Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bem-aventurado aquele que presta reverência ao Senhor

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel" - Salmos 128.1-6.

Na perspectiva da retribuição temporal, própria do Antigo Testamento, o Salmo 128 apresenta a bênção por excelência. Contém a sabedoria divina e seus versículos têm o objetivo de nos ensinar.  O salmista ensina que a bem-aventurança é fruto de reverência e obediência a Deus, diz que é feliz a pessoa e a família que cumprem com dedicação o que é prescrito pelas Escrituras Sagradas. Nos faz saber algumas características essenciais ao homem bem-sucedido. Apresenta a condição para ser uma pessoa bem-aventurada.

Versículo 2: "Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem." A pessoa bem-sucedida e feliz conquista seu sustento de maneira honesta. Guardadas as raríssimas exceções, os que temerem ao Senhor e andarem em seus caminhos, trabalhando com esforço, desfrutarão do seu salário.

O salmista define as bênçãos de Deus em termos materiais. Deus deseja que gozemos do fruto do nosso trabalho como uma dádiva dEle. As promessas de bem-estar para os que trabalham com afinco depende da reverência e da obediência.  

Versículo 3: "A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa." O homem bem-aventurado tem uma família abençoada, sua esposa e seus filhos lhe dão alegria, e em sua casa há felicidade e prosperidade.

No contexto da tradição judaica, a videira sempre foi símbolo de fertilidade (Gênesis 49.22), encantos sexuais (Cantares de Salomão 7.8-12), festividade e alegria (Juízes 9.13). A oliveira é símbolo da longevidade e da vitalidade. Os frutos da videira e da oliveira sempre estiveram  à mesa das famílias judaicas. especialmente em tempo de liberdade e prosperidade nacional, representam a beleza de um lar aconchegante e feliz (Êxodo 23.11). É válido fazer a comparação entre este versículo com a mulher promíscua, descrita em Provérbios 7.11.

O salmista destaca verdades acerca da pessoa bem-sucedida e feliz. O Criador abençoa os justos dando-lhes um lar próspero e satisfatório.  Sempre haverá prosperidade para os que vivem uma vida consagrada ao Senhor, quer seja no lar, no trabalho, ou nos relacionamentos sociais (1 Timóteo 4.8).

Enfim, quem deseja ter o perfil de uma pessoa bem-aventurada precisa temer o Altíssimo e viver fielmente segundo o que Ele determina. É preciso ter a consciência esclarecida que não devemos deixar de realizar o trabalho que Deus espera que façamos, nem tentar fazer o que somente a Deus compete ser feito, como também não basta evitar fazer o que o Senhor proíbe, mas fazer tudo o que Ele manda.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.