Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 27 de maio de 2015

As três fases de crescimento físico e espiritual

Por Eliseu Antônio Gomes

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" - 1 Corintios 13.11.

No começo da nossa existência vivemos a infância, período bom da nossa vida em que é possível e temos o direito de passar viver brincando; mas chega a juventude e precisamos dividir os direitos com os deveres, as atividades lúdicas com os estudos, depois vem a fase adulta e é necessário encarar o dever de cumprir os compromissos como cidadãos de bem.

“Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” - 1 João 2:13-17.

Tal qual na vida secular, é na vida espiritual.

A infantilidade

Aceitar Jesus como Salvador é um passo de fé que deve ser seguido por outros. Só cresceremos espiritualmente ao tomar a decisão de também aceitar a Jesus como Senhor. Isto é, obedecer aos mandamentos de amar a Deus em primeiro lugar e o próximo como a nós mesmos. E esta obediência é um ato de todas as horas, todos os dias, para todos os lugares e situações.

“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” - João 3.7.

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” - Gálatas 4.19.

A juventude

Na adolescência, período da transição entre ser criança e pessoa adulta, quando a beleza do corpo e a força física atingem o ponto mais alto, precisamos considerar que existimos por causa do Criador e que Ele tem um ótimo propósito para nós. 

"Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade" - Eclesiastes 11.9,10.

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” - 1 Timóteo 4:12.

A maturidade 

Jesus se faz presente entre os crentes quando eles se reúnem em nome dEle, nesta reunião Ele nos favorece através de talentos natos, dons espirituais e dons ministeriais.

“E ele mesmo' (Jesus Cristo) 'deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” - Efésios 4.11-14 (parêntesis meus).

Conclusão

É importante viver, e deixar os outros viverem, as três fases da vida intensamente considerando que para tudo existe o tempo determinado (Eclesiastes 3.1)

O comportamento individual de cada um precisa ser restrito à faixa-etária na qual está vivendo. A criança deve ser tratada como criança, o adolescente como adolescente e o adulto como alguém amadurecido. Quando não existe tal consideração, o ser humano adulto pode se transformar em pessoa problemática.

"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia" - 1 Coríntios 10.12.Tenhamos muita atenção para viver corretamente a fase adulta,  fazendo o bem para nós mesmos e para o próximo. Assim como quem não se sujeita às leis é obrigado a cumprir a pena aplicada pelas autoridades, no campo espiritual todo aquele que planta o erro não colherá benesses (Romanos 13.1-4; Gálatas 6.7-8).

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.