Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 28 de fevereiro de 2015

A morte de Leonard Nimoy e a homenagem dos apresentadores do Jornal Nacional


Morreu na manhã de sexta-feira passada, aos 83 anos, em sua residência, em Bel Air, Los Angeles (EUA), o ator Leonard Nimoy, o Spock da série de ficção científica Jornada nas Estrelas e filmes de cinema Star Treck.

Nunca acompanhei o seriado na telinha ou telona, mas, como a maioria dos telespectadores, em algum momento tive que parar e observar a figura impactante do personagem vulcano que Nimoy interpretava. Aquelas orelhas pontudas, sobrancelhas levantadas e nenhum traço de emoção causaram estranheza e interesse. Mas, gostei mais do seu personagem em Missão Impossível, que fez menos sucesso.

Renata Vasconcellos e William Bonner
 Homenageiam a Leonard Nimoy na edição em que o Jornal Nacional noticiou sua morte.
No início de 2014, o ator informou aos fãs que estava com uma doença pulmonar obstrutiva crônica, resultante do vício de cigarro. Ele esteve internado por cinco dias. Antes do falecimento deixou um recado em seu perfil no Twitter aos fumantes: "Não fume. Eu fumei. E desejei que nunca tivesse fumado. Vida longa e próspera."

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Não adulterarás

Por Eliseu Antonio Gomes

Para muitos, a prática do adultério pode parecer normal, mas a Palavra de Deus é clara ao declarar: "Não adulterarás" (Êxodo 20.14; Deuteronômio 5.18).

O adultério é a relação sexual de uma pessoa casada com alguém que não é o cônjuge e vive-versa. "Adultério" e "pecado contra o sétimo mandamento" na maior parte das igrejas evangélicas tornaram-se sinônimo da relação sexual extraconjugal com outra pessoa casada ou solteira.

O objetivo do sétimo mandamento é preservar a sacralidade da família que foi instituída pelo Criador por meio do casamento no jardim do Éden (Gênesis 2. 18-24). Requer um relacionamento de amor e fidelidade entre marido e esposa. Foi apresentado no Decálogo para Israel manter a pureza sexual e evitar as práticas da cultura egípcia, de onde os israelitas saíram, e da cultura cananéia, para onde o povo se dirigia.

Homens de coração endurecido

Embora o adultério viole o princípio de Deus para com os seres humanos, jamais ter sido a vontade do Criador para a humanidade, era comum em Israel o homem adulterar.

Coisa feia

"Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça aos seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão" -  Deuteronômio 24.1.

O significado de "coisa feia" foi alvo de muitas interpretações entre os sábios de Israel e teve como resultado o fim de muitos casamentos por motivos absurdos.

Pela dureza do coração humano as esposas israelitas dos tempos antigos eram preteridas por quaisquer desculpas, e a ruptura matrimonial era motivada com a intenção de trocar uma mulher envelhecida por outra jovem e mais bonita.

O sentido da expressão "coisa feia" no texto de Deuteronômio 24.1 não é claro, mas podemos conjecturar que se após o casamento o homem descobrisse comportamento indecente ou conduta inapropriada de sua esposa (nudez pública, por exemplo) poderia repudiá-la. Não podemos considerar que "coisa feia" signifique adultério, pois se assim fosse a consequência era a pena capital da esposa infiel e de seu parceiro de pecado.

O valor do casamento pela ótica de Cristo

"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" - Mateus 19.4-6.

No Novo Testamento, Jesus retomou o ideal de Deus para a humanidade, denunciou a covardia dos israelitas, principalmente a dos religiosos. Advertiu os homens casados de sua geração a continuarem casados, pois eles determinavam o bem-estar das mulheres. Naquela época, as esposas repudiadas tinham apenas duas opções para sobrevirem, elas partiam para à mendicância ou viravam prostitutas.

Na doutrina de Cristo, o adultério vai mais além da cópula extraconjugal, abrange a imaginação lasciva e os pensamentos impuros. "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" - Mateus 5.27-28.

Conclusão

A santidade do relacionamento familiar deve ser mantida entre todos. É isso que Deus espera dos casais, principalmente entre quem se diz seguidor de Cristo. "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará" - Hebreus 13.4.

O mundo de hoje está às avessas e o sétimo mandamento continua vigente. Mesmo que a sociedade atual diga "não" para tudo aquilo que Deus diz "sim", o crente temente a Deus obedece as orientações das Escrituras Sagradas, prazerosamente.

E.A.G.

Compilações:
Deuteronômio, Introdução e Comentário, J. A. Thompson, reimpressão 2011, página 233, São Paulo (Vida Nova). Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 40, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD).  
Os Dez Mandamentos - Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança, Esequias Soares, 1ª edição outubro de 2014, páginas 99, 100,  Rio de Janeiro (CPAD). 

Uma flor gloriosa - Harpa Cristã - hino nº 196


Uma flor gloriosa
Harpa Cristã
196

Já achei uma flor gloriosa, e quem deseja a mesma terá;
A rosa de saron preciosa entre mil mais beleza terá;
No vale de sombra e morte, nas alturas de glória e luz,
Esta rosa será a minha sorte, precioso p'ra mim é Jesus!

Precioso p'ra mim é Jesus! precioso p'ra mim é Jesus!
Eu confesso na vida e na morte que tudo p'ra mim é Jesus!
Já de muitos foi achada a rosa e provado o excelente odor
E o poder desta flor gloriosa que dá vida ao vil pecador

Mui zeloso pela lei foi Saulo, perseguia o povo de Deus,
Mas transformado foi em um Paulo, pois achou ele a rosa dos céus.
Vai buscar a Jesus precioso, vai depressa, a noite já vem,
E, se perdes o amor glorioso, será triste p'ra ti o além;
Esta flor hoje é ofertada a quem humildemente a buscar;
Será logo da terra tirada, para brilhar em outro lugar.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Catedral - Mais do que imaginei





Mais que imaginei

Quis enganar meu coração
Mas foi em vão, a verdade vem e não dá
E eu só penso em te encontrar
Eu quero o teu amor
Se eu disser que perdi a direção
Se eu disser que machuquei meu coração
Quando eu disse não
Tudo que eu vejo só lembra você
E é impossível te esquecer
Por isso, vem amor
De tudo que vivi você foi mais
Do que eu imaginei ser capaz
Se eu tiver todo o teu calor outra vez aqui
Olhe bem para os meus olhos
Pra sentir, quanto eu sofri
Hoje eu sei que preciso de você
E não dá pra imaginar te perder
Eu amo o teu amor
De tudo que vivi você foi mais
Do que eu imaginei ser capaz

__________

Comentário Belverede: Hoje eu li uma garota evangélica citando versos dessa canção. Sim, para quem não sabia os evangélicos adolescentes também passam pela fase do romantismo e paixão! Espero que essa garota, tão dedicada às coisas de Deus, tenha encontrado um garoto com a mesma fé e devoção ao Senhor.

E.A.G.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Fotos da despedida dos membros da Igreja Pentecostal Deus é Amor ao pastor e líder David Martins Miranda



Pessoas encostadas ao caixão, da direita para a esquerda: Léia (filha), Ereni (esposa), Débora (filha), Lourival de Almeida (genro).

Débora e o marido.

Cantora Fernanda Brum, que viveu sua adolescência como integrante da igreja, comparece à despedida.


Ereni Miranda e Missionário RR Soares. Por volta de 14 horas do domingo, líder da IIGD presta condolência aos familiares.

O Culto, o cortejo fúebre e o adeus final.

Segunda-feira (24/02);Ereni Miranda durante o culto de despedida.

Daniel Miranda, pastor e filho do fundador da IPDA, realiza pregação durante o culto de despedida.

Ereni, Débora e familiares.


Pastor Samuel Ferreira (líder da Assembleia de Deus Brás (foto à esquerda).











Atualizado em 25/02/2015 - 01h33.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cristão: a sua renúncia e a sua cruz

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” - Mateus 16:24.

A frase acima foi proferida pelo Filho de Altíssimo, quando revelou a Pedro que estava próximo o momento em que morreria na cruz e Pedro disse-lhe que não deveria aceitar a morte, pois ele ainda não entendia os planos de Deus em favor da humanidade, mas apenas os planos dos homens – que viam o Senhor Jesus como um líder revolucionário que libertaria Israel do imperialismo romano. Cristo veio ao mundo para salvar toda a humanidade, oferecendo-se como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Jesus Cristo disse a Pedro que se quisesse segui-lo primeiro deveria renunciar a si mesmo e tomar a cruz que lhe pertencia.

• Que tipo de renúncia?

Para renunciar, o cristão deve saber o que deve desprezar e o que precisa apegar-se.

A renúncia de todo discípulo deve ser ao pecado, que a sua natureza pecaminosa tende a força-lo a praticar. Paulo catalogou-os em Gálatas 5.16-23.

• Que tipo de cruz?

Após negar aos desejos da carne, o cristão deve assumir sua chamada, ela é a sua cruz, é a sua missão.

Mas para isso é preciso entender qual tipo de chamada recebeu da parte de Deus, pois nem todos foram chamados para apóstolo como Pedro. E nem todos foram chamados para ser pastor, mestre, profeta ou evangelista (Efésios 4.11).

Relembremos Dorcas. A chamada dessa mulher se consistia em servir a Deus em sua cidade, ela era costureira, e trabalhando com panos, linha e agulha amou ao Pai Celestial e aos irmãos de sua localidade praticando caridade. Foi assim, com uma vida simples e pacata, que Dorcas renunciou a si mesma e tomou a sua cruz, e fazendo isso seu nome ficou registrado como uma serva de Deus que seguiu a Jesus no primeiro século da era cristã.

E.A.G.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Jeú, Jezabel, Pastor Ailton José Alves e sua defesa de usos e costumes da Assembleia de Deus como cultura do céu [2]

No dia 15 de fevereiro eu publiquei o artigo Jeú, Jezabel, Pastor Ailton José Alves e sua defesa de usos e costumes da Assembleia de Deus como cultura do céu, e recebi comentários neste post.

Entre eles, destaco o seguinte seguido da minha resposta:

"Sou um assíduo leitor deste espaço tão importante, e venho expressar minha opinião: - como Pastor, e mais ainda, como Adorador, tenho o dever de preservar a intimidade com nosso Deus e por este fato, resguardar o rebanho do Senhor das libertinagens atuais, da falta de pudor, do desrespeito e da imoralidade.

- creio que; com uma boa doutrina (de Cristo) o efeito será uma igreja com bons costumes.
- precisamos sim, mostrar ao mundo que somos diferentes e que o templo e morada do Espírito Santo não pode ser lugar de espíritos imundos.
- no mundo atual, a libertinagem está incisiva nas vidas e especialmente na juventude, precisamos repassar os bons costumes para esses jovens e mostrar que o impuro nunca irá ser parceiro do puro.

Com isso vejo que estão misturando muito eisegese com exegese e este é o mal que aflige os púlpitos.

Que o trino Deus nos ajude!

Abraço fraterno

Pastor Ismael
blog "Aqui eu Aprendi!" incisivas nas igrejas."

__________

Pastor. Ismael.

Amado,

Sobre os bons costumes. Em se tratando do ser humano, a palavra "bom" ganha a condição de relatividade: algo que parece bom ao irmão x é considerado péssimo para a irmã y; o que é excelente para a irmã w é repugnante para ao irmão z...

Acontece exatamente o que disse, a EISEGESE. Alguns pregadores ao usarem o microfone misturam a doutrina de Cristo com doutrinas criadas pelo homem, eles defendem o que acreditam ser os bons costumes criando uma confusão, deixando a ideia errada aos que os ouvem que esses bons costumes são a doutrina de Cristo. Não dizem abertamente que usos e costumes são doutrina de Cristo, fazem parecer que é ao usarem versículos bíblicos fora de contexto, intercalando com críticas contra as irmãzinhas que cortaram ou tingiram o cabelo; contra a que usa batom, contra a que usa calça comprida...

Não sou contra os bons costumes, mas discordo de quem queira dizer que tais imposições são doutrina de Cristo. Não são.

Deus o abençoe hoje e sempre.

Abraço.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

EBD: Jesus: o Homem Perfeito, O Evangelho de Lucas, o Médico Amado (CPAD)

No 2º Trimestre de 2015 a Casa Publicadora das Assembleias de Deus disponibilizará a revista Lições Bíblicas com o tema Jesus. o Homem Perfeito - O Evangelho de Lucas, o Médico Amado, cuja autoria dos comentários é do Pastor José Gonçalves.

As lições são:

Lição 06: Mulheres que Ajudaram Jesus
Lição 07: Poder sobre as Doenças e Morte
Lição 08: O Poder de Jesus sobre a Natureza e os Demônios
Lição 10: Jesus e o Dinheiro
Lição 11: A Última Ceia
Lição 12: A Morte de Jesus

E.A.G.

Coral Carisma - Solta o Cabo da Nau Harpa Cristã nº 467



http://youtu.be/01zszhKqP8o

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Dilma afunda a Petrobras



Com certeza, se todos os bilhões desviados da Petrobras fossem usados para a manutenção de platafomas de petróleo, e outros setores, evitariam que a estatal entrasse no péssimo estado que está agora. 

Veja como era e é o Brasil antes e com a Dilma na presidência, confira valores de ações da Petrobras, índices de inflação, números da cotação do dolar e outros. Link:: http://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/como-dilma-encontrou-o-brasil-e-como-ele-esta-agora-parte-2/

E.A.G.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A serpente e o vaga-lume

Uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir. Fugiu um dia, mas a serpente não desistia, dois dias e nada... No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:

- Posso lhe fazer três perguntas?

- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...

- Pertenço a sua cadeia alimentar?

- Não.

- Eu te fiz algum mal?

- Não.

- Então, por que você quer acabar comigo?

- Não suporto ver você brilhar...

Dizem que a inveja é um certificado de incompetência. Deve ser verdade.

O invejoso cobiça o espaço e a luz alheia, sem reconhecer o valor que possui. Não percebe que é dono de valioso espaço e pode brilhar intensamente com luz própria nele.

Deus deu a cada um de nós espaço e luz. Nosso espaço é essa geração, em que devemos nos esforçar para ser úteis ao próximo. A luz são os talentos natos, únicos, intrínsicos em nossa personalidade, que brilham quando fazemos uso deles propagando a Palavra de Deus.

Não aceite o certificado, caso ele tenha sido posto em suas mãos, rasgue-o e faça bom uso dos talentos que Deus lhe deu.

E.A.G.

Conteúdo postado originalmente em 17 de abril de 2012 no blog Vivendo com Fé no Japão com o título "A Lição da Fábula O Vaga-lume e a Serpente" - http://cintiakaneshigue.blogspot.com.br/2012/04/licao-da-fabula-o-vagalume-e-serpente.html 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Boa noite

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido." - Salmos 91.1-7.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7xbbclkq1tw

A Igreja Mundial do Poder de Deus está encolhendo?

Salões alugados para a Igreja Mundial do Poder de Deus estão fechando as portas em São Paulo. Eu constatei com meus próprios olhos.

Por quê? Segundo li na coluna da Veja online, os salões da IMPD fecham por causa da redução de ofertas e dízimos. A queda de arrecadação aconteceria devido aos espaços de televisão perdidos para a Igreja Universal do Reino de Deus. Menos programas, menos pessoas presentes nas reuniões dispostas a colaborar financeiramente... Não sei se é mesmo este o motivo, mas sei que na região oeste de São Paulo alguns endereços da neopentecostal fundada por Valdemiro Santiago se transformaram em estabelecimentos comerciais e outros permanecem sem abrir, e com a placa de fachada retirada.

E.A.G. 

Boa tarde com a paz do Senhor

"Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele" - Salmos 118.24.

Acordamos depois de algumas horas de sono porque o Senhor nos deu a capacidade de despertar; levantamos do leito descansados por causa da bondade dEle em nos preservar com força e saúde; observamos o sol a pino declinar no horizonte porque Ele quer nos manter interagindo, vivos e ativos, no ecossistema que está no controle de suas potentes mãos!

E.A.G.

Rompendo em fé: Comunidade Internacional da Zona Sul - letra e vídeo


Rompendo em fé

Cada vez que a minha fé é provada
Tu me dás a chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales desertos e mares
Que atravesso me levam pra perto de Ti

Minhas provações não são maiores que meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas

Rompendo em fé
Minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé
Com ousadia vou mover no sobrenatural
Vou lutar e vencer
Vou plantar e colher
A cada dia vou viver
Rompendo em fé

A cada dia vou viver
Rompendo em fé.

      


O dia começa bem com goles de café


Uma xícara de café puro, ou um copo de leite com café pela manhã, parecem ter o poder de animar as primeiras horas do dia.

E.A.G.

Formação escolar e tecnológica


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Honrarás pai e mãe

Por Eliseu Antonio Gomes

Honre o teu pai e a tua mãe para que os seus dias se prolonguem sobre a terra. Este é o quinto mandamento do Decálogo, não é uma sugestão humana.

É importante observar que o primeiro mandamento para honrar um ser humano não foi no sentido de honrar ao rei ou a uma autoridade religiosa, mas ao pai e a mãe.

Quando falamos de honrar pai e mãe, nos referimos a família instituída por Deus, constituída basicamente por pai, mãe e filhos. Pai e mãe devem ser amados e respeitados por todos nós. Honrá-los é o primeiro mandamento com promessa. A promessa de que a família não se desfará. De que a sociedade permanecerá. De que a vida será respeitada.

Disciplina

Alguns pais batem nos filhos como uma forma de eliminar tensões e frustrações sobre as ações dos pequeninos, os quais lhes recordam suas próprias fraquezas. Não convém descarregar a raiva, ou preocupação com os negócios, sobre as crianças. Uma coisa que nós deveríamos aprender como pais cristãos é nunca perder a paciência e evitar disciplinar estressados.

Na educação de um filho, pouco adiantará, pela perspectiva espiritual, perder horas de sono, trocar inúmeras fraldas, prover bons alimentos, as melhores roupas e o melhor abrigo, dar formação acadêmica, orar e esperar ansiosamente o adolescente voltar do passeio,  se não ensiná-lo a ser servo de Cristo. Nada é mais importante aos pais do que fazer a criança entender que é uma pessoa amada e que pertence a Deus.

Os filhos são bênção do Senhor para o lar. Eles não existem para os pais mas os pais para eles, que são a imagem divina do Criador. O papel dos pais é ajudar o filho a florescer, desenvolver-se como pessoa idônea diante de Deus e da sociedade. Tê-los em casa representa o ensejo de educá-los com responsábilidade visando conduzí-los à maturidade física e espiritual. É preciso ensinar de forma apropriada para que eles sejam bons com os outros, suprindo suas necessidades físicas, emocionais, mentais e espirituais. Levar à escola dominical e à igreja, ler histórias bíblicas para eles no ambiente familiar. E, acima de tudo, ser exemplo, demonstrar as verdades das Escrituras na vida diária.

"Deixar pai e mãe", o que significa isso?

"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" - Gênesis 2.24.

O texto não é uma licença para desrespeitar os genitores. É uma referência à cerimônia do casamento. A mulher é apresentada integralmente como associada e réplica do homem, antes do estado de gestante e mãe. Apresenta o casal como seres sociais, feitos para comunhão, criados para amar outro ser do mesmo nível.

A sanção da lei ao filho que ferir ou amaldiçoar os pais

No Antigo Testamento, a palavra "ferir" quase sempre significa "matar", mas em Êxodo 21.15 o termo quer dizer golpear de maneira não letal. A violenta seria uma ação flagrante de violação do mandamento de honrar os pais (Êxodo 20.12). Amaldiçoar (Êxodo 21.17) tem o mesmo peso reprovável que ferir, pois trata-se de desejar o mal aos pais e orar pela queda deles, portanto, os atos de ferir e amaldiçoar os pais levavam o indivíduo à pena de morte.

Embora a execução da pena de morte seja totalmente estranha ao espírito do Novo Testamento, ainda hoje o respeito aos pais é ordenado e o grande princípio, de respeitar os pais, permanece o mesmo (Efésios 6.1).

Honrar pai e mãe significa acatar seus ensinos e instruções

No modelo bíblico da família, pai e mãe são os mestres dos filhos (Provérbios 1.8; 6.20). É incubência dos pais instruir os filhos em seu lar de acordo com os princípios estabelecidos por Deus (Deuteronômio 6.6-7).

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo" -  Efésios 6.1. Um fato sério a ser lembrado é que as orientações paterna e materna devem ser realizadas de acordo com a Palavra do Senhor. O filho deve amar e respeitar em primeiro lugar a Deus, honrar mais a autoridade da Bíblia Sagrada do que a de seus próprios pais.

É honroso para os filhos cuidar dos pais na velhice deles

"Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer" - Provérbios 23.22. Uma vez que, na cultura hebraíca, o pai era o responsável pela liderança espiritual e a mãe era a principal provedora de cuidado no dia a dia, crescer e amadurecer vivendo uma vida santa era a melhor maneira de honrar os pais idosos.

Provérbios 23.22-25 reflete o quinto mandamento do Decálogo que ordena honrar os pais (Êxodo 20.12). Foi escrito numa sociedade e época que não existia aposentadoria e era parte do viver em retidão entre os judeus cuidar do bem-estar dos pais em idade avançada.

Embora nos dias atuais o crente viva numa sociedade que oferece uma variedade de maneiras diferentes de cuidar dos pais no tempo da velhice deles, uma coisa não mudou: a Bíblia é clara ao expressar as expectativas de que é preciso deixá-los satisfeitos. Criar esta satisfação no coração do pai e mãe idosos reflete o caráter de Deus na vida do cristão.

Conclusão

O Decálogo perdeu o seu poder para condenar os que estão em Cristo (Colossenses 2.13-14) e a observancia da lei cerimonial é imprópria após seu cumprimento em Cristo (Efésios 2.15; Colossenses 2.16-17). Apesar disso, "os preceitos mais importantes da lei" (Mateus 23.23) são revelações do caráter de Deus  e formam princípios éticos permanentes. Um deles é que os filhos devem honrar seus pais.

E.A.G.

Compilações:
A Bíblia da Mulher, páginas 11, 1008, edição 2009, Barueri (Sociedade Bíblica do Brasil).
Bíblia de Estudo da Mulher, página 603, 1115,  edição 2002, Belo Horizonte (Editora Atos).
Casados mas felizes, Tim LaHaye, página 70, 6ª edição, 1984, São Paulo (Editora Fiel)
Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 39, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD).
Êxodo, Introdução e Comentário, R. Allan Cole, página 163, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova). 
Gênesis - Introdução e Comentário, Derek Kidner, página 61, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova)

Alma cansada


O cansaço físico pode ser superado com oito horas de sono. Mas o cansaço da alma só pode ser aliviado pela intervenção de Jesus Cristo.

Disse Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" - Mateus 11.28-29.

E.A.G.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cristãos e individuais

O Criador nos fez seres individuais. Ninguém é igual ao outro e nem precisa tentar ser. Nosso dever é agir obedecendo ao que Ele manda. E o mandamento é amar ao Senhor em primeiro lugar e ao próximo como amamos a nós mesmos. Em nossa característica individual expressamos a fé e o amor conforme o nosso jeito único. Através dos talentos que o próprio Deus nos deu, uns dizem abertamente “eu te amo”, e outros apenas demonstram amar praticando o bem.

Dorcas demonstrou amor a Deus e aos semelhantes sem sair de sua região, ela era costureira, e trabalhando com panos, linha e agulha amou ao Pai Celestial e aos irmãos de sua localidade; mas o apóstolo Paulo expressou amor a Deus e aos semelhantes saindo de sua terra natal e entregando a mensagem do Evangelho de Cristo para o maior número de pessoas que pôde entregar (Atos 9.36-43; 2 Timóteo 4.7-8).

Observe com atenção a situação de individualidade e situações perto de você. Não espere que as outras pessoas demonstrem amor como você sabe amar. E respeite essas diferenças. Se fizer isso conseguirá ser mais feliz no futuro do é agora no presente momento.

E.A.G.

As piadas sobre a saída de Graça Forter da presidência da Petrobras


A engenheira química brasileira Maria das Graças Silva Foster, ou apenas Graça Foster, entrou na Petrobras aos 24 anos de idade como estagiária. Por indicação de Dilma Rousseff, em 13 de fevereiro de 2012 assumiu o cargo de presidente da companhia estatal petrolífera. Durante os três anos no cargo, seu nome figurou em destaque nas elaborações de listas das revistas Forbes e Fortune como uma das mulheres mais poderosas do mundo. 

Que tipo de poder é esse? Benígno não é. O nome desta mulher está envolvido na Operação Lava Jato, investigações de corrupção realizada pela Polícia Federal, e a publicação do balanço da empresa no início de 2015 apontou ter acontecido um rombo de R$ 88 bilhões no caixa. O enorme prejuízo aconteceu durante a gestão dela.

Piadas se multiplicam em redes sociais sobre a saída do cargo e o nome dessa mulher, tudo bem produzir humor, mas o lado seríssimo dessa questão não deve ser esquecido.  A demissão de Foster, após o rombo, não é o suficiente para se fazer justiça. As presidências do Brasil e da Petrobras não são atividades de recreação, então tanto Dilma Rousseff quanto Graça Foster têm que responder por tudo isso. Cada centado que desapareceu é patrimônio do país e não delas.

E.A.G.

A falta que uma cama faz! Vídeo amador

Rapaz dorme em pé durante viagem em vagão de trem no metrô da cidade de São Paulo. Nenhum passageiro cede o assento, pelo contrário, alguns riem de seu estado de sonolência.



Não faço coro com as gargalhadas que ouvimos nesta filmagem de celular. São deboches... Mas, mesmo assim postei o vídeo porque não vejo essa situação como algo a se debochar, entendo que essa pessoa é alguém que sabe batalhar dignamente para viver. E Deus queira que ele vença na vida secular e seja próspero espiritualmente, tmbém.


Na minha fase de 20 e poucos anos, trabalhava durante o dia e por algum tempo estudei durante o horário noturno curso profissionalizante no Senai Leopoldina (SP). E voltava de ônibus lotado para casa. Em algumas viagens, acordei dobrando os joelhos, como esse rapaz. 

Postagem original do vídeo: Marcelo Rosa/Facebook

E.A.G.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

O que é ser designer?


"‪#‎SerDesigner‬

Este é o primeiro episódio da Série #SerDesigner. Aqui vou contar como é Ser Designer e dar o Norte para quem quer trabalhar com isso e não sabe como é ou por onde começar.

https://www.youtube.com/watch?v=YP6-YAyYIv4 

Se inscreva para receber os próximos episódios
★ https://www.youtube.com/sweetbirdchannel"

Caroline Rodrigues.


Fonte: Yami Wild Thing | Yami Wild (Caroline Rogrigues) | Yami Wild blog pessoal

Santificarás o sábado

Por Eliseu Antonio Gomes

"E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" - Marcos 2.27.

O quarto mandamento envolve os aspectos espiritual e social, diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e ao mesmo tempo com o próximo.

Segundo o Pastor Esequias Soares, no artigo Os Dez Mandamentos e a Fé Cristã, página 15 da revista Ensinador Cristão nº 61 e ano 16, é a primeira vez que, em cem anos de história da denominação Assembleia de Deus no Brasil, o tema "santificação do sábado" é abordado na Escola Bíblica Dominical. Ele entende que tal abordagem não é recebida com entusiasmo por muitos, por causa da doutrina sabatista dos Adventistas do Sétimo Dia e outros grupos que defendem a guarda do sábado.

A perspectiva bíblica e evangélica

Por razões culturais, religiosas e teológicas as três principais religiões monoteístas do mundo guardam um dia da semana. Os judeus observam o sábado; os árabes a sexta-feira e os cristãos o domingo. Mais importante do que estabelecer qual o dia da semana descansar, é acatar a finalidade da guarda, que é reservar tempo para prestar reverência e adoração ao Criador dos céus e da terra.

Ao tratar do assunto, o cristão precisa ir além das perguntas descartáveis sobre qual é o dia da semana que devemos considerar o Dia do Senhor. Este dia não deve ser encarado como mero dia de ativismo religioso, quando a pessoa se envolve e se cansa mais do que em atividades seculares.

Duas refutações aos ensinos de sabatistas

1. O sinal perpétuo

Os Adventistas do Sétimo Dia afirmam que a referência de Êxodo 31.17-18 comprova que a guarda do sábado é obrigatória ao cristão por causa da expressão "para sempre" contida neste texto bíblico. Porém, existe na Bíblia outros textos que falam em "preceitos perpétuos" ou "para sempre", mas não são considerados pelos sabatistas como obrigações permanentes. Por que só vêem no sábado um preceito eterno? Segundo a Bíblia, são preceitos perpétuos: a circuncisão (Gênesis 17.7, 13); a celebração da Páscoa (Êxodo 2.14); a unção dos sacerdotes (Êxodo 40. 15).

2. Obrigação

Também, os sabatistas defendem a ideia da obrigatoriedade de se descansar no sábado citando Êxodo 20.8, "Lembra-te do dia do sábado para o santificar". Usando esta referência, eles argumentam que o mandamento que ordena guardar o sábado está no conjunto de ordenações que mandam não ter outro deus diante de Deus; não tomar o nome do Senhor em vão; não esculpir e adorar imagens; honrar os pais; não matar; não cometer adultério; não mentir; não cobiçar a mulher, animais e coisas do próximo. Dizem que se o cristão segue tais ordenanças, que compõem os Dez Mandamentos, também deveriam seguir a ordem de guardar o sábado.

Porém, os sabatistas parecem ignorar o comentário de Cristo, que como Senhor do sábado, detendor de plena autoridade para determinar o grau de culpabilidade de quem não observa o descanso no sábado, declarou: "Não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?" - Mateus 12.5.

A tentativa de reconciliação com Deus por meio de obras implica a nulidade da obra de Cristo e a obrigatoriedade de se guardar toda a lei (Gálatas 5.2, 3). Aqueles que consideram ser importante guardar o sábado devem julgar se estão da maneira que a lei do Antigo Testamento prescrevia: não ferver e nem assar comida; não sair de casa; não acender fogo; não fazer viagens; não carregar peso; não fazer transações comerciais (Êxodo 16.23, 29; 35.3; Neemias 10.31; Jeremias 17.21; Amós 8.5). Os defensores da guarda não cumprem essas determinações.

Deus descansou no sétimo dia da criação.

O verbo hebraico encontrado em Gênesis 2.2 significa "descansou" (hebraico shabbat) não indica fadiga, quer dizer apenas "cessou", está conectada com a finalização da obra da criação. O pensamento de que o Deus bíblico, um Ser espiritual que é onipotente, está sujeito ao cansaço é um pensamento pueril. Jesus atestou que o Criador,  é incansável, está isento às fragilidades carnais e humanas: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" -João 5.17.

O sábado é um presente de Deus para o povo de Israel.

A palavra "sábado" é um termo de origem hebraica e significa "sétimo".

Deus ordenou aos judeus, libertos do regime do trabalho escravo no Egito, que descansassem no sétimo dia da criação. Diferente de Faraó, que não tratava os judeus com dignidade, Deus tratou-os dignamente como seres humanos que eles eram.

Ao descansar no sétimo dia, o povo israelita recebeu por 40 anos o alimento celestial chamado maná, cujo sabor é comparado ao gosto do mel e do azeite, até chegarem aos termos da terra de Canaã (Êxodo 16.29-30, 35; Números 11.8).

O sábado foi dado a Israel para descanso.

Tanto os israelitas quanto a terra e os animais usados no campos deveriam descansar no dia de sábado  (Êxodo 23.12).

A fé cristã é isenta de toda forma de legalismo e incentiva a usar tolerância com os fracos na fé (Romanos 14.5-6).

Quando Paulo proibiu o juízo, no capítulo 14 da carta aos crentes romanos, referia-se a costumes de judeus, como as regulamentações a respeito à observância do sábado, de festas e da alimentação, O apóstolo concluiu que estas são questões individuais e não morais, e cada crente deve decidir sobre elas, pois cada um deverá prestar contas a Deus e não aos outros cristãos. O crente maduro jamais deve ostentar suas preferências pessoais de maneira que possam prejudicar outros cristãos (10.15, 20, 21, 1 Coríntios 8).

A lei, juntamente com o sábado legal, foi encravada na cruz.

Não podemos deixar de citar a redenção do cativeiro egípcio, um fato histórico, que se consistia em sombra no passado dos judeus que entraram na Terra Prometida, como também é um fato histórico o sacrifício de Jesus para redimir toda a humanidade do cativeiro da morte espiritual (1 Corintios 5.7).

O cristão não está debaixo do antigo concerto (Hebreus 8.6-13). O sábado e todas as instituições de culto do Antigo Testamento foram sombras ou símbolos prepatórios de bênçãos da salvação presente e futura em Cristo.

O sábado institucional se cumpre na vida da igreja.

O Adventismo do Sétimo Dia usa o texto de Hebreus 4.8, 9 para tentar convencer a todos sobre a necessidade de observância do sábado como dia de descanso. Porém, tal doutrinamento ignora que este texto bíblico não trata do sétimo dia literal. Antes, refere-se ao repouso de uma vida de fé em Deus. A ideia central reside no fato que Deus descansou depois de haver criado o mundo. E, também, no fato de que os profetas falaram, de antemão, de outro dia (Salmos 118.24; 95.7) e não no sétimo dia semanal. O dia mencionado pelos profetas está relacionado a um repouso maior, que se seguiria a uma obra maior, cujo objetivo não era apenas descansar fisicamente, mas também repousar a alma e o espírito.

Oseias 2.11 fala da abolição do sábado.

"E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades." Esta profecia se cumpriu com o ministério de Cristo.

Divinamente inspirado, o apóstolo Paulo explica a relação entre o ministério de Cristo e a abolição do sábado no Novo Testamento, esclarece que os cristãos estão livres da observância do sábado. Ao morrer sem pecado e ressuscitar, Jesus expôs principados e postestades e os derrotou e triunfou sobre si mesmo, abrindo as portas celestiais ao repouso eterno no céu de toda alma que aceitá-lo como Salvador e reconhecê-lo como Senhor (Colossenses 2.16, 17).

O que os cristãos estão fazendo com o Dia do Senhor?

É um equívoco afirmar que o imperador romano Constantino determinou que o domingo fosse considerado pela Igreja de Cristo como o Dia do Senhor. O que Constantino fez foi apenas legitimar e oficializar a prática preservada por mais de três séculos pela comunidade cristã primitiva.

O cristão considera o domingo como Dia do Senhor porque foi neste dia que Jesus de Nazaré ressuscitou, a Igreja Primitiva se reunia para comer o pão e confraternizar-se com alegria e singeleza de coração. Assim sendo, desde o primeiro século os cristãos que confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, reservam o domingo para adorar a Deus. Sem pressão legalista, os adeptos do cristianismo aproveitam que o domingo é o dia oficial de descanso no mundo ocidental, para dedicar-se ao convívio em família, à meditação espiritual, adoração ao Senhor em comunidade e visita aos enfermos.

E.A.G.

Compilações:
Bíblia Apologética de Estudo, páginas 80, 83, 87, 97, 98, 1203, 1237, 2ª edição ano 2000, Jundiaí/SP (ICP - Instituto Cristão de Pesquisas).
Bíblia de Estudo Defesa da Fé: questões reais, respostas precisas, fé solidificada; páginas 8, 1804, 1899, edição 2010, Rio de Janeiro (CPAD).
Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 39, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD).

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Neopentecostal vende lotes de terreno no céu?



Este artigo aborda uma postagem de vídeo cujo título é Mercenários e está postado na página oficial do Ministério Efraim Melo. [1] 

Para começar, quem é Efraim Melo? Ele tem um site [2] com a seguinte apresentação:

"Presbítero da Assembleia de Deus (ADEFS), Efraim Inácio Silva Mello, nasceu em Ipirá-BA, no dia 12 de dezembro de 1988, em lar cristão, mas rendeu-se a Cristo aos 19 anos, e foi quando o seu coração foi marcado pela plena convicção do seu chamado, para a área especifica que é apregoar o evangelho puro e genuíno. Cursando Bacharel em Teologia pelo Centro Educacional Teológico da Assembleia de Deus (CETAD). “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. (2 Timóteo 4:2.)"

Além da declaração acima, o nome Efraim Mello tem uma segunda, que colide com a primeira. Está em seu blog [3] em que se apresenta como membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

"Sou um Jovem Adventista, estudante do UNASP. Tenho como meta alcançar os objetivos que planejei para minha vida. Desejo ser Pastor atuante na àrea da música profissionalmente."

São duas pessoas, será um caso de homônimos? Pouco provável, mas a probabilidade existe.

Quero declarar que eu concordo com quem diga que a proposta de oferecer a tal escritura, citada no vídeo em questão, é algo repugnante que deve ser questionada veementemente, pois não é uma prática que podemos dizer ser genuinamente cristã.

Quero crer na idoneidade do Ministério Efraim Melo, que apresenta o vídeo na data de 1º de fevereiro de 2015. O post mais antigo deste vídeo que eu encontrei está no YouTube, canal de Luis Vergano [4], cujo upload tem data no dia anterior, 31 de janeiro de 2015, de onde provavelmente deve ter sido extraído pelo Ministério Efraim Melo. 

Neste vídeo, um jovem com entonação de voz muito parecida com a de Edir Macedo, oferece aos fiéis uma pseudo escritura, porém, não é possível saber do que realmente trata porque o conteúdo de sua fala não está completo. O vídeo faz parte de uma produção religiosa de linha neopentecostal. Para bem da verdade, é digno de nota esclarecer que os caracteres "Compre agora o seu terreno no céu!! Faça sua sociedade/contrato de compra com Deus, e receba agora sua escritura autenticada" não foram digitados pela produção do programa religioso. 

A frase sobreposta à imagem é de autoria de quem copiou o vídeo e o postou na Internet. Ela parece ser invenção de uma turminha que ridiculariza tanto os pentecostais quanto os neopentecostais. A turminha "aumenta" para dar um enfoque de polêmica. A confusão inventada é repassada por muitos crentes sérios e as "mentes criativas" se divertem muito com a onda que inventaram.

Enfatizo: não quero endossar a proposta que o rapaz apresenta neste vídeo. Por que emito esse alerta? Porque heresias devem ser combatidas, porém, apenas com o uso da verdade dos fatos. Como cristãos, jamais podemos nos esquecer a quem Jesus chamou de pai da mentira. O exagero da frase "venda de terreno no céu" induz pessoas à confusão, pode levar muitas pessoas a crerem que a oferta realmente é feita. Mas não é.

A legenda não corresponde ao conteúdo apresentado. Lembra o jornal sensacionalista Notícias Populares, que circulou em São Paulo entre as décadas de 1960 e 90, a manchete era enorme e quase sempre não estava coesa ao assunto da matéria. Após ler o jornal, quem o comprava se sentia lesado. Não é à toa que esse jornal parou de circular por falta de assinantes e compradores de banca. Perdeu o crédito. 

Certa vez, constatei o resultado desse tipo de "criatividade". Não posso generalizar, mas sou testemunha de uma ocorrência parecida com essa, a consequência não foi edificante para ninguém. Existem pessoas olhando o desvirtuamento da descrição do fato e consideram os neopentecostais como as vítimas, e quem divulga o "exagero do fato" como sendo os vilões.

Acredito que esse tipo de estreatégia de combate em favor do Evangelho genuíno rouba a credibilidade da apologia ensinada na Bíblia. Heresias devem ser combatidas sempre, entretanto, apenas usando o recurso da verdade dos fatos e a Palavra de Deus.

E.A.G.

1 - https://www.facebook.com/video.php?v=725904787530362&pnref=story
2 - http://www.efraimmelo.com/
3 - http://efraimmello.blogspot.com.br/
4 - https://www.youtube.com/watch?v=a554hIQShoY

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Assumindo a natureza de influenciador

Jesus afirmou que o crente é luz. Ele declarou que o crente é o sal. Então, se você crê em Deus e em Cristo como seu Senhor e seu único e suficiente Salvador, tome posse da sua condição e esteja disposto a fazer com que sua natureza espiritual influencie o ambiente em que estiver. Ilumine e tempere este mundo.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O catálogo bíblico de erros cometidos por quem despreza a Deus



As obras da carne são atitudes da natureza humana. Quase todas às vezes são ações de pecado, outras, iniciativas que não se consistem de pecado mas não têm a bênção de Deus porque Ele não é consultado através da Bíblia antes que a ação é realizada.

Exemplos:
• Aquele que teme a Deus e segue seus caminhos é bem-aventurado com a instituição de uma família feliz (Salmo 128);
• O filho que honra aos pais é bem-aventurado com vida longa, prosperidade e sucesso (Efésios 6.1-3). 

Na figura exposta, temos o catálogo de pecados. Trata-se da passagem de Gálatas 5.16-21, que é uma lista dos principais erros de conduta de quem despreza a direção do Espírito Santo.

E.A.G.