Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Dias de angústia

Tem dias que levantamos com o pé esquerdo, ainda que o primeiro pé a ser colocado no chão tenha sido o direito. Tem dias que a vontade de deitar e ficar debaixo das cobertas, esquecendo que tem que trabalhar, comer, cuidar dos afazeres e ocupações...tem dias que a angústia chega tão forte que a vontade é de morrer.

Por muito tempo, quando esses momentos duros chegavam, eu começava a pedir perdão a Deus por minha revolta e tristeza, achando que todos os homens e mulheres bíblicos fossem perfeitos e não tivessem sentido algo assim. Quando olhamos para algumas pessoas na Bíblia, vemos que tempos de angústia não são dias difíceis exclusivos para pessoas como eu e você.

Elias ficou refugiado em uma caverna e durante o tempo que estava lá, chegou a pedir a morte por conta do temor que sentia. Davi também teve tantos momentos assim...basta ler alguns salmos como o 51, onde ele está profundamente arrependido de ter pecado. Asafe foi um dos mais depressivos homens de Deus a ter seus escritos e lamúrias na palavra de Deus, e como nos identificamos com sua dor! Veja o salmo 73 ou leia os seus outros onze salmos, sendo o salmo 50, 73 até o 83.

O profeta mais depressivo de todos é sem dúvida Jeremias, que chorava e sentia dores físicas por conta da dolorosa obra que Deus lhe havia confiado, em pregar a um povo incrédulo e desobediente. Das muitas crises existenciais de Jeremias, a primeira, depois que Deus lhe disse que estavam tramando para matá-lo, sem dúvida foi uma das mais amargas que ele passou. A segunda crise foi quando ele percebeu que Deus queria ele separado de todos a ponto de cortar laços com seus familiares e não ter uma vida normal em sociedade. Isso o deixou profundamente triste e ele questionava a Deus por que tamanha severidade.

Há outros homens como Paulo, Timóteo e por que não dizer o próprio Cristo, que no Getsêmani chorou e suava sangue, tamanha sua dor íntima e que refletia no seu físico completamente. Olhando deste modo, vemos que o sofrimento e as angústias fazem parte de nossas vidas e são momentos duros e conflitantes mas que são necessários para nos levantarmos no dia seguinte ou na semana seguinte mais fortes.

Veja a coragem de Jeremias que mesmo tendo sido preso, ignorado e ameaçado, em tudo Deus conservou sua vida e cuidou dele nesse tempo. Elias se sentiu sozinho mas ainda haviam 7 mil que como ele, não haviam se dobrado diante de Acabe e Jezabel. Asafe tinha momentos de depressão mas também vemos momentos de alegria e triunfo, como nos salmos 75 e 76. Davi era outro que quando se levantava de seus momentos angustiantes, voltava com mais força para governar Israel.

Estou passando por um momento de angústia e você também pode estar sofrendo tanto quanto eu, se perguntando o por que ou quando acabará essa dor, quando chegará o tempo de cantar como Salomão descreve em Cantares 2. As vezes são só alguns momentos, assim como pode ser um período longo de depressão, que até o uso de remédios você tem usado e tem ouvido muitos ignorantes lhe dizendo que é coisa do diabo essa tristeza toda.

Pois bem, desafio a todos esses que digam que era o diabo na vida desses homens de Deus, que sofreram e sentiram na pele em todos os sentidos, as dores do evangelho. A obra de Deus se não requer lágrimas, dificuldades e até sangue, não pode ser chamada de obra de Deus. O sofrimento é bíblico, assim como a alegria.

Deus entende sua dor e a suporta com você! Chore o tanto quando precisar, se recluse o período que for necessário mas faça como a águia depois: volte ainda mais forte e bonita! Volte renovada, com ânimo e preparo para aguentar mais algumas lutas e derrotas, mas confiante que as vitórias, ainda que pequenas, serão reais.

Concluo dizendo que a dor que sinto vai passar assim como sua dor também. Revolta, angústia, tristeza profunda e um olhar de desânimo e desesperança é normal a todo ser humano, mas não se deixe dominar por essas dores, deixando o Senhor tratar e curar suas feridas. Levante-se, ainda há muito chão pela frente e o Senhor está conosco pra nos ajudar até aquele dia.


Paz amados, Deus abençoe a todos.   

Um comentário:

Bell disse...

Temos que ter esperança sempre!!

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.