Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Oscar 2016, escândalo de racismo e os efeitos visuais

Em Hollywood, não se faz mais filmes de ação sem o uso do After Effects e do Chroma key. O primeiro, é uma ferramenta da Adobe, considerada padrão, tantos aos iniciantes e aos profissionais do ramos de animações tridimensionais e às aplicações de efeitos cinematográficos; e, Chroma key é a técnica de sobreposição de imagens, que consiste em trocar o fundo da filmagem para separar personagens ou objetos de interesse, para assim combiná-los com outra imagem de fundo ou cenário virtual.

O resultado das técnicas podem ser visto em quase todas as cenas de A Falha de San Andreas (San Andreas, filme distribuído pela Warner Bros, estrelado por Dwayne Johnson e Carla Gugino, produção de 2015. Para fazer parecer real os desastres causados por um terremoto que devasta a Califórnia, o diretor Brad Peyton usou e abusou da técnica. Veja um trecho do filme com o ator Paul Giamatti.

After Effects Chroma key Paul Giamatti Terremoto A Falha de San Andreas Brad Peyton Warner Bros
Paul Giamatti
 (San Andreas - produção de 2013)
Creio que o pessoal lá de Hollywood, se fosse possível, usaria sem culpa alguma este tipo de efeito visual na vida real, com o objetivo de esconder escândalos recentes de racismo. A classe de artistas, com poder de voto aos concorrentes ao prêmio Oscar, é acusada de beneficiar pessoas brancas e excluir os artistas negros das indicações aos prêmios.

Em 2016, o Brasil tem um indicado ao prêmio de Melhor Animação do Ano. É o filme O Menino e o Mundo (do diretor Alê Garcia, com as vozes de Emicida, Vinícios e Melissa Garcia, Nana Vasconcelos e Alê Abreu), que tem uso da técnica After Effects. Estamos na torcida, espero que ganhe a estatueta.

A transmissão deste ano, deverá ser realizada na íntegra e ao vivo pelo canal TNT, inclusive mostrando a chegada de atores e artistas no tapete vermelho. E outra vez, será exibida parcialmente pela Rede Globo.

E.A.G.

4 comentários:

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

Também estou na torcida, mas é uma pena que temos que lidar com o racismo em qualquer lugar.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luciana.

Para mim, o racismo tirou um pouco do glamour da festa.


E.A.G.

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

Verdade! E temos Artistas negros maravilhosos!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luciana, este ano estou distante dos filmes, não estou informado, não sei muito bem quem foram os indicados e nem quem concorre aos prêmios.