sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O arrebatamento da Igreja

Por Eliseu Antonio Gomes

"De fato, nós sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre. Por isso gememos enquanto vivemos nesta casa de agora, pois gostaríamos de nos mudarmos já para a nossa nova casa no céu. Aquela casa será o nosso corpo celestial" - 2 Coríntios 5.1-2; Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH (Sociedade Bíblica do Brasil).

Muitas pessoas acreditam no céu, entretanto perguntam como ele é realmente. Está em algum lugar do espaço? Como a eternidade será vivida? A Bíblia não diz exatamente como ele é, mas dá uma ideia em detalhes importantes.

O céu é o lugar onde Jesus mora e onde moraremos com Ele. É um local diferente de tudo que já tenhamos visto ou experimentado, é muito melhor do que imaginamos. Literalmente, representa um suspiro de alívio aos que sofrem e estão cansados.  onde não haverá mais dor, um ambiente em que ninguém que lá estará ficará só e não envelhecerá. Antes do arrebatamento, estamos sujeitos às intempéries da vida, mas após o arrebatamento viveremos felizes para sempre com Jesus Cristo nas Mansões Celestiais..

Quando não havia retornado ao céu, Jesus prometeu que iria preparar um lugar para seus discípulos. Agora, a morada celestial está pronta para receber a todo cujos nomes estiverem escritos no Livro da Vida (João 14.2; Apocalipse 20.15).

Em breve iremos participar das Bodas do Cordeiro. "Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos" - Apocalipse 19.7-8.

Ser arrebatado é a esperança de todo o crente. É uma esperança segura, uma vez que quem garante é o próprio Filho de Deus.

Para quem segue o curso deste mundo, aos que rejeitam a Jesus Cristo e são indiferentes ao sacrifício do Senhor na cruz, a promessa de ir morar no céu é recebida como incerta, porque não possuem perspectiva alguma sobre o futuro quanto ao que será deles mesmos na esfera espiritual.

A vinda do Filho de Deus: como se dará o arrebatamento e a ressurreição dos mortos? "Depois, nós, os que ficarmos  vivos, seremos arrebatados, juntamente com eles nas nuvens..." 1 Tessalonicenses 4.17.

O arrebatamento da Igreja é um dos acontecimentos proféticos mais alegres e impressionantes da Bíblia. Trata-se da plenitude da salvação, quando todos os salvos sobressairão sobre os pecadores impenitentes, serão glorificados por Deus através de Cristo.  Isto é esclarecido de maneira inequívoca em 1 Tessalonicenses 4.15-18. Tal texto bíblico aumenta a nossa confiança de que um dia  reencontraremos e estaremos para sempre próximos de pessoas muito queridas que já partiram e estão com o Senhor.

Todos os salvos serão arrebatados, aqueles que já entregaram suas vidas ao Salvador têm a certeza de que em breve iremos nos encontrar com Jesus Cristo. 

A vinda de Jesus ocorrerá em duas fases distintas. 

Na primeira fase, haverá o arrebatamento da Igreja. Jesus voltará  invisível aos olhos do mundo, detendo-se nas nuvens, não tocará tocará na Terra, e, em abrir e fechar de olhos, arrebatará para si todos os santos.
"O próprio Senhor descerá do céu com alarido e com som de trombetas"; os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; nós, os que estivermos vivos, e permanecermos na Terra seremos arrebatados (grego: harpazo - este vocábulo dá a ideia de rapto, ou remoção repentina, de modo súbito) juntamente com eles nas nuvens. Quando, então, encontraremos o Senhor e estaremos para sempre com Ele.
Todos os salvos que foram transformados, mediante o novo nascimento serão arrebatados.
O apóstolo Paulo revelou o que chamou de "mistério" a respeito do arrebatamento: "Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória" - 1 Coríntios 15.51-54.
Paulo explica que todos aqueles que permanecerem fiéis ao Senhor serão transformados, alguns  crentes não dormirão (morrerão), mas seus corpos serão instantaneamente transformados. Portanto, nesta ocasião, os que estiverem vivos serão arrebatados e os que morrerem em Cristo ressuscitarão para a vida eterna. Isso ocorrerá antes da Grande Tribulação.
Assim como Jesus ordenou ao defunto Lázaro que saísse para fora do túmulo, também se fará ouvido no dia do arrebatamento, então aqueles que morreram em fidelidade se levantarão e o acompanharão rumo ao céu (João 5.28; 11.43). A singularidade de sua voz ressuscitará bilhões de crentes, nos termos descritos de Salmos 29.3-9. 
A segunda fase da vinda do Senhor acontecerá sete anos mais tarde, já no fim da Grande Tribulação. Dessa vez, Ele voltará em grande poder e glória, visível aos olhos de todos e acompanhado dos santos que foram arrebatados. Virá, então, para salvar e restaurar o povo de Israel, destruir o anticristo, amarrar o Diabo e governar a Terra por mil anos.

A carne e o sangue não poderão herdar o Reino de Deus. "Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção" - 1 Coríntios 15.50.

Por causa da sua cultura, os cidadãos de Corinto não acreditavam na ressurreição. Pensavam, antes, que apenas a alma se levantaria dos mortos, deixando o corpo para trás. Porque Jesus ressuscitou dos mortos, temos esperança, salvação, vitória e bom propósito. Podemos ser confiantes na fé e diligentes em nosso trabalho.

Tenha confiança hoje por causa de tudo que Jesus fez. Ele aniquilou o poder da morte para que você possa ter a vida eterna com Ele.

Nosso corpo abatido será transformado em um corpo glorioso. "Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas" - Filipenses 3.17- 21.

Paulo desafia os crentes filipenses a imitarem a Cristo usando seu próprio padrão e exemplo comportamental. Isso certamente não quer dizer que deviam copiar tudo que o apóstolo fazia, pois tinha acabo de afirmar que não era perfeito (3.12).Mas, assim como esforçava-se para ser semelhante a Cristo, os filipenses deveriam imitar o seu esforço neste objetivo. Naquela época, Paulo não poderia pedir-lhes que lessem a Bíblia, muito provavelmente os Evangelhos ainda não tivessem sido divulgados amplamente, restava-lhe solicitar que o imitassem.

As pessoas frequentemente baseiam seu conceito próprio em suas realizações. Mas o nosso relacionamento com Cristo é muito mais importante que o nosso conhecimento, trabalho, riqueza, sucesso. O cristão é particularmente escolhido por Deus  e chamado para representá-lo às outras pessoas, seu valor não consiste em suas realizações, mas na realização do sacrifício de Jesus na cruz.

Paulo critica não só os judaizantes, mas também os cristãos comodistas, aquelas pessoas que afirmavam ser cristãs mas não viviam de acordo com o modelo de serviço e sacrifício de Cristo. Estas, embora religiosas, não aguardam a volta de Cristo, portanto, serão deixadas para trás quando a Igreja for conduzida ao Céu.

Os que permanecem fiéis até à morte receberão a coroa da vida. "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" - Apocalipse 2.10.

O apóstolo João escreveu várias recomendações para diversas igrejas situadas na Ásia Menor, às quais diziam respeito à fidelidade e ao fervor a Deus (2.1-29). Em resumo, emitiu a orientação de Jesus Cristo para que os cristãos mantenham os olhos fixos nEle, evite viver em pecado e aplique a Palavra de Deus em suas vidas, diuturnamente, em razão de que somente aqueles que perseverarem até o fim em sua fidelidade ao Senhor compartilharão a glória de Deus na eternidade.

Aqueles que forem fiéis farão parte da primeira ressurreição. "Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição" - Apocalipse 20.4-5.

Na oração Pai Nosso, Jesus nos ensina a alimentar o desejo de que haja o contínuo e poderoso avanço da causa de Deus sobre a Terra. Incentiva-nos a orar pedindo para que para que aumente a maravilhosa notícia da liberdade Cristo entre os desinformados e os corações dos homens converta-se a fim de que aumente a população do Reino.

Está para chegar o momento do triunfo final do Reino de Deus sobre o mal. quando Satanás será amarrado e ele com os pecadores não arrependidos serão condenados  ao sofrimento eterno.

"Maranata, ora vem Senhor Jesus" (Apocalipse 22.20). Apesar dos obstáculos que os crentes enfrentam nesta vida, todos os que tiverem a Jesus como o seu Senhor, em todas as épocas, passarão a eternidade em comunhão com Deus. Quando o Arrebatamento acontecer, as lágrimas, a ira, e as frustrações desaparecerão para sempre. Assim sendo, o desejo mais ardente do cristão deve ser que o Senhor volte logo, para que seja iniciado o processo de condução  à colheita e introduzir-se a fase conclusiva do Reino, após a Grande Tribulação, momento no qual o pecado será destruído em definitivo e a morte morrerá.

E.A.G.

Outras abordagens contendo temática sobre o fim-dos-tempos: EBD Sumário - O final de Todas as Coisas. Esperança e glória para os salvos

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, páginas 1666, 1766, edição 2004, impresso na Gráfica da Bíblia, Rio de Janeiro (CPAD).
Bíblia de Estudo Devocional- Max Lucado, páginas 1443, 1576, 1596, 1597; página 1650 do apêndice Trinta Estudos para Novos Convertidos, edição 2005, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas/Professor - O Fim de Todas as Coisas - esperança e glória para os salvos, Elinaldo Renovato, 1º trimestre de 2016, páginas 34-40, Rio de Janeiro (CPAD). 

5 comentários:

Pbsena disse...

A paz do Senhor irmão Eliseu. Estou em visitar sua página mais uma vez. Quero lhe parabenizar pela sua relevante contribuição na divulgação do reino de Deus. Se todo evangélico desse sua parcela como você a web seria um ambiente mais sadio.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Pbsena.

É uma satisfação ter a sua visita em minhas postagens.

Com certeza, são muitos que estão "blogando" e assim contribuindo com a disponibilização de material cujo conteúdo tem por base as Escrituras Sagradas. Inclusive, você mesmo é uma dessas pessoas.

Obrigado pela gentileza.

Abraço, com a paz de Cristo.

Paulo Aguiar disse...

Olá meu irmão Eliseu, é com muita alegria que escrevo em seu blogger. Devo informar que tenho procurado da melhor maneira possível divulgar os seus ensinos que por sinal são de grande valia para todos que estudam a Palavra de Deus, principalmente em se tratando de estudo escatológico, que é a área que eu tenho procurado me aprofundar. Sou um leigo, mas um apaixonado pela Palavra de Deus. Fica na Paz. Amém....

Claudio Elias Do Nascimento disse...

Jesus Cristo Está Voltando!!!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Paulo Aguiar.

Meu irmão em Cristo, fico muito incentivado a continuar publicando estudos bíblicos, ao ler palavras como as suas.

Em tempo: a maior parte desses artigos dedicados a EBD são redações compostas de compilações.

Abraço.


Claudio Elias.

Prezado irmão, não sabemos em qual e nem em qual dia acontecerá a volta de Jesus Cristo, mas os sinais declaram que Ele virá, para arrebatar a Igreja. Aleluia!

Paz do Senhor.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

Carregando...

Select the language

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados / marcadores

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Política .Vídeo .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Atualidade .Pais e Filhos .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Fé .Mulher .Dinheiro .Motivacional .Apologia Bíblica .Casamento .Fruto do Espírito X Carne .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Etimologia Bíblica .Frases & Imagens Impactantes .Prosperidade .Profetas .Hermenêutica .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Saúde .Livros e Leitores .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Bom humor .Cinema .neopentecostais .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Esporte .Grupo de Colaboradores em Belverede .Dica de Blogueiro .Antigo Testamento .Salmos .Personagens da Bíblia .Introspecção .Marco Feliciano Pr .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Soteriologia .Verdades e Mentiras .Ecologia .Aborto .Comunicado .Natal .óbito .Escatologia Bíblica .Internet .Samuel Câmara-Pr .Teologia .pentecostalismo .Gif .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Novo Testamento .Questões (des)complicadas .RR Soares .Belverede .Daladier Lima .Missões .Facebook .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Bíblia de Estudo .Billy Graham .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Poema e Poesia .Guerra e Paz .Páscoa .Sermão do Monte .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Homilética .Altair Germano - Pr .Carta de Tiago .Educação .rádio .André Valadão .Arlete Oliveira .Fotos - Templos Evangélicos .Nova Versão Internacional .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Dia das Mães .Geografia Bíblica .Livros da Bíblia .Patmos Music .Priscila B Gomes .Randy Glasbergen .animal selvagem .Angeologia .Banda Voz da Verdade .Carnaval .Editora Central Gospel .Rachel Sheherazade .Thalles Roberto .Virada de Ano .Wilma Rejane .YouTube EBD / sumário .Bem aventurança .Cassiane .Editora Vida Nova .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .Pesquisa .Prêmio .Dia dos Pais .Exegese .Magno Malta .Martinho Lutero .Opinião Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Cartas do Apocalípse .Crianças .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Twitter .Barack Obama .Eclesiologia .Marisa Lobo .Primavera .Tania Guahyba .grafite .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia dos Namorados .Editora Betânia .Edições Vida Nova .Josué Gonçalves - Pr. .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Árvores da Bíblia .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Donald Zolan .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Mensageiro da Paz .Michael W. Smith .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide .Timidez e Ousadia .Vanderleia M. Silva . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .Claudionor de Andrade - pastor .Cristologia .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Rose Nascimento .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Enéas Tognini - Pr. .Evangelho de Lucas .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Jeremias .Livro de Rute .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Quarteto Harmonia Celeste .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alan Kardec .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .Cintia Kaneshigue .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Isaías .Livro de Malaquias .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis .1 Timóteo .2 Carta de Pedro .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPAD News .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia da Bíblia .Discopraise .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Estevan Hernandes - Apóstolo .Evangelho de João .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .História Mundial .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor futebol

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.