Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Mateus 5.8 - Cristão limpo, cristão limpo

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" - Mateus 5.8. Sermão do Monte e a conversão de Mateus.
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” -Mateus 5.8.

Bem-aventurados, ou felizes, os puros lá no íntimo do seu ser. Tal estado de pureza não é visto pelos homens, mas é visível para Deus, e por este motivo receberão as recompensas gloriosas do futuro, no céu.

Jesus limpa o coração do pecador arrependido: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”- 1 João 1.9.

Mateus era um publicano (cobrador de impostos), estabelecido em Cafarnaum ao serviço do governo romano ou de Herodes. Quando Jesus chamou-o para segui-lo, estava assentado na coletoria e posteriormente foi contado entre os doze apóstolos (Mateus 9.9; 10.3). Jesus ao receber um publicano em sua companhia, animou outras pessoas de classes desprezíveis da sociedade a segui-lo também. Isto é evidenciado por ocasião do banquete que Mateus deu a Jesus, logo após a sua conversão, quando a presença de muitos publicanos e pecadores provocou críticas por parte dos fariseus, que os consideravam indignos, cerimonialmente sujos. A eles Jesus disse: “Eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento” – Mateus 9.13.

Mateus, nome pelo qual também é conhecido o primeiro Evangelho na ordem canônica, escrito no idioma dos judeus com o objetivo de atingir a leitores que prezavam pelo Antigo Testamento, apresentou Jesus Cristo como o Messias predito pelos profetas. Provavelmente, escreveu-o em Antioquia. Depois o conteúdo foi traduzido para o grego. O conhecimento que os escritores pós-apostólicos tinham deste texto indica que teve larga aceitação assim que foi divulgado.

E.A.G.

Nenhum comentário: