Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Deus, eu, você e as tragédias coletivas e pessoais

Por Eliseu Antonio Gomes

O que dizer e pensar sobre:

1. Os atentados em Paris, na casa de show Bataclan, Stade de France, e arredores, produzido por fanáticos inconsequentes manipulados por lideranças do Estado Islâmico.

Cabe aqui dizer o óbvio: Terroristas desconhecem o amor ao próximo e também não conhecem o Criador e seus propósitos em relação aos seres humanos. Deus ama a Humanidade, deu seu filho único para salvá-la e não para exterminá-la com tiros, bombas, e outros métodos hediondos.

Alguns perguntam: Por que o alvo dessa organização jihadista islamita é a França? Nas páginas dos livros de História encontramos a informação sobre a guerra antiga deflagrada entre os muçulmanos e franceses. Entenda-se por muçulmanos o Império Otomano. Os dois lados foram e são movidos por vingança,  sentimento feio sustentado por séculos em várias gerações. Lamentável! Se o perdão que Jesus nos ensina conceder fosse posto na pauta do dia dessa gente, tudo seria diferente.  Paz, alegria, vida em tranquilidade quase que plenamente.

2. A enorme lama tóxica que rompeu a barragem de rejeitos e encobriu a cidade de Mariana, nas Minas Gerais, e desceu ladeira à baixo pelas águas do Rio Doce, chegando aos capixabas e adentrando às águas do Atlântico.

Tal ocorrência devastadora, veio a acontecer  pelo desatino e irresponsabilidade de pessoas inconsequentes vestindo colarinho branco à serviço da empresa Samarco e Vale. Esta tragédia não foi a primeira, houveram outras, cujos desastres foram em menor escala de  destruição e receberam menos atenção da imprensa - o que não isenta de culpa aqueles que causaram o caos ambiental.

Há quem diga que as multas contra essas mineradoras são peças de ficção, cobra-se mas jamais são cobranças que serão pagas. Será mesmo? Em se tratando de Brasil, pode ser que sim, fica o dito pelo não dito,a injustiça no lugar da coisa certa e honrosa.

3. O inseto Aedes Aegypti, praga de origem egípcia, que faz incontáveis vítimas brasileiras ao transmitir a dengue e febre Chikungunya.

Ora, é fácil entender que a tradução do nome deste mosquito é "odioso do Egito", porque faz vítimas fatais através de mortes agonizantes. Porém, o bicho prolifera no País por causa do grande descaso das autoridades da Saúde, principalmente aquelas que estão nos mais altos escalões - esferas municipais, estaduais e na federal. 

O cidadão brasileiro precisa ter despertado dentro de si, não apenas em período eleitoral, o seu lado de eleitor. Olhar para as situações revoltantes que acontecem dentro da Nação e cobrar os indivíduos que elegeu, punir os omissos e mentirosos e colocar no lugar deles quem realmente queira trabalhar em favor da coletividade. Existem culpados, punamos cada um deles com a rejeição de suas reentradas na vida pública. Afinal, eles confundem o que é publico com o que é privado, desviam o dinheiro de impostos, corrompem e são corrompidos. Não generalizo, sei que há honestos, e precisamos ajudá-los afastando os desonestos. A urna eleitoral - eletrônica ou no papel - estará disponível exatamente para que façamos separação necessária.

Conclusão, da postagem.

Pareço ser uma pessoa amarga e negativa por dizer o que disse da maneira que disse? Talvez, reconheço. Entretanto não me importo tanto com esta aparência. Deus me conhece bem. Analisando os fatos como analiso, acho que  sigo a linha daquele provérbio, acho que escrito por Salomão. Ele disse que existe melhor proveito no tempo em que passamos na casa do luto do que na casa do banquete. A linha desse raciocínio é que quando estamos nas festas tendemos a esquecer que não viveremos para sempre, esquecemos que toda ação provoca uma reação.

Falando da França e dos terroristas, creio que muitos leitores me enxergaram como um alguém com raciocínio simplista. Mas o perdão é e sempre será, sim, a chave que tranca as tristezas e as violências no passado.  Não é à toa que o salmista bradou: feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. 

Sobre a lama tóxica em Minas Gerais, ela não sumirá como num passe de mágica. Apenas muda de local. Vamos relembrar sempre? O quê? A  agressão contra as matas, rios e oceanos, contra a Natureza de um modo geral, seja por qual motivo for, tem um efeito bumerangue, afeta a todos os seres viventes,  no presente e no futuro, quem estiver perto ou longe. Haja vista que o fenômeno El Ninõ, neste verão está sendo chamado por meteorologistas e cientistas de Godzilla El Ninõ, porque sendo alimentado pelas devastações de florestas e uso lançamento de gás carbônico na atmosfera, ganhou mais força e então, ao redor ao do nosso planeta, tão maltratado por seus habitantes racionais, a partir de 2015, as secas serão maiores, as inundações mais altas, as temperaturas mais quentes, as quatro estações do ano cada vez mais estarão diferentes em suas características naturais. 

Quanto ao Aedes Aegypti, quem dera que além das medidas protetivas já lançadas, não pudéssemos contar também com o agente natural que o Criador projetou para manter o equilíbrio do meio ambiente. É claro que o mosquito prolifera assustadoramente porque não encontra o seu predador. 

Então, enfim, é quase Natal. Que em mim e em você haja menos indiferença e mais afabilidade. Sim, que em nossos relacionamentos tenhamos a força ideal para agir com atitudes gentis e sinceras, que eu e você possamos apresentar Jesus aos corações  que alimentam o ódio, a indiferença e a mentira - 

Finalmente, acredito que a maior tragédia pessoal que alguém corre o risco de experimentar não é perder a saúde, o dinheiro, amigos e familiares queridos. A tragédia incomparável que muitos sofrerão é sair deste plano físico sem o reconhecimento de Jesus Cristo como Senhor em seu coração. Reconhece-se a Jesus como Senhor amando. Ame, então a todos e livre-se de um futuro, além-túmulo, irreversivelmente trágico.

E.A.G.

Nenhum comentário: