Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Crentes em Cristo e casados



Efésios 5.25-31: "Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne' ".

A frase "uma só carne" é uma referência de Gênesis 2.24, encontrada na narrativa que mostra quando Deus fez Eva e a colocou em companhia de Adão. Significa "ajuntado de maneira completamente inseparável".


Efésios 5.22-24: "Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos".


Se o marido ama sua esposa
, cumpre o dever de imitar a Cristo em seu matrimônio, ele faz o bem para ela como Cristo fez e faz o bem para a Igreja. Como cabeça da mulher, o homem casado precisa estar consciente que nenhuma intenção, projeto, objetivo, se materializará, com as bênçãos do Criador, se não reconhecer que está ligado ao corpo em total dependência - a cabeça separada do tronco, dos braços, pernas e órgãos internos é absolutamente inútil, é incapaz de viver até em estado vegetativo. Portanto, evita as ações sem consenso com a companheira.

Se a esposa ama seu esposo, reconhece-o como a pessoa que Deus permitiu que viesse a ser o seu companheiro para toda a sua vida. E sujeita-se a ele, como os membros de um corpo estão ligados e sujeitam-se ao cérebro. Isto é, a esposa não é alguém que simboliza um corpo humano deficiente, descoordenado, atrapalhado. Age tal qual os membros de um corpo saudável, sempre apresenta ótima coordenação motora; vive o seu casamento harmoniosamente, suas ações são sempre eficientes e sabe como tirar total proveito desta saúde. Sabe que ao agir sem acordo com o marido, segundo a ótica espiritual, se assemelha a um corpo decapitado.


Amar é o mesmo que se apaixonar pela mesma pessoa todos os dias? Poeticamente, sim. A poesia usa de recursos de linguagem cujas expressões podem ser exageradas, inclusive sem qualquer espécie de lógica. Lógica que tanto necessitamos.


Paixão é um sentimento raso, tem prazo de validade, expira no curto período de três anos e meio, aproximadamente. É bonito apenas nos versos de poesias; admirável em romances literários, roteiros de cinema e novelas. Mas, na realidade do dia após dia, muita vezes mostra-se feio, violento, um tropeço. Por quase sempre estar associado ao ciúme, costuma levar seu portador à loucura, ao sentimento de posse do outro, com a ideia errada de que controlar a outra pessoa é uma atitude natural e aceitável.

Apaixonar-se é gostar de alguém se baseando na aparência e modo de ser e viver dela, porém, com a visão míope, pois não enxerga os defeitos. 

Por outro lado, amar é a decisão estratégica adotada por gente inteligente, é, conscientemente, querer fazer o bem. Jesus Cristo manda que mantenhamos esta decisão, inclusive em favor daquelas pessoas que não desejam o nosso bem-estar.

Estar amando é viver o que há de melhor na vida, porque, em via de regra, quem planta o bem semeia o bem também.

Enfim, amar segundo a recomendação bíblica, é renovar todos os dias os votos de fazer o bem ao outro. Ler 1 Coríntios 13.

E.A.G.   

2 comentários:

Marli disse...

Deus abençoe este espaço e a postagem tão clara.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marli, obrigado por visitar o blog e comentar neste post. Volte mais vezes. E que Deus continue abençoando você também.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.