Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 27 de maio de 2015

As três fases de crescimento físico e espiritual

Por Eliseu Antônio Gomes

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" - 1 Corintios 13.11.

No começo da nossa existência vivemos a infância, período bom da nossa vida em que é possível e temos o direito de passar viver brincando; mas chega a juventude e precisamos dividir os direitos com os deveres, as atividades lúdicas com os estudos, depois vem a fase adulta e é necessário encarar o dever de cumprir os compromissos como cidadãos de bem.

“Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” - 1 João 2:13-17.

Tal qual na vida secular, é na vida espiritual.

A infantilidade

Aceitar Jesus como Salvador é um passo de fé que deve ser seguido por outros. Só cresceremos espiritualmente ao tomar a decisão de também aceitar a Jesus como Senhor. Isto é, obedecer aos mandamentos de amar a Deus em primeiro lugar e o próximo como a nós mesmos. E esta obediência é um ato de todas as horas, todos os dias, para todos os lugares e situações.

“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” - João 3.7.

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” - Gálatas 4.19.

A juventude

Na adolescência, período da transição entre ser criança e pessoa adulta, quando a beleza do corpo e a força física atingem o ponto mais alto, precisamos considerar que existimos por causa do Criador e que Ele tem um ótimo propósito para nós. 

"Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade" - Eclesiastes 11.9,10.

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” - 1 Timóteo 4:12.

A maturidade 

Jesus se faz presente entre os crentes quando eles se reúnem em nome dEle, nesta reunião Ele nos favorece através de talentos natos, dons espirituais e dons ministeriais.

“E ele mesmo' (Jesus Cristo) 'deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” - Efésios 4.11-14 (parêntesis meus).

Conclusão

É importante viver, e deixar os outros viverem, as três fases da vida intensamente considerando que para tudo existe o tempo determinado (Eclesiastes 3.1)

O comportamento individual de cada um precisa ser restrito à faixa-etária na qual está vivendo. A criança deve ser tratada como criança, o adolescente como adolescente e o adulto como alguém amadurecido. Quando não existe tal consideração, o ser humano adulto pode se transformar em pessoa problemática.

"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia" - 1 Coríntios 10.12.Tenhamos muita atenção para viver corretamente a fase adulta,  fazendo o bem para nós mesmos e para o próximo. Assim como quem não se sujeita às leis é obrigado a cumprir a pena aplicada pelas autoridades, no campo espiritual todo aquele que planta o erro não colherá benesses (Romanos 13.1-4; Gálatas 6.7-8).

E.A.G.

Nenhum comentário: