Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 25 de julho de 2015

Pastores e diáconos

Por Eliseu Antonio Gomes

Os pastores e os diáconos são líderes escolhidos por Deus, através do ministério, para cuidarem  do serviço cristão na igreja local. O líder é alguém que influencia pessoas, por isso, precisa ser exemplo. É necessário que ele tenha uma vida ilibada esteja disposto a servir, pois ser líder é acima de tudo um servo.

Sabe-se que a maioria das pessoas exerce voluntariamente o magistério cristão, ou a direção de congregações ou a liderança de departamentos, faz um enorme esforço para prestar esses serviços à igreja local. Antes tais pessoas precisam trabalhar em ocupação secular para sobreviver. Assim sendo, se desdobram em seus esforços para ter o devido preparo para dar conta da responsabilidade ministerial.

O pastor. "Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar" - 1 Timóteo 3.2. A palavra grega usada para bispo no capítulo três de 1 Timóteo é episkopos. Esta mesma palavra é utilizada  como sinônimo  de presbítero e ancião. 

Ser um pastor é um privilégio e uma responsabilidade muito grande. Almejar o episcopado é aspirar uma obra excelente. Paulo afirma isso. Porém, no terceiro capítulo da primeira carta a Timóteo,  ele apresenta as qualificações morais e espirituais que este ministério exige. Relaciona quinze qualificações que podem ser vistas dos versículos 2 a 7 do capítulo três. Estas qualificações não são obtidas em bancos de seminários, mas são resultados de um caráter transformado e regenerado pelo Senhor Jesus.

Requisitos que o pastor deve apresentar

A pessoa que possui chamado para pastorear precisa possuir características de verdadeiro pastor, pois sua função é servir de guia ao rebanho de Cristo:

• Deve ter irrepreensibilidade moral, não escandalizar ou envergonhar a igreja;
• Ter vida conjugal exemplar, praticando a monogamia (Efésios 5.25);
• Vigilante. Sempre atento, zelando pelo seu bem-estar, de sua família e de todas as famílias da igreja local (1 Timóteo 4.12, 16; 1 Pedro 5.3, 7);
• Honesto (Mateus 5.37; 1 Pedro 1.15; Tiago 2.12);
• Hospitaleiro. O termo vem de hospital, e tem o sentido de acolher aos necessitados, providenciar repouso aos cansados; socorro aos enfermos e comida aos famintos (Deuteronômio 16.19; Malaquias 2.9; Lucas 10.34-35; 1 Timóteo 2.11; e Tiago 2.9).
• Não propenso às bebidas embriagantes.
• Mantenedor da boa ordem, não espancador. Aqui vale dizer da violência verbal, não apenas da violência física, pois quem possui língua descontrolada pratica a religião em vão, o poder da palavra mal empregada é descrito como agente capaz de incendiar um grande bosque, destruir o curso natural das coisas, e seu fogo destruidor é aceso no próprio inferno (Tiago 1.26; 3.5-7);
• Moderado. Uma pessoa gentil, emocionalmente controlada, fácil de se gostar (Tiago 3.17).
• Não contencioso. O Salmo 133 nos adverte que Deus ordena que haja bênção apenas aonde existe a comunhão entre os irmãos.
• Não avarento;
• Que governe bem a sua casa. Ser capaz de educar os filhos exemplarmente, tornando-os exemplos para as crianças da igreja. Esta capacitação ao pastoreio vem do alto, para Deus tudo é possível! (1 Timóteo 3.4; Tito 1.6);
• Experiente. O antônimo deste vocábulo na tradução Almeida Revista e Corrigida é "neófito". Para pastorear, é preciso que haja a experiência de vida para que possa oferecer lições úteis e aplicáveis segundo a sabedoria de Deus.
• Tenha condição de dar bom testemunho aos descrentes. O pastor deve ser o cidadão que proclama a mensagem de Cristo por palavras e atos, jamais ser contradizente em seu discurso através de sua conduta. Antes, durante e após falar sobre paz, agir como o pacificador; antes, durante e após pregar sobre evangelismo, ser um propagador das boas novas e ganhador de almas. 

O diácono. "Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus" - Atos 20.27. Na igreja de Éfeso havia pessoas falsas, maldosas e ardilosas, cuja intenção era destruir a integridade de Paulo e dos presbíteros locais, com a finalidade de tirar algum proveito próprio. O cristianismo verdadeiro e puro não tem segredos ou doutrinas ocultas como o gnosticismo e outras seitas seitas heréticas que até em nossos dias procuram iludir os incautos e aqueles que procuram "um deus de resultados" para serem servidos e não para adorar a Deus e servir ao próximo. Cabe ao diácono servir a Igreja do Senhor.

Diácono: a forma verbal (diakonein) significa "servir", particularmente "servir às mesas". Tem a conotação de um serviço muito especial, intimamente ligado a servir com amor. Para os gregos o serviço era raramente dignificado; o desenvolvimento próprio deveria ser a meta de uma pessoa ao invés da humilhação. O judaísmo conserva uma visão diferente sobre serviço. Isso está exemplificado no segundo mandamento. Foi isso que Jesus ensinou quando lavou os pés dos discípulos.

Saudação a todos os servos de Jesus Cristo. "Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos" - Filipenses 1.1. A primeira igreja cristã na Europa foi fundada na residência de Lídia, a partir da sua conversão, numa das principais colônias do Império Romano, Filipos. Nesta localidade, ministravam vários bispos, entre eles Lucas, o autor de um dos Evangelhos e o livro Atos dos Apóstolos.

Jesus veio não para ser servido, mas para servir. "E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" -  Mateus 20.27,28.  Não é aconselhável rejeitar a ajuda e o serviço dos nossos companheiros, mas "ser servidos" não deve ser a ambição. Devemos seguir o exemplo de Jesus que, sendo Deus,se fez servo de todos, e assim entregou a sua vida para pagar toda a punição imposta à humanidade pela quebra da ordem de Deus no Éden.

Mulheres que serviam a Jesus com dedicação. "E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu" - Mateus 27.55,56. Jesus sempre tratou as mulheres com o respeito e a dignidade que Deus requer, diferentemente da forma como os homens as tratavam em sua época. Era proibido às mulheres aproximarem-se do crucificado. Aquela cena foi um escândalo. Várias discípulas seguiram o Senhor desde o início do seu ministério, na Galileia, e permaneceram servindo até sua morte, ressurreição e continuaram fiéis após sua ascensão ao céu.

Mulheres que servem a Deus com boas obras. "Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras" - 1 Timóteo 2.10. Os apóstolos usavam a expressão original grega "katastole", que significa "traje". Os apóstolos usavam o termo não apenas como um jeito de se vestir, mas também para falar sobre o comportamento do cristão. Assim sendo, cabe cogitar que assim como a roupa que cobre o nosso corpo é vista em todos os lugares que nos fazemos presentes, a nossa conduta como servos de Cristo precisa ser exibida como a de alguém que apresenta em seu estilo de vida a reprodução de todo o ensino de Jesus.

Deus honra a quem serve a Jesus com sinceridade. "Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará" - João 12.26. O segredo para servir a Cristo encontra-se na absoluta entrega da vida ao serviço da vontade de Deus. Os seguidores de Cristo devem alimentar a disposição de colocar a sua vida à necessidade de servir ao Senhor como instrumento de expansão do reino de Deus.

Conclusão


Tanto o candidato a pastor quanto ao diaconato precisam assumir o compromisso de se preparar tanto intelectual como espiritualmente. Paulo é o grande exemplo, assim como ele aliou, é importante também para nós aliar poder de Deus com o conhecimento, a piedade com intelectualidade,  e a espiritualidade com a explicação coerente da fé.

E.A.G.


Belverede, Eliseu Antonio Gomes, O Ministério de Pastor, 27 de maio de 2014 - http://belverede.blogspot.com.br/2014/05/o-ministerio-de-pastor-dons-espirituais-ministerias-edb-cpad.html 
Bíblia King James Atualizada, 2ª edição autorizada julho 2013, páginas 1797, 1387, 1410, 1654, 1837 São Paulo (Sociedade Bíblica Ibero-Americana / Abba Press)
Ensinador Cristão, ano 16, nº 63, páginas 38, 3º trimestre de 2015, Rio de Janeiro (CPAD) 

Lições Bíblicas - Professor - A Igreja e o seu Testemunho: As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais, Professor, Elinaldo Renovato de Lima, 3º trimestre 2015, páginas 26-30, Rio de Janeiro (CPAD). 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.