Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Os cinco bons hábitos masculinos que tornam o casamento feliz

Por Neil Kennedy
Tradução livre: Eliseu Antonio Gomes

Minha esposa Kay e eu estamos próximos de completar 30 anos de casamento. Devo admitir que nosso matrimônio é melhor do que eu imaginei que seria e parece ficar melhor a cada dia que passa.  

Há muitos fatores que contribuem para um bom relacionamento conjugal; alguns são tangíveis, como provisão (abrigo, alimentação) e proteção (estabilidade financeira, segurança). Outros fatores são menos perceptíveis, mas igualmente reais, como a compreensão, o respeito e a empatia.

Os fatores acima mencionados são importantes. Há uma forma muito prática que os homens podem usar para assegurar a alegria na união do lar.

Abaixo, relacionamos cinco hábitos úteis praticados por homens que vivem em casamentos felizes:

1. Boa aparência. Você se lembra como se arrumava em seus primeiros encontros, quando a sua esposa era a sua namorada? Você provavelmente se esforçava ao máximo para encontrar-se co ela muito bem apresentável. Infelizmente, em algum momento quando marido e mulher caem na rotina, os homens se esquecem de manter o padrão da boa apresentação pessoal. Não deveria ser assim. A recomendação enfática nesta situação é que você, ao passar dos anos, mantenha os mesmos cuidados iniciais, que mostre sempre para sua esposa uma aparência física aceitável. Outro comportamento diferente disso deve ser ignorado.

Observamos acontecer com regularidade o seguinte relato que passo a descrever. Um homem de meia-idade entra numa crise em seu casamento e se vê abandonado pela sua mulher. O que ele faz? Ele resolve fazer uma dieta, compra roupas novas, cuida da barba, busca a melhor condição física, adquire um carro novo. Por quê? Porque ele quer recuperar sua imagem de masculinidade. É recomendável fazer essas coisas antes das crises conjugais, quando ainda está vivendo bem com a esposa.

2. Limpeza. Um dos primeiros princípios que minha esposa e eu executamos em nosso casamento é não ir para a cama enquanto a casa estiver em desordem. O sono é desconfortável para mim, se eu me deitar deixando a casa bagunçada minha noite é turbulenta. Sempre ajudo no lar. Tenho o hábito de assumir tarefas. Se eu vejo uma necessidade, quero cumpri-la. Se há pratos que precisam ser limpos ou coloco-os na máquina de lavar, sem nem mesmo pensar. Eu e minha esposa estamos nisso juntos e queremos que a nossa casa esteja sempre confortável. Surpreendentemente, descobrimos que esse simples hábito ajuda a manter a desarmonia fora de nossa casa.

3. Atenção. Vivemos em uma cultura de muitas distrações. Dê uma olhada ao redor do restaurante na próxima vez que almoçar ou jantar fora. Quantos casais estão olhando para seus aparelhos celulares, em vez de um para o outro? Estamos muito próximos fisicamente mas cada vez menos íntimos.

Eu criei o hábito de deixar o meu telefone desligado ou em modo silencioso quando estou com minha esposa. Quando falamos, eu olho para ela mantendo meu contato visual. Eu escuto o que ela diz e realmente me envolvo na conversa, independentemente do que estamos falando. Eu sou abençoado por ter uma esposa que é uma das pessoas mais inteligentes que eu já conheci (e eu já conheci um monte de pessoas realmente inteligentes). Após 30 anos de casamento, ela ainda é alguém capaz de me prender junto a ela.

4. Afeto. A afeição é a atenção emocional e física. Dar carinho é algo que um homem deve fazer antes que a esposa pense em recebê-los. Alguns homens esquecem do hábito de ser atencioso com sua esposa. Eles se tornam insensíveis, suas palavras são grosseiras, o coração passa a ser endurecido, transformam-se em pessoas chatas dentro de casa.

Casais que são muito ativos e pró-ativos na afeição possuem casamentos mais felizes. São matrimônios que ficam melhores com o passar dos anos.  Quanto mais tempo o casamento de pessoas assim dura, mais preciosa e profunda se torna a relação.

5. Oração. Não tenho a certeza por que era difícil para mim começar este hábito, mas uma vez eu comecei, e descobri que a oração nos uniu para mais perto um do outro do que qualquer outra coisa. Desejo ter meu tempo de oração com minha esposa, estar com ela de maneira sincera, íntima e privada. Realmente isso se tornou um dos nossos momentos mais apreciados. Nós celebramos a bondade de Deus em nossas vidas, para as nossas famílias, e na prestação de nosso lar. A oração é responsável diferença positiva em casamentos, torna-o mais felizes.

Nos últimos cinco anos, os nossos três filhos se casaram. É interessante vê-los vivendo a vida de recém-casados e a desenvolver os seus hábitos dentro de seus relacionamentos. É realmente um milagre quando as pessoas se unem em aliança para embarcar em suas vidas a dois. O desenvolvimento de alguns bons hábitos práticos desde o início com certeza ajudará seus casamentos permanecerem fortes, renovados e emocionantes.

Fonte: Fivestarman - http://fivestarman.com/5-practical-habits-of-men-in-the-happiest-marriages/

Nenhum comentário: