Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Desonestidades e virtudes


Com ar de dono da situação, o atendente fez sinal com a mão direita para que esperasse e abriu uma gaveta na parte inferior do balcão. Mostrou-me produtos piratas, dizendo ser o melhor preço que eu poderia encontrar! Eu recusei, me esforcei para esconder a indignação.Por Eliseu Antonio Gomes

Eu não me esqueço da primeira vez que fui à loja comprar o meu primeiro computador. O lugar não era um desses estabelecimentos tradicionais de eletrodomésticos, era um comércio especializado em informática.

Cheguei ali por recomendação de um técnico em computação que inspirava confiança. Pedi a novidade do momento, o sistema operacional Windows XP, acompanhado do pacote Microsoft Office, um HD potente, memória grande...

Com ar de dono da situação, o atendente fez sinal com a mão direita para que esperasse e abriu uma gaveta na parte inferior do balcão. Mostrou-me produtos piratas, dizendo ser o melhor preço que eu poderia encontrar! Eu recusei, me esforcei para esconder a indignação.

- Obrigado, quero instalar software’s originais – disse-lhe.

Ele sorriu para mim, com sarcasmo nos olhos, demonstrando não acreditar no que ouviu.

- Mas, o Bill Gates é tão rico! Você não precisa enriquecê-lo mais ainda! Os preços que ele cobra pelos produtos são caros!

Insisti pedindo os originais. O atendente chamou o técnico que trabalhava ali, para que desse o parecer “profissional”, e ele também tentou fazer com que eu mudasse de ideia. Não mudei.

A máquina foi montada conforme os padrões exigidos. Alguns dias depois, saí dali com o que havia de mais eficiente em matéria de software e hardware, sem que me dobrassem. Mas também com a certeza que zombaram de mim pelas costas.

E, alguns anos depois, em outro estabelecimento, comprei outro sistema operacional, original da Microsoft, o Windows 7, lançado na praça por aqueles dias; o técnico que instalou o produto tentou me enganar, colocou produto falso, apesar de eu deixar bem claro que não era a minha vontade.

Resumo da ópera: hoje em dia, para muitos discípulos de Maquiavel, ser honesto é sinônimo de ser idiota.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.