Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 14 de março de 2015

Não darás falso testemunho

Por Eliseu Antonio Gomes

Numa sociedade simples, vivendo no deserto, Moisés apresentou o Decálogo, que entre as dez determinações divinas havia a proibição ao falso testemunho. A justiça deveria ser preservada por considerações das circunstâncias sociais e econômicas. Então, o nono mandamento surgiu para vetar a mentira, o mexerico e o testemunho falso contra o próximo, nos tribunais e no dia a dia.

Tanto no Antigo Testamento quanto na Nova Aliança esses três pecados são considerados partes do estilo de vida do ímpio, que motivado por intriga, inveja ou suborno usa a língua com maldade e com falta da verdade.

A mentira

Não devemos mentir contra ninguém. A Bíblia declara que a mentira é pecado e que o Diabo é o pai da mentira. Entre as pessoas mundanas, é aceitável a busca pelo interesse pessoal usando despudoradamente a mentira. Inventa-se o dolo contra alguém e este alguém que se vire com as explicações necessárias para restabelecer a verdade.

A verdade corresponde aos fatos e permanece em oposição à falsidade. A verdade é o conhecimento da realidade que o ser humano constata e relata. Deus é a Verdade e deseja que os nossos relacionamentos sejam pautados na verdade.

Deus se importa com o que sai da boca de seus servos e deseja que haja somente a verdade nos lábios do seu povo. O crente deve escolher sempre andar pela e na verdade em quaisquer lugares. Na família, na escola, no trabalho, nas amizades.

O mexerico

Entre os israelitas, as pessoas que espalhassem tagarelice maldosa estavam sujeitas à condenação da legislação mosaica.  "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor" - Levítico 19.16.

Atualmente, com o advento das redes sociais, um comentário maldoso e mentiroso pode produzir danos irreparáveis muito rapidamente devido ao número de pessoas que terão acesso a ele.

Quem é de Jesus tem compromissos relacionados com a verdade. A verdade de quem é, do que faz e do que fala. Portanto, jamais deve emprestar a sua língua para levantar falso testemunho e espalhar ondas de boatos contra o próximo.

O falso testemunho

A mentira e a falsidade aborrecem a Deus e prejudicam o próximo, pode destruir lares, arruinar carreira profissional, e até induzir a vítima ao suicídio. É um atentato contra o Criador e contra a criatura. é capaz de destruir o bom nome que alguém levou uma vida inteira para construir (Salmo 109.2; Provérbios 6.16-19).

Quando os judeus caminhavam pelo deserto rumo à Canaã, quase todos os crimes tinham como resultado as penas capitais. A pessoa que testemunhasse com falsidade sabia que se não fosse descoberta em seu erro teria que ser executora do próximo contra quem mentiu, e por ser culpada de sangue inocente, a lei determinava que aquele que cometeu tal delito, o falso testemunho, deveria pagar com a própria vida (Deuteronômio 17.7).

A violação do nono mandamento é um pecado grave na lei divina e crime na lei dos homens - calúnia e difamação - mas muitos não se dão conta disso. De acordo com o código penal brasileiro, o crime de falso testemunho consiste em fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha em processo judicial, policial ou administrativo. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou outra vantagem a testemunha, para fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, ainda que a oferta não seja aceita.

Conclusão

"Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" -  João 18.37.

O propósito do nono mandamento é erradicar a imputação falsa que ofenda a reputação e a honra do próximo, coibir difamadores e caluniadores. Jesus Cristo ratificou o nono mandamento e o apóstolo Paulo reafirmou que emitir falso testemunho é uma ação de pecado, portanto está claro que é dever do cristão permanecer longe da mentira, calúnia, falsidade e mexericos (Mateus 19.18; Romanos 13.9; 2 Corintios 12.20).

Deus deseja que venhamos a amar a respeitar o próximo, jamais usar subterfúgios maldosos contra o nosso semelhante. O cristão verdadeiro não se ajunta com fofoqueiros e mentirosos. Sabe que no Dia do Juízo teremos que dar conta ao nosso Senhor de toda palavra ociosa proferida pela nossa boca (Mateus 12.36).

E.A.G.

Compilação:
Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 41, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD). 
Êxodo, Introdução e Comentário, R. Allan Cole, páginas 154, 155, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova);
Lições Bíblicas - Professor, Os Dez Mandamentos - Valores divinos para uma sociedade em constante mudança, Esequias Soares, 1° trimestre de 2015, páginas 76 a 82, Rio de Janeiro (CPAD). 

Nenhum comentário: