmes de um desenhista em uma de suas páginas. Era exatamente a ilustração acima, contida neste post em que estamos agora: homem trajando terno e gravata, pregando atrás da bancada de um púlpito de igreja, com Bíblia na mão esquerda, mão direita levantada e indicador estendido para frente. Havia apenas os traços do artista, a finalização da figura estava quase que em estado bruto de um esboço caprichado. Procurei a identidade do artista e não achei.

Resolvi escanear a figura e salvá-la em meu computador. O desenho tinha apenas duas cores: preto e branco. Depois que fiz a cópia, lancei sobre a arte a cor marrom usando um aplicativo, não me lembro mais qual era este aplicativo (talvez Photoshop, já usei tantos e deixei de usá-los...). Então passado espaço de tempo que não contei o tamanho, num outro belo dia, reencontrei a imagem digitalizada em minhas pastas do PC, misturada, desordenadamente, com tantas outras imagens armazenadas. E, outra vez, fiquei parado observando a destreza do desenhista desconhecido por alguns minutos.

Nesta ocasião, usei a figura em meu blog, para ilustração de um artigo que tinha como mote principal a mensagem "procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro". 

O tempo continuou a passar... E para minha surpresa, comecei a reencontrar essa mesma imagem, com os detalhes pormenorizados da digitalização que eu fiz. Agora, está espalhada na Internet, por sites de cunho evangélico que eu reputo como importantes, em blogs de pessoas que ainda não tive a oportunidade de conhecer, e em diversos perfis de redes sociais. E para minha satisfação pessoal, hoje reencontrei o desenho outra vez, nesta ocasião é compartilhado por um pastor assembleiano que admiro bastante.

O nome dado a este fenômeno seria “viralização”? Penso que se escreve assim... Considero legal tudo isso acontecer. Esta história faz parte das minhas atividades na Blogosfera Evangélica. E meu desejo e oração é que de muitas formas sirva para a glória de Deus e salvação de muitas almas.

Não posso deixar de dizer sobre o destino daquela edição adquirida ao preço de R$ 1,00. No final de 2015, tive que enfrentar enorme dificuldade de compatibilização entre o modem (para recepção da internet. TV por assinatura e telefone) e uma antena, recém instalada, para distribuição do sinal WIFI. Não sabia descrever o problema que fazia minha rede de internet cair. Chamei várias vezes os técnicos da empresa distribuidora da internet, televisão e telefone, que restabeleciam a comunicação, iam embora e o sistema caía dias depois. Apenas quando recebi a visita do terceiro técnico é que ele explicou e resolveu a situação de uma vez por todas.

Este técnico é um irmão em Cristo, alguém que nunca havia visto antes em minha vida e nem vi depois daquele encontro. Após resolver meu problema, ele observou sobre a mesa do meu computador um dicionário bíblico, que eu sei que não é mais publicado pela editora que o lançou, pegou-o, leu alguns verbetes, e com aquela intimidade de ser membro da Grande Família de Deus, saber que eu faço parte desta família, porque conversamos sobre isso minutos antes durante um cafezinho, olhou para mim sorrindo e disse-me: "Papai lá do céu me abençoará com este livro excelente, não é irmão?". Eu me surpreendi com a ousadia,  e enquanto impactado pela surpresa da solicitação, veio em minha mente que o Senhor realmente nos usa em situações que somos generosos.

Expliquei ao técnico a utilidade daquele livro para minhas atividades de blogueiro, que tratava-se de uma edição esgotada e que por ser esgotada não encontraria outra semelhante com facilidade e neguei-lhe o pedido. Porém, ofereci a PEB, que estava guardada em outro cômodo da minha residência, dizendo-lhe que se tratava de uma obra de grande valor aos iniciantes em Teologia. Assim eu me despedi daquela PEB, que levou com ela aquele desenho bonito do pregador pregando, ela foi embora com aquele rapaz intrépido, deixando para trás o coração partido de seu antigo dono. Não fiz a doação por pressão, foi com liberalidade, convicção que realizava vontade de Deus naquele instante.

Doei o exemplar usado sabendo que adquiriria outro novo na próxima ida às lojas, o que eu não sabia é que as novas edições da PEB trocaram as suas ilustrações antigas por outras recentes, muitos desenhos saíram e no lugar deles encontram-se outros desenhos produzidos com técnicas modernas ou foram trocados por fotografias.

E.A.G.

Nenhum comentário: