Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A felicidade do ponto de vista de Deus

O Senhor pode curar o seu coração e o seu corpo.

"Provai e vede que o Senhor é bom, bem aventurado o homem que nele confia" - Salmo 34.8.

Bem aventurado ou feliz é todo aquele que compreende e pratica a mensagem de Jesus.

A felicidade é um grande enigma. Todos a desejam, mas quase ninguém sabe o que ela é. Há um anseio constante em nós que grita por satisfação. e isso tem sido o ponto central da história humana.

O que é isso que o homem busca tanto e do qual só encontra vestígios? De onde vem esse buraco na alma que nos empurra a uma busca sem descanso? Psicólogos e antropólogos afirmam:

"Felicidade é um (...) truque da natureza concebido ao longo de milhões de anos com uma só finalidade: enganar você (...) é uma cenoura pendurada em uma vara de pescar amarrada no nosso corpo. (...) 'A depressão é um mal de uma sociedade que decidiu ser feliz a todo preço' afirma o escritor francês Pascal Bruckner, autor do livro A Euforia Perpétua (...) Felicidade está virando um peso; uma fonte terrível de ansiedade".

Os teólogos afirmam que essa busca é motivada pelo vazio de Deus em nós que nos inquieta e nos rouba a paz - outro conceito ligado à felicidade: Se fôssemos fazer uma soma total de toda a matéria (...) escrita pelos mais renomados psicólogos e psiquiatras a respeito da higiene mental (...) e se pudéssemos expressar concisamente estas porções de conhecimento científico puro, na linguagem dos mais iminentes poetas vivos, teríamos um resumo, embora incompleto e desajeitado, do Sermão do Monte. E se comparados um e outro, o primeiro perderia bastante. Pois, há quase dois mil anos, o mundo cristão tem segurado em suas mãos a solução para suas inquietações e improdutividades. Aqui... encontramos a receita para o sucesso humano com otimismo, mente sadia e contentamento.

Vazio de Deus ou um truque? Apresentamos a definição de felicidade do ponto de vista da maior autoridade no assunto; Jesus, o filho de Deus. Ele falou sobre ela no Sermão do Monte. Nosso desejo é que isso o ajude a não só a encontrar alegrias passageiras , mas também a felicidade como expressão de vida.

O que é a felicidade?

Para compreender a felicidade, devemos tirar os elementos estranhos como quem restaura um quadro antigo coberto de sujeira até surgir a imagem verdadeira. A felicidade é um estado emocional? Não! Emoções fazem parte de nós, de nossa inteligência, mas são mutáveis. A felicidade deveria ser contínua, não apenas surtos ocasionais de prazer, alegria, êxtase ou euforia. A euforia atrapalha e impede a concentração que o digam os apaixonados!). É preciso estabilidade emocional para continuar a vida, estudar, edificar o lar ou educar filhos.

Buscar sempre a euforia me faria perder a vida caçando um fantasma que desaparece ao ser tocado. Seria infantil! A vida só se realiza em algo cujo valor justifique sua existência. Os resultados da vida precisam exceder o valor da própria existência para que esta seja plena e feliz. Se viver somente para prazeres, serei vazio. As verdadeiras realizações são relacionais, envolvem os outros, não objetos, nem mesmo pessoas como propriedade. A felicidade precisa ser compartilhada com alguém, é relacional. Não é possível ser feliz só. Se não viver por algo maior, ainda que me divirta muito, sofrerei enorme vazio existencial.

O caminho da felicidade pode passar pelas crises, pois elas nos amadurecem, fazem-nos sábios e melhores. Não há crescimento sem sofrimento e sacrifícios.

A felicidade é, portanto, ligada ao propósito da existência, subproduto de uma vida que cumpre plenamente a missão que Deus lhe deu. Vai além da emoção passageira, independente das circunstâncias; é satisfação com a própria vida. Perguntar: "Eu sou feliz?" trata do próprio sentido da vida: "Cumpro o meu propósito?" "Estou onde deveria estar?" "Sei quem eu deveria ser ou tento ser quem não sou?" "O caminho que trilho dará sentido à minha existência?" Ao conhecer o meu , saberei o caminho da felicidade. Ao conhecer o meu Criador, conhecerei a felicidade.

Deus o abençoe nessa caminhada!

Smilinguido - Agenda 2013, Josias Brepohl / Jaqueline J. Vogel Firzlaff, mensagem dedicada ao mês de janeiro, Curitiba (Luz e Vida). 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.