Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Preguiça, a falta de disposição ao trabalho


"Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja" - Eclesiastes 10.18.

Vale enfatizar as seguinte obviedades:

1. A aversão a praticar o bem ao próximo, aos estudos,  e ao trabalho, é um sentimento altamente condenável e desonroso.

Principalmente na juventude, a diligência aos estudos é o caminho mais fácil para construir o futuro tranquilo. O capricho ao preparo, a busca pela reciclagem do conhecimento, é uma das energias mais bem usadas que todas as pessoas devem aproveitar ao máximo - enquanto possuem, o vigor acaba.

Empenhar-se com toda dedicação ao ensino e à profissionalização é o sinal de que usamos a cabeça em nosso próprio favor.

2. O tumor malígno da alma

"A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome" -  Provérbios 19.15.

A pouca disposição para realizar qualquer coisa necessária é comparável ao câncer. Em muitos casos, leva o indivíduo indolente a ser incapaz de praticar ações nobres.

Para não derramar seu suor trabalhando, o vadio não se incomoda em tornar-se um peso aos familiares, e, em casos extremos, ele  rouba, comete latrocínio.


3. A produtividade traz a honra ao que produz.

O vigor físico é uma bênção de Deus. Se há saúde, espera-se a pujança para através do próprio esforço buscar meios de sobreviver. Se há vitalidade, a expectativa é que haja empenho e dedicação ao labor.

E.A.G.

__________

Nota do Editor: Aos internautas nascidos na Bahia, e de outros estados brasileiros, informo que tive na minha vida uma pessoa baiana maravilhosa: minha saudosa sogra, que considerei como a minha segunda mãe. Assim como muitos baianos "colocam a mão no batente" todos os dias, ela era uma mulher trabalhadora. Existe este estigma de que o baiano é preguiçoso, não concordo com a generalização. Assim como há baianos, também há paulistas, cariocas, londrinos, nova-iorquinos, japoneses de Tokyo, etc, que não gostam muito de ir à luta batalhar pelo pão de cada dia. 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.