Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 9 de janeiro de 2016

Deus cuida de nós

Na ocasião em que a escrava egípcia de Sara teve proximidade íntima com Abraão e concebeu a Ismael neste encontro, o relacionamento de serva e senhora ficou conturbado e Agar, gestante, fugiu de casa para o deserto, entrando pelo Caminho de Sur, que provavelmente era a rota que a levaria ao Egito. 

"E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será. Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede. E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael - Gênesis 16.7-15.

Uma vez que Jesus Cristo encarnou-se e depois disso o Anjo do Senhor, literalmente o Mensageiro do Senhor, deixou de aparecer nos relatos bíblicos, os estudiosos da Bíblia Sagrada concluem que a presença deste personagem é uma teofania, isto é, representa a presença de Jesus Cristo antes do nascimento virginal por meio de Maria. O anjo do Senhor não é um ser distinto de Deus, mas Deus mesmo. Ele se manifesta e faz com que as pessoas experimentem a sua presença permitindo ser percebido através dos cinco sentidos naturais do ser humano.

Ele fala como Deus, identifica-se como Deus e também afirma exercer os direitos de Deus (Gênesis 16.7-14; 21.17-21; 22.11-18; 31.11, 13; Êxodo 3.2; Juízes 2.1-4; 5.23; 6.11-14; 13.3-22; 2 Samuel 24.16; Zacarias 1.12; 3.1; 12.8). 

Atualizado em 30 de julho de 2022, 17h34.

Nenhum comentário: